20/10/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Conhecer os riscos do consumo de álcool.
Compreender a dependência física e emocional causada pelo álcool.
Conhecer diferentes formas de tratamento do alcoolismo.
Conhecimentos básicos sobre o efeito do álcool no corpo e suas consequências.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a acessar o site abaixo para apresentar aos/as alunos/as as a simulação “Álcool e alcoolismo”. Para tanto, o professor deve acessar utilizar um kit multimídia e um data show conectados a seu netbook.
Fonte: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_alcoolismo.htm acesso feito dia 08/10/2011
Finalizada a visualização da simulação, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
Qual seu sentimento a história de Pedro desperta em você?
Você conhece alguma pessoa que passa ou já passou por esse problema?
O que você achou da atitude de Pedro de compartilhar seu problema com o professor?
Na sua opinião, qual é o papel da família no tratamento do alcoolismo?
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
TEXTO 1: Alcoolismo
Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol3.htm acesso feito dia 08/10/2011
TEXTO 2: Alcoolismo
Fonte:http://biojovem.vilabol.uol.com.br/alcoolismo.htm acesso feito dia 08/10/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – O que é o alcoolismo?
2 – Quais são os prejuízos orgânicos que uma pessoa alcoólatra sofre?
3 – Quais são os prejuízos psíquicos que uma pessoa alcoólatra sofre?
4 - Quais são os prejuízos sociais que uma pessoa alcoólatra sofre?
5 – Em que consiste o tratamento para o alcoolismo?
6 – Qual a importância da participação dos familiares no tratamento?
7 – Como funciona o bafômetro? Qual a quantidade de álcool permitida por litro de sangue?
8 – Dê 3 exemplos do efeito do álcool no corpo de uma pessoa de 70 kg que consumiu bebidas alcoólicas.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em três grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as doenças causadas pelo excesso de álcool.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma doença causada pelo excesso de álcool, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: ESTEATOSE HEPÁTICA (ACÚMULO DE GORDURA NO FÍGADO)
Fonte: http://utildoinutil.wordpress.com/2008/07/27/doencas-causadas-pelo-excesso-de-alcool/ acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://hepcentro.com.br/esteatose.htm acesso feito dia 08/10/2011
GRUPO 2: HEPATITE ALCOÓLICA
Fonte: http://hepcentro.com.br/doenca_hepatica_pelo_alcool.htm acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://www.gastronet.com.br/figado-a.htm acesso feito dia 08/10/2011
GRUPO 3: CIRROSE HEPÁTICA
Fonte: http://hepcentro.com.br/cirrose.htm acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://www.mdsaude.com/2009/07/cirrose-hepatica.html acesso feito dia 08/10/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre as doenças causadas pelo excesso de álcool, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
1. O que caracteriza a doença pesquisada?
2. Essa doença pode desenvolver em pessoas que não ingerem álcool?
3. Qual a parte do corpo que mais sofre com essa doença?
4. Quais são os primeiros sinais dessa doença?
5. Como ela é diagnosticada?
6. Quais são os fatores de risco para essa doença?
7. É possível preveni-la?Se sim, como?
8. Como é o tratamento dessa doença?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a produção, no Laboratório de Ciências, de versões não-alcoólicas de bebidas típicas das festas juninas. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, os/as alunos/as poderão provar as bebidas. Nesse momento, cabe ao/a professor/a enfatizar junto aos/as alunos/as que é possível produzir bebidas saborosas sem álcool.
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Essa atividade se justifica tendo em vista que, nos meses de Junho em Julho no Brasil acontecem as tradicionais festas juninas, nas quais certas comidas e bebidas típicas não podem faltar. Ocorre que algumas dessas bebidas – tais como o quentão e o vinho quente – normalmente são alcoólicas. De qualquer forma, é possível produzir versões não-alcoólicas dessas bebidas.
Experimento 1 – Vinho quente sem álcool
Ingrediente:
Preparo:
Cabe o/a professor/a orientar os grupos a colocarem na panela o suco de uva e a água, em seguida adicionar a canela em pau, o cravo da índia e o gengibre e, finalizado esse processo, levar a panela ao fogo.
Em seguida o/a professor/a deverá orientá-los/as a lavar bem a maçã. Feito isso, o professor deve cortá-la em pedaços pequenos.
Será necessário então esperar a mistura entrar em ebulição. Quando isso ocorrer, deve-se adicione os pedaços de maça e, em seguida, desligar o fogo e adoçar à gosto.
Experimento 2 – Quentão sem álcool
Ingrediente:
Preparo:
Cabe o/a professor/a orientar os grupos a colocarem na panela o açúcar, o limão, a casaca de laranja, o gengibre, a canela e os cravos. Os ingredientes deverão ser bem misturados.
Em seguida o/a professor/a deverá orientá-los/as a acrescentar a água e o suco de maçã. A panela deve ser levada ao fogo para que a mistura ferva por 10 minutos. Depois disso, o fogo deve ser desligado e a bebida deve ser servida ainda quente.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as poderão realizar uma atividade em casa a partir do recurso ao Texto 3. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente via e-mail o referido texto aos/as alunos/as e solicitar que, com base na leitura, eles/as respondam o Questionário 2.
Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para fazer a leitura do texto e responder o Questionário 2. Posteriormente, a correção deverá ser realizada em sala de aula pelo/a professor/a.
TEXTO 3 – Inimigo Intimo - especial alcoolismo na adolescência
Fonte: http://veja.abril.com.br/061206/p_096.html acesso feito dia 08/10/2011
Questionário 2
Em relação ao texto responda:
1- Por que o álcool é considerado uma droga psicotrópica?
2- Quando essa substancia é ingerida, de que modo ela atua sobre o sistema nervoso central (SNC)?
3- Quais as consequências para o feto quando a gestante ingere álcool com frequência durante a gravidez?
4- Por que o alcoolismo vem crescendo entre os adolescentes?
Drogas: Cartilha álcool e jovens
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011863.pdf acesso feito dia 08/10/2011
Filme: 28 dias, 2000. Direção: Betty Thomas
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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