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Terapia genética: investigando aspectos éticos e legais

 

18/04/2012

Autor y Coautor(es)
Ariane de Souza Siqueira
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Selma Gonzaga Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que é terapia genética.
  • Identificar os impactos decorrentes da utilização desta biotecnologia.
  • Investigar os aspectos éticos e legais que envolvem a terapia genética.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos básicos em genética: fenótipo, genótipo, DNA e genes.
  • Células somáticas e células germinativas.
  • Mutações genéticas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Terapia genética: o que é isso? – leitura e discussão

Para iniciar a atividade o professor deverá estabelecer um diálogo com a turma, no intuito de sondar o que os alunos já conhecem da temática da aula. Após essa sondagem, algumas questões deverão ser levantadas pelo professor: “se você pudesse alterar uma característica genética de seu corpo, o que você mudaria?”; “você gostaria de escolher as características genéticas (cor dos olhos, tipo de cabelo, cor da pele, sexo) de seus filhos?” e “nosso sucesso ou fracasso são determinados por nossos genes?”. Em resposta a essas questões, muitas manifestações e opiniões serão dadas pelos alunos. O professor deverá, então, solicitar aos alunos que façam o registro de suas respostas em seus cadernos, pois os registros serão utilizados na Atividade 2.

Terapia genética

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_XRaD1WT5WPI/S84RGIrs6iI/AAAAAAAAC18/g_XH93GKlG0/s1600/9351.jpg. Acesso em 15/04/2012. 

Professor, permita que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e, em seguida, entregue cópias do artigo publicado no Portal da Educação “Terapia genética”, disponível no endereço eletrônico http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/7746/terapia-genetica (Acesso em 15/04/2012). Conduza uma leitura dirigida, esclarecendo eventuais dúvidas e após a leitura, pergunte aos alunos se eles concordam com o texto e peça que eles argumentem a respeito.

Atividade 2 – GATTACA: A experiência genética - filme e roteiro de estudo

A terapia genética representa uma terapia avançada com diversas possibilidades para erradicar e curar praticamente todas as doenças genéticas. No entanto, diversas fatalidades e dificuldades técnicas e éticas mantêm este tipo de terapia no centro do debate ético. Propomos nesta atividade um momento de debate e reflexão, utilizando como estratégia de ensino uma exposição dialogada e reflexiva do filme GATTACA: a experiência genética.  Assim, para a realização desta atividade é necessário a utilização de um laboratório/sala de aula equipado com televisão/DVD ou data show/caixa de som e que o professor providencie o filme. O filme pode ser encontrado para download no endereço eletrônico http://irrestrito.com/2010/04/download-gattaca-a-experiencia-genetica-gattaca/ (Acesso em 16/04/2012) e em locadoras de vídeo. Professor, caso sua escola possua uma videoteca, consulte seu acervo.

GATTACA: A experiência genética

Fonte da Imagem: http://coversblog.files.wordpress.com/2009/04/gattaca-aexperic3aanciagenc3a9tica.jpg. Acesso em 15/04/2012.

Antes de iniciar a exposição do filme o professor deverá fornecer um roteiro de estudo aos alunos para que eles assistam ao filme com um olhar mais investigativo. O roteiro de estudo para o filme está disponível no endereço eletrônico http://arianeminhasaulas.blogspot.com.br/2012/04/roteiro-de-estudo-do-filme-gattaca.html (Acesso em 16/04/2012).

Após a exposição do filme, forneça aos alunos um tempo para que, individualmente ou em grupo, respondam às questões presentes no roteiro. Finalizada esta etapa, proporcione um momento onde todas as questões deverão ser expostas e discutidas.

Para fechar essa atividade, faça novamente aos alunos as perguntas lançadas no início da Atividade 1. Solicite que, mais uma vez, registrem sua opinião e, em seguida, confrontem suas respostas. O intuito desse confronto de respostas é proporcionar ao aluno um momento de revisão de conceitos e opiniões.

Atividade 3 – Terapia genética x Ética – pesquisa

Esta etapa da aula apresenta como proposta um pesquisa sobre as polêmicas que envolvem a utilização de técnicas de terapia genética em embriões e células germinativas. Para a realização desta etapa serão utilizados computadores, tabletes ou notebooks que possuam acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor deverá organizar a turma em grupos, julgamos quatro o número máximo de alunos por computador.

GENÉTICA

Fonte da Imagem: http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2011/09/5560_livro-genetica_-convi-eletr_V25.jpg. Acesso em 15/04/2012.

Antes de iniciar a pesquisa, o professor deverá fornecer alguns endereços eletrônicos para que os alunos realizem suas buscas. As fontes para pesquisa deverão ser fornecidas pelo professor aos alunos, por escrito, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Os alunos de cada grupo poderão acessar o endereço diretamente do computador. Mesmo que não haja disponibilidade de um computador por aluno, é importante que cada um faça, individualmente, a primeira leitura do texto e registre no caderno aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada aluno e formula um texto que sintetize os destaques do grupo e que apresente dados e informações consistentes sobre as questões éticas e legais que permeiam a terapia genética. Professor, oriente os alunos a registrarem fatos e opiniões de especialistas acerca dos aspectos positivos e negativos da terapia genética. O texto produzido pelos alunos deverá ser salvo em um dispositivo de armazenamento de mídia e enviado ao professor por e-mail.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA PESQUISA

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/terapia_genica.php. Acesso em 15/04/2012.

http://jcienciascognitivas.home.sapo.pt/11-02-lourenco.pdf. Acesso em 15/04/2012.

http://veja.abril.com.br/blog/genetica/tag/etica/. Acesso em 15/04/2012.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/03/070319_terapiagenefetofn.shtml. Acesso em 15/04/2012.

http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/acervo/artieop/Geral/artigo182.htm. Acesso em 15/04/2012.

Atividade 4 – Terapia genética x Ética – debate

O objetivo desta atividade é confrontar as informações obtidas durante a pesquisa realizada na Atividade 3. Para conduzir a aula, o professor deverá dividir a turma em dois grandes grupos. O primeiro grupo, que poderá ser denominado Grupo A, será o grupo favorável à utilização de técnicas de terapia genética em células germinativas, devendo buscar argumentos, fatos, citações que justifiquem sua posição. O Grupo B será o grupo contrário à utilização de técnicas de terapia genética em células germinativas, e da mesma forma, deverão buscar argumentos, fatos, citações que vão contra esse tipo de manipulação genética. Após a formação dos dois grupos, o professor deverá orientá-los quanto aos seus papéis. O papel de cada grupo deverá ser definido por sorteio.

Os alunos deverão dispor de um tempo para discutirem sobre as informações levantadas e formularem suas estratégias de defesa (usando como base as informações que pesquisaram) e ataque (formulando perguntas para o grupo oponente).

A dinâmica do debate ocorrerá da seguinte forma: o Grupo A apresentará seu primeiro argumento a favor da terapia genética em embriões e células germinativas. Em seguida, o Grupo B tem direito à réplica e, caso o grupo A deseje, terão direito a uma tréplica. O professor terá um papel de mediador nesse debate, registrando a argumentação dos alunos. Para esse registro o professor poderá utilizar uma máquina fotográfica que possua filmadora. O arquivo gerado deverá ser armazenado em um pendrive, CD ou DVD para que o professor possa utilizá-lo como instrumento de avaliação e para a utilização na próxima atividade.

Atividade 5 – Terapia genética: o que você acha disso? – pesquisa de opinião via Blog

A proposta desta atividade é divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos e aproximar a comunidade escolar. Para isso, o professor deverá criar um blog onde irá postar o vídeo produzido durante o debate dos alunos realizado na “Atividade 4”. Para criar o blog, basta que o professor acesse o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 16/04/2012) e siga as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Blog

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-oxpxZ0LXGMg/TZn1z86EAeI/AAAAAAAAAxE/9kMyrndy2kw/s1600/sentado+no+computador.jpg. Acesso em 16/04/2012.

Postado o vídeo, o professor solicitará aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog, que assistam ao debate e que façam comentários sobre a dinâmica apresentada em sala de aula. Todos os alunos deverão seguir este procedimento, e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participem da pesquisa deixando seus comentários e opiniões no blog. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, entre outros.

O blog deve ser acessado diariamente pelo professor e alunos, para que acompanhem as opiniões postadas e façam um levantamento semanal do número de pessoas favoráveis e contrárias à manipulação genética de células germinativas O professor poderá utilizar o blog como uma ferramenta de ensino durante todo o desenvolvimento do conteúdo de genética.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sugestões de links para professores:

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades (textos, questões do roteiro do filme e levantamento das informações do Blog) deverão ser utilizados pelo professor para avaliação da atividade desenvolvida. 

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