06/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Na primeira atividade desta aula, assistiremos ao vídeo intitulado "Navio Negreiro", montagem de Diogo Berghahn, disponível no YouTube. As imagens que compõem o vídeo são do filme AMISTAD (Steven Spielberg, 1997), sobre as quais se adicionou a narração de versos do poema "O navio negreiro" (Castro Alves, 1869), na voz do ator Paulo Autran.
DINÂMICA SUGERIDA:
-
http://www.youtube.com/watch?v=TDzNSWT3258&feature=related. Acesso em 14 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise do vídeo:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
Atenção!
Esta atividade poderá ser desenvolvida numa colaboração com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que poderá analisar o poema de Castro Alves com os alunos.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a desumanidade do tráfico de escravos, ao mesmo tempo que percebam o suicídio como alternativa de resistência de alguns africanos, diante daquela situação.
-
Nesta atividade, propõe-se a leitura da matéria intitulada "A rede social do tráfico negreiro", que traz a entrevista com JAIME RODRIGUES, autor do livro "De costa a costa" (Companhia das Letras, 2005). Por meio da entrevista o historiador aborda, entre outras questões, a resistência durante o tráfico de escravos, trazendo um importante olhar sobre os africanos e sua participação nesse processo histórico.
DINÂMICA sugerida:
-
http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2645,1.shl. Acesso em 14 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise da entrevista:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as tensões e a resistência negra durante o tráfico, destacando a necessidade de abordar a situação do ponto de vista africano.
-
Nesta atividade, propomos a leitura de texto assinado pelo sociólogo Cândido Grzybowski, publicado no site da revista Carta Capital, intitulado: "Um balanço do Fórum Social Mundial 2011".
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.cartacapital.com.br/internacional/um-balanco-do-forum-social-mundial-2011. Acesso em 14 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise do documento:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos assimilem a necessidade de combate aos problemas gerados a partir do tráfico negreiro, para as atuais nações africanas e para os afrodescendentes na América.
-
Nesta atividade propõe-se a produção de um vídeo que enfoque a resistência durante o tráfico de escravos ocorrido entre os séculos XVI e XIX.
DINÂMICA sugerida:
-
-
-
-
-
"Zumbi dos Palmares" [Construtores do Brasil] - vídeo produzido pela TV Câmara sobre a vida de Zumbi dos Palmares - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28866. Acesso em 04 de outubro de 2011
-
-
-
-
-
-
Artigo "Novas Interpretações do Tráfico de escravos do Atlântico", assinado por Herbert S. Klein, publicado na Revista de História-USP - http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0034-83091989000100001&script=sci_arttext. Acesso em 14 de setembro de 2011
-
"O tráfico de escravos africanos e a lógica mercantilista - UCA" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31765. Acesso em 14 de setembro de 2011
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar o vídeo e a entrevista, e de suas inquietações diante desses documentos; da leitura e interpretação de textos sugeridos; da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!