Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Subtração de números naturais

 

29/08/2008

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Introduzir o conceito de subtração; •Realizar subtrações de números naturais.
Duração das atividades
Uma aula de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Conhecendo o programa

Nesse programa, aparecerá um quadro com quatro colunas, representando a unidade de milhar, a centena, a dezena e a unidade, com uma linha horizontal pontilhada separando o minuendo do subtraendo.
Em cada coluna existem peças azuis (minuendo) e vermelhas (subtraendo) para representar os números.
Para realizar a subtração é preciso colocar uma peça vermelha sobre a azul ou vice-versa.
O programa permite você escolher o número de colunas que deseja utilizar, sendo assim, você pode iniciar com apenas duas colunas (dezena e unidade) e depois deixar que utilizem mais colunas (unidade de milhar, centena, dezena e unidade). E também permite que os alunos criem suas próprias adições. Para isso, deverão clicar emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/botao1.JPG que será aberta um novo quadro com blocos (unidade de milhar), placas (centenas), barra (dezenas) e cubinhos (unidades).


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/subtracao1.JPG

Para montar a subtração, deverão clicar nas figuras o número de vezes que ela representa. Por exemplo, se quiser fazer 28−13, deverá clicar duas vezes na barrinha azul (dezena), oito vezes no cubinho azul (unidade), uma vez na barrinha vermelha (dezena) e três vezes no cubinho vermelho (unidade).

 

AULA

Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito da subtração, pois eles com certeza já sabem realizar essa operação, porém, não formalizada. Se você pedir para que resolvam um problema, por exemplo, "Paulo tem 14 figurinhas e perdeu 8, com quantas figurinhas ele ficou?". Eles irão responder, provavelmente com desenhos, anotações etc. utilize essas soluções para mostrar que existem várias formas de resolver um problema e convide-lhes a escrever matematicamente essa solução, usando o algoritmo da subtração. Mostre-lhes qual o sinal que representa a subtração. Dê alguns exemplos de escrita desse algoritmo, sem a resolução.
Cuidado para não chamar essa operação de “menos”, pois esse é o nome do sinal que representa a subtração. Sempre que for falar dessa operação refira-se a operação de subtração.

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abaram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_155_g_1_t_1.html?from=category_g_1_t_1.html  onde irão encontrar um quadro onde usarão o material dourado para resolver as subtrações e ao lado um algoritmo que será realizado automaticamente.

Inicialmente trabalhe com os alunos com apenas duas colunas a da unidade e da dezena.
 

Peça aos alunos que cliquem em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/botao1.JPGe sugira que representem a subtração 25−14, por exemplo. Para isso eles deverão colocar duas barrinhas azuis e cinco cubinhos azuis para representar o minuendo (antes da linha pontilhada) e uma barrinha vermelha e quatro cubinhos vermelhos para representar o subtraendo (abaixo da linha pontilhada).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/subtracao2.JPG

Em seguida, questione qual seria o valor dessa subtração depois das respostas peça para que verifiquem clicando emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/botao2.JPG irá aparecer um novo quadro como o anterior sem o resultado anotado no algoritmo, questione o que eles deverão fazer para obter o resultado. Espera-se que os alunos digam que deverão eliminar uma peça azul para uma vermelha. Para realizar esse procedimento eles deverão colocar uma peça contraria sobre a outra, isto é, uma azul sobre a vermelha ou uma vermelha sobre a azul.
Após fazerem esse procedimento irá aparecer o resultado no algoritmo ao lado.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/subtracao3.JPG

Repita pelo menos umas três vezes esse mesmo procedimento com os alunos usando apenas as subtrações de números sem a reserva.
Depois, sugira algumas subtrações com reserva, por exemplo, 35−19. Depois que eles clicarem emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/botao2.JPG , questione novamente o que eles deverão fazer para resolver a subtração, talvez eles apresentem a mesma solução, isto é, retirar um cubinho vermelho para cada azul, questione então se isso é possível, ou seja, se eles podem retirar um cubinho azul para todos os cubinhos vermelhos. Eles deverão concluir que não é possível.
Pergunte novamente como será possível retirar 9 cubinhos de 5. Caso não respondam corretamente, induza-os a trocar uma barrinha por 10 cubinhos. Para isso, eles deverão arrastar a barrinha até a coluna das unidades, e ela automaticamente se transformará em 10 cubinhos. E o mesmo processo será realizado no algoritmo ao lado.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/subtracao4.JPG

Chame atenção para o que foi feito e como foi feita a anotação no algoritmo.
Pergunte com quantos cubinhos eles ficaram e como isso foi anotado no algoritmo. Então, questione se agora poderão retirar 9 cubinhos de 15. Para realizar essa operação, no quadro, os alunos deverão arrastar um cubinho vermelho até um azul ou vice-versa, que eles se anularão.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/subtracao5.JPG

Ao finalizar o processo no quadro aparecerá anotado no algoritmo quantos cubinhos sobraram.
Para realizar a subtração das dezenas o procedimento é o mesmo, arrasta-se uma barrinha vermelha até a azul e ela irá se anular, o resultado será anotado no algoritmo automaticamente.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/subtracao6.JPG

Repita mais três vezes esse mesmo procedimento de criar as subtrações e depois resolver. Peça aos alunos que anotem o algoritmo em todas as etapas.

Depois peça para que cliquem em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/383/imagens/botao3.JPG que irá aparecer uma nova subtração criada pelo programa, peça para que anotem essas subtrações em uma folha para que você possa utilizar como avaliação.
 

 Dicas e Sugestões

Crie uma lista de subtrações para que você possa passar aos alunos, como eles são pequenos seria interessante que as subtrações que você solicitar, eles façam todos ao mesmo tempo, depois quando forem para as criadas pelo programa eles poderão resolver sozinhos, visto que o programa não tem uma mesma seqüência de subtrações, sendo assim, eles resolverão subtrações diferentes.

Professor, procure não utilizar o termo “emprestar”, pois isso não faz sentido para a criança, pois na verdade quando riscamos o 5 e escrevemos 15, por exemplo, trocamos uma dezena por dez unidades que somadas com 5 dão 15 unidades.
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a percepção da regra e/ou do algoritmo a folha com as subtrações realizadas e também subtrações resolvidas sem a ajuda do programa.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Kelli Ourias, EM- Wilson Taveira Rosalino , Mato Grosso do Sul - dijo:
    Kelliourias@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei interessante esta atividade para trabalhar subtração com os alunos, principalmente aqueles que tem dificuldade de aprendizagem.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Como é bom ter colegas com sugestões boas para transmitir aos demais colegas. Parabéns. gostei da sua aula onde irá contruir muito com meu trabalho. Eu trabalho com material dourado, mas essa sugestão é ótima.Beijos


  • Camila e Valéria, ESI , Rio Grande do Sul - dijo:
    valpotter@pop.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adoramos o joguinho, a aula fica diferente e atrativa para as crianças aprenderem de uma forma lúdica, dicertida e usando a tecnologia.


  • NAIARA SACHI DOS PASSOS, EE JAYME VERISSIMO DE CAMPOS JÚNIOR , Mato Grosso - dijo:
    prof.naiarasachi@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE AULA, A LUDICIDADE TORNA A AULA MAIS ATRATIVA PARA O ALUNO.


  • Marcela Barbosa de Sá Silva, EMEF "Heloisa Abreu Júdice de Mattos , Espírito Santo - dijo:
    marcelabss@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O programa é muito criativo, pois mostra para o aluno, de maneira concreta, o processo da subtração.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.