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O pacato cidadão brasileiro: uma análise da música homônima do Skank (UCA)

 

19/12/2011

Autor y Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Analisar e interpretar textos verbais e audiovisuais;

o       Analisar, interpretar e fazer comentários sobre videoclipes;

o       Entender melhor o compromisso da sociedade com a ética e a cidadania.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desde os primórdios da humanidade, o ser humano sempre se organizou em sociedades com interesses comuns. Seja em uma cidade, seja em um distinto grupo social, seja em uma classe representativa, o homem está sempre envolvido com outras pessoas, de forma que é necessário estabelecer algumas regras para uma boa convivência. As regras sociais, com as quais os alunos já lidam em seu cotidiano, surgem com o intuito de permitir a toda a população daquele grupo, uma boa convivência entre si, respeitando os direitos e cumprindo os deveres estabelecidos. Entre essas regras para a boa convivência, os alunos certamente serão capazes de destacar os bons hábitos, tais como o respeito à diversidade, a educação, o pagamento dos impostos, o respeito à vida, a dignidade, etc. Esses valores são externos ao humano, então precisam ser incutidos pela cultura, através de um longo processo educacional. Mas também existem os valores humanos que são intrínsecos ao indivíduo, como, por exemplo, o desejo de querer sempre mais, o amor, o ódio, liberdade, entre tantos outros com os quais os alunos já estão acostumados a lidar. Como então juntar esses dois tipos de valores, o externo e o interno, em prol da humanidade? Essa é a grande questão do Estado, sendo responsável pela boa integração dos indivíduos na sociedade. Ter consciência desse processo faz parte da formação de um indivíduo enquanto um cidadão que reconhece os seus direitos e pratica os seus deveres em prol da cidadania, para formação de uma sociedade mais igualitária, mais justa e, sobretudo, mais humana.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

 

            O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema “Ética e Cidadania”, abordando especificamente a postura do cidadão perante as injustiças sociais. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre o que é Ética e Cidadania, como é e como deve ser praticada e até como lidam com ela.

 

            Para iniciar essa discussão, o professor deverá pedir para que os alunos acessem o clipe e a letra da música “O Pacato Cidadão” da banda Skank. Trata-se de um vídeo de show ao vivo da banda, em que os alunos poderão ouvir e acompanhar a música. Para isso, basta que os alunos acessem o vídeo e a letra, através dos links para embasar a crítica esperada na reflexão com os alunos.

11

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lJE60-Au4Hc.

 Acesso em: 11 Dez. 2011.

 

12

 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/skank/72338/.

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

Após a apresentação, o professor procederá com os alunos à análise minuciosa da letra. Nessa análise, o professor fará algumas perguntas para conduzir seu trabalho. Essas perguntas serão feitas e respondidas oralmente pelos discentes, servindo como roteiro de análise.

 

1.      Vocês gostaram da letra da música? Por quê? Já a conheciam? Qual a sensação de vocês ao a lerem?

2.      Qual a temática principal da letra? Qual a crítica ali presente?

3.      Que elementos a letra apresenta para comprovar essa crítica? Em que trechos essa crítica se torna aparente?

4.      Vocês consideram importante a abordagem desse tema? Por quê?

5.      Qual o objetivo principal da letra? Esse objetivo é atingido? Quais os mecanismos utilizados para isso?

6.      A quem a música se destina? Por quê? Quem é o Pacato Cidadão e quais suas ações?

7.      Como se caracteriza a linguagem da música? Rebuscada? Simples? Por quê?

 

Atividade 02

 

            Após a análise da música, o professor deverá retornar ao vídeo. Só que agora com outro enfoque na sua análise, pedindo aos alunos para se atentarem aos comentários que foram feitos a respeito desse vídeo no site youtube.

 

            Alguns desses comentários estão reproduzidos a seguir:

 

 13

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BZCYRbGf5Lo.

 Acesso em: 10 ago. 2011.

 

Em seguida, o professor procederá à análise desses comentários. Isso será feito a partir de algumas perguntas para motivar uma discussão com os alunos em sala.

 

1.     Qual a opinião das pessoas sobre o vídeo? Vocês concordam com elas?

2.     As pessoas são, na maioria das vezes, contra ou a favor do vídeo?

3.     O que as pessoas a favor estão dizendo? E aquelas que são contra o vídeo?

4.     As opiniões estão bem fundamentadas? Por quê?

5.     Que argumentos as pessoas utilizam para defender suas opiniões?

6.     Como se caracteriza a linguagem desses comentários? Formal ou informal? Por quê?

7.     Que marcas podemos observar acerca do registro formal? E do registro informal?

8.     Por que há essa mistura de registros nesses comentários?

9.     Essa forma de escrever está adequada ao contexto? Por quê? Que contexto é esse?

10. Nós podemos escrever de qualquer forma nesse contexto?

11.Quais as consequências dessa atitude?

 

            Todas essas perguntas devem ser feitas oralmente e o professor anotará no quadro uma síntese das respostas a cada pergunta, como forma de levantar as principais características desse tipo de texto. Nessa síntese, é importante que ele considere que nesses comentários, em geral, não se utiliza predominantemente o registro formal, isto é, neles há muitas marcas de coloquialidade. Entretanto, isso não constitui um erro, pois, em se tratando de Internet, em um site de se postar vídeos e comentários, o usuário está livre para fazer praticamente qualquer tipo de comentário.

 

            Nesse momento, é importante que o professor discuta o fato de que, embora o usuário tenha essa liberdade, ele deve ficar atento ao uso que faz dela. Afinal de contas, quando produzimos qualquer tipo de texto, estamos nos expondo seja em maior ou em menor grau. E na Internet, por se tratar de um meio público e muito acessado, essa exposição pode alcançar um enorme número de pessoas. Desse modo, o aluno deve ter consciência de que, ao postar um texto na rede, este pode contribuir formando uma imagem positiva ou negativa de si mesmo.

 

 

Atividade 03

 

            Já tendo discutido e analisado os comentários, os alunos poderão redigir suas próprias impressões sobre o vídeo em comentários semelhantes aos que foram analisados na Atividade 02. Para tanto, o professor pedirá que os alunos acessem o vídeo e se atentem aos comentários dos usuários para que possam postar suas impressões sobre o clipe.

 

            Na produção dos próprios comentários, os alunos devem estar atentos a toda a discussão que foi feita anteriormente, a fim de que suas produções se adéquem ao contexto de circulação desses comentários. Logo, deve estar claro para eles que estarão livres para fazer praticamente qualquer tipo de comentário, devendo, inclusive, utilizar o registro informal, mas que devem fazer bom uso dessa liberdade, entendendo os alcances que seu texto pode tomar.

           

            O ideal seria que os alunos fizessem comentários que mesclassem a norma padrão com a popular, utilizando gírias para que seu texto torne-se criativo e atraente aos olhos do leitor. Nesse ponto, eles devem tomar cuidado para que a utilização de marcas de coloquialidade não deixe o texto ilegível e inacessível ao leitor comum. Seria interessante também que abordassem uma pequena análise bem fundamentada do vídeo/letra analisados, ressaltando a riqueza e a criatividade ali presentes bem como os efeitos de sentido que conseguem mobilizar para atingir o espectador.

           

            Durante a produção dos comentários, o professor percorrerá a sala, não só para verificar como o trabalho está sendo feito, mas também para auxiliar os alunos naquilo que tiverem dificuldade ao redigirem o texto. Esse auxílio é bastante importante para que o professor esteja mais próximo de seus alunos, conhecendo suas dificuldades bem como para que os incentive a participar da aula e vencer suas inseguranças.

 

            Para que o professor esteja ainda mais perto de seu aluno, ele pode, inclusive, fazer também um comentário pessoal sobre o vídeo/letra analisados em sala, baseando-se nos mesmos parâmetros que ele deu aos alunos para redigirem seus próprios textos. Ao produzir um texto com marcas de coloquialidade, o professor ratificará que a sala de aula também oferece espaço para a produção de textos informais que podem ser muito bem fundamentados. Com essa postura, ele não só quebra a imagem de que “a escola e o professor só produzem textos em norma culta”, como, principalmente, faz com que os alunos se sintam mais à vontade para redigir esses e outros tantos textos.

 

            Um ponto importante a ser levantado é o fato de o site youtube permitir que o usuário não só poste o comentário sobre o vídeo assistido como também possa responder aos comentários de outro usuário. Assim, uma atividade interessante seria pedir que os alunos respondessem a esses usuários dizendo se concordam ou não com o ponto de vista por eles defendido. Além disso, como essa atividade englobará toda a turma, os alunos podem se corresponder entre si, gerando uma grande discussão a respeito das práticas de cidadania das pessoas em geral. Essa discussão pode perdurar indefinidamente, até que o vídeo seja retirado, bastando apenas que os alunos acompanhem as respostas a seus comentários.

          

Recursos Complementares

Sugestão de Livros:

·         ALCÂNTARA, Ivan. O Futuro Cidadão – Ética e Cidadania – Todo Mundo é Igual. São Paulo: Editora Escala, 2004.

·         GALLO, Sílvio. (Org.) Ética e Cidadania – Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus Editora, 1997.

·         BRASIL, MEC. Ética e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade.  Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf

·         BRASIL, MEC. Ética e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003. Disponível em: http://www.oei.es/quipu/brasil/ec_intro.pdf

 

Sugestão de Sites:

·         http://www.mundodosfilosofos.com.br/rosana6.htm

·         http://desniveissociais.blogspot.com/2010/04/charge-da-semana_30.html

·         http://www.ligasolidaria.org.br/default.asp

·         http://www.webartigos.com/artigos/etica-e-cidadania-na-sociedade-brasileira/17721/

 

Filmes:

·         Ilha das Flores

·         Cronicamente Inviável

·         Carandiru

·         Cidade de Deus

·         Tropa de Elite (1 e 2)

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura e de expressão oral e escrita.

           

            Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como à utilização das marcas de registro popular e padrão. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 

            As atividades escritas a serem feitas, ou seja, a produção dos comentários sobre os vídeos analisados, serão avaliadas de acordo com contexto de produção desses textos, o qual está bem caracterizado na Atividade 03 e na 04. Além disso, o professor deve observar se, respeitando o contexto de produção, os alunos abordaram adequadamente:

 

·         O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·         A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·         Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·         O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

 

            A correção dos trabalhos ressaltará a participação de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nesses momentos, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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