17/08/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
O/a aluno/a poderá desenvolver atenção e concentração e aprender a diferenciar significados de palavras sinônimas e antônimas.
É importante que os/as alunos/as consigam expressar oralmente suas ideias para que manifestem através da fala seus pensamentos sobre a temática: significação das palavras sinônimas e antônimas.
Uso de data show, notebook ou computador, CD, DVD ou pendrive.
Professor/a agende um horário na sala de vídeo utilizada para projetar as imagens, se necessário, ou providencie um espaço onde os/as participantes possam estar assentados/as em circulo, tal espaço poderá ser a própria sala de aula, a fim de realizar a atividade.
Atividade 1: Acompanhe os/as alunos/as até a sala de vídeo, a fim de apresentar as imagens/vídeos selecionadas/os.
Estando na sala de vídeo diga aos/às alunos/as que irão assistir a um vídeo, mas que precisarão prestar muita atenção nele, pois conhecerão palavras que apresentam determinadas semelhanças e diferenças.
Professor/a o vídeo indicado no link abaixo tem a duração de 1(um) minuto. É um vídeo do site "maiseducacao" e expõe sobre o significado das palavras antônimas e sinônimas.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=1Q5eyyDuvo4
Atividade 2: Professor/a discuta com os/as alunos/as sobre o vídeo que acabaram de assistir, pedindo-lhes que tentem lembrar e digam as palavras que tinham significados semelhantes ou diferentes. Enquanto isso, professor/a, liste tais palavras na lousa e faça a leitura individual e/ou coletiva com os/as alunos/as.
Atividade 3: Professor/a convide os/as alunos/as para realizarem uma brincadeira na qual utilizarão palavras com sentidos semelhantes.
Explique que um/a participante voluntário/a iniciará o jogo, dizendo o nome de um/a colega e falando alguma coisa sobre ele/ela. Por exemplo: - Ana Flávia está feliz. A menina chamada Ana Flávia deverá responder confirmando a frase através de uma palavra que seja semelhante ao que lhe foi dito: - Ana Flávia está contente. Depois, Ana Flávia escolhe outra criança e diz, por exemplo: - Maria Emília é uma menina bonita. Esta responde, dizendo: - Maria Emília é uma menina linda, e escolhe outra criança, dizendo, por exemplo: _ Vitor pulou rápido o muro. Vitor responde dizendo uma frase que tenha sentido semelhante à frase que lhe foi dita, e assim sucessivamente, até que todos/as tenham participado do jogo.
Quem não responder certo, isto é, não disser uma frase que tenha sentido semelhante poderá ficar temporariamente afastado/a da atividade, e o/a colega que o/a escolheu terá o direito de escolher outra pessoa. A atividade deverá ser realizada até que todos/as os/as alunos/as tenham sido contemplados/as ou até demonstrarem interesse em continuar.
___Será que vocês conseguem usar palavras que tenham o mesmo significado? Alguém poderia me dar algum exemplo de palavras que tenham o mesmo significado? (Aproveite este momento para dialogar com as crianças sobre o que já conhecem sobre este assunto).
Nesta atividade usaremos palavras sinônimas. Ou seja, palavras que se identificam exatamente ou aproximadamente quanto ao significado.
Para isto é necessário que tenham atenção. Quando o/a colega disser uma frase que esteja se referindo a você, imediatamente você deverá, falar a frase usando o sinônimo do atributo que lhe foi destinado. Atenção ao falar, pois não poderão repetir as palavras que já foram usadas ao elaborar a sua e também terão que ser bastante rápidos/as para criar sua frase.
Vou dar alguns exemplos para que entendam a atividade (ver exemplos citados acima).
Entenderam? Podemos começar?
Professor/a oriente os/as alunos/as a registrarem no caderno de Língua Portuguesa o nome do jogo, objetivos, instruções e algumas frases elaboradas. Escreva a frase e em seguida reescreva-a trocando a palavra destacada pel o sinônimo falado.
Faça também, se preferir, exercíci os onde corre spondam palavras e seus sinônimos, exemplo: caça palavras, palavras cruzadas, numerar de acordo.
Não se esqueça de registrar a opinião do/a aluno/a sobre a atividade realizada.
Esta atividade também poderá ser usada para trabalhar sentido contrário (antônimo) da palavra dita, coletivo, singular, plural, adjetivo, masculino, feminino. Cabe ao/à professor/a fazer uma análise do conteúdo a ser trabalho em sua sala de aula. Esta atividade poderá ser registrada em uma folha a parte, cada participante anota a frase que lhe foi dita e qual ele fez, pois após o termino será feito o registro no caderno.
Importante
Professor/a dependendo do objetivo proposto, não precisa ficar preocupado com o registro no caderno. Por exemplo, se objetivo era apenas a interação, descontração entre os pares, a atividade poderá ser feita apenas oralmente. Dê espaço para que o/as participantes avaliem a atividade. Incentive-o/as a dizerem as dificuldades encontradas.
Fotos 1- Jogo dos sinônimos e antônimos, realizado em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.
Fonte: Acervo da autora
Professor/a dê espaço para que os/as participantes avaliem a atividade. Incentive-os/as a dizerem as dificuldades encontradas.
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/09/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula, fiz com meus alunos e foi u sucesso.Eu tb acrescentei como introdução o vídeo da música "O Contrário Do Medo" Cocoricó disponível no Link:http://letras.mus.br/cocorico/1201121/ A turma adorou !!!
04/05/2012
Quatro estrelasDeus abençõe pessoas como você que fazem questão de compartilhar aulas tão interessantes.Amei!
02/03/2012
Cinco estrelasAdorei a atividade, pois sou professora de AEE e vou repassá-la para as professoras.
12/09/2011
Cinco estrelasadorei essa aula eu estava precisando muito obrigado
26/03/2011
Cinco estrelasEstes dados de aula estão excelentes, estou cursando ensino superior em letras em pleno periodo de estágio e tenho muitas duvidas quanto ao modo de fazer um plano de aula, aqui pude tirar um pouco minhas duvidas e abrir minha mente para buscar o dinamismos, a utilização de recursos que despertem a curiosidade dos alunos, alem de apromorar meus proprios conhecimentos. Vocês estão de parabens, espero entrar nosite mais vezez e tirar minhas duvidas quanto determinado conteúdo.
13/11/2010
Cinco estrelasessa aula pode ajudar algus alunos muito boa essa aula gostei muito
24/03/2010
Quatro estrelasalém de trabalhar um conteúdo que aparentemente é pura gramatica, ela trabalha a interação com os alunos
24/03/2010
Quatro estrelasMuito dinâmica essa aula, fazendo com que todos participem da atividade.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito interessante.
24/03/2010
Quatro estrelasInterativa, moderna e utiliza bem os recursos multimídias da Escola, gostei muito da forma simples como redigiu a estratégia e a forma de avaliação da aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAtividade é otima,adoramos!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta aula,,,, quem a criou está de parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelassugetões ótimas, parabéns professores. Amei ter encontrado este espaço que tanto tem me ajudado.