Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


LEITURA DE TABELA DOS BLOCOS LÓGICOS

 

04/09/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar as operações lógicas de dividir figuras geométricas por critérios de distinção e agrupar por critérios de semelhanças  para aprender a classificar.

Duração das atividades
A atividade terá a duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Identificar os atributos de cada peça do jogo
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  -  Seriar figuras geométricas com base no tamanho.

 

1º Momento: O professor deverá iniciar a aula mostrando às crianças as diversas peças dos blocos lógicos e solicitar que elas analisem cada uma para nomear as cores, as formas e as espessuras. Nesse sentido, o professor faz as seguintes perguntas:

  • Quais são as cores das figuras geométricas?
  • Quais formas observadas?
  • Quais são os tamanhos das peças?
  • Quais são as espessuras? Vocês sabem o que é espessura?


Obs.: É importante que o professor, junto às crianças, responda essas questões para jogar com a cartela com quatro linhas e três colunas. No momento do jogo com o modelo, as crianças conservam a forma, a cor e a espessura e fazem diferenciação de tamanho

Exemplo: triângulos vermelhos e finos, quadrados vermelhos e finos, retângulos vermelhos e finos.

 

2º momento - O professor organiza as crianças em duplas e as orienta para desenvolver a atividade, que consiste em fazer outras combinações com as figuras geométricas e explicar os critérios utilizados.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalia se as crianças conseguiram desenvolver as seguintes atividades:


a) reconhecer figuras com diferentes espessuras;
b) combinar os critérios para fazer os agrupamentos;
c) usar o critério adequado para fazer a distinção.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.