Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como a literatura infantil pode colaborar para o desenvolvimento da produção de texto dos alunos e formação do leitor crítico? (UCA)

 

06/11/2011

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidade de leitura e escrita;
  • Interpretar informações através de imagens;
  • Produzir textos; 
  • Estimular o prazer da leitura e escrita;
  • Elaborar um gráfico;
  • Resolver situações-problema;
  • Desenvolver atitudes de respeito às diferenças de cada um.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: explorando uma história literária

- Professor, a literatura infantil é um importante instrumento no processo de alfabetização bem como, na formação de valores. Nesse sentido, sugerimos uma história para ser explorada nesta aula no intuito de contribuir para a formação de leitores críticos e que respeitem as diferenças de cada um.

- Para tanto, a história que sugerimos para esse trabalho é “Felpo Filva” de Eva Furnari, da Editora Moderna. Essa história além de envolver o leitor em um clima ora de melancolia, ora descontração, possibilita ainda o contato com diferentes portadores de texto e o trabalho com o Bullyng, abordando o preconceito vivenciado pelo coelho Felpo.

Veja abaixo uma sinopse sobre a história:

“Esta é a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles. O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo, assim que o leitor entre em contato com as diversas funções da escrita”.

Fonte: http://pro-letramentoguarai-to.blogspot.com/2009/03/apresentacao-do-livro-felpo-filva-da.html

 

capa felpo

Fonte: acervo da autora

- Inicie o trabalho com a história explorando com seus alunos a capa do livro. Para tanto, providencie o livro e leve-o para a rodinha na sala de aula, assim os alunos poderão visualizá-lo e manuseá-lo.

- Mostre a capa do livro e estimule-os a fazer inferências, questionando-lhes:

 

  • O que tem na capa deste livro?
  • Quem o escreveu?
  • Como é que ele chama?
  • Sobre o que vocês acham que essa história fala?
  • Por que será que o nome dessa história é Felpo Filva?
  • Como é o coelho que está na capa?
  • O que ele está fazendo?

 

- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.

- Antes de iniciar a leitura, explore com eles as ilustrações do livro. E a cada página questione-os sobre o que eles acham que está acontecendo. Vão aparecer ao longo da história diversos portadores de texto, peça a eles que, sem ler, tentem identificar quais são esses portadores.

- Posteriormente, proponha a contação dessa história. Para tanto, você poderá utilizar o livro, ou então contar a história utilizando fantoches. Eles irão adorar!

- Após a contação, dialogue com eles sobre o que acharam da história, se aconteceu o que eles pensaram.

menina lapis

- Para registrar esse momento, peça  que eles desenhem a parte da história que mais gostaram, e a que não gostaram. E como o objetivo aqui é trabalhar a produção de texto e a criticidade dos alunos enquanto leitores solicite que eles escrevam abaixo dos desenhos justificando o porquê de gostar e de não gostar das partes ilustradas.

- Essa atividade poderá ser realizada no caderno dos alunos, ou então, utilizando os laptops. Para tanto, os alunos poderão ilustrar o desenho através do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) e escrever suas justificativas com o apoio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

- Deixe que os alunos socializem seus desenhos e justificativas.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO A PLURALIDADE: em foco o “bullying”

- Professor, nesse momento você poderá trabalhar com seus alunos a questão das diferenças de cada um e os preconceitos sofridos por ser diferente. Para tanto, sugerimos que retorne a página 8 do livro e explore-a com seus alunos.

felpo criança

Fonte: acervo da autora

 

- Neste trecho da história a autora conta que Felpo era solitário desde criança. E que as crianças da escola zombavam dele porque tinha uma orelha mais curta que a outra e o problema piorou quando ele teve que usar um aparelho para esticar a orelha curta.    

- Na rodinha converse com seus alunos:

 

  • O que vocês pensam sobre a atitude dos colegas de Felpo?
  • Como vocês acham que ele se sentia quando era zombado?
  • Será que é por isso que as obras do coelho eram melancólicas e tristes?
  • Você já passou por alguma situação como a de Felpo?
  • Como se sentiu?
  • Você já agiu como os colegas de Felpo? Como se sentiu?
  • Vocês sabiam que atitudes como a praticada pelos colegas da escola de Felpo são chamadas de Bullying?

 

menino pesquisa 

- Proponha aos alunos que utilizem seus laptops para pesquisar o significado da palavra Bullying. Para tanto, eles deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

Veja abaixo uma definição que pode ser trabalhada com os alunos:

“ Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (...) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.[1]

“Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.[2]

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

- Em seguida, converse com os alunos para problematizar que somos todos diferentes, cada um de um jeito, porém perante a lei somos todos iguais, temos os mesmo direitos e deveres. E devemos tratar uns aos outros com respeito e carinho, respeitando e valorizando as diferenças de cada um. Afinal, pense como seria chato viver em um mundo onde todos são iguaizinhos!

- Para finalizar esse momento, proponha que seus alunos fotografem uns aos outros, utilizando a Webcam instalada na área de trabalho de seus laptops, depois produzam um texto por meio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), relatando em seu texto em que ele é igual e no que é diferente em relação a seus colegas de turma. O título do texto poderá ser: Sou igual nisso... e diferente naquilo!

- Corrija o texto individualmente com seus alunos e depois proponha que eles socializem uns com os outros via e-mail, ou então, leiam ou imprima os textos com as fotos e monte um painel em sua sala.

- Essa produção poderá ser realizada no caderno, assim eles poderão fazer seu autorretrato e depois produzir o texto.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO UM TEXTO INSTRUCIONAL: o manual de uso do “sticorelia Rabite perfection”

- Professor, como na história são trabalhados diferentes portadores de texto, você poderá explorar todos, e escolher alguns para aprofundar.

- Uma boa sugestão é que durante a semana em que estiver trabalhando com o livro, você solicite a seus alunos que eles pesquisem em casa diferentes portadores de texto trabalhados na história e tragam para a escola para fazerem uma coleção. É importante que os portadores trazidos pelos alunos sejam expostos em um varal na sala para que eles possam visualizá-los.

- Nessa atividade optamos por trabalhar com o texto instrucional, abordando o manual de uso do “sticorelia Rabite perfection”, o qual dá as instruções de como utilizar o aparelho para esticar orelha curta que Felpo teve de usar.

- Vá até a página 10 do livro, e reproduza para seus alunos o manual. Você poderá ampliá-lo para que ele possa ser explorado por seus alunos.

- Oriente-os a colarem no caderno, realizar a leitura, e explore os seguintes itens:

  • Qual a finalidade deste gênero textual?
  • Quais as consequências dos avisos de segurança para a vida do pequeno "Felpo Filva"?
  • O que significa a sigla SAC?
  • Por que se utiliza o asterisco* no texto?
  • Para você qual é o significado da palavra “aguorelite” a partir da leitura do item “uso do aparelho”?      


- Depois de explorar esse portador, proponha aos alunos que inventem um aparelho para solucionar algum problema de alguém. Você poderá sugerir algum problema, como por exemplo, um cachorro que tem as patas traseiras mais curtas do que as dianteiras. Ou então eles poderão inventar um personagem com alguma dificuldade e criar um aparelho para ajudá-lo.

- Depois de inventar o aparelho eles deverão produzir um manual de instruções explicando como usar o aparelho.

- Eles poderão utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) para desenhar o aparelho inventado e o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para escrever o manual de instruções do aparelho.

- Ou então  poderão fazer o desenho e o manual no caderno.

- Mostre a imagem seguinte para seus alunos e deixe que  usem a imaginação para fazer suas invenções.

aparelho felpo

Fonte: acervo da autora

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO E ESCREVENDO UMA CARTA...

- Professor, o fato que mudou a vida do coelho Felpo foram as cartas de Charlô, que criticavam seu modo pessimista de escrever, e o aconselhavam como melhorar suas obras tornando-as mais alegres.

- Neste sentido, optamos por explorar esse portador de texto também.

- Para tanto, escolha uma das cartas que Charlô enviou para Felpo e explore com as crianças. Apresente a imagem a seguir:

envelope 
Fonte: acervo da autora

- Em seguida questione-os:

 

  • O que é isso?
  • Para quem será essa carta?
  • Que notícias ela trará?
  • Quem já escreveu ou recebeu uma carta?
  • Como se escreve uma carta? 
  • Por que nos dias atuais, as pessoas não têm escrito cartas como antigamente?

menina lapis

- Você poderá propor a seus alunos que escrevam uma carta. Pode ser para um colega, um familiar ou para um professor.

- Ou então  poderão escrever para o coelho Felpo Filva: estimulando-o a escrever coisas alegres, elogiando ou criticando suas obras.

- Que tal escrever uma carta para a autora do livro Eva Furnari? Assim, você estará estimulando seus alunos a expressarem sua criticidade e opinião sobre uma obra literária. Eles poderão contar a ela o que gostaram e o que não gostaram, e dar sugestões à autora.

- Ajude-os a pensar sobre a estrutura de uma carta, e depois as corrija individualmente.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

ORGANIZANDO GRÁFICOS... as obras pessimistas de Felpo

- Professor, explore na página 15 as capas de obras de Felpo Filva em sua fase pessimista. Converse  sobre elas, questionando-os:

 

  • O que vocês acham que contam nessas histórias?
  • Qual delas te chamou mais atenção?
  • Será que são alegres ou tristes?
  • Será que tem alguma engraçada?
  • Qual você gostaria de ler? Por quê?

 

livros

Fonte: acervo da autora

 

- Depois de explorar os gêneros textuais, explore com eles na página 15 o encarte dos livros produzidos por Felpo em sua fase pessimista. Proponha a  construção de um gráfico, representando qual das obras pessimistas de Felpo, eles teriam vontade de conhecer e ler. Os auxilie nesse processo.

- Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

 

- Veja um exemplo abaixo:

 

graico Felpo  

- O gráfico também poderá ser construído no caderno, para isso imprima uma tabela contendo a quantidade de colunas e linhas necessárias para o gráfico.

- Depois de pronto o gráfico, proponha a resolução de situações-problema com base nos dados obtidos na pesquisa. Por exemplo:

 

  • Qual é a obra de Felpo que nossa turma preferiria conhecer?
  • Por qual obra nossa turma se interessou menos?
  • Quais obras receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos elas receberam?

 

AVALIANDO

- Depois de explorar o livro, proponha a seus alunos que façam uma avaliação sobre o livro e as atividades trabalhadas. Dessa forma, você poderá avaliar se eles gostaram ou não do livro, bem como das estratégias de abordagem utilizadas por você. E ainda estará possibilitando o avanço da escrita dos alunos.

Veja uma sugestão de avaliação:

Aluno:________________________________________________________________________________________________________________________

Obra literária avaliada:___________________________________________________________________________________________________________

Autora:_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Que bom!

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que pena!

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Que tal?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles desenvolveram atitudes de respeito às diferenças, identificaram diferentes portadores de texto e suas características, se produziram textos apresentando aspectos necessários de cada gênero abordado, se expressaram criticidade e opinião em relação a obra trabalhada e se resolveram as situações-problema com base nas informações adquiridas no gráfico. Registre as observações para que sirvam de subsídios para seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.