18/06/2012
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Física (elementos do som), Biologia (aparelho auditivo) e História da Arte (Arte Contemporânea).
Professor, para iniciar esta aula será necessário a utilização de multimídia ou outro recurso que possibilite visualizar o vídeo a seguir (caso não tenha esta possibilidade, esta aula poderá ter início no laboratório de informática). Convide os alunos a assistirem e observarem o vídeo a seguir:
Título: 4:33
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gN2zcLBr_VM&feature=related
Descrição: vídeo da música de John Cage com o título 4:33. Este vídeo mostra a interpretação da composição de John Cage pelo pianista onde se observa a reação do público aos movimentos realizados por ele durante a execução da música.
Em seguida o professor poderá realizar os seguintes questionamentos:
Professor explique aos alunos que para compreendermos o que é música precisamos entender como que ela é constituída de sons e silêncios. Esta composição de John Cage serve para mostrar que o silêncio não é absoluto, ele se constitui junto com a sonoridade do ambiente.
No Brasil, compositores como Hermeto Pascoal, Tom Zé, Egberto Gismonti, Grupo UAKTI, entre outros, utilizam em suas composições musicais vários elementos sonoros. Por exemplo, podemos citar o arranjo musical elaborado pelo grupo UAKTI para a música composta por Heitor Villa-Lobos - o Trenzinho Caipira - com instrumentos criados por eles. UAKTI é um grupo musical mineiro que constroem instrumentos musicais com canos de P.V.C, bambu, cana, borracha, entre outros. Ouça com os alunos a interpretação do grupo e solicite que percebam como representam o movimento do trem.
Título: UAKTI –O Trenzinho Caipira (4:23)
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=f_J4A7RNg2g&feature=youtube_gdata_player
Descrição: o vídeo demonstra a execução musical da música de Villa-Lobos, Trenzinho Caipira, pelo grupo UAKTI, utilizando-se de instrumentos musicais alternativos criados por eles.
Atividade 1: Para realizar esta atividade os alunos deverão assistir aos seguintes vídeos:
Vídeo 1: Hermeto Pascoal –Música na lagoa
http://www.youtube.com/watch?v=06Qm-Z5OsHw
Neste vídeo Hermeto Pascoal interpreta uma de suas músicas dentro de um lago, utilizando instrumentos musicais e outros objetos sonoros. Este vídeo possibilitará ao professor trabalhar com a percepção dos sons e identificação deles. Sugere-se que o aluno faça uma lista da sequência de sons que foram usadas nesta composição musical e depois apresente à classe, descrevendo esta sequência e aplicando as propriedades do som, ou seja, em cada som reconhecer o timbre e identificar se é forte ou fraco, grave ou agudo e curto ou longo.
Vídeo 2: Tom Zé–O Esmeril
http://www.youtube.com/watch?v=ZY5ietRjR-w
Neste vídeo o músico e compositor Tom Zé faz uma apresentação de suas músicas junto com sua banda e, no decorrer da execução, musical ele toca o instrumento agogô em um esmeril, acompanhado pela banda.
Este vídeo possibilitará ao professor trabalhar com alunos a identificação de objetos que se tornam sonoros na execução musical. Importante salientar que os objetos que são colocados na música são explorados pelos músicos de forma a se incorporarem dentro da composição, para isto exige-se estudo da sonoridade do objeto.
Após a percepção e identificação dos sons dos objetos utilizados, solicitar aos alunos que escolham um objeto de seu material (estojo, canetas, caderno, mala...), e explorem bastante seu som. Após este momento, os alunos deverão se dividir em grupos, escolher uma música (de qualquer estilo - pode ser de MP3, iPod, celular), e ensaiar a canção com o grupo, procurando utilizar seu objeto como instrumento musical (acompanhando a música). Após o ensaio, as equipes deverão realizar uma apresentação para toda a turma.
Atividade 2: Nesta atividade assista com os alunos o trabalho do grupo Stomp. O grupo Stomp surgiu na Inglaterra e seu trabalho se destaca pela composição rítmica. O que torna muito interessante o trabalho do grupo é o fato de que eles interpretam suas músicas usando somente som de objetos e do próprio corpo.
Vídeo 3: Stomp –Stomp Out Loud (3:48)
http://www.youtube.com/watch?v=Zu15Ou-jKM0
Neste vídeo o grupo apresenta um trabalho musical com muitas variações rítmicas explorando vários tipos de materiais sonoros como galões, tampas de latões, vassouras, entre outros.
Após apreciar o trabalho do grupo Stomp, os alunos, utilizando-se de objetos como: baldes, potes, latas, carteiras, cadeiras, deverão realizar uma exploração rítmica, ou seja, deverão criar uma música somente com ritmos. Esta exploração se dará na forma de apresentação, e deverão constar os seguintes elementos: intensidade (variar a força com que o som vai ser executado, momentos fortes e fracos, na música chamamos isto de dinâmica) e percepção rítmica (estar atento ao ritmo que o grupo está tocando, podendo realizar algumas variações contanto, que não perca a base rítmica).
Neste tipo de atividade é necessário disponibilizar tempo em sala de aula para o ensaio. Logo depois, pode-se iniciar a apresentação de cada grupo. Importante aqui que cada integrante do grupo faça um solo durante a apresentação. O ritmo pode ser criado por cada grupo.
Como sugestão para esta atividade é importante que um aluno mantenha a base com o ritmo que vai comandar toda execução musical. Pode-se também usar a gravação de músicas que tenham ritmos bem marcados, como por exemplo o RAP e o PopRock.
Atividade 3: Para esta atividade os alunos deverão assistir o vídeo abaixo, que aborda a exploração dos sons e a organização sonora de escala musical em objetos.
Este recurso mostra o estudo de frequência de materiais aonde geram notas musicais, originando as escalas musicais. Observa-se que a medida que a água é colocada nas garrafas o som fica mais grave, ou seja, quanto mais água colocada na garrafa o som parte do agudo para o grave, desta forma, é possível fazer uma escala musical. Interessante que estes conceitos que o vídeo apresenta são a base para construção de instrumentos musicais. O Luthier (aquele que constrói instrumentos musicais de forma artesanal) ao construir um instrumento, pesquisa no material que utiliza a sua sonoridade. Importante também ressaltar a relação com o conhecimento matemático, no que se refere as proporções.
Professor, nesta atividade a proposta é construir com os alunos um monocórdio, tocar e explorar as frequências sonoras, identificando melodias. Formem grupos de 2 a 4 alunos e construam o monocórdio em sala de aula. Para a construção será necessário:
1. Uma tábua de aproximadamente 80cm de comprimento, 10cm de largura e 5cm de espessura;
2. 2 ganchos com rosca;
3. 2 cantoneiras de metal;
4. Um cavalete móvel.
A montagem do monocórdio deve ser feita conforme as ilustrações abaixo:
Disponível em http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/matematica_musica/cap1.htm acessado em 25/05/12
Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172002000200008 acessado em 25/05/12
OBS: a corda deve ficar bem esticada para a produção do som, não pode estar frouxa.
Após confeccionado o monocórdio segue a exploração do instrumento. Os alunos devem tocar melodias conhecidas por eles, procurando ser fiel à música escolhida. Veja o exemplo a seguir de uma melodia tocada no monocórdio.
http://www.youtube.com/watch?v=MLFuUsdV6PM
Descrição: este vídeo mostra a música Asa Branca sendo tocada por um professor no monocórdio.
Nome | Tipo |
---|---|
Luthier de Proporções | Vídeo |
Como recurso complementar sugerimos o vídeo: Objetos Sonoros.
http://www.youtube.com/watch?v=ng_lJrDHJik&feature=youtube_gdata_player
Este vídeo mostra as obras produzidas pelo artista plástico Tadeu Bittencourt feita de canos de pvc e buzinas de bicicletas colocadas em praças publicas de blumenau em 2005.
Busca-se com este trabalho a compreensão das formas de compor, utilizando-se de sons diversos e musicais, bem como a prática instrumental. Deverá ser desenvolvida em todo o processo do trabalho por meio da apropriação prática e teórica.
Instrumentos: pesquisa, trabalho individual e em grupo.
Critérios: a cada atividade a avaliação ocorrerá durante o processo de construção. Na atividade 1 deverá ser avaliado a percepção dos sons presentes na música e se o aluno identificou as propriedades do som nos sons coletados e listados. Na atividade 2 será priorizado o trabalho de pesquisa sonora em objetos em que o aluno transformará estes em instrumento musical. Envolve também a análise do aluno sobre a prática instrumental, pelo qual o aluno executará uma composição rítmica com seu instrumento musical alternativo. Na atividade 3 o aluno deverá aplicar o conceito de duas propriedades do som, a altura quando for identificar os sons graves e agudos e a duração do som e pausas ao tocar.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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01/07/2012
Quatro estrelasGostei muito e vou usa-la em minhas aulas para musicalização no Ensino Médio.
19/06/2012
Cinco estrelasMuito bom. Não vejo a hora de experimentar esta idéia. Acho que vai ser muito legal. Roséli