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Tribos em nossa região: um estudo sobre Cultura Indígena - Iniciação à Pesquisa Científica

 

02/07/2012

Autor y Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre a Cultura Indígena, usando a metodologia de pesquisa, em caráter de iniciação científica;
  • Identificar e conhecer algumas tribos indígenas da sua região, ou próximas a ela;
  • Identificar e compreender a influência da cultura indígena na sua região;
  • Socializar percepções  e conhecimentos com alunos de outras escolas, por meio de recursos da internet;
  • Dialogar sobre a questão da discriminação e exclusão histórica da cultura indígena dos conteúdos de ensino escolares com base na Lei 11.645/2008.
Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos/ Total: 600 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre o tema em estudo.

Estratégias e recursos da aula

Momento inicial: um convite à pesquisa

1. A realização desse projeto demanda um trabalho coletivo de professores de escolas inseridas em diferentes cidades e regiões do Brasil. O professor proponente deve fazer contato prévio com seus colegas de outras cidades (parceiros) fazendo-os um convite à pesquisa. O tema, Cultura Indígena em nossa região, deve ser justificado a partir da pertinência da implementação da Lei 11.645/2008 no contexto escolar. Para conhecer ou saber mais sobre a referida lei, clique na figura abaixo:

 

imag cultura-indigena-1

Fonte da imagem: Google Imagens (clique aqui para acessar link), acesso em 17/04/2012.

Sugestões de sites sobre discussão da Lei 11.645/2008:

http://www.historiagora.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=79, acesso em 17/04/2012

http://www.afroeducacao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74&Itemid=94, acesso em 17/04/2012

2. Após o aceite de outras escolas para realização de uma parceria (duas  ou mais escolas), é necessário que os professores elaborem conjuntamente uma sequência didática (inicialmente a troca de emails pode atender a interação docente) e, em seguida, apresentem e discutam com os alunos de suas respectivas turmas os objetivos e a metodologia a serem usados no projeto.

3. Segue abaixo eixos de discussão que deverão ser considerados na apresentação da proposta aos alunos:

  • O objetivo da  pesquisa é aprofundar os conhecimentos acerca  da história da sua região, em especial no que concerne a identificação da Cultura Indígena presente na cidade (ou em suas proximidades).

  • O processo de comunicação entre as turmas ocorrerá via mensagens enviadas através de uma comunidade a ser criada para esse fim em uma rede social tal como Facebook, Orkut, por exemplo.

 

Atividade 1 - Criação da comunidade virtual

1. No laboratório de informática, o professor deve ensinar os alunos como criar um comunidade virtual com o uso do data show, mostrando aos alunos todos os passos necessários: desde o cadastro no site escolhido até a definição do nome da comunidade. Nesse momento, é preciso decidir o nome da comunidade. O nome pode ser: Cultura Indígena na região: existem tribos por aqui?

Obs: O professor também poderá designar uma turma que deverá se responsabilizar pela criação da comunidade. Essa turma poderá ser denominada como moderadora e, não necessariamente, precisa ser a turma do professor proponente.

Para que o professor não tenha dúvidas de como orientar os alunos na criação da comunidade virtual, assista ao vídeo abaixo e acesse os links na sequência:

Sugestão de vídeo que mostra como criar uma comunidade virtual (clique na imagem para assistir o vídeo):

tutorial comunid http://www.youtube.com/watch?v=XsSKwJg2iGs, acesso em 17/04/2012.

Sugestões de sites com tutoriais para criação de comunidade:

http://support.google.com/orkut/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=16605, acesso em 17/04/2012

http://guiadicas.net/criar-comunidade-no-orkut/, acesso em 17/04/2012

Sugestões de sites que hospedam comunidades:

orkut face comunidade

 http://www.orkut.com, acesso em 17/04/2012

 http://www.facebook.com/comunidades.net, acesso em 17/04/2012.

 

Atividade 2 e 3: O que iremos pesquisar?

1. Nessa etapa, por meio de uma enquete os alunos apresentarão seus conhecimentos prévios em relação à Cultura Indígena em sua região. O professor também pode elaborar uma segunda enquete para identificar o conhecimento dos seus alunos sobre cultura indígena de maneira geral (ex: noção sobre nomes de tribos, comida típica, etc.). O interessante dessa atividade é que, após socializar os resultados da (s) enquete (as) com os alunos das escolas parceiras, todos saberão quem já conhece o tema e o quanto os colegas sabem sobre ele.

Sugestões de sites para criação de enquetes:

http://www.enquetes.com.br/, acesso em 17/04/2012.

http://www.criarenquete.com.br/, acesso em 17/04/2012.

O professor deverá discutir com a turma sobre os resultados da enquete, problematizando "o quanto" a turma conhece sobre cultura indígena e os motivos disso. Voltar para questão da discriminação e exclusão histórica da cultura indígena dos conteúdos de ensino escolares. Momento este que pode ser apresentada a Lei 11.645/2008 também para os alunos e os motivos de sua promulgação.

Sugestões de sites que abordam valorização da cultura indígena:

http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm, acesso em 17/04/2012.

http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/os-beneficios-cultura-indigena-no-curriculo-escolar.htm, acesso em 17/04/2012.

 

Atividade 4 e 5 : Elegendo nossos problemas pela Wiki

2. Tópico 1 da Comunidade: link Wiki e roteiro de perguntas

O professor criará uma Wiki e inserir seu link na página da Comunidade da turma, para que os alunos contribuam coletivamente com produção de um texto que aborde dois pontos fundamentais para pesquisa: justificativa e perguntas problematizadoras. A Wiki é uma ferramenta para aplicações colaborativas da web que possibilita, dentre outras, a edição coletiva de conteúdos na rede (veja mais detalhes pelos links abaixo).

O primeiro será preenchido como resposta à pergunta "por que é importante pesquisar a Cultura Indígena?". O segundo ponto, será composto por algumas questões que pretendemos responder com a pesquisa (o roteiro de pesquisa), as quais, em seguida, serão complementadas pelos alunos.

Sugestões de vídeo e sites sobre informações do que é uma Wiki:

video wiki  http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c, acesso em 17/04/2012.

Acesse ainda:

http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:O_que_%C3%A9_um_Wiki, acesso em 17/04/2012.

http://www.futuroprofessor.com.br/wiki-e-ensino, acesso em 17/04/2012.

Sugestões de questões que devem ser colocadas pelo professor na Wiki:

a)  Em que ano foi construída nossa cidade? Como ocorreu esse processo?

b) Nessa época, existiam índios em nossa cidade, na região, ou próximo a ela?

Cada turma participante deverá construir um roteiro de pesquisa com as questões que deseja investigar. Para isso, o professor deverá fazer um levantamento inicial das curiosidades que os alunos apresentam em relação ao tema da Cultura Indígena e a relação com a história de sua cidade. Os alunos poderão elaborar e postar na Wiki da turma as seguintes perguntas:

Perguntas postadas na Wiki
Da constituição  até os dias atuais, em quais aspectos nossa cidade mudou?
Ao longo desse tempo, o número de habitantes aumentou ou diminuiu?

Atualmente como são as condições em que os  índios vivem em nossa cidade ou região?

As mudanças que nossa cidade vivenciou ao longo dos anos, de alguma forma foi  influenciada pela Cultura Indígena? Como?

Identifique  quais foram as produções culturais realizadas pelos indígenas de sua cidade ou região.

Essas produções culturais  influenciaram (ou influenciam) a cultura local ou regional? (Ex.: culinária, produções artísticas, etc.)

Uma forma de estimular a elaboração de questões é propor que os alunos assistam a um vídeo que aborde a relação índios e cidades.

Sugestão de vídeos:

 

 

video cult indig http://www.youtube.com/watch?v=OsgA6Dt-OCM, acesso em 17/04/2012.

Em seguida, eles deverão discutir sobre:

- As diferenças e semelhanças entre a  cidade e região em que vivem e a realidade apresentada no vídeo;

- As diferenças entre sua região e a dos colegas das escolas parceiras;

Após essa discussão, eles poderão elencar mais questões para serem pesquisadas durante o projeto.

 

Atividade 6, 7 e 8: Pesquisa com Webquest

webquest2Fonte: Google Imagens (clique aqui para acessar link), acesso em 17/04/2012.

 

1. A presente proposta de pesquisa coletiva demanda o desenvolvimento de uma Webquest com a turma. Trata-se de uma ferramenta que possibilita e facilita a pesquisa em sites na internet, de uma forma criativa e que estimula o pensamento crítico.

Sugestões de sites que explicam o que é a Webquest:

http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest, acesso em 17/04/2012.

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233, acesso em 17/04/2012.

Obs: No site acima, são oferecidas as principais informações necessárias para o uso dessa ferramenta. Sugerimos a seguir os procedimentos necessários para o seu uso:

Sugestões de site para criação de Webquest:

escolaBRhttp://www.escolabr.org/, acesso em 17/04/2012.

 

Obs: No site acima, você deve fazer um cadastro e em seguida poderá gratuitamente criar a sua webquest.

 

2. Para que a referida ferramenta funcione adequadamente, em função dos objetivos da pesquisa, os professores das turmas deverão selecionar os sites a serem pesquisados. Cada professor, por exemplo, poderá indicar uma lista com 05 (cinco) sites idôneos, que poderão ser socializados com os demais docentes envolvidos, de modo que se obtenha um rol final de sites oferecidos no contexto de pesquisa da webquest.

Cada professor terá autonomia para selecionar o site, no entanto, podem ser sugeridos critérios de seleção, que, inicialmente, poderão ser indicados pelo professor proponente, com abertura para complementações pelos demais colegas das escolas parceiras.

Abaixo segue sugestão de sites com alguns desses critérios:

http://cenpec.org.br/biblioteca/educacao/producoes-cenpec/caderno-de-orientacoes-didaticas-ler-e-escrever-tecnologias-da-educacao, acesso em 17/04/2012

Obs: Para ter acesso ao arquivo acima, basta clicar no link: Visualizar o arquivo.

Sugestões de sites com conteúdos referentes à Cultura Indígena:

http://www.bussolaescolar.com.br/culturaindigena.htm, acesso em 17/04/2012.

http://www.funai.gov.br/, acesso em 17/04/2012.

http://www.anai.org.br, acesso em 17/04/2012.

 

Sugestões de sites sobre distribuição das tribos indígenas nas regiões brasileiras:

mapa_tribos brasil

http://www.anai.org.br/povos.asp, acesso em 17/04/2012.

http://www.arara.fr/BBTRIBOS.html, acesso em 17/04/2012.

 

3. Depois de construída a Webquest, deve-se combinar com os alunos que as questões levantadas na atividade 2 serão pesquisadas mediante Webquest criada.

As questões podem ser divididas entre grupos de estudantes (máximo de 05 alunos). A partir da leitura do material, os grupos irão produzir um relatório escrito que reflita sobre as questões pelas quais ficaram responsáveis. Eles deverão também selecionar uma foto da cidade que esteja relacionada à temática pesquisada para inserir ao relatório.

4. Cada professor deverá criar e postar um tópico com o título: “Pesquisa da Cultura Indígena em nossa região”. No laboratório de informática, os grupos postarão a reflexão que produziram e a imagem da cidade e da tribo.

Obs: A pesquisa poderá ser completada com fontes que não estejam na web. Para isso, em outro momento, o professor poderá selecionar uma das estratégias para desenvolver:    a) levar materiais para sala de aula para que os alunos estudem e acrescentem reflexões ao relatório; b) caso seja possível, ir com os estudantes ao arquivo da cidade e pedir para que pesquisem a questão pela qual ficaram responsáveis.

5. No laboratório de informática, o professor deverá fazer a leitura coletiva com os alunos das reflexões postadas pela turma parceira. Nesse momento, deve-se discutir sobre as semelhanças e diferenças entre as cidades e/ou regiões das escolas participantes.

6. Ainda no laboratório de informática, cada professor criará outro tópico para que os alunos teçam pequenos comentários relacionados às impressões que tiveram sobre a cidade da turma parceira, bem como das informações referentes à questão sobre a existência de tribos indígenas na região ou mesmo nas suas proximidades geográficas.

O tópico poderá ser intitulado como: “Nosso olhar para outras cidades: a cultura indígena em [citar o nome da cidade]”.  Essa atividade poderá ser feita pelos mesmos grupos já organizados, ou individualmente. Essa opção vai depender do tempo disponível na aula subsequente para a socialização das informações. Isso, porque cada turma lerá os comentários da turma parceira, e, ainda nesta aula, o professor promoverá uma discussão sobre as impressões da turma sobre as referidas cidades das escolas parceiras.

          

Atividades 9, 10 e 11: Trabalho de campo - entrevista com antigos moradores

1. O presente projeto, ainda prevê um trabalho de campo. Cada turma participante deverá convidar antigos moradores da cidade, ou região, para entrevistá-los. Para facilitar a pesquisa, os alunos que são nascidos nas respectivas cidades e possuem parentes (avós, tio avós, etc.) que residem naquelas localidades, poderão convidar estes para a entrevista. Poderá ser feito um levantamento na turma do número de alunos que possuem familiares com este perfil.

Do contrário, o professor deverá identificar pessoas (caso necessário faça contato com pesquisadores da cidade) com o referido perfil (Ex: Ser um morador da cidade há, pelo menos, 60 anos), e fazer contato prévio para que os alunos possam enviar o convite.

O número de entrevistados não pode exceder ao número de grupos de trabalho formados durante a Atividade 3. Ex: caso tenham 05 grupos, sugerimos 05 entrevistados.

O convite poderá ser feito por meio de uma carta que explique o projeto e ressalte a importância do diálogo com uma pessoa que testemunhou as mudanças e permanências da cidade ao longo do tempo. Antes da entrevista, é importante a construção de um roteiro com as principais questões a serem abordadas. Seguem possíveis perguntas que poderão ser levantadas:

Sugestão de roteiro

Roteiro de entrevistas destinado aos moradores das cidades pesquisadas
1. Idade:____  Reside na cidade desde:_______
3. Ocorreram muitas mudanças na sua cidade? O que mudou? O que continua igual?
4. Há alguma tribo indígena nas proximidades da sua cidade ou região? Se, sim, qual(is)?
5. Você conhece algo da cultura das tribos indígenas?

 

2. Cada grupo formado ficará responsável por fazer a entrevista.

3. Como os dados obtidos, os alunos produzirão um texto coletivamente.

4. Para tanto, é necessário que seja criado pelos professores mais um tópico (devidamente intitulado) para postar o referido  texto.

5. A leitura do texto da turma parceira deverá ser mediada pelo professor, de modo a discutir e comparar os dados relativos a cada cidade.

Dica: Caso seja possível, seria interessante um trabalho de campo in lócus, ou seja, uma visita numa área indígena identificada na região. Essa atividade pode ser feita em conjunto com professores de outros conteúdos (Geografia, História, etc.) e que lecionam no mesmo ano de ensino. É possível, inclusive, que esses professores da sua escola conheçam a região escolhida, suficientemente para contribuir com essa atividade. Esse trabalho de campo enriquecerá os registros da Comunidade.

 

Atividade 12: o que aprendemos com o projeto

1. O professor deve criar mais um tópico na Comunidade, em que cada turma deverá postar comentários na perspectiva de uma avaliação sobre o que aprenderam com a pesquisa. Essa avaliação deverá ser feita de forma individual. O tópico criado poderá receber o título de: “As Descobertas sobre a Cultura indígena de nossa região”.  

2. Para orientar os alunos na elaboração da reflexão deverão ser postadas perguntas no referido tópico de avaliação. Sugerimos as seguintes:

  • Quais conhecimentos eu adquiri sobre a Cultura Indígena com a minha cidade?
  • O que eu aprendi sobre a relação da Cultura Indígena com as cidades das escolas parceiras?

 

3. Após a postagem das perguntas na Comunidade da turma, é necessário que o professor  estimule e oriente os alunos a comentarem as respostas dos colegas das escolas parceiras, de modo que eles possam questionar alguns pontos, ou ainda, esclarecer dúvidas remanescentes em relação a informações específicas das cidades dos colegas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quem são eles? [Índios no Brasil] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

1. No processo de avaliação sugerimos ainda que o professor crie mais um tópico na Comunidade da turma, orientando que os alunos respondam:

  • Como foi minha participação no projeto?
  • Que assunto da pesquisa eu mais gostei? Por quê?

 

2. Os alunos deverão dialogar com o colega de outra escola, por meio da postagem de comentários. O professor orientará que eles comentem a resposta da segunda questão acima. Assim, eles poderão dialogar com os colegas sobre os assuntos favoritos.

3. Ao final, peça aos alunos que construam um texto que discuta os aspectos comuns e diferentes entre as cidades que tiveram a possibilidade de conhecer no que diz respeito a existência da cultura indígena local. Isto permitirá que o professor avalie tanto o que o aluno conseguiu compreender da sua cidade e das outras, como, também, a habilidade de fazer relações com os dados da pesquisa.

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