25/10/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Atividade 1 – Ativando conhecimentos prévios
Alunos dispostos em duplas.
Professor, inicie a aula relembrando com os alunos as 10 classes gramaticais, também denominadas classes morfológicas ou classes de palavras. Entregue a eles um envelope contendo 10 fichas semelhantes às fichas a seguir:
SUBSTANTIVO | ADJETIVO | ADVÉRBIO | ARTIGO | VERBO |
NUMERAL | PRONOME | PREPOSIÇÃO | INTERJEIÇÃO | CONJUNÇÃO |
Professor, solicite aos grupos que escrevam no verso das fichas o conceito de cada uma das classes gramaticais. Concluída essa atividade, um membro de cada grupo lê o conceito formulado para substantivo. Faça intervenções durante as leituras, de modo que tão logo o conceito de substantivo esteja apresentado a contento, os grupos sejam orientados a apresentarem o conceito de adjetivo. Não é necessário que todos os grupos leiam todas as formulações. O procedimento deve ser repetido para as demais classes de palavras.
Atividade 2 – Consultando o conceito de conector
Alunos organizados em grupos de 3 componentes.
Acesso à internet.
Solicite aos grupos que façam uma pesquisa no portal do Projeto “Português – Ensino a Distância”, criado por professores pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro: <http://acd.ufrj.br/~pead/index.html>. Estando na página, eles devem clicar no link Morfossintaxe, disponível do lado esquerdo da tela e, na sequência, Vocábulos Gramaticais. Será aberto o seguinte organograma:
Solicite aos alunos que cliquem em Conectores/Conjunção.
Oriente os alunos a lerem o conteúdo e responderem às seguintes questões:
EXERCÍCIO 1 Após lerem o conceito de conjunções e locuções conjuntivas, respondam às seguintes questões:
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Atividade 3 - Estabelecendo relações com uso de conjunções e locuções conjuntivas
Professor, oriente os alunos a acessarem a internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clique no ícone do navegador disponível na área de trabalho] o endereço <http://acd.ufrj.br/~pead/index.html>.
Estando na página, eles devem clicar no link Morfossintaxe, disponível do lado esquerdo da tela e, na sequência, Vocábulos Gramaticais. Aberto o esquema gráfico, oriente-os a clicar em Critérios Classificação, rolar a barra à esquerda até o link para abrir o texto de Moacyr Scliar.
Eles devem selecionar o texto Nós, o pistoleiro, não devemos ter piedade, que também está abaixo reproduzido, copiá-lo e colá-lo em um arquivo de extensão odt, usando o Kword.
Apenas 1 aluno de cada grupo deve acessar a internet para não sobrecarregar a rede.
EXERCÍCIO 2 Nós, o pistoleiro, não devemos ter piedade - Moacyr Scliar Nós somos um terrível pistoleiro. Estamos num bar de uma pequena cidade do Texas. O ano é 1880. Tomamos uísque a pequenos goles. Nós temos um olhar soturno. Em nosso passado há muitas mortes.Temos remorsos. Por isto bebemos. A porta se abre. Entra um mexicano chamado Alonso. Dirige-se a nós com despeito. Chama-nos de gringo, ri alto, faz tilintar a espora. Nós fingimos ignorá-lo. Continuamos bebendo nosso uísque a pequenos goles. O mexicano aproxima-se de nós. Insulta-nos. Esbofeteia-nos. Nosso coração se confrange. Não queríamos matar mais ninguém. Mas teremos de abrir uma exceção para Alonso, cão mexicano. Combinamos o duelo para o dia seguinte, ao nascer do sol. Alonso dá-nos mais uma pequena bofetada e vai-se. Ficamos pensativo, bebendo o uísque a pequenos goles. Finalmente atiramos uma moeda de ouro sobre o balcão e saímos. Caminhamos lentamente em direção ao nosso hotel. A população nos olha. Sabe que somos um terrível pistoleiro. Pobre mexicano, pobre Alonso. Entramos no hotel, subimos ao quarto, deitamo-nos vestido, de botas. Ficamos olhando o teto, fumando. Suspiramos. Temos remorsos. Já é manhã. Levantamo-nos. Colocamos o cinturão. Fazemos a inspeção de rotina em nossos revólveres. Descemos. A rua está deserta, mas por trás das cortinas corridas adivinhamos os olhos da população fitos em nós. O vento sopra, levantando pequenos redemoinhos de poeira. Ah, este vento! Este vento! Quantas vezes nos viu caminhar lentamente, de costas para o sol nascente? No fim da Rua Alonso nos espera. Quer mesmo morrer, este mexicano. Colocamo-nos frente a ele. Vê um pistoleiro de olhar soturno, o mexicano. Seu riso se apaga. Vê muitas mortes em nossos olhos. É o que ele vê. Nós vemos um mexicano. Pobre diabo. Comia o pão de milho, já não comerá. A viúva e os cinco filhos o enterrarão ao pé da colina. Fecharão a palhoça e seguirão para Vera Cruz. A filha mais velha se tornará prostituta. O filho menor ladrão. Temos os olhos turvos. Pobre Alonso. Não se devia nos ter dado suas bofetadas. Agora está aterrorizado. Seus dentes estragados chocalharam. Que coisa triste. Uma lágrima cai sobre o chão poeirento. É nossa. Levamos a mão ao coldre. Mas não sacamos. É o mexicano que saca. Vemos a arma na sua mão, ouvimos o disparo, a bala voa para o nosso peito, aninha-se em nosso coração. Sentimos muita dor e tombamos. Morremos, diante do riso de Alonso, o mexicano. Nós, o pistoleiro, não devíamos ter piedade. Disponível em: http://acd.ufrj.br/~pead/index.html. Acesso em: 20 out. 2011. |
Professor, oriente os alunos a fazerem leituras bem atentas do texto. Em seguida, entregue a eles a seguinte orientação de atividade:
EXERCÍCIO 3
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Após terem transformado a estrutura do texto, por meio da experimentação de conectores (conjunções e locuções conjuntivas), oriente aos alunos para que troquem seus laptops e leiam as opções propostas pelos colegas. Repita esse procedimento por 3 vezes.
Atividade 4 – Comparando textos e formulando hipóteses para o uso de conectores - conjunções e locuções conjuntivas
Professor, entregue aos alunos a seguinte orientação de atividade:
EXERCÍCIO 4 Após terem proposto uma outra estrutura morfossintática para o texto, releiam o texto original e o texto alterado e respondam:
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Para corrigir essa atividade, solicite aos alunos que leiam em voz alta suas respostas. À medida que forem acertando na escolha das conjunções, peçam que repitam as respostas corretas. Em relação às respostas incorretas, solicite aos alunos que refaçam as hipóteses. Não é necessária uma exploração exaustiva de todas as formulações.
Professor, a abordagem da conjunção e das locuções conjuntivas por meio da noção de conectores pode estar ausente em algumas gramáticas e livros didáticos.
Para uma melhor compreensão dessa abordagem, sugiro o site da Universidade Federal do Rio de Janeiro: http://acd.ufrj.br/~pead/index.html.
Avaliação
A avaliação poderá ser considerada satisfatória, se os alunos conseguirem experimentar conjunções e locuções conjuntivas para transformar períodos simples em períodos compostos, atribuindo diferentes tipos de relação entre elas (subordinação ou coordenação).
O professor deve estar atento para que os sentidos implícitos do texto original sejam perdidos, visto que haverá uma explicitação, mas não sejam modificados. Espera-se que aluno, ao chegar ao Exercício 4, tenha percebido que, com os conectores, os sentidos ficam mais explícitos, evidenciados. E isso exige menos do leitor em sua atividade de produção de sentido (recepção).
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