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Vamos discutir a origem e a evolução da vida?

 

27/09/2012

Autor y Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Yasmin Pinheiro Vidal

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar os fundamentos de teorias sobre a origem da vida;

-Conhecer as hipóteses sobre a evolução da vida;

-Aspectos envolvidos nas posturas adotadas pela comunidade científica e igreja acerca da origem e evolução da vida. 

Duração das atividades
18 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, os alunos deverão ter conhecimento sobre o conceito de moléculas orgânicas, substâncias químicas, estrutura e organização dos seres vivos, metabolismo energético e conceitos iniciais sobre genética.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: QUAL FOI A ORIGEM DA VIDA?

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE), e serão utilizados computadores com acesso a Internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta, lápis de cor, canetinhas e cartolina. O professor deverá organizar a turma em cinco grupos e solicitar a colaboração de todos os alunos.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com o objetivo de identificar o que os alunos já conhecem sobre a origem da vida, inicialmente, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: “Como ocorreu a origem da vida?” e “Como se chegou a essas conclusões?”.

Após essa conversa introdutória, o professor apresentará aos discentes o vídeo Cosmos – Origem da vida disponível em http://www.youtube.com/watch?v=IB67Y2bxbcU&feature=fvwrel . Este objeto educacional tem duração de 4 minutos e 20 segundos e apresenta uma das vertentes sobre a origem da vida. O professor deverá orientar os alunos a observarem no vídeo as mudanças na atmosfera e nos seres vivos ocorridas durante o passar do tempo e as suas causas. Independente da vertente defendida pelos alunos na conversa introdutória, o docente deverá chamar a atenção deles para a complexidade desta temática, que se espera ter sido observada no vídeo, e justificar, assim, a diversidade de teorias elaboradas ao longo do tempo para buscar explicar a origem da vida. Nessa perspectiva, o professor deverá propor aos alunos uma verificação mais ampla dessas teorias no hipertexto Origem da Vida  disponibilizado no seguinte endereço eletrônico: http://www.planetabio.com/origem.html. Cada equipe deverá receber um tema e poderá pesquisar sobre este tanto no hipertexto como nos links sugeridos abaixo:

1.     Teoria Criacionista

http://www.infoescola.com/filosofia/criacionismo/

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/criacionismo.htm

 

2.     Teoria de Haldane e Oparin e Miller

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/a-hipotese-oparin-haldane.htm

http://www.alunosonline.com.br/biologia/teoria-de-oparin-e-haldane.html

 

3.     Teoria de Francesco Redi

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/experimentos-redi.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origem-da-vida/experimentos-de-redi.php

 

4.     Teoria de Needham Spallanzani

http://vivendociencias.blogspot.com.br/2008/09/needham-e-spallanzani.html

http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/experimentos_de_redi_spallanzan_pasteur/

 

5.     Teoria de Pasteur

http://www.brasilescola.com/biologia/louis-pasteur.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/os-experimentos-pasteur.htm

* Todos os sites tiveram acesso em 27/junho/2012.

A partir da pesquisa desenvolvida nos sites e no hipertexto e o esclarecimento de possíveis dúvidas com o professor acerca desses temas, cada equipe irá elaborar um painel que explique a teoria estudada, este deverá ser ilustrado com desenhos, imagens ou fluxogramas. As equipes, com o auxílio do professor, deverão construir no quadro uma linha do tempo utilizando os painéis confeccionados e observar os avanços e mudanças dos pensamentos e fatos ocorridos ao longo dos anos relacionados à origem da vida.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos realizarão a atividade proposta. Eles poderão sentir dificuldades em compreender, no experimento de Pasteur, o porquê de apesar dos dois frascos encontrarem-se em contato com o ar, em apenas um deles houve o surgimento de micro-organismos. Para ajudá-los a refletirem sobre isso, o docente fará os seguintes questionamentos: “Qual frasco tinha maior contato com o ar? Neste frasco, houve desenvolvimento de alguma forma de vida? Será que o formato do frasco possui alguma influência com o aparecimento de micróbios?”. Espera-se que os discentes possam concluir que os micro-organismos estavam presentes no ar. No frasco de maior contato se desenvolveram algumas formas de vida, já nos frascos de longo gargalo, que funcionava como um filtro, retendo a poeira e os micro-organismos, impedindo-os de entrar em contato com o interior do frasco, consequentemente, nada apareceu.

 

DISCUSSÃO:

Os alunos apresentarão para o restante da turma e o professor as teorias da origem da vida utilizando os painéis confeccionados anteriormente. Após as apresentações, o professor conduzirá uma discussão entre os alunos sobre a contribuição dos estudos de Pasteur a partir do seguinte questionamento: “Além de acabar de vez com a geração espontânea, quais outros benefícios Pasteur trouxe para a sociedade após a realização dos seus experimentos? Expliquem”. Com este tema, os alunos devem perceber, por exemplo, a influência de Pasteur na indústria de alimentos e na diminuição de infecções, com a esterilização de objetos cirúrgicos. 

 

SISTEMATIZAÇÃO

Para formalizar o conteúdo, o professor deverá escrever na lousa algumas frases incompletas sobre teoria da origem da vida e solicitar a ajuda dos alunos para preencher os espaços vazios, na medida em que as frases estiverem sendo completadas, o docente revisará com os alunos o conteúdo estudado. Seguem abaixo sugestões de frases:

- A base da abiogênese é ________________________________ , diferentemente da ___________.

- Segundo Oparin e Haldane, a atmosfera primitiva era composta por _________ , __________, ___________ e _____________.

- Os primeiros seres vivos que surgiram na Terra eram ________________.

- Stanley Miller fez uma simulação da hipótese de _______________ , que se baseava em __________________________________________ .

- Francesco Redi defendia a hipótese ___________________ , o seu experimento explicava ____________________________ .

- Spallanzani conclui que o experimento de Needhan estava equivocado porque _______________________________________________ .

- A experiência de Pasteur derrubou definitivamente a ___________________ , pois a partir do seu experimento que se baseava em _________________________________________ , foi possível explicar _________________________ . 

 

ATIVIDADE 2: COMO NÓS EVOLUÍMOS?

INSTRUÇÕES INICIAIS:

Esta atividade ocorrerá inicialmente no laboratório de informática educativa (LIE), e serão utilizados caderno para anotações,caneta, lápis e computadores com acessoà Internet (navegadores indicados: Internet Explorer,Chorme ou Firefox). Este acesso possibilitará a visualização do hipertexto Evolução - evolucionistas que apresenta as principais teorias sobre a evolução da vida e está disponível para download na página do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11150. O professor deverá dividir a turma em cinco novos grupos.

 

2.1 O QUE EU SEI SOBRE A EVOLUÇÃO DA VIDA?

Inicialmente, o professor deverá lembrar aos alunos que a atividade anterior abordou a origem da vida, e que esta dará continuidade ao assunto tratando agora da evolução, a partir do seguinte questionamento: “Vocês sabem como a vida dos seres vivos chegou à fase atual?”. 

 

2.2 O QUE DIZEM SOBRE A EVOLUÇÃO DA VIDA

Com o intuito de prover os alunos com informações suficientes para a elaboração de uma apresentação artística, que deverá conter a compreensão deles acerca de todo o conteúdo já formalizado a respeito da evolução da vida, o docente deverá disponibilizar o vídeo A Evolução da Vida na Terra em 1 minuto! , disponível em http://www.youtube.com/watch?v=G_AzIkYFdCo

Ressalta-se que os alunos deverão observar, no vídeo, as mudanças quanto às características físicas e habilidades motoras dos seres vivos ao longo do tempo (recomenda-se que o vídeo seja reexibido mais de uma vez, caso os alunos não consigam perceber imediatamente as características evolutivas apresentadas). 

Após a visualização do objeto educacional proposto, alunos e professor deverão comparar as características evolutivas contidas no vídeo com as que foram ditas pelos alunos na conversa introdutória desta atividade. 

Em seguida, com o intuito de instigar os alunos a refletirem sobre a evolução da vida, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: “Como se explica a variedade de seres vivos existentes em nosso planeta?”, “Será o homem realmente um ancestral do macaco?”, “Por que as espécies mudaram ao longo dos anos?”, “Vocês já ouviram falar em teoria evolucionista? Qual?”.

Nesse momento, os alunos deverão pesquisar mais sobre essas teorias evolutivas no hipertexto proposto, Evolução - evolucionistas, como também em links da internet.  

 

 

 

 

Seguem abaixo os temas e as fontes de pesquisa:

1.Teoria de Darwin:

http://www.infoescola.com/evolucao/selecao-natural/

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao17.php

 

2. Teoria de Lamarck Lei do uso ou desuso:

http://biologiafacil.wordpress.com/2009/05/13/as-ideias-de-lamarck/

http://lamarckismo.blogspot.com.br/2008/01/lei-do-uso-e-do-desuso-os-seres-vivos.html

 

3. Teoria de Lamarck Lei da transmissão dos caracteres adquiridos:

http://biologiafacil.wordpress.com/2009/05/13/as-ideias-de-lamarck/

http://www.algosobre.com.br/biologia/as-ideias-de-lamarck.html

 

4. Teoria de Lamarck Teoria de Darwin:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao14.php

http://dicasdeciencias.com/2010/03/06/lamarck-e-darwin/

http://darwinistas12.blogspot.com.br/2008/03/mas-afinal-qual-diferena-entre-as.html

 

5.Teoria Sintética da evolução:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/teoria-sintetica-da-evolucao.php- Teoria Sintética da evolução.

http://www.infoescola.com/biologia/teoria-moderna-da-evolucao/

*Todos os sites tiveram acesso em21/maio/2012

 

2.3 MONTANDO UMA PEÇA TEATRAL

Os grupos irão organizar uma peça teatral baseando-se na teoria a qual ficaram responsáveis por explorar nas fontes de pesquisa disponibilizadas. Cada grupo deverá expor o princípio e exemplos relacionados ao seu assunto. Todos os alunos deverão participar. Sugere-se um período de 20 dias para criação do roteiro teatral e ensaios. Seguem abaixo dicas para a elaboração do roteiro de peça teatral:  

http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2010/02/como-fazer-uma-peca-de-teatro-pra.html.

Depois da criação do roteiro e dos ensaios, a peça deverá ser apresentada ao professor (se possível, a outros professores que discutam esse assunto com seus alunos) e ao restante dos alunos na sala de aula. A peça também poderá ser apresentada na semana cultural do colégio, caso esteja adequada ao tema do evento. Após as apresentações das peças teatrais, o docente deverá propor um debate entre os presentes sobre a contribuição de uma das teorias da evolução para uma área de conhecimento em expansão nas últimas décadas, a partir do seguinte tema: “Qual a importância da descoberta da Teoria Sintética para a ciência genética? Explique-a”.

 

ATIVIDADE 3: DISCUTINDO UM TEMA POLÊMICO

INSTRUÇÕES INICIAIS:

Esta atividade se desenvolverá na sala de aula, laboratório de informática educativa (LIE) e em espaços extrassala. Os alunos precisarão de caderno para anotações, caneta e lápis. A turma deverá manter a mesma divisão em grupos da atividade anterior. 

 

ETAPA 1: POLEMIZANDO...

Inicialmente, o professor deverá comentar com os alunos que as teorias da origem e da evolução da vida são temas polêmicos por envolverem religião e ciência e propor os seguintes questionamentos para reflexão: “Será que a crença na religião é mais forte que as comprovações da ciência?”, “Acreditar em Deus ou nos cientistas?”. Em seguida, o professor deverá disponibilizar as imagens abaixo:

                                                        Figura 1: Bíblia Sagrada                                                                                    Figura 2: Registro Fóssil                                                                    

   fd          bbg

Fonte Figura 1: http://reformados.com.br/os-dois-tipos-de-biblia/            Fonte Figura 2: http://domescobar.blogspot.com.br/2011/02/como-se-determina-idade-de-um-fossil.html

*Os sites tiveram acesso em 17/julho/2012.

Em seguida, o professor deverá seguir questionando os alunos: “Será mais fácil acreditar na bíblia, que narra fatos ocorridos, segundo a religião, verídicos, ou em fósseis que são registros arqueológicos de milhares e até bilhões de anos?”, “Será que os cristãos aceitam as teorias evolutivas da vida?”, “O que a ciência não consegue explicar?”, “Será que os cientistas acreditam nas teorias divinas?”, “O que vocês conhecem sobre esta polêmica?”. 

Após as respostas dos alunos, o docente deverá apresentar o vídeo Igreja admite que a teoria de Darwin é verdadeira, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=yc6vamoj_p4,e explorar este objeto educacional através dos seguintes questionamentos:“O que aconteceu para a Igreja começar a aceitar as ideias de  Darwin?”, “Será que este foi o primeiro passo para a Igreja aceitar definitivamente as teses cientificas sobre a origem da vida?”.

 

ETAPA 2: REALIZANDO UMA ENTREVISTA

Após o debate, o professor deverá propor aos alunos a realização de uma entrevista com os professores da escola sobre a origem e a evolução da vida. O intuito dessa entrevista é conhecer a opinião de pessoas que tem certo conhecimento formalizado acerca do tema, como por exemplo, professores de biologia e filosofia e de pessoas que teoricamente não estudaram de forma mais aprofundada o tema, buscando saber: “Será que as pessoas que estudaram formalmente sobre o assunto acreditam apenas na teoria científica?”. A entrevista deverá ser feita com os professores da própria escola, como também de escolas próximas. Cada grupo deverá entrevistar no mínimo dez pessoas.  Seguem sugestões de questionamentos a serem propostos aos entrevistados:

- Como surgiu a vida na terra?

- Você acredita mais na teoria divina ou na teoria cientifica sobre o surgimento da vida?

- Como surgiu o homem?

- Você conhece alguma teoria evolutiva? Quais são os princípios desta teoria? 

- Você acredita nela(s)?

Os alunos terão dez dias para realizarem as entrevistas. E deverão organizar os seus dados em planilhas e gráficos no Google Docs, disponibilizando, assim, sua pesquisa para o restante dos alunos da turma. Para isso, o professor deverá orientar os alunos a criarem uma conta no Gmail. Para esta etapa, as equipes terão 5 (cinco) dias. 

Em seguida, o docente deverá criar uma planilha para que os alunos reúnam em um só arquivo todos os dados obtidos nas entrevistas, destacando se as respostas foram dadas por professores com conhecimento formalizado ou não sobre teorias da evolução.  

Seguem abaixo as instruções para a criação de planilhas e gráficos no Google Docs:

1. Na página do Docs, clicar na opção Criar – Planilha;

2. Inserir nas células individualmente as perguntas das equipes e as três principais respostas dos entrevistados

3. Para inserir o gráfico em cada pergunta, deve-se colocar na célula apenas os números. Selecione as células que estão com os números que estarão no gráfico e clique em Inserir Gráfico;

4. No editor de gráfico, clique inicialmente em personalizar e digite o título do gráfico. Selecione a opção Coluna de gráfico;

5. Ajuste o tamanho do gráfico na planilha.

*O professor deverá mostrar aos alunos, com o uso do projetor de slides, como fazer a criação do gmail e da planilha, gráficos e documento do Google Docs.

*Lembrar que a planilha deve ser compartilhada com os emails cadastrados da turma no gmail, para que, assim, todos possam colocar seus dados e expor os gráficos.

O gráfico em colunas deve representar as respostas obtidas na entrevista. Os dados das equipes deverão ser reunidos e organizados antes da criação dos gráficos, de forma que cada gráfico apresente os resultados de uma só pergunta. Observe um exemplo na figura abaixo:

Figura 3: Gráfico com os dados

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Fonte: Criação do autor

 

ETAPA 3: ANALISANDO E DISCUTINDO RESULTADOS DA ENTREVISTA

Após a construção e apresentação dos gráficos, o professor deverá discutir os resultados com os alunos, buscando identificar o que pensam as pessoas entrevistadas acerca da origem e evolução da vida e qual é a influência do conhecimento formalizado na opção pela teoria divina ou científica. Em seguida, cada um dos alunos deverá escrever um texto, com no mínimo 10 linhas, expondo suas opiniões acerca da origem e evolução da vida, anteriores e posteriores às discussões desenvolvidas ao longo das atividades desenvolvidas nessa aula, e descrevendo ainfluência da mídia, da escola e da igreja nos resultados obtidos nas entrevistas realizadas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Evolução - evolucionistas Hipertexto
Recursos Complementares

 

Sugestões de links para alunos

Como escrever uma peça de teatro

http://www.comofazertudo.com.br/como-escrever-uma-pe%C3%A7-de-teatro Acesso 31/maio/2012

 

Vídeo: Charles Darwin

http://www.youtube.com/watch?v=iyYkn6TcrSE Acesso 19/junho/2012

 

Filme: “A Criação” de Charles Darwin

http://www.youtube.com/watch?v=ZVj76SpbGeA  Acesso 31/maio/2012

 

Hipertexto Educacional: A História da Terra. Este hipertexto apresenta a origem e história da Terra, disponível em http://www.bioct.tecnologiadeensino.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=480F8D7D2AFC81F3012AFD5839E7279A&inline=1 Acesso 31/maio/2012

 

Sugestões de links para professores

Tutorial:
Como criar um email no Gmail -
http://www.comocriar.net/como-criar-um-email-no-gmail Acesso 31/05/2012


Google Docs -
http://www.youtube.com/watch?v=zcCyxJG0o6g Acesso 31/05/2012


Planilha Google Docs -
http://www.youtube.com/watch?v=EkkSRfCByJs Acesso 31/05/2012

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

 

Notícia:

“Professor deve usar plano de aula como guia, permanecendo atento aos imprevistos”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=130 Acesso 31/05/2012

 

“Celso dos Santos Vasconcellos fala sobre planejamento escolar”

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/planejar-objetivos-427809.shtml Acesso 31/05/2012

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam os fundamentos sobre a origem da vida a partir da elaboração do painel e da construção da linha do tempo. Já na atividade 2, o professor poderá averiguar se os alunos compreenderam os princípios das teorias da evolução da vida através do roteiro e apresentação da peça teatral. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os alunos compreenderam os aspectos relacionados às posturas da igreja e da comunidade científica acerca da origem e evolução da vida.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniones

  • Ana Maria Pinto, Sec Estadual de Educação -Colégio Dom Abel - SPL , Goiás - dijo:
    anapinto54@hotmail.com

    25/08/2014

    Cinco estrelas

    Nossa, adorei, sou professora de Biologia no estado de Goiás e me ajudou bastante em aplicar nas minhas aulas, estava sem estratégias para trabalhar, porque os alunos são muito desinteressados. Obrigada e um abraço a todos voces...


  • Francisca Eliane Diniz Araújo, EEFM PROF ANTONIO MARTINS FILHO , Ceará - dijo:
    f.diniza@gmail.com

    29/09/2012

    Três estrelas

    Muito boa.Bem direcionada.


Sem classificação.
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