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Como trabalhar com as noções de peso e medidas na sala de aula? (UCA)

 

14/12/2011

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·Explorar uma história literária;

·Conhecer formas de medir o peso e altura;

·Compreender unidades de medida como Kg (quilogramas), m (metros) e cm (centímetros);

·Construir gráficos e tabelas;

·Resolver situações-problema que envolvam adição e subtração;

·Dialogar e interagir com colegas;

·Vivenciar situações do cotidiano onde utilizamos a pesagem.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e a Webcam.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA: Grande ou pequena?

- Professor, a literatura infantil é um importante instrumento na educação, pois além de estimular o imaginário, a criatividade e a ludicidade, a contação de história,ainda pode ser utilizada para introduzir temas e conteúdos. Nesse sentido, indicamos a história “Grande ou pequena?” de Beatriz Meirelles, Coleção Do - Ré - Mi - Fá, Editora Scipione, para introduzir os conceitos de peso e altura.

Veja se na biblioteca de sua escola tem, pois este é um livro fácil de ser encontrado. 

grande ou p       

Fonte:  http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=153744

 

- Inicie a contação dessa história, explorando a capa do livro. Questione-os sobre:

_ O que vocês estão vendo na capa?

_ Sobre o que será esta história?

­­_ Quem é a autora do livro?

_ E a editora?

 

- Em seguida, conte a história permitindo que os alunos façam inferências no decorrer da mesma. Para isso, organize a turma em roda de conversa. Nesse livro, a autora explora a história de Mariana, uma menina que ora era considerada pequena noutra grande, para fazer determinadas coisas.

- Depois da contação de história, explore oralmente com os alunos na rodinha, os seguintes aspectos:

 

  1. O que vocês acharam da história?
  2. Quem se acha grande?
  3. E quem acha que é pequeno?
  4. Vocês sabem quanto vocês medem, ou seja, a altura de vocês?
  5. E o peso de vocês?
  6. E o que podemos utilizar para medir a altura e o peso? (Liste em uma cartolina as opções elencadas pelos alunos).
  7. Quem vocês acham que é o mais alto da turma? E o que tem o maior peso? Por quê? (Professor, nessa pergunta tome o cuidado de explicar para as crianças que respeitem os colegas evitando apelidos e piadas sobre o peso e altura de cada um, principalmente se tiver na sala algum aluno obeso).

 

menina lapis

- Como forma de registro desse momento, você poderá propor que os alunos preencham uma ficha literária, explorando os dados da história e ainda registrarem suas hipóteses sobre quem eles acham ser o mais alto e o mais baixo e ter o maior e o menor peso na turma. Veja abaixo uma sugestão:

 

FICHA LITERÁRIA

Nome:__________________________________________

Data: ­­­­____/____/_______

         Hoje ouvimos a história “Grande ou pequena?”. Agora preencha os espaços abaixo com os dados da história:

Título: ________________________________________________

Autora: _______________________________________________

Editora: _______________________________________________

Ano de publicação: ______________________________________

Personagem principal: ___________________________________

A história contava sobre: _________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

Depois de conversar na rodinha com seus colegas, anote abaixo suas hipóteses sobre:

1. Quem é o aluno mais alto da turma?

___________________________________________________

2. E o mais baixo?

___________________________________________________

3. Quem é o aluno que tem o maior peso da turma?

___________________________________________________

4. E o que tem o menor peso?

___________________________________________________

 

 

- Você poderá reproduzir em uma folha, a ficha literária sugerida acima para que seus alunos respondam e colem em seus cadernos, ou então passe na lousa para que eles copiem depois respondam.

- Caso opte pelo uso do laptop dos alunos, você poderá solicitar que eles digitem as questões acima utilizando o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

menino tarefa

Oriente seus alunos a levarem os laptops para casa e pesquisarem na internet, com a ajuda de seus familiares, sobre:

 - instrumentos utilizados para medir altura;

- Instrumentos utilizados para medir o peso;

Para tanto, utilizem o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Depois, escreva suas descobertas para socializar com os colegas e se possível traga imagens desses instrumentos.

 

 2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

SOCIALIZANDO

- Professor, reserve uma aula de 60 minutos para que seus alunos possam socializar as pesquisas que realizaram em casa sobre os instrumentos utilizados para medir peso e altura. Deixe que todos falem o que descobriram e se possível mostre imagens desses instrumentos utilizando seus laptops, ou até mesmo o próprio instrumento.

 

 3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

COLOCANDO A MÃO NA MASSA: medindo e pesando os colegas

- Professor, para essa atividade você deverá providenciar e levar para a sala uma balança e uma fita métrica, ou então uma balança que contenha o medidor de altura.

- Reúna seus alunos na rodinha, e diga-lhes que nesta atividade vocês irão verificar se suas hipóteses sobre o peso e altura dos alunos estão corretas. Convide-os a medir o peso e a altura de cada um.

- Para tanto, questione-os sobre o que vocês poderão usar para fazer essa medição. Somente depois que eles expressarem suas opiniões mostre a balança e a fita métrica.

- Você poderá convidar um profissional da área da saúde para realizar a medição, como um enfermeiro ou educador físico. Ou então você mesmo poderá realizar essa atividade.

Como fazer:

 

  1. Oriente seus alunos a ficarem sentados em suas cadeiras;
  2. Chame duplas de alunos para que eles possam aprender como pesar e medir um ao outro;
  3. Ao medir a altura, providencie um rolo de barbante e marque a altura de cada aluno mensurando-a com o barbante. Depois, entregue para cada criança o pedaço de barbante contendo sua altura e solicite que guarde-o pois irão utilizá-lo em outro momento.
  4. Faça um quadro na lousa, para que cada aluno após ser medido e pesado, anote os resultados nos locais indicados. Como no exemplo abaixo:

 

ALUNO

PESO

ALTURA

Arthur

28 Kg

1m e 30 cm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       5. Anote as informações do quadro acima em seu caderno de planejamento e guarde, pois irá utilizá-las posteriormente.

       6. Repita o processo com todos os alunos da turma.

Observação: explique aos alunos que os Kg significa quilogramas, e que essa é uma unidade de medida utilizada para se referir ao peso. E m significa metro e cm centímetros e essas são unidades de medidas utilizadas para se referir a altura.

- Você poderá solicitar que seus alunos utilizem a Webcam localizada na área de trabalho de seus laptops para fotografarem esse momento. Depois, eles poderão postar as fotos dessa atividade no site da escola ou até mesmo, montar um blog da turma de divulgação de atividades realizadas.

 

foto  

Fonte: acervo da autora- Imagem: Edna, enfermeira da Escola de Educação Básica da UFU,  pesando uma aluna do 1º ano.

 

Checando nossas hipóteses:

 - Depois que todos os alunos tiverem participado do processo de medição e anotado os resultado no quadro desenhado por você na lousa.  Solicite que eles comparem as suas hipóteses sobre o peso e medidas dos colegas para verificar se estavam corretas.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

CONSTRUINDO GRÁFICO E TABELA

- Professor, neste momento proponha a construção de gráficos para organizar as informações obtidas na pesagem e medição da altura dos alunos. Para tanto, providencie um pedaço grande de papel pardo.

 

menina lapis

Gráfico com as alturas:

- Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um traga consigo o barbante com sua altura mensurada. Depois, oriente os alunos a organizarem seus barbantes de acordo com o tamanho, do menor para o maior. Para tanto, eles deverão medir os barbantes com os colegas, comparando os tamanhos de cada um, até checar qual é o menor.

Em seguida, elabore um gráfico a partir dos barbantes que representam a altura de cada aluno. Cole os barbantes na ordem (menor para o maior) no papel pardo, e solicite que cada criança escreva seu nome e sua altura, debaixo de seu barbante.

- Escolha um título para o gráfico e escreva no papel pardo. Depois exponha na sala, e o gráfico está pronto!

Tabela com os pesos:

- Escreva na lousa para seus alunos, os pesos de cada um para que eles possam consultar durante o processo de construção de suas tabelas.

Depois, peça para que eles organizem da mesma forma, do menor para o maior, os pesos dos colegas e seus nomes na tabela. Como no exemplo abaixo:

 

ALUNO

PESO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Giovanna

21Kg

Marcelo

20K e 500g

Alex

20Kg

Maria Eduarda

18 Kg

 

- E assim por diante.

- Os alunos poderão construir suas tabelas no caderno de Matemática.

- Caso opte pelo uso dos computadores oriente-os a criarem uma tabela no Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) com 2 colunas e o número de linhas referente a quantidade de alunos pesados na sala. Em seguida eles devem digitar em cada célula da tabela o nome dos colegas e seus pesos.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

RESOLVENDO SITUAÇÕES-PROBLEMA

- Depois de prontos o gráfico e tabela, proponha a resolução da seguinte situação-problema para seus alunos:

  1. Quanto você pesa?
  2. Qual é a sua altura?
  3. Quem é o aluno mais alto da sua turma?
  4. E o mais baixo?
  5. Escreva o nome do colega que tem o maior peso de sua turma.
  6. Qual colega tem o menor peso?
  7. Arthur pesa 30 Kg e Eloise 25 Kg. Se somarmos o peso dos dois qual será o resultado?
  8. Matheus mede 1m e 30 cm e Gabriele 1m e 12 cm. Quantos centímetros Matheus tem a mais que Gabriele.

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

PESANDO NO COTIDIANO

 

- Professor, para que os alunos compreendam como utilizamos medidas de peso no cotidiano, você poderá brincar de Sacolão com eles na sala.

 - Para tanto, providencie uma balança para pesar as frutas e solicite que cada aluno traga para a escola, uma quantidade de frutas, indicada por você em um bilhete.  

- Depois, monte o Sacolão em sua sala de aula, e organize os alunos distribuindo funções como: dono do sacolão, vendedor, caixa, comprador, dentre outros.

 

- Em seguida, brinque com os alunos simulando diálogos e situações do cotidiano, em que seus pais vão fazer comprar e precisam pesar os alimentos. Por exemplo:

 

Comprador: _ Bom dia, eu quero 500gramas de maçã.

Vendedor: _ Bom dia senhora, vou arrumar para você!

Vendedor: _ Hum... passou um pouquinho! Deu 550 gramas pode ser?

Comprador: _ Claro!

 

E assim, por diante. Dessa forma, os alunos poderão compreender melhor como pesar e também as unidades de medida como gramas e quilos. Eles vão adorar!

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles exploraram a história literária; conheceram formas de medir peso e altura, compreenderam unidades de medida como Kg (quilogramas), m (metros) e cm (centímetros); construíram gráficos e resolveram situações-problema a partir das informações do gráfico e se dialogaram com os colegas vivenciando situações cotidianas onde utilizamos a pesagem. Registre suas observações, elas serão importantes para redirecionar seu planejamento e assim fazer as adequações metodológicas necessárias. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

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Opiniones

  • cristianeblanco, aquarela , São Paulo - dijo:
    cristiane_blanco71@hotmail.com

    03/11/2014

    Cinco estrelas

    dinâmica, prazerosa e eficaz,


  • maura do carmo marques, Francisco dos Santos Júnior , Paraná - dijo:
    maura.marques@hotmail.com

    19/10/2014

    Cinco estrelas

    ótima aula! maravilhosa


  • Suely Amaro Teixeira, EMEF.Prof. Tereza Reni Fernandes Rossi , São Paulo - dijo:
    suely.amaroteixeira007@gmail.com

    25/08/2014

    Cinco estrelas

    Ótima essa aula, gostei e vou adotar em minha sala de aula. Obrigada


  • Sirlene de Oliveira Barros, Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins , Mato Grosso do Sul - dijo:
    barrosoliveirasirlene@hotmail.com

    19/11/2013

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão de aula, já havia trabalhado com meus alunos do pré com esse livro, mais não tinha desenvolvido nesta proporção. Com esse tema é possível contemplar vários componentes curricular e não apenas específico. Na língua Portuguesa posso trabalhar com a linguagem escrita e oral e em matemática a comparação, tamanhos maior e menor, grande e pequeno, comparação, desenhos, ilustração e principalmente o respeito, na sala os alunos convivem com colegas de tamanhos diferentes deles mesmos ....


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