Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O uso da imaginação por meio das animações de massinha

 

13/11/2011

Autor y Coautor(es)
JESSICA ROSA MARQUES
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Pedro Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O principal objetivo desta aula é produzir animações e estimular a imaginação da criança por meio de um computador e massa modelar, onde os alunos poderão produzir um vídeo e ser exibido ao ser finalizado.

Duração das atividades
4 aulas, aproximadamente 4 horas de cada aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem estar no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1:

 

  1. Apresentar aos alunos o objetivo desse trabalho de massinha juntamente com a animação, e em seguida mostrar as seguintes imagens:

DISPONÍVEL NO LINK: http://artebydine.blogspot.com/2008/09/massinha-de-modelar

    

DISPONÍVEL NO LINK:http://transnet.ning.com/video/video/listForContributor?screenName=3eqqz9ipwa90z

 

 E os vídeos disponíveis no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=OgWINgV5D_M&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=sZb1K-sfB28&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=GbpFRGi1aSY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=6WSxi5ZmF70

2=  Depois de apresentar as imagens e os vídeos e,  principalmente, o objetivo do trabalho, que é fazer uma animação com a massinha, a professora deverá separar os alunos em grupo.

3= Após separar os alunos, cada grupo deverá fazer um roteiro que dará origem na animação, onde deverá estar  inserido os personagens, a introdução, desenvolvimento e o final da história. 

4= A professora poderá mostrar como modelo para o roteiro a história da Brande de Neve, disponível no link:

http://www.contandohistoria.com/branca_de_neve_hist%C3%B3ria.htm

 

AULA 2:

 

1= Depois de ter produzido o roteiro, a professora deverá entregar as massinhas de modelar, de preferência colorida, para cada grupo.

2= Cada grupo deverá modelar os personagens que estão inseridos dentro do seu roteiro

DISPONÍVEL NO LINK: http://mast-tics.blogspot.com/2011/07/dicionario-cibernetico-capitulo-2.html

 

 3= Terminado de ter feito os personagens, a professora auxiliará  na câmara para tirar foto de cada movimento do personagem, ou seja, o grupo ajudará em cada traço de movimento seguido do roteiro, e a professora irá tirar cada foto relacionado diretamente com os movimentos.

4= Após a professora ter terminado de tirar as fotos, ela mesma poderá transferir as fotos para o programa Movie Maker, ou seja, a professora irá juntar as fotos no programa que vai gerar um vídeo com os conjuntos das fotos do determinado grupo.

 

AULA 3

1= A professora irá exibir os vídeos produzidos para a turma

2= Ao longo da demonstração dos vídeos, cada grupo terá o direito de explicar o porquê escolheu o tema, se acharam difícil produzir uma animação de massinha, e os outros grupos, caso queiram, poderão perguntar ou até mesmo elogiar o trabalho do outro grupo.

3= Depois de ter terminado as exibições, cada aluno deverá descrever  como foi a experiência de relacionar a arte com o vídeo.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Observar se os alunos tem alguma dificuldade na elaboração dos roteiros.
  • Verificar a participação de cada aluno inserido no grupo.
  • Tentar identificar os interesses de cada um para a produção da animação, onde estará incluído a cooperação e o diálogo.
  • Perceber, por meio do texto efetuado pelo aluno no final da exibição do filme, a concepção dele entre a arte coligado com a mídia.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Victor Dias, UFMG , Minas Gerais - dijo:
    astronaveoasis@yahoo.com

    19/09/2014

    Cinco estrelas

    Excelente. São idéias deste tipo que elevam o aprendizado e aumentam o nivel dos estudantes. Boa iniciativa.


  • Pedro Ferreira de Andrade, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - dijo:
    f.pedro.a@gmail.com

    17/11/2011

    Cinco estrelas

    Sua aula atendeu os requisitos solicitados, exemplarmente. Apreciei muito ter lançado mão dos recursos utilizados na disciplina PME. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.