28/08/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer e experimentar os movimentos básicos da capoeira como esquivas, golpes e a ginga.
- Conhecer e experimentar os movimentos básicos do maculelê.
- Conhecer um pouco da história de Mestre Bimba e Mestre Pastinha.
- Reconhecer as singularidades entre a capoeira Angola e a capoeira Regional.
- Conhecer os instrumentos da capoeira e experimentar seus diferentes sons.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula
Atividade 2: Brincadeira dos passos largosEm quadra, essa brincadeira proporcionará às crianças um ensaio do movimento da ginga. A cada batida no atabaque pelo(a) professor(a) as crianças devem dar um passo largo. Em seguida o(a) professor(a) propõe que seja acrescido ao movimento o gesto das mãos de proteger o rosto.
Atividade 3: Brincadeira das esquivasMaterial: aparelho de som e CD de música de capoeira
Ainda em quadra, essa brincadeira simulará o movimento de esquiva da capoeira. Com o auxílio de um aparelho de som com música de capoeira o(a) professor(a) fará uma espécie de brincadeira de estátua. Durante a música as crianças farão movimentos livres de alusão à ginga da capoeira regional ou angola. Quando a música parar as crianças devem agachar encolhendo-se, como quem realiza uma esquiva da capoeira. Em seguida, em dupla, as crianças darão continuidade ao movimento, porém quando a música parar uma criança fará a esquiva e a outra realizará um golpe, alternando sucessivamente.
Atividade 4: Explorando o sonsMaterial: berimbau, atabaque e pandeiroNa quadra, o(a) professor(a) levará os instrumentos básicos da capoeira (atabaque, pandeiro e berimbau) para que as crianças possam experimentar os sons de cada instrumento.
Atividade 5: Makulelê com garrafa pet
Material: aparelho de som, CD de música de capoeira e garrafa pet.
Essa brincadeira proporcionará às crianças um ensaio do movimento do maculelê. Cada criança receberá um par de garrafa que serão empunhadas pela ponta como um bastão. Na quadra, a cada batida no atabaque pelo(a) professor(a) as crianças deverão bater uma garrafa na outra. Em seguida o(a) professor(a) propõe que seja acrescido ao movimento um passo largo ao movimento de batida. Em seguida, em dupla, as crianças darão continuidade ao movimento, porém ao bater com a garrafa deverão acertar a garrafa do colega, como se fossem duas espadas.
Atividade 6: A rodaMaterial: aparelho de som e CD de música de capoeira.No pátio ou na quadra da escola, o(a) professor(a) fará uma roda com as crianças e irá propor uma roda de capoeira onde as crianças, em duplas, arriscarão alguns movimentos de capoeira. Seria interessante que essa roda tivesse o auxílio de um aparelho de som com música de capoeira.
Em sala, ao final das atividades, o(a) professor(a) fará uma rodinha e realizará uma conversa sobre o que as crianças aprenderam sobre a capoeira. Como as crianças ainda estão no processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita, o próprio(a) professor(a) fará o registro escrito dos comentários dos alunos(as). Esses comentários poderão compor um cartaz que conterá também os desenhos realizados pelas crianças na aula anterior.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/04/2011
Cinco estrelasMuito beom...adorei a iniciativa da aula e de colocar-la a disposição...