11/10/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
O tema dessa aula é coesão sequencial como mecanismo articulador da argumentação e do sentido do texto verbal e não verbal. De acordo com Lopes (1991, p. 31-38), os mecanismos de coesão sequencial são os que têm por função, da mesma forma que os de recorrência, fazer progredir o fluxo de informações no texto. Ela classifica coesão sequencial em temporal e por conexão. É na coesão por conexão que ocorrem os operadores do discurso. Segundo ela, os operadores discursivos têm por função estruturar os enunciados, por meio de encadeamentos, dando-lhes uma direção argumentativa, isto é, orientando o seu sentido em dada direção.
As atividades realizadas têm por objetivo orientar os alunos para que compreendam que as pistas textuais - verbais e não verbais - fazem as informações progredirem e contribuem também para que o leitor/ouvinte construa o sentido do texto.
Atividade 1 - introdução do tema
Alunos organizados em grupos de 3 componentes
1. Professor, para introduzir o tema da aula, peça aos alunos que acessem a página disponível em: <http://blog.noisfalatrem.com/2008/08/mecanismos-coesivos-seqenciais-segundo.html> (Acesso em 22 de set. 2011.) Em seguida, oriente-os, por meio dos exercícios abaixo propostos, a fazer a leitura das explicações sobre coesão sequencial por conexão. Esta atividade tem o objetivo de retomar conceitos relativos à coesão sequencial por conexão, o que contribuirá para que os alunos ampliem seus conhecimentos ao compreenderem, a partir das atividades propostas, que o estabelecimento da coesão ocorre também por meio de outros recursos textuais.
Exercício 1 Utilizando seus laptops, criem um arquivo, no programa KWord, intitulado "Coesão sequencial por conexão". Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo: 1) Leiam o texto, discutam e elaborem um breve parágrafo sobre coesão sequencial por conexão, conforme compreenderam. 2) Estabeleçam a diferença existente entre os mecanismos de coesão sequencial por conexão. 3) Que elementos da coesão sequencial orientam a argumentação do texto? |
Atividade 2 - Leitura e interpretação de uma tirinha
Alunos organizados em grupos de 3
Eles devem acessar o link <http://clubedamafalda.blogspot.com/> .( Acesso em 24 de set. 2011), ler a tirinha 417 (Mafalda de 18 de dezembro de 2007.) e discutir o conteúdo da mesma. Em seguida, reler a tirinha para discutir e responder às questões propostas no exercício 2.
Exercício 2 Utilizando seus laptops, criem um arquivo, no programa KWord, intitulado "Tirinha da Mafalda". Em seguida, discutam e respondam às seguintes questões: a) Descreva a cena do primeiro quadrinho.
d) Que sentimento expressa a fisionomia de Mafalda, no 3º quadrinho, e qual a relação dessa expressão fisionômica com o que ela pensa?
e) A sequência de pensamento da personagem Mafalda desencadeia a que conclusão?
F) Em que aspectos a linguagem verbal e não verbal contribuíram para a coesão, a progressão do texto e para a construção do sentido? |
OBS.: Professor, organize a turma em círculo para que os alunos socializem suas respostas. Verifique se eles foram capazes de perceber que os diferentes recursos verbais e não verbais contribuem para o encadeamento da sequência do texto e a articulação dos argumentos, o que possibilita ao leitor construir o sentido implícito presente na tirinha.
Atividade 2 - Leitura e interpretação de uma charge animada
Atividade Oral
Turma em semicírculo
Exibição, em datashow, da charge presente no link:
<http://www.youtube.com/watch?v=ymrEow-pA9g&feature=related> (Acesso em 24 de setembro de 2011.)
Professor, após a exibição do vídeo, promova um debate a partir das perguntas propostas no quadro abaixo:
ATIVIDADE ORAL a) Qual é o tema da charge?
f) O papagaio diz que "chegar a vice já é uma vitória". Que sentido revela o conectivo "já"?
g) Que argumentos o papagaio usa para justificar a derrota de seu time? h) O objetivo da charge é satirizar uma situação social. Que situação a charge está satirizando?
i) Que outras linguagens compõem a charge e que importância elas têm para o expectador construir o sentido da comunicação? |
Professor, exiba também os vídeos abaixo sobre a história das mascotes do Flamengo e do Madureira, o que contribuirá para os alunos agregarem conhecimentos que podem ajudar a melhor compreenderem a proposição da charge.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061221111346AAKHhwZ
http://esporte.hsw.uol.com.br/madureira-rj.htm
OBS.: Professor, durante o debate, verifique se os alunos foram capazes de perceber que as diferentes linguagens contribuem para a construção sequencial da argumentação, o que faz com que a charge alcance o seu objetivo, que é satirizar.
Atividade 3 - Texto não verbal
Alunos continuam em semicírculo
Para concluir o tema da aula, exiba, em datashow, a História em quadrinhos Turma da Mônica - aula semanal 28., em que os recursos verbais não foram usados. Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab028.htm> . (Acesso em 24 de set. 2011)
Direcione a leitura, a partir das questões abaixo:
ATIVIDADE ORAL 1) Que personagens compõem os quadrinhos? 2) Qual é a sequência da história? Esta sequência é importante para a compreensão do que está sendo narrado? 3) Que linguagens compõem a história? 4) Qual é a expressão do Cebolinha e dos guardas ao se depararem? Como esta expressão se manifesta e como podemos interpretá-la? 5) Vamos verbalizar esta história? Obs.: Professor, incentive os alunos a criarem oralmente a história. Durante a composição da narrativa, vá mostrando os conectivos sequenciadores e a articulação dos fatos entre as partes do texto oral. Ao final, explique que a coesão e a coerência textuais são estabelecidas de acordo com as condições em que os três gêneros foram produzidos. |
LOPES, L.L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991
ABAURE, M.L. Produção de textos: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2010.
História em quadrinhos A turma da Mônica. Disponível em<http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab028.htm> . Acesso em 24 de set. 2011
A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem em grupo e em dupla.
Verifique a aprendizagem quanto à identificação e à compreensão dos recursos verbais e não verbais que encadearam a sequência textual e articularam a argumentação nos diferentes gêneros estudados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!