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Gráficos de movimento

 

19/08/2009

Autor y Coautor(es)
Dari Campolina de Onofre
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Carlos Olivieri

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Analisar e interpretar gráficos
  2. Analisar o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV) através de seus gráficos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Espaço percorrido;
  2. Velocidades média e instantânea e aceleração;
  3. Correlação entre velocidade e aceleração;
  4. Tangente no triângulo retângulo;
  5. Abscissa e ordenada;
  6. Pares ordenados.
Estratégias e recursos da aula

Para esta aula será necessário o uso do aplicativo:
http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=The_Moving_Man  já disponível abaixo.

Moving man

Observações para o professor:

  1. Peça ao aluno para acessar o simulador acima e criar os graficos com as caracteristicas pedidas abaixo e responderem às questões prévias em casa.
  2. Na aula presencial discuta as características de cada gráfico e as respostas levantadas para cada pergunta.


GRÁFICO 1

Escolha uma posição inicial -10m, velocidade de 2,0 m/s e aceleração 0.


Crie os gráficos de s x t, v x t e a x t.

a) A inclinação (ou o ângulo com a horizontal) do gráfico s x t é variável? A velocidade do objeto variou? Que conclusões podemos tirar a respeito da análise da inclinação do gráfico s x t e da velocidade?

b) Como pode ser classificado o movimento de 0 a 5s? E de 5s a 10s?

c) Como podemos interpretar o ocorrido no instante 10s nos três gráficos?

GRÁFICO 2

Escolha uma posição inicial 10m, velocidade de -2,0 m/s e aceleração 0.

Crie os gráficos de s x t, v x t e a x t.

a) A inclinação (ou o ângulo com a horizontal) do gráfico s x t é variável? A velocidade do objeto variou? Que conclusões podemos tirar a respeito da análise da inclinação do gráfico s x t e da velocidade?

b) Como pode ser classificado o movimento de 0 a 5s? E de 5s a 10s?

c) Como podemos interpretar o ocorrido no instante 10s nos três gráficos?

GRÁFICO 3

Escolha uma posição inicial -10m, velocidade de 1,0 m/s e aceleração 2 m/s2.

Crie os gráficos de s x t, v x t e a x t.

a) A inclinação (ou o ângulo com a horizontal) do gráfico s x t é variável? A velocidade do objeto variou? Como poderíamos descrevê-la? Que conclusões podemos tirar a respeito da análise das inclinações dos gráficos s x t, v x t e da aceleração?

b) Como o movimento de 0 a 4s pode ser classificado?

c) Como podemos interpretar o ocorrido no instante 4s nos três gráficos?

GRÁFICO 4

Escolha uma posição inicial 10m, velocidade de -1,0 m/s e aceleração -2 m/s2.

Crie os gráficos de s x t, v x t e a x t.

a) A inclinação (ou o ângulo com a horizontal) do gráfico s x t é variável? A velocidade do objeto variou? Como poderíamos descrevê-la? Que conclusões podemos tirar a respeito da análise das inclinações dos gráficos s x t, v x t e da aceleração?

b) Como o movimento de 0 a 4s pode ser classificado?

c) Como podemos interpretar o ocorrido no instante 4s nos três gráficos?

GRÁFICO 5

Escolha uma posição inicial 0m, velocidade de -4,0 m/s e aceleração 1 m/s2.

Crie os gráficos de s x t, v x t e a x t.


a) A inclinação (ou o ângulo com a horizontal) do gráfico s x t é variável? A velocidade do objeto foi variável? Como poderíamos descrevê-la? Que conclusões podemos tirar a respeito da análise das inclinações dos gráficos s x t, v x t e da aceleração?

b) Como o movimento pode ser classificado de 0 a 4s, e 4 a 10s?


c) Como podemos interpretar o ocorrido no instante 4s nos três gráficos?


GRÁFICO 6

Escolha uma posição inicial 0m, velocidade de 4,0 m/s e aceleração -1 m/s2.

Crie os gráficos de s x t, v x t e a x t.

a) A inclinação (ou o ângulo com a horizontal) do gráfico s x t é variável? A velocidade do objeto foi variável? Como poderíamos descrevê-la? Que conclusões podemos tirar a respeito da análise das inclinações dos gráficos s x t, v x t e da aceleração?

b) Como o movimento pode ser classificado de 0 a 4s, e 4 a 10s?


c) Co mo podemos interpretar o ocorrido no inst ante 4s nos três gráficos?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Moving man Animação/simulação
Avaliação
  1. Observação dos gráficos criados com a ferramenta e as questões respondidas.
  2. Crie um gráfico de S x t qualquer (evite a reta) e peça para a partir dele os alunos esboçarem os gráficos de V x t e a x t.
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