24/10/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Os alunos deverão:
Para iniciar esta atividade, o professor perguntará se algum aluno já foi entrevistado por algum canal de rádio, revista ou televisão.
Se ouvir resposta positiva, deverá explorar a situação. Em caso de respostas negativas, elegerá alguns alunos para lhes perguntar sobre quais assuntos se sentiriam à vontade para dar entrevista a um canal de televisão (esportes, brincadeiras, músicas, generalidades). Possivelmente surgirão várias respostas interessantes e até brincadeiras.
Atividade 1
Imagem disponível em:
http://www.efetividade.net/2007/08/07/como-fazer-boas-entrevistas-usando-o-metodo-sawatsky/
Pedir aos alunos que acessem o site abaixo para terem noções das orientações sobre como fazer entrevistas:
http://blogdivertudo.blogspot.com/2010/03/como-fazer-uma-entrevista.html
Em seguida, o professor distribuirá para os alunos
algumas revistas (trazidas de casa, ou pedir que os alunos tragam, ou recolhidas na biblioteca da escola) que contenham entrevistas, para que, em grupo de dois ou três alunos, oralmente:
Exemplo: em sua cidade, há pessoas que têm se destacado nas artes plásticas ou cênicas, jornalismo, política, cantores, grupos musicais...Depois de escolherem o melhor nome, elaborar as perguntas que poderão ser feitas.Antes do trabalho de apresentação da entrevista, os alunos deverão fazer um levantamento biográfico do entrevistado e conseguir uma foto. |
Atividade 2
1- Os alunos deverão apresentar à classe, oralmente, as conclusões a que chegaram decorrentes das análises do texto. Seria interessante que, para essa atividade, o professor fizesse com a turma um grande círculo.
2- Os alunos acessarão os vídeos para observarem posturas e analisar: clareza e objetividade.
Imagens e textos disponíveis em:
http://tv.estadao.com.br/videos,exclusivo-stylist-de-madonna-fala-sobre-moda-em-sp,148783,256,0.htm
3- Os alunos deverão preparar uma entrevista. Para isso, em grupo, deverão pensar em nomes de pessoas que poderiam ter informações interessantes para a turma e depois elaborarem
as perguntas.
Atividade 3
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO PARA A TURMA
OBS: No final, o professor poderá optar por recolher somente as perguntas com texto introdutório e pequena biografia digitados no Kword. Ou, se preferir, solicitar aos alunos que enviem seus trabalhos via e-mail para ele.
Leituras indicadas:
http://www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/perguntas.aspx
Professor, avalie se:
1- O grupo se mostrou motivado ao fazer as atividades?
2- O grupo se empenhou e seguiu orientações?
3- Neste texto, o grupo demonstrou maior competência em relação a outros elaborados por ele?
4- Seus objetivos foram alcançados pelo grupo?
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