Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produção de microcontos a partir de poesias de Manoel de Barros

 

18/10/2011

Autor y Coautor(es)
Sidnei alves da Rocha
imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL VISTA ALEGRE

Kátia Fabiane Scheid Bianchin, Michele de Paris, Sonia Sueli Marcos de Lima e Liomar Roque Dalla Santa.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a produção textual com ênfase em microcontos;
  • Desenvolver a capacidade de síntese;
  • Familiarização discente com textos de características formais dos contos contemporâneos;
  • Estimular o hábito da leitura;
  • Incentivar os estudantes a conhecerem as obras de Manoel de Barros;
  • Explorar o conhecimento de mundo dos estudantes;
  • Propiciar a aprendizagem colaborativa, em pequenos grupos, na produção e enxugamento dos microcontos.
Duração das atividades
10 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer a história do autor;
  • Domínio de habilidades de leitura e escrita;
  • Reconhecimento da função do uso do referido suporte textual;
  • Domínio do registro linguístico adequado ao tipo de texto trabalhado;
  • Elementos do tipo textual narrativo;
  • Habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse;
  • Identificação, nos suportes, de mídias e fontes de informação.
Estratégias e recursos da aula

1ª e 2ª aulas

Explicar aos alunos a estrutura, a forma e a extensão dos microcontos, neste caso, para postagem no Twitter, máximo de 140 caracteres e, em seguida, apresentar aos alunos alguns microcontos impressos, especialmente da escritora Marina Colasanti publicados em seu livro “Contos de amor rasgado” e outros de Antônio Gil Neto, retirados do site da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, estes, disponíveis em:

Badulaques: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=25745:badulaques&catid=57&Itemid=161

Bazar de miudezas: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=25741:bazar-de-miudezas&catid=57&Itemid=161

No microconto, a essência. E um mar de inéditas histórias: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=25718:no-microconto-a-essencia-e-um-mar-de-ineditas-historias&catid=57&Itemid=161

 

3ª e 4ª aulas

Abrir uma discussão com os estudantes para medir seus conhecimentos prévios a respeito do poeta Manoel de Barros e dos poemas produzidos por ele.

Apresentar, logo após as discussões, os vídeos (ou mesmo parte dos vídeos):

– Só dez por cento é mentira – Documentário a respeito da vida e da obra do poeta e;

– Paixão pela palavra – Entrevista exibida pelo Canal Futura, DVDs com cinco episódios, que também dizem respeito à vida e à obra do poeta Manoel de Barros.

 

Na falta desses materiais, o professor pode acessar uma entrevista de Manoel de Barros disponível no YouTube, em 4 partes:

1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=td_qQqE-1jg

2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=6dwVho-9X3A&feature=related

3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=vzeUUXAEdZw&feature=related

4ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=xWoxk_ute0w&feature=related

 

Ou mesmo alguns vídeos poesia de Manoel de Barros:

http://www.youtube.com/watch?v=RtMx13HJMhU

http://www.youtube.com/watch?v=_OrrDY06kZs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qrGbk9dz5mY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=jRlp2GmiiFU

 

5ª e 6ª aulas

Leitura de poemas do poeta Manoel de Barros no livro “Manoel de Barros – Poesia completa”, ou em outros livros disponibilizados na escola.

Pesquisa no LIED da escola a fim de conhecer a obra de Manoel de Barros e de vídeos poesia disponíveis na rede.

 

7ª e 8ª aulas

Organizar a turma em grupos de 3 alunos para favorecer a aprendizagem e a produção cooperativas e solicitar a eles duas atividades.

 

Primeira atividade:

O trio deverá escolher um dos microcontos apresentados no início das atividades e elaborar, a partir dele, um miniconto ou um conto maior com elementos essenciais dos contos (narrador, personagens, enredo, clímax,,,)

 

Segunda atividade:

Produção de Microcontos com, no máximo, 140 caracteres, devendo ser redigido pelo menos um por aluno do grupo.

 

9ª e 10ª aulas

Uso do LIED com a turma para digitação dos microcontos, minicontos e contos e postagem dos textos, pelos alunos, no Twitter, no blog da turma e no facebook.

Para conhecer alguns microcontos produzidos pelos autores desta aula a partir de poemas de Manoel de Barros, acesse microcontosobrenada, disponível no endereço http://twitter.com/#!/microcontosatoa

 

Mídias utilizadas

Data Show

Computador (Editor de textos)

Internet (Twitter, blog e facebook)

Máquina fotográfica Digital

Recursos Complementares
Avaliação

O professor avaliará o trabalho desenvolvido pelos estudantes fazendo a correção dos microcontos produzidos observando se estes contém o número de caracteres necessários e se apresentam um texto criativo e surpreendente. Já os minicontos e contos produzidos, observar se eles apresentam uma situação inicial chamativa, se as descrições apresentadas são interessantes, se há neles narração de fatos (enredo) e se apresentam desfecho surpreendente, além de observar a colocação dos tempos verbais e a construção semântica das orações. Os demais elementos da narrativa também devem ser observados (narrador (com atenção especial ao foco narrativo), personagens, espaço, tempo e clímax). Observar, mais que erros ortográficos, a criatividade do aluno na produção dos textos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.