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UCA -coesão sequencial: mecanismo articulador da argumentação de textos em quadrinhos.

 

11/10/2011

Autor y Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar elementos verbais e não verbais articuladores da argumentação.
  • Construir o sentido de um texto a partir das relações estabelecidas pelos elementos coesivos discursivos.
  • Compreender que os elementos discursivos, verbais e não verbais, estabelecem a coesão sequencial de um texto.
  • Realizar inferências a partir dos elementos discursivos usados em quadrinho, charge e tirinha.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deverá saber o que é coesão textual.
  • Ter conhecimentos da estrutura de uma história em quadrinhos, de uma tirinha e de uma charge.
  • Saber distinguir os balões da fala, do pensamento, do grito e de outras linguagens.
  • Identificar os objetivos de uma história em quadrinhos, da charge e da tirinha em um processo de interação entre os sujeitos
Estratégias e recursos da aula

         O  tema dessa aula é coesão sequencial como mecanismo articulador da argumentação e do sentido do texto verbal e não verbal. De acordo com Lopes (1991, p. 31-38), os mecanismos de coesão sequencial são os que têm por função, da mesma forma que os de recorrência, fazer progredir o fluxo de informações no texto. Ela classifica coesão sequencial em temporal e por conexão. É na coesão por conexão que ocorrem os operadores do discurso. Segundo ela, os operadores discursivos têm por função estruturar os enunciados, por meio de encadeamentos, dando-lhes uma direção argumentativa, isto é, orientando o seu sentido em dada direção.

       As atividades realizadas têm por objetivo orientar os alunos para que compreendam que as pistas textuais - verbais e não verbais - fazem as informações progredirem e contribuem também para que o leitor/ouvinte construa o sentido do texto.

Atividade 1 - introdução do tema

Alunos organizados em grupos de 3 componentes

1. Professor, para introduzir o tema da aula, peça  aos alunos que acessem a página disponível em: <http://blog.noisfalatrem.com/2008/08/mecanismos-coesivos-seqenciais-segundo.html> (Acesso em 22 de set. 2011.) Em seguida, oriente-os, por meio dos exercícios abaixo propostos, a fazer a leitura das explicações sobre coesão sequencial por conexão. Esta atividade tem o objetivo de retomar conceitos relativos à coesão sequencial por conexão, o que contribuirá para que os alunos ampliem seus conhecimentos ao compreenderem, a partir das atividades propostas, que o estabelecimento da coesão ocorre também por meio de outros recursos textuais.

 

Exercício 1

Utilizando seus laptops, criem um arquivo, no programa KWord, intitulado  "Coesão sequencial por conexão". Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo:

1)  Leiam o texto, discutam e elaborem um breve parágrafo sobre coesão sequencial por conexão, conforme compreenderam.

2)  Estabeleçam a diferença existente entre os mecanismos de coesão sequencial por conexão.

3)   Que elementos da coesão sequencial orientam a argumentação do texto?

Atividade 2  - Leitura e interpretação de uma tirinha

Alunos organizados em grupos de 3

Eles devem acessar o link  <http://clubedamafalda.blogspot.com/> .( Acesso em 24 de set. 2011), ler a tirinha 417 (Mafalda de 18 de dezembro de 2007.) e discutir o conteúdo da mesma. Em seguida, reler a tirinha para discutir e responder às questões propostas no exercício 2.

 

 

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa   

 

Exercício 2

Utilizando seus laptops, criem um arquivo, no programa KWord, intitulado "Tirinha da Mafalda". Em seguida, discutam e respondam às seguintes questões:

a)  Descreva a cena do primeiro quadrinho.


b) O que acontece no segundo? Qual a razão do pensamento da Mafalda?


c) Que relação de sentido existe entre o terceiro quadrinho e o pensamento da Mafalda, manifestado no segundo quadrinho?

 

d) Que sentimento expressa a fisionomia de Mafalda, no 3º quadrinho, e qual a relação dessa expressão fisionômica com o que ela pensa?

 

e) A sequência de pensamento da personagem Mafalda desencadeia a que conclusão?

 

F) Em que aspectos a linguagem verbal e não verbal contribuíram para a coesão, a progressão do texto e para a construção do sentido?

 

OBS.: Professor, organize a turma em círculo para que os alunos socializem suas respostas. Verifique se eles foram capazes de perceber que os diferentes recursos verbais e não verbais contribuem para o encadeamento  da sequência do texto e a articulação dos argumentos, o que possibilita ao leitor construir o sentido implícito presente na tirinha.

Atividade 2 -  Leitura e interpretação de uma charge animada

Atividade Oral

Turma em semicírculo

Exibição, em datashow, da charge presente no link:

<http://www.youtube.com/watch?v=ymrEow-pA9g&feature=related> (Acesso em 24 de setembro de 2011.)

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa  

 

 Professor, após a exibição do vídeo, promova um debate a partir das perguntas propostas no quadro abaixo:

 

ATIVIDADE ORAL

a) Qual é o tema da charge?


b) A que time de futebol as moscotes representam?


c) Que sequência argumentativa constrói a conversa entre o urubu e o papagaio?


d) Que importância tem para o sentido da charge a inserção dos recursos usados para a explicação da expressão "totó"?


e) Quando uma pessoa fala muito, é chamada de papagaio. Na charge, o papagaio não consegue falar.  Por que isso acontece e como a mascote do Madureira se defende do urubu?

 

f) O papagaio diz que "chegar a vice já é uma vitória". Que sentido revela o conectivo "já"?

 

g) Que argumentos o papagaio usa para justificar a derrota de seu time? 
 

h) O objetivo da charge é satirizar uma situação social. Que situação a charge está satirizando?

 

i) Que outras linguagens compõem a charge e que importância elas têm para o expectador construir o sentido da comunicação? 

 Professor, exiba também os vídeos abaixo sobre a história das mascotes do Flamengo e do Madureira, o que contribuirá para os alunos agregarem conhecimentos que podem ajudar a melhor compreenderem a proposição da charge.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061221111346AAKHhwZ

 http://esporte.hsw.uol.com.br/madureira-rj.htm

OBS.: Professor, durante o debate, verifique se os alunos foram capazes de perceber que as diferentes linguagens contribuem para a construção sequencial da argumentação, o que faz com que a charge alcance o seu objetivo, que é satirizar. 

Atividade 3 - Texto não verbal

Alunos continuam em semicírculo

Para concluir o tema da aula, exiba, em datashow, a História em quadrinhos Turma da Mônica - aula semanal 28., em que os recursos verbais não foram usados. Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab028.htm> . (Acesso em 24 de set. 2011)  

Direcione a leitura, a partir das questões abaixo:

 

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 

 

ATIVIDADE ORAL

1) Que personagens compõem os quadrinhos? 

2) Qual é a sequência da história? Esta sequência é importante para a compreensão do que está sendo narrado?

3) Que linguagens compõem a história?

4) Qual é a expressão do Cebolinha e dos guardas ao se depararem? Como esta expressão se manifesta e como podemos interpretá-la?

5) Vamos verbalizar esta história?

Obs.: Professor, incentive os alunos a criarem oralmente a história. Durante a composição da narrativa, vá mostrando os conectivos sequenciadores e a articulação dos fatos entre as partes do texto oral. Ao final, explique que a coesão e a coerência textuais são estabelecidas de acordo com as condições em que os três gêneros foram produzidos.

 

Recursos Complementares

LOPES, L.L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991

ABAURE, M.L. Produção de textos: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2010.

História em quadrinhos A turma da Mônica. Disponível em<http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab028.htm> . Acesso em 24 de set. 2011

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem em grupo e em dupla.

Verifique a aprendizagem quanto à identificação e à compreensão dos recursos verbais e não verbais que encadearam a sequência textual e articularam a argumentação nos diferentes gêneros estudados.

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