15/09/2009
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
a) a experimentar e diferenciar: texturas, sabores e cores.
As sensações do corpo.
Atividade 1 – Sabores, cores e texturas.
1º Momento: O professor deve preparar antecipadamente esta aula trazendo todo material a ser utilizado: liquidificador, jarra com água, recipientes para armazenar os sucos, peneira, laranja, limão, 5 cenouras, 2 beterrabas e 1 molho de espinafre. Este material pode ser combinado anteriormente com as crianças, solicitando um ingrediente por criança. Em seguida, deve questionar com as crianças: Quais cores têm as frutas e legumes que estão aqui na bacia? Quais cores têm os sucos de laranja, uva, acerola, limão? Quem já tomou suco de cenoura, beterraba? Será que podemos fazer tinta com estas frutas e legumes?
2º Momento: O professor solicita às crianças que explorem os legumes e as frutas segurando na mão, sentindo o cheiro, percebendo a textura e a forma. A cenoura é grande? Ë mole? Ë dura? A folha do espinafre é lisa? É áspera? A beterraba é mole? A laranja tem cheiro? E o limão? A laranja é igual ao limão? Em seguida o professor deve cortar a cenoura e colocar com um pouco de água dentro do liquidificador e deixar triturar, fazendo um suco bem grosso, depois deve peneirar a cenoura e separando a massa da cenoura do suco. O professor deve questionar sobre a cor do suco, e em seguida faz o mesmo com a beterraba, e o espinafre, depois faz um suco de laranja e outro de limão. Ao final terá cinco sucos de cores diferentes, laranja escuro (cenoura), vinho (beterraba), verde escuro (espinafre), verde claro (limão) e laranja claro (laranja). Durante todo o processo o docente deve indagar sobre o cheiro dos sucos e as cores.
3º Momento: O professor divide os sucos da cenoura, beterraba e espinafre em duas partes, guardando uma parte na geladeira para ser utilizado para tingir o grude. Em seguida o professor propõe fazerem sucos de cores e sabores diferentes, tendo como base a laranja e o limão. No suco de limão coloca-se muito pouco açúcar para que a criança perceba o azedo do limão. Depois dos sucos prontos, coloca-se nos copos descartáveis e a professora prova dizendo se está gostoso e convida as crianças a provarem e falarem sobre o paladar: O suco de laranja com cenoura é gostoso? É doce?
E o de limão? É doce? Azedo? Qual você gostou mais? O professor pode trazer qualquer comida salgada para sala para que as crianças provem e falem sobre outro sabor.
Suges tões: Pode se fazer suco de laranja com cenoura, suco de laranja com beterraba, suco de limão com espinafre. Também pode ser feito um bolo de cenoura com a massa que foi separada.
a) verbalizaram palavras representando as sensações e os nomes das cores;
b) incorporaram ao seu vocabulário novas palavras como: doce, azedo.
c) participaram da atividade com envolvimento;
d) esperaram a vez para experimentar os sucos e falar o que sentiram.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasexelente
24/03/2010
Cinco estrelasAmei sua aula, fiz uma parecida,mas esta está completamete incrivel, ja fico a carinha das crianças com esta aula