Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os sons nas composições musicais

 

18/06/2012

Autor y Coautor(es)
JACKSON CESAR DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • reconhecer os diversos sons do cotidiano usados em composições de músicos brasileiros; 
  • identificar os elementos de uma composição musical;
  • compreender a forma de compor uma obra musical usando elementos da música e de diversos sons.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Física (elementos do som), Biologia (aparelho auditivo) e História da Arte (Arte Contemporânea).

Estratégias e recursos da aula

Professor, para iniciar esta aula será necessário a utilização de multimídia ou outro recurso que possibilite visualizar o vídeo a seguir (caso não tenha esta possibilidade, esta aula poderá ter início no laboratório de informática). Convide os alunos a assistirem e observarem o vídeo a seguir:

Imagem do vídeo John Cage

Título: 4:33

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gN2zcLBr_VM&feature=related

Descrição:  vídeo da música de John Cage com o título 4:33. Este vídeo mostra a interpretação da composição de John Cage pelo pianista onde se observa a reação do público aos movimentos realizados por ele durante a execução da música.

Em seguida o professor poderá realizar os seguintes questionamentos:

  • Para você, isto é música?
  • Como pode um piano não soar notas e ser música?

 

Professor explique aos alunos que para compreendermos o que é música precisamos entender como que ela é constituída de sons e silêncios. Esta composição de John Cage serve para mostrar que o silêncio não é absoluto, ele se constitui junto com a sonoridade do ambiente.

No Brasil, compositores como Hermeto Pascoal, Tom Zé, Egberto Gismonti, Grupo UAKTI, entre outros, utilizam em suas composições musicais vários elementos sonoros. Por exemplo, podemos citar o arranjo musical elaborado pelo grupo UAKTI para a música composta por Heitor Villa-Lobos - o Trenzinho Caipira - com instrumentos criados por eles. UAKTI é um grupo musical mineiro que constroem instrumentos musicais com canos de P.V.C, bambu, cana, borracha, entre outros. Ouça com os alunos a interpretação do grupo e solicite que percebam como representam o movimento do trem.

UAKTI

Título: UAKTI –O Trenzinho Caipira (4:23)

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=f_J4A7RNg2g&feature=youtube_gdata_player

Descrição: o vídeo demonstra a execução musical da música de Villa-Lobos, Trenzinho Caipira, pelo grupo UAKTI, utilizando-se de instrumentos musicais alternativos criados por eles.

atividade

 

Atividade 1: Para realizar esta atividade os alunos deverão assistir aos seguintes vídeos:

Vídeo 1: Hermeto Pascoal Música na lagoa

http://www.youtube.com/watch?v=06Qm-Z5OsHw

Neste vídeo Hermeto Pascoal interpreta uma de suas músicas dentro de um lago, utilizando instrumentos musicais e outros objetos sonoros. Este vídeo possibilitará ao professor trabalhar com a percepção dos sons e identificação deles. Sugere-se que o aluno faça uma lista da sequência de sons que foram usadas nesta composição musical e depois apresente à classe, descrevendo esta sequência e aplicando as propriedades do som, ou seja, em cada som reconhecer o timbre e identificar se é forte ou fraco, grave ou agudo e curto ou longo.

Vídeo 2: Tom ZéO Esmeril

http://www.youtube.com/watch?v=ZY5ietRjR-w

Neste vídeo o músico e compositor Tom Zé faz uma apresentação de suas músicas junto com sua banda e, no decorrer da execução, musical ele toca o instrumento agogô em um esmeril, acompanhado pela banda.

Este vídeo possibilitará ao professor trabalhar com alunos a identificação de objetos que se tornam sonoros na execução musical. Importante salientar que os objetos que são colocados na música são explorados pelos músicos de forma a se incorporarem dentro da composição, para isto exige-se estudo da sonoridade do objeto.

Após a percepção e identificação dos sons dos objetos utilizados, solicitar aos alunos que escolham um objeto de seu material (estojo, canetas, caderno, mala...), e explorem bastante seu som. Após este momento, os alunos deverão se dividir em grupos, escolher uma música (de qualquer estilo - pode ser de MP3, iPod, celular), e ensaiar a canção com o grupo, procurando utilizar seu objeto como instrumento musical (acompanhando a música).  Após o ensaio, as equipes deverão realizar uma apresentação para toda a turma.

Atividade 2: Nesta atividade assista com os alunos o trabalho do grupo Stomp.  O grupo Stomp surgiu na Inglaterra e seu trabalho se destaca pela composição rítmica. O que torna muito interessante o trabalho do grupo é o fato de que eles interpretam suas músicas usando somente som de objetos e do próprio corpo.

Vídeo 3: Stomp Stomp Out Loud (3:48)

http://www.youtube.com/watch?v=Zu15Ou-jKM0

Neste vídeo o grupo apresenta um trabalho musical com muitas variações rítmicas explorando vários tipos de materiais sonoros como galões, tampas de latões, vassouras, entre outros.         

Após apreciar o trabalho do grupo Stomp, os alunos, utilizando-se de objetos como: baldes, potes, latas, carteiras, cadeiras, deverão realizar uma exploração rítmica, ou seja, deverão criar uma música somente com ritmos. Esta exploração se dará na forma de apresentação, e deverão constar os seguintes elementos: intensidade (variar a força com que o som vai ser executado, momentos fortes e fracos, na música chamamos isto de dinâmica) e percepção rítmica (estar atento ao ritmo que o grupo está tocando, podendo realizar algumas variações contanto, que não perca a base rítmica).

Neste tipo de atividade é necessário disponibilizar tempo em sala de aula para o ensaio. Logo depois, pode-se iniciar a apresentação de cada grupo. Importante aqui que cada integrante do grupo faça um solo durante a apresentação. O ritmo pode ser criado por cada grupo.

Como sugestão para esta atividade é importante que um aluno mantenha a base com o ritmo que vai comandar toda execução musical. Pode-se também usar a gravação de músicas que tenham ritmos bem marcados, como por exemplo o RAP e o PopRock.

Atividade 3: Para esta atividade os alunos deverão assistir o vídeo abaixo, que aborda a exploração dos sons e a organização sonora de escala musical em objetos.

 

 

Este recurso mostra o estudo de frequência de materiais aonde geram notas musicais, originando as escalas musicais. Observa-se que a medida que a água é colocada nas garrafas o som fica mais grave, ou seja, quanto mais água colocada na garrafa o som parte do agudo para o grave, desta forma, é possível fazer uma escala musical. Interessante que estes conceitos que o vídeo apresenta são a base para construção de instrumentos musicais. O Luthier (aquele que constrói instrumentos musicais de forma artesanal) ao construir um instrumento, pesquisa no material que utiliza a sua sonoridade. Importante também ressaltar a relação com o conhecimento matemático, no que se refere as proporções.

Professor, nesta atividade a proposta é construir com os alunos um monocórdio, tocar e explorar as frequências sonoras, identificando melodias. Formem grupos de 2 a 4 alunos e construam o monocórdio em sala de aula. Para a construção será necessário:

1.    Uma tábua de aproximadamente 80cm de comprimento, 10cm de largura e 5cm de espessura;

2.    2 ganchos com rosca;

3.    2 cantoneiras de metal;

4.    Um cavalete móvel.

A montagem do monocórdio deve ser feita conforme as ilustrações abaixo:

monocórdio

Disponível em http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/matematica_musica/cap1.htm acessado em 25/05/12

monocordio2

Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172002000200008 acessado em 25/05/12

 

OBS: a corda deve ficar bem esticada para a produção do som, não pode estar frouxa.

Após confeccionado o monocórdio segue a exploração do instrumento. Os alunos devem tocar melodias conhecidas por eles, procurando ser fiel à música escolhida. Veja o exemplo a seguir de uma melodia tocada no monocórdio.

 

monocordio3

http://www.youtube.com/watch?v=MLFuUsdV6PM

Descrição: este vídeo mostra a música Asa Branca sendo tocada por um professor no monocórdio.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Luthier de Proporções Vídeo
Recursos Complementares

Como recurso complementar sugerimos o vídeo: Objetos Sonoros.

http://www.youtube.com/watch?v=ng_lJrDHJik&feature=youtube_gdata_player

Este vídeo mostra as obras produzidas pelo artista plástico Tadeu Bittencourt  feita de canos de pvc e buzinas de bicicletas colocadas em praças publicas de blumenau em 2005.

Avaliação

Busca-se com este trabalho a compreensão das formas de compor, utilizando-se de sons diversos e musicais, bem como a prática instrumental. Deverá ser desenvolvida em todo o processo do trabalho por meio da apropriação prática e teórica.

Instrumentos: pesquisa, trabalho individual e em grupo.

Critérios: a cada atividade a avaliação ocorrerá durante o processo de construção. Na atividade 1 deverá ser avaliado a percepção dos sons presentes na música e se o aluno identificou as propriedades do som  nos sons coletados e listados. Na atividade 2 será priorizado o trabalho de pesquisa sonora em objetos em que o aluno transformará estes em instrumento musical. Envolve também a análise do aluno sobre a prática instrumental, pelo qual o aluno executará uma composição rítmica com seu instrumento musical alternativo. Na atividade 3 o aluno deverá aplicar o conceito de duas propriedades do som, a altura quando for identificar os sons graves e agudos e a duração do som e pausas ao tocar.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Inez, ETEC MAM , São Paulo - dijo:
    maigalky@yahoo.com.br

    01/07/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito e vou usa-la em minhas aulas para musicalização no Ensino Médio.


  • Roseli Safons do Couto, ESC EST ENS FUN SENADOR GETULIO VARGAS , Rio Grande do Sul - dijo:
    roselisafons@gmail.com

    19/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom. Não vejo a hora de experimentar esta idéia. Acho que vai ser muito legal. Roséli


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.