Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como construir nossa cidade?

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 • Imaginar e construir um conceito inicial de cidade;
 • Descobrir e propor trajetos;
 • Construir uma cidade para brincar;
 • Desfrutar de momentos de expressão e descontração;
 • Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças.

Duração das atividades
1º Momento: 15 min. 2º Momento: 30 min. 3º Momento: 30 min. 4º Momento: 20 min. 5º Momento: 30 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não exige conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

        A proposta desta aula teve início com o feriado de comemoração de aniversário de nossa cidade, Florianópolis. A partir deste episódio surgiram algumas perguntas:
 • Qual é a nossa cidade?
 • O que é uma cidade?
 • Qual o nome da cidade em que vivemos?

       As perguntas geraram conversas e as inquietações das crianças foram delineando quais eram suas alusões sobre lugar, cidade, trajeto. 
       Utilizamos como inspiração para este trabalho algumas obras do artista argentino, Jorge Macchi, sobre a poética das cidades. Eis aqui algumas indicações:
 • Fonte, 2006;
 • Paisagem marinha, 2006;
 • Cidade adormecida, 2004;
 • Trama 1, 2004;
 • Planeta azul, 2003;
 • A cidade perfeita, 2003;
 • Guia da imobilidade, 2003.

       Sobre a Obra de Macchi consulte os recursos complementares.
       Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças a partir de 2 anos de idade, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária.

1º Momento: O chão da cidade.

       Professor, comece o trabalho fazendo uma investigação de possibilidades.
 • O que as crianças pequenas entendem sobre cidade?
 • O que é uma cidade para cada criança do grupo?
 • Quais são suas idéias e conceitos?
 • Quais suas impressões e percepções?
      Depois de investigado os conceitos das crianças, proponha a construção de uma cidade.
      Organização do espaço:
      Escolha um espaço de tamanho médio com uma área livre de mobiliários. O espaço deverá acolher as crianças com aconchego. Estenda uma lona grande sobre o chão e disponibilize um giz de quadro para cada criança. Comece desenhando com elas um esboço da futura cidade. 
      Em nossa experiência, a ideia surgiu a partir das pistas de carrinho, que logo ficaram pequenas para as brincadeiras das crianças. O grupo necessitava de uma pista onde todos pudessem entrar e sentar sobre ela. 
       Adaptamos as pistas para nossa cidade, imprimindo vários trajetos sobre a lona.
       A referência inicial de cidade, para o grupo, era a escola e os lugares que fazem parte dela, então consideramos nossa cidade como sendo a  nossa escola, e começamos a desenhá-la. .
       Depois de terminado o desenho inicial, trouxemos muitos brinquedos para a cidade e começamos a brincar. Nossa cidade é dobrável, quando a brincadeira termina dobramos a lona e guardamos para um novo dia.
Material necessário:
 • Um pedaço de lona 04 m (quatro metros);
 • Alguns pedaços de giz de quadro, um para cada criança.

                        Primeiras brincadeiras sobre o esboço da cidade!

             Cidade 1 

Foto1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

             Cidade 2 

Foto2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

2º Momento: Construção das casas e da escola.

       Professor, neste momento explore as experiências das crianças e acompanhe as referências que o grupo tem sobre cidade. Em nosso caso, trabalhamos com a construção das casas e da escola.Cada criança fez sua casa e a professora construiu a escola.
       Utilizamos diferentes caixinhas de papelão e cobrimos as caixas colando retalhos coloridos de tecidos.
Organização do espaço:
      Prepare um espaço com mesas e cadeiras e disponibilize o material para o grupo de crianças. A atividade também poderá ser realizada com as crianças sentadas no chão.
Material necessário:
 • 01 (uma) caixa para cada criança;
 • Potinhos de cola;
 • Retalhos de tecido.
    Antes do revestimento das caixas (casas) com tecidos, ajude as crianças a recortarem portas, janelas ou outras representações que desejarem.

 

                  Cidade 3

Foto3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

3º Momento: Expedição exploratória pelos arredores da escola.

       Professor, realize com seu grupo uma expedição exploratória, buscando, na escola e em seus arredores, todo tipo de material que possa servir de implemento para a construção da cidade.
       Em nosso caso, encontramos e recolhemos galhos, folhas secas e sementes. Separamos todo o material numa grande caixa para posteriormente investigar as possibilidades de uso no projeto de nossa cidade.
       Adaptamos um suporte de barro para as folhas e galhos e transformamos o material em árvores. As árvores foram depositadas sobre a lona (chão da cidade).
Material:
 • Folhas e galhos secos;
 • Pequenas bolinhas de barro. 


                                             Inventando Árvores! 

             Cidade 4 
                  
  Foto4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

             Cidade 8        

 Foto5: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

            
4º Momento: Incorporação de outros projetos para construção da cidade.

       Professor, o projeto da construção da cidade poderá durar todo um ano letivo, outros projetos poderão ser incorporados tornando a cidade um chão que acolhe uma diversidade de experiências.
       Casas, pistas, árvores, parques, caixas de histórias, animais poderão formar um cenário que será tecido e tramado com a vivência de cada grupo.


      As fotos mostram um pouco das possibilidades do nosso chão!!!

         Cidade 6 
              
   Foto 6: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

                                           
                                                      Bichos Brasileiros!

                 Cidade Bichos   
             
   Foto7: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 A maleabilidade da cidade encanta as crianças, um dia é pista para carros, outro é suporte das mais variadas aventuras.


5º Momento: Montagem da cidade.

       Professor, neste momento, junte todos os ensaios vividos e deposite sobre a cidade, o lugar ficará grande e habitado por todas as experiências do grupo.
       Para nossa cidade trouxemos o mar, a mata, os animais, as casas, as histórias, as árvores e, lá no alto, sobre nossas cabeças, o céu.
 (Professor consulte a aula: Que bicho é esse? Vamos conhecer alguns bichos brasileiros com risco de extinção?).

                                                       Construção do Céu!

                   Cidade 
        
    Foto8: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

                                                     Nossa Cidade!

                Cidade   

   Foto9: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 

Recursos Complementares

Inspiração no trabalho do artista argentino Jorge Macchi.
Sobre a Obra de Jorge Machi, consulte:
http://jorgemacchi.com/cast/CV01.htm - acesso em 15/11/2011.
BARREIRO, Gabriel Pérez. Jorge Macchi: exposição monográfica. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2007.

Sobre cidades, consulte:
 A inspiradora obra de Ítalo Calvino;
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

O Poema “O Mapa”, de Mário Quintana.

Avaliação

       A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro do desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras. 
      Observar as manifestações das crianças neste novo espaço de atividade. Acompanhar os movimentos imaginativos e inventivos na construção do conceito de cidade, na descoberta e proposição de trajetos.

 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.