Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Qual é a diferença entre as novelas da televisão e novelas filosóficas? – UCA

 

24/11/2011

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o que é uma novela filosófica;

 

  • Conhecer diferentes tipos de novelas;

 

  • Diferenciar novelas da televisão com as novelas filosóficas;

 

  • Conhecer algumas novelas filosóficas de Matthew Lipman.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, navegador de internet, ferramenta de pintura e processador de textos.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCAcomputador UCA

         Imagens disponíveis em:http://ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em quatro momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Alfabetização, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) e Língua Portuguesa. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

1° Momentoaproximadamente 60 minutos.

CONCEITO DE NOVELA.

Professor, esta aula poderá ter uma grande participação, visto que muitos de seus alunos provavelmente são telespectadores de novelas.

Faça uma rodinha para conversarem um pouco sobre o tema “novela”. Elabore algumas perguntas para instigar a curiosidade dos alunos e motivar a sua participação.

- Quem sabe o que é novela? (provavelmente falarão sobre as novelas da televisão).

- Quem pode nos contar alguma história sobre novela? (deixe-os livres para contarem qualquer história sobre qualquer novela).

Após se expressarem, traga para eles o conceito literário de novela. O conceito de novela deriva do italiano novella, que significa “notícia” ou “relato novelesco”. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, trata-se de uma composição literária do gênero do romance, embora mais curta, em que é narrada uma ação na sua totalidade ou parcialmente, cujo objetivo consiste em proporcionar prazer estético (visual) aos leitores com a descrição de sucedimentos, de caracteres, de paixões e de costumes. Relativamente à literatura (novela literária), a sua principal característica é a extensão (menor que o romance e maior que o conto). De uma forma geral, a novela evita longas descrições e dá prioridade à narração, ao diálogo (as falas) e ao resumo. A novela apresenta uma trama mais complicada, com um maior número de personagens. Por outro lado, há todo um encadeamento de acções individualizadas na novela, a qual tem por base um conflito e aponta para o desfecho, que se quer evidente e surpreendente. Elas podem ser classificadas de satírica, humorística, didática, autobiográficas ou dialogadas.

Conceito extraído e adaptado do sítio: http://conceito.de/novela

 

Novela - O Romance de Genji

 “O Romance de Genji”  é o expoente máximo da ficção japonesa. Esta obra é considerada a primeira novela literária da história.

Imagem disponível em: http://www.7dias6noites.com/catalogo.asp?m1=2&m2=2&m3=1&t=30

Professor, para sondar os conhecimentos prévios dos alunos e avançar no conceito de “novela”, proponha uma atividade escrita. Veja a sugestão a seguir.

Aluna UCA - Atividades

  1. As perguntas abaixo são sobre novela. Nas quatro primeiras alternativas, marque (S) para sim e (N) para não.

a. (   ) Você já leu alguma novela literária?

b. (   ) Você já assistiu alguma novelas na televisão?

c. (  ) Você está acompanhando alguma novela atualmente? Se estiver, fale um pouco sobre ela. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d. Antigamente somente as mulheres gostavam de assistir novelas. Hoje não, talvez você até conheça alguns homens que acompanham novelas. Em sua opinião, por que recentemente as novelas têm chamado a atenção dos homens? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

e. Crie seu conceito de novela, ou seja, o que você entende por “novela”.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Os tipos de novelas existentes.

No primeiro momento desta aula aprendemos de onde surgiu o termo novela e o que ele significa, conhecemos também a novela literária. Neste segundo momento, conheceremos mais dois tipos de novelas: a radionovela e a telenovela.

Para que você tenha elementos para discutir e enriquecer a exploração do tema, com os alunos, sugerimos os textos a seguir.

A Radionovela

RadioNovela

Radionovela é uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio. Na era de ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes (fundamentalmente mulheres, as senhoras e senhoritas que acompanhavam o enredo) e projetaram uma série de rádioatores que, posteriormente, migraram para a televisão.

Fez enorme sucesso no início do século XX, numa era pré-televisiva. Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas eram o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Diz-se que os grandes mestres da magia eram os sonoplastas, que para estimular a imaginação das pessoas, reproduziam todo tipo de sons e ruídos: o som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens.

RadioNovela - vídeo

Vídeo completo disponível em: http://youtu.be/S0v2sRjDEPM

A telenovela

Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários – novos rumos e personagens podem ser inseridos.

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentando" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

As telenovelas brasileiras, em especial as da Rede Globo, têm enredos, no geral, com temas muito semelhantes se comparadas. Na maioria das vezes, misturam drama, romance e violênciad e uma forma bem peculiar, com o objetivo de ter como público alvo adulto feminino.

De tarde, as telenovelas brasileiras abordam um tema mais leve, com histórias focadas em romance e aventura. Ao anoitecer, envolvem temas mais radicais, misturando o romance já existente com dramatizações e leves cenas de sexo e violência. As histórias frequentemente começam com tramas leves e pouco complicados, e apenas com o passar da história os mistérios se desenrolam pouco a pouco, tornando o enredo forte e complexo.

Texto extraído do sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telenovela

Professor, solicite que seus alunos acessem o vídeo abaixo para conhecerem algumas telenovelas apresentadas nos últimos anos. Para isso, devem utilizar seus laptops UCA -Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Novelas - vídeo das melhores e piores

Vídeo completo em: http://youtu.be/ksS8BCewgvE

Aluna UCA - Atividades

Professor, este é um momento propício para verificar o aprendizado de seus alunos. Proponha uma atividade que possibilite a eles relembrar o que acabaram de aprender. Providencie um rádio, se possível de modelo antigo, ou então faça um rádio com caixa de papelão, com os botões na frente, uma cortina e uma mesa. Sugerimos a seguinte atividade:

 

  1. Crie uma história que será apresentada através da radionovela. Orientações:

 

      a) A história apresentada deve ser uma história da literatura infantil, de preferência alguma que já foi trabalhada na sala de aula.

      b) Será necessário o número de alunos de acordo com a história escolhida.

      c) Prepare o local. Na sala de aula, pendure a cortina e coloque o rádio em cima da mesa que deve ficar na frente da cortina. Atrás da cortina, ficarão os rádioatores com seus respectivos textos.

       d) Um dos alunos do grupo fará o papel de narrador e os demais serão os atores.

       e) Os textos devem ser lidos com clareza e alta voz para que toda a sala possa ouvir tranquilamente.

        f) Cada grupo terá de cinco a dez minutos para apresentar sua história.

 

  • Professor, após a apresentação de todos os grupos, faça uma plenária e ouça a autoavaliação dos alunos.  Parabenize o que fizeram de bom e oriente aquilo que deve ser melhorado.
  • Solicite que o ajudante do dia grave as apresentações, para que eles assistam posteriormente, quando forem se autoavaliar. Para isso, poderão utilizar o laptop-UCA, acionando o programa WxCam[Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

NOVELAS FILOSÓFICAS.

Conhecemos o significado de novelas e algumas de suas modalidades. Conheceremos agora uma modalidade de novela chamada novela filosófica, por meio de duas de suas novelas: Rebeca e Issao e Guga. Vamos lá?

Professor, para introduzir o momento, fale um pouco do filósofo norte americano Matthew Lipman, fundador do programa Filosofia para Crianças. (Maiores informações sobre este filósofo no item Recursos Complementares).

Matthew Lipman e sua equipe desenvolveram as Novelas Filosóficas para serem usadas pelos alunos e os livros do professor para auxiliar a mediação do professor na investigação filosófica em sala de aula. A Novela Filosófica é uma narrativa que apresenta temas e problemas filosóficos através das falas e tramas vividos pelos personagens numa Comunidade de Investigação. O que diferencia as novelas filosóficas das telenovelas é que as novelas filosóficas nos fazem pensar sobre nossa vida e sobre a realidade do mundo que nos circunda, faz a criança pensar sobre o próprio pensar, estimula o raciocínio, percepção, identidade, imaginação, conhecimento e perguntas diversas, enquanto que as telenovelas geralmente servem de entretenimento.

Vamos conhecer um pouco do trabalho de Lipman e sua equipe de colaboradores.

 

REBECA

Novela - Rebeca

Escrita por Ronald Reed, colaborador de Matthew Lipman, é a novela utilizada para a iniciação filosófica com crianças da Educação Infantil. A história de uma menina intrigada com as questões que cercam a realidade e a fantasia é o ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades como: detectar semelhanças e diferenças, raciocínio hipotético, critérios de classificação, relação de causa e efeito, relação parte e todo, esclarecimento de conceitos. Ao longo da narrativa ilustrada, as crianças são convidadas a pensar sobre o próprio pensar, se envolvendo com problemas presentes na filosofia, tais como a percepção, a identidade, a imaginação, a verdade, as relações entre realidade e aparência, conhecimento, probabilidade e possibilidade, perguntas e pensamento.

Texto e imagem disponíveis em: http://www.filosofiaparacriancas.com.br/material_rebeca.html

  • A novela se inicia com a apresentação que Rebeca faz de si mesma:

"Meu nome é Rebeca.
Eu tenho seis anos.
Meu cabelo é preto.
Meu cabelo é como o seu
(se é que você tem cabelo).
Moro numa árvore no quintal.
Meu quintal é perto do quintal do Beto.
O Beto é meu amigo."
(REED, R. Rebeca, p.1, Editora EdJovem,2006)

Professor, a partir da apresentação feita por Rebeca, você pode problematizar temas como: dados pessoais, semelhanças e diferenças, moradia, relações entre perto e longe e amizade. Sugerimos que faça uma atividade com o tema moradia. Como essa novela é indicada para a Educação Infantil e nesse período a grande maioria ainda não sabe ler e escrever, seria interessante que as respostas fossem respondidas de forma oral ou por meio de desenhos, mas como a nossa proposta é direcionada para o Ensino Fundamental inicial, podemos avançar nas estratégias solicitando, inclusive que as respostas sejam escritas.

Aluna UCA - Atividades

1) Rebeca diz que mora numa árvore no quintal. Esta ideia, apesar de parecer improvável, não é impossível. Explorar a possibilidade é mais importante e interessante do que simplesmente dizer que a ideia é improvável. Para morar numa árvore é preciso ter uma casa na árvore? Ou será que a Rebeca dorme sobre o tronco? Ou será que seu cantinho é escavado dentro do tronco da árvore?

2) Como a Rebeca mora? Cada criança faz um desenho mostrando como acha que a Rebeca mora. Depois os desenhos são mostrados a todos os colegas na roda. Quem quiser pode comentar o desenho de um colega ou o seu próprio.

3) Professor, para que os alunos respondam as seguintes perguntas, peça que se organizem em rodinha para que todos possam ver uns aos outros.
3.1) A casa de uma pessoa pode não ser sobre o chão? (Pode ser na água? Lembre-se que existem casas sobre a água, como as palafitas).
3.2) Quantos quartos uma casa precisa ter?
3.3) Uma casa precisa ter teto, porta e janela?
3.4) Uma casa precisa ter torneira?
3.5) A casa de uma pessoa pode ser a rua?
3.6) Se uma pessoa passa o dia trabalhando numa loja e só volta para casa para dormir, ela mora em casa ou na loja?
3.7) Um marinheiro mora no navio em que trabalha? O navio é a casa dele?
3.8) O que é morar?

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente à sua sala neste último momento desta aula a novela filosófica Issao e Guga. Nesse trecho, os personagens fazem uma reflexão acerca das relações entre o sujeito que percebe e o objeto percebido. Qual o papel da percepção do sujeito na realidade das coisas? Seria o mundo uma mera construção do sujeito; são os objetos que se oferecem ao conhecimento do sujeito ou há uma relação entre o sujeito e o objeto? Estas temáticas do campo da teoria do conhecimento e epistemologia foram abordadas por diversos pensadores ao longo da história, como Descartes e Kant.

ISSÃO E GUGA

Novela - Issao e Guga

Nesta narrativa, escrita por Matthew Lipman, para alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, os personagens Issao e Guga nos contam sobre umas férias inesquecíveis que viveram juntos. Issao visita a fazenda de seus avós e torna-se amigo de Guga, que mora com sua família ali perto. O avô de Issao, que já foi marinheiro, conta sobre um encontro que teve com uma baleia e diz que gostaria de visitar um lugar onde pudesse, novamente, observar as baleias. Issao o convence a fazer esta viagem e levar a família de Guga. A maneira como Issao e Guga demonstram interesse por animais, pela noção de espaço e tempo e por muitos outros aspectos da natureza, faz deste texto uma introdução ideal à investigação sobre as relações entre a linguagem, o mundo e as diferentes formas de percepção. As questões sobre o conhecimento humano, as preocupações com a ecologia, a reflexão sobre o belo, o real e a verdade são temáticas que permitem às crianças o contato com o espanto que dá origem ao filosofar, com o "maravilhar-se com o mundo", como afirma Lipman. Há, nesta novela, uma ênfase nas questões da fenomenologia da percepção. Como percebemos o mundo? Será que o mundo é tal qual vemos? Qual a relação entre os objetos e o que percebemos através dos sentidos?

  • Vamos conhecer um trecho da novela desses dois grandes amigos: Issão e Guga. Leia para seus alunos.

"Perto da mesa onde estávamos sentados tinha um porta-guarda-chuvas. Ele tinha uma placa que dizia: "Olhe seu guarda-chuva". O porta-guarda-chuvas estava vazio, porque o dia estava bonito. Como a placa estava me incomodando, falei:
Vô, por que está escrito "Olhe o seu guarda-chuva"? Porque ele pode desaparecer. Por isso eu acho que tem coisas no mundo que desaparecem se a gente não ficar olhando. Isso não é esquisito? Satie me chama da cozinha e interrompe os meus pensamentos. Me levanto da cadeira perto da janela, onde eu estava sentado de pernas cruzadas, e começo a correr pela sala. Mas tropeço no tapete e esbarro numa das plantas da vovó. Satie entra, vê a sujeira e fala: Vou pegar a vassoura. Satie vai até o armário, mas a vassoura não está lá. Não entendo. Ela sempre está aqui. Onde será que ela está? Não pode ter simplesmente desaparecido. Ou será que pode? E aqueles guarda-chuvas? E se vassouras são do mesmo jeito e só ficam no lugar enquanto tem alguém olhando? Conto pra Satie o que estou pensando. Ah, não faz diferença se tem alguém olhando ou não. A vassoura não pode sair andando. Ela fica onde foi colocada. Mas, Satie, como a gente pode ter certeza disso? Pelo que eu penso, talvez o mundo todo desapareça quando ninguém estiver olhando. Satie dá um suspiro e diz: Issao, se não tinha ninguém olhando quando o mundo desapareceu, ninguém ia saber a diferença, né? Então ela dá uma risada e acrescenta: Olha só, a vassoura está aqui, entre a parede e a geladeira. Acho melhor a gente ficar de olho nela. Da próxima vez que ela sumir, pode ser que não volte, qualquer que seja o lugar onde a gente procure. Guga entra. Conto pra ela a história do porta-guarda-chuvas e da vassoura. Ela bate palmas e diz: Ah, eu sei o que você quer dizer. Isso acontece comigo o tempo todo. Quando não posso pôr a mão nas coisas, não posso ter certeza de que ainda estão lá. É por isso que eu sempre adoro sentir o chão embaixo dos meus pés, e pôr a mão nas mesas e cadeiras e em todos os outros tipos de móveis que há no mundo. Fico sempre tão apavorada quando não tenho nada para pôr a mão, porque tenho medo de que o mundo tenha simplesmente saído andando. Satie parece um pouco preocupada e diz: Mesmo assim, Guga, você sabe que ele está aí, não sabe? Você não acredita, realmente, que ele desaparece? Acredita? Guga ri e fala: Ele não desaparece porque para mim, ele nunca apareceu. Ele só aparece pras pessoas que podem ver. Belé entra e senta no colo de Guga. Ei, Belé, você está aqui. Sei que você estava lá fora caçando passarinhos outra vez. Você não vê o Belé caçando passarinhos. Mas, você sabe que ele caça Guga. Bom, é isso que você e Satie me dizem que ele faz e, se vocês dizem, eu acredito. Mas isso não impede que eu fique pensando para onde a noite vai quando é dia, ou para onde vai o frio quando um sorvete derrete, ou de onde vem o sabor quando sua avó faz o pão. Vocês me dizem que a grama é verde, mas ela é verde durante toda a noite ou deixa de ser verde à noitinha e volta a ser verde de manhã? Satie senta no chão ao lado da cadeira em que Guga está sentada: É assim que você entende as coisas, Guga? Que as cores que não vemos, os sons que não ouvimos e os sabores que não sentimos estão todos fora, em algum lugar, esperando sua vez?

(LIPMAN, M – "Issao e Guga", capítulo 5, pp 30, 31 e 32. Editora Vozes, 2006)

Aluna UCA - Atividades


1) Professor, solicite que os alunos levem essas perguntas para casa para refletirem juntamente com seus familiares.

a) As coisas desaparecem quando não tem ninguém olhando?

 

b) Existem coisas que desaparecem independente de ter, ou não, alguém olhando? Que tal uma poça d’água num dia de sol? Você pode dar outros exemplos?

c) Existem coisas que não desaparecem, mesmo que não tenha ninguém olhando? Que tal a gravidade? Ou seu próprio corpo? Você pode dar outros exemplos?

d) Existem coisas que só desaparecerão se tiver alguém olhando? Que tal um roubo?

e) Existem coisas que desaparecerão se não tiver ninguém olhando? Que tal jóias?

f) Existem coisas que só existem se tiver alguém olhando? Que tal programas de televisão?

g) Existem coisas que só existem se não tiver ninguém olhando? Que tal sua privacidade?

(LIPMAN, M. Maravilhando-se com o Mundo, p.199. Editora: Vozes)

2) Pense bem, reflita e responda por meio de um bonito desenho. Este desenho deve ser feito em seu laptop UCA, seguindo o seguinte procedimento: utilizar os laptops dos alunos, por meio do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). As coisas existem quando não são observadas?

1. O Sol

6. O arco-íris

2. A chuva

7. Seus medos

3. Sua bicicleta

8. Seus pensamentos

4. Seu jantar

9.  Sua classe

5. Seu Programa Favorito na TV

10. Sua família

 

(LIPMAN, M. Maravilhando-se com o Mundo, p.204)

Recursos Complementares
  • Sugestão de sítios sobre Lipman:

- Biografia: http://www.filosofiaparacriancas.com.br/material_rebeca.html

 

  • Conceito de novela:

- http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/2003/06/06/000.htm

- http://conceito.de/novela

 

  • Sugestão de sítios sobre Kant:

- Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant

- Vida e obras: http://www.mundodosfilosofos.com.br/kant.htm

 

  • Sugestão de sítios sobre Descartes:

- Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que a temática da novela ultrapassa as concepções que tinham até então. O professor deve avaliar se os alunos aprenderam o que é uma novela filosófica; conhecer diferentes tipos de novelas e diferenciar novelas da televisão com as novelas filosóficas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.