24/10/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
O aluno aprenderá a importância dos caminhos de Minas para o povoamento e o desenvolvimento da região mineradora, bem como as dificuldades para o seu acesso impostas pela Coroa Portuguesa, com o fim de exercer o controle político e econômico naquele local.
- Colonização portuguesa no Brasil.
- Sociedade do açúcar no Brasil colonial.
- Noções da Sociedade mineradora no Brasil colonial
- Mercantilismo.
- Pacto Colonial.
Aula 1
Introdução
O professor deverá fazer uma breve introdução, recapitulando os conhecimentos adquiridos pelos alunos anteriormente e enfatizando a natureza da colonização portuguesa no Brasil organizada pelas políticas mercantilistas e pelo Pacto Colonial. Deverá recordar, também, o caráter da sociedade do açúcar no Nordeste brasileiro como forma de, posteriormente, estabelecer uma comparação com a sociedade desenvolvida na região mineradora. Logo após, o professor deverá dividir a turma em grupos que procederão à pesquisa documental, textual e iconográfica dos temas sugeridos abaixo. Os alunos deverão estar atentos para a captação de imagens e para a produção de textos por grupo, de cerca de uma lauda, que deverão ser reservados para uma atividade posterior.
- Grupo 1: “A sociedade mineradora: suas características, sua natureza e sua cultura”.
Sites sugeridos:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=302
http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/tema813.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil
- Grupo 2: “A Estrada Real”.
Sites sugeridos:
https://mail.google.com/mail/?shva=1#search/jo%C3%A3o+ricardo
http://www.infoescola.com/brasil-colonia/estrada-real/
http://www.caiman.de/05_05/kol_2/index_pt.shtml
- Grupo 3: “Caminho novo”.
Sugestão de site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_Novo
- Grupo 4: “Caminho velho”.
Sugestão desite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_de_S%C3%A3o_Paulo
- Grupo 5: “Caminho do sertão”.
Sites sugeridos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_da_Bahia
http://www.manuelzao.ufmg.br/expedicoes/viajantes
- Grupo 6: “Caminho do diamante ou do Serro Frio e do Tejuco”.
Sugestão desite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_dos_Diamantes
Os alunos deverão registrar os resultados de suas pesquisas em um caderno, bem como selecionar imagens relativas a cada um dos assuntos.
Imagem 1:
Mapa da Estrada Real ilustrando o caminho novo e o caminho velho para o litoral.
Imagem 2:
Os caminhos de MInas
Aula 2
O professor deverá reunir a turma em um Seminário, quando os alunos apresentarão, em cerca de 5 minutos para cada grupo, os resultados das pesquisas.
Aula 3
Esta aula dará continuidade ao Seminário da aula anterior, quando toda a turma discutirá os seguintes eixos sugeridos pelo professor:
- Por que a fiscalização era mais rígida na região mineradora?
- Quais as reações da população local ao controle português?
- Qual o impacto da abertura de caminhos na região mineradora sobre a economia local e o controle fiscalizador português?
- Como a abertura de caminhos na região mineradora incidiu sobre a construção da sociedade local e o seu povoamento?
Aula 4
De posse das imagens reservadas e dos textos produzidos, os alunos, reunidos nos grupos formados na primeira aula, deverão compor cada um deles um Mural que exponha os vários caminhos de Minas e a sua importância. Este mural deverá ser afixado em local apropriado da Escola para compartilhar com o conjunto dos alunos os conhecimentos adquiridos neste ciclo de aulas.
A avaliação ocorrerá durante todo o processo de aprendizado, levando-se em conta a participação dos alunos, a sua capacidade de síntese, a sua coerência e consistência nas pesquisas e na produção de textos, avaliados também na produção final do Mural.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/11/2013
Cinco estrelasExcelente. Sou um admirador por tudo aquilo que deveras ser muito bem feito e realizado. Minha humilde opinião, agrada, se não a maioria, mas satisfaz meus olhos e relembra-me de que há sempre algo para aprender e nos obriga a dividir. P A R A B É N S ! ! !