Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


AMPLIAÇÃO DOS CONCEITOS ESPONTÂNEOS DAS CRIANÇAS – animais, um jogo simbólico

 

03/09/2009

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro;Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar animais pelas características destes seres; desenvolver a habilidade de representar os animais utilizando a linguagem gráfica e simbólica.

Faixa etária: 5 anos.

Duração das atividades
As atividades serão divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento das características necessárias para a identificação dos animais.
Estratégias e recursos da aula
           

Atividade 1 – Brincar com as características dos animais

 Obs.  O professor introduz o conteúdo em forma de pequenas histórias dramatizadas.

1º momento – O professor destaca a característica: os animais se locomovem para buscar seu alimento e:
• solicita que as crianças escolham um animal de sua preferência;
• inicia a história e as crianças fazem a dramatização com base nessa característica

2º momento – O professor destaca a característica: os animais reagem ao ambiente fazendo sinais, se locomovendo, atacando e se defendendo. Em seguida:
• solicita que as crianças escolham um animal de sua preferência;
• inicia a história e as crianças fazem a dramatização com base nessa característica.

3º momento – O professor destaca a característica: os animais se reproduzem: nascem da barriga; do ovo; ou por desmembramento de uma parte do corpo do seu semelhante. Depois:
• solicita que as crianças escolham um animal de sua preferência;
• inicia a história e as crianças fazem a dramatização com base nessa característica.

Obs. A atividade 1 é desenvolvida passo a passo, cada momento se refere a uma característica do conceito de animais. As histórias são inventadas pelo professor e as crianças vão se familiarizando, de forma lúdica, com o conhecimento sobre os animais.  O professor inicia o processo de construção do conhecimento e das habilidades das crianças, destacando as características  uma a uma e as crianças  atribuem sentido ao conteúdo mediante a estratégia do jogo.

Atividade 2 – Desenhar animais orientando-se pelas suas características de identificação.

1º momento – O professor orienta o desenho de animais conforme as características destacadas na história. Nesse momento, faz a leitura das características e as crianças desenham. Como no exemplo da figura 1 e 2.

                                   

FIGURA 1 - Desenho das crianças representando a reação dos animais.

figura 2 - Desenho das crianças representando a rela ção de alimentação e de reprodução.

Atividade 3 -  Planejar uma dramatização com os animais e fazer um espetáculo.

1º momento - O professor planeja com as crianças um faz-de-conta com as características dos animais, criando uma situação pa ra ser dramatizada, como na ilustração abaixo apresentada. Nesse momento, as crianças já internalizaram as características de identificação dos animais e se orientam por elas. Planejam a dramatização incluindo essas características e fazem o jogo com elas.  Como no exemplo mostrado na galeria de fotos.

Figura 3 - Fotos de crianças brincando de animais, tomando como base as cacterísticas de identificação dos animais.

Obs. Na atividade 3 as crianças aplicam no jogo simbólico o conhecimento que aprenderam sobre animais, fazem uma síntese sem ajuda do professor.

Recursos Complementares

BRITANNICA. Os animais. Videociência. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, VHS, 1999.

  • o que é um  animal                                                                                                   
  • O que os animais precisam para viver                                                                         Videociências: os animais
  • Como os animais reagem ao meio ambiente                                                               
  • como os animais se movem
Avaliação

A avaliação será realizada da seguinte forma,  as crianças no final da aula conseguem:

a) fazer uma dramatização pelas características de identificação dos animais (sem ajuda, com ajuda, não faz de modo algum)

b) desenhar animais expressando as suas características de identificação (sem ajuda,  com ajuda, não faz de modo algum)

obs. A categoria "sem ajuda" é utilizada para as crianças que internalizaram o conhecimento das características dos animais e conseguem realizar suas atividades sozinhas sem apoio do adulto; "com ajuda" é utilizada para as crianças que conseguem realizar as atividades mas precisam de apoio do professor; "não faz de modo algum" é utilizada para as crianças que apresentam dificuldades, mesmo com apoio não conseguem fazer a atividade.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.