06/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
- Compreender o conceito de energia alternativa.
- Construir noções básicas de como funcionam as principais fontes de energia renovável.
- Refletir sobre as vantagens e desvantagens do uso de energia renovável.
Noções básicas de como funcionam as principais fontes de energia não renováveis: petróleo, carvão mineral e gás natural.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezada(o)s Professor(a),
- Inicie a discussão recordando com os alunos que o consumo crescente e o impacto socioambiental causado pelas fontes de energia tradicionais têm levado os governantes e a sociedade em geral a pensar em novas alternativas para a geração de energia elétrica. Ressalte alguns dos principais impactos, exemplificando-os. Diante dos conhecimentos prévios e das questões apresentadas pelos alunos, introduza a temática sobre as fontes alternativas como formas de aproveitamento dos recursos energéticos naturais.
PASSO A PASSO
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos exponham seus conhecimentos prévios. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.energiasealternativas.com/o-que-sao-energias-alternativas.html> e lerem, com atenção, o texto "O que é a energia alternativa".
- Após a leitura do texto, peça aos alunos para acessarem o endereço web <http://www.mundointerpessoal.com/2010/06/entenda-as-diferencas-entre-energia.html> e lerem, com atenção, o texto "Entenda as diferenças entre a energia sustentável, renovável e limpa". Questione:
- Após expressarem suas ideias, esclareça as possíveis dúvidas e solicite aos alunos para que, a partir da compreensão que tiveram sobre assunto, façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.
PASSO A PASSO
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos.
- A partir dos exemplos citados pelos mesmos na atividade anterior, oriente os grupos para que façam uma pesquisahttp://www.planetaorganico.com.br/energiasrenov.htm> e <http://www.minerva.uevora.pt/odimeteosol/energias.htm>), em livros e revistas da área de Geografia. Sugira também a visualização do gráfico "oferta de energia por fonte - Brasil (2007), disponível no Portal do Professor:
em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <
- Pergunte aos alunos:
Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Permita que os alunos discutam entre seus pares buscando responder às questões anteriores e façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software
PASSO A PASSO
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos expressem seus conhecimentos prévios. Após a sementeira de ideias, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.energiasealternativas.com/o-que-sao-energias-alternativas.html> e anotarem os benefícios essenciais oferecidos pelas energias alternativas.
- Peça aos alunos para acessarem o endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=gs7otHy4qMg> e assistirem ao vídeo "Energias alternativas", que explica o que são energias alternativas, as suas desvantagens e vantagens e apresenta soluções para poupar energia.
Energias Alternativas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=gs7otHy4qMg>. Acesso em 03/09/11.
- Questione-os:
- A partir da compreensão que tiveram sobre o assunto, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.
- Informe aos alunos que segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em outubro de 2003, as formas alternativas de energia correspondiam a 83% da energia elétrica gerada em território nacional, sendo que deste percentual, 79% eram de usinas hidrelétricas e apenas 4% de outras fontes renováveis de energia como a biomassa, energia eólica e energia solar.
Esta temática deve ser abordada de forma interdisciplinar. Para conseguir efetivamente compreender que esses fenômenos estão inter-relacionados, é necessário criar relações e condições para a interação entre professores das diferentes disciplinas escolares, como História, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Química, Física, dentre outras, com vistas a integrar os conhecimentos das diferentes áreas do saber e possibilitar aos alunos diversas compreensões sobre o uso das diversas formas de energia e seus efeitos para o meio ambiente.
Nome | Tipo |
---|---|
Oferta de energia por fonte no Brasil | Imagem |
Vídeos para alunos e professores:
Brasil está entre os dez países que mais usam energia solar. Matéria apresentada no programa "Pequenas Empresas Grandes Negócios". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_iQdK8WSVmg&feature=related>. Acesso em 10/09/2011.
Energia renovável no Brasil. O Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli, revela que o Brasil está à frente da maioria dos países do mundo na produção e consumo de energia renovável. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=39QwS6rnfsg Acesso em: 09/09/2011.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados, após a realização de cada atividade.
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/08/2014
Quatro estrelasGostei muito do material. sucinto e objetivo.
18/10/2011
Quatro estrelasAdorei a música e os slides. Considero muito importante a conscientização de nossos alunos para o consumo das energias limpas. Essa preocupação deve vir sempre à tona, para que um dia todos possam compreender o real significado da sustentabilidade ambiental!
09/10/2011
Cinco estrelasMuito boa a sua aula. Parabéns. Abraço.