28/09/2009
Eziquiel Menta, Rosangela Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
PROBLEMATIZAÇÃO:
O objetivo dessa aula é propor aos alunos maneiras diferentes de identificar informações nas narrativas cotidianas, usando como subsídio histórico, os textos de Machado de Assis, que apesar de escritos no do final do século XIX para o início do século XX, ainda tratam de assuntos muito atuais.
Atenção professor! Caso seja possível, o professor deverá trabalhar esse conteúdo em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, enfatizando a importância do autor Machado de Assis para Literatura Brasileira.Ligar esta situação com um contexto atual do aluno, como por exemplo:
Como o estudante analisa a mensagens da TV?
Conversa com seus pais sobre o que vê e ouve nos meios de comunicação?
Os pais orientam quando o programa é adequado a sua faixa etária, ou mesmo, quando determinados conceitos são considerados certos ou errado pela família?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam de:
Após a discussão, propor que eles pensem o que esses gêneros têm em comum.
Até que todos se manifestem, o professor deve instigar que eles pensem na narrativa como o ponto em comum. O fato de que todos esses gêneros contam histórias, de diferentes maneiras, mas sempre fazem narrativas. O professor deve agora apresentar aos alunos o recurso de vídeo, animado em flash:
Portal do Professor. “Noite de Almirante”, baseado na obra de Machado de Assis. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19285 acessado em 01/08/2009.
Depois da apresentação do vídeo o professor deve perguntar:
Depois de um diálogo com a turma incentive os alunos a resumirem a história contada na animação.
Apresentar para turma a obra na íntegra para que os alunos entendam que de um livro fez-se uma animação de poucos segundos de duração, e apesar dos cortes, a história foi contada de maneira que todos entenderam o acontecido.
O livro está disponível no Portal Domínio Público, no formato pdf, disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1916 acessado em 01/08/2009.
Atenção Professor! O professor poderá imprimir a sugestão apresentada. Trabalhar a leitura e diferente graus de atenção com seus alunos em sala de aula, chamando a atenção para determinados tópicos e como identificá-los no texto. Caso não seja possível imprimir cópias para os educandos, o professor pode utilizar um projetor multimídia ou um retroprojetor.
Após a apresentação do texto o professor deverá problematizar com a turma se alguém já viveu uma história parecida com o conto, ou conhece alguém que tenha passado pela mesma situação.
Outra sugestão é propor que os alunos criem outro final para história, de forma oral, baseado na vivência deles.
A intenção aqui é que o aluno pratique sua oralidade e a articulação das ideias de maneira verbal. Pode ser uma reportagem que ele viu e interessou-se, um acontecimento que vivenciou, um caso que tenha ocorrido na escola ou em sua família, enfim, qualquer histór ia.
Au la 02:
Retomando as histórias contadas na aul a anterior, o pr ofessor agora deve propor que os alunos contem essa história agora por meio de quadrinhos. Sugerimos que essa atividade seja realizada no Laboratório de informática com o software: HagáQuê.
HagáQuê O software é um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. Foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos interessantes e criativos. Para fazer download do programa acesse o site do Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, da Unicamp, preencha a ficha de cadastro, escolha a versão desejada do software para instalar em seu computador. |
Aula 03:
Depois dessas experiências em construir narrativas, os alunos irão partir de narrativas já existentes para criar um roteiro de peça de teatro. Sugerimos que sejam utilizados como base os seguintes textos de Machado de Assis:
O professor poderá fazer o download dos arquivos no Portal do Domínio Público em Machado de Assis, Obra Completa. Livros em pdf. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/machado/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=173 acessado em 01/08/2009.
A turma será dividida em 5 grupos, cada grupo responsável por um texto. Pode-se utilizar um recorte do texto, não necessariamente sendo usado o todo dele para a elaboração do roteiro da peça. O tempo sugerido para apresentação da encenção, irá variar de acordo com a duração da aula, é importante que o professor delimite em conjunto com a turma a duração das apresentações para que o grupo produza o roteiro apropriado a duração da apresentação.
Atenção, professor!
O objetivo nesse momento não é encenar, mas sim elaborar o roteiro.
Para isso, utilize a ferramenta Google Docs para criar os textos, instigando a participação de todos do grupo na composição do texto. Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar a ferramenta, sugerimos o tutorial: “Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs” . Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR acessado em 01/08/2009.
Aula 04
Após a elaboração dos roteiros os alunos deverão construir os cenários, criar os figurinos, luz e sonorização para as peças.
Os grupos deverão se subdividir para elaborar as tarefas para realização da peça sugerimos as seguintes atribuições:
Cenógrafo (2 alunos) |
Responsável pela pesquisa e construção do cenário. Deverá veri ficar o contexto histórico da peça e do rec orte escolhido para criar o cenário. |
Figurinista e Maquiagem (2 alunos) |
Responsável pelo figurino de todos os personagens. Deverá pesquisar o contexto social e histórico da peça e dos respectivos personagens. Poderá contar com a ajuda dos membros da equipe para aquisição das peças do figurino. |
Sonorização (1 aluno) |
Responsável pela trilha sonora da peça. Em conjunto com o diretor e roteirista definir os momentos que necessitam de trilha sonora, e pesquisar qual áudio se adapta ao contexto da peça. |
Diretor (1 aluno) |
Responsável pela direção da peça, orientar os personagens, figurinista, maquiagem, som e iluminação. Colocar em prática o roteiro. |
Personagens |
Deverão pesquisar sobre seus personagens, o perfil, contexto histórico, importância no enredo, sentimentos que deverá despertar no público, polêmicas, etc. |
Aula 05: Ensaio Geral
O professor deverá organizar o ensaio geral das peças, verificar se as adaptações de texto, cenário, figurino, personagem, som, iluminação, etc; estão de acordo com a obra escolhida.
Nesse momento o professor deverá orientar os alunos com relação a postura, oralidade, expressão corporal, ênfase no texto e perfil dos personagens.
Aula 06: Apresentação
O professor deverá reservar um espaço na escola para as apresentações e convidar a comunidade escolar. Antes de cada apresentação o diretor de cada grupo deverá apresentar para o público a peça, seu contexto histórico e a relevância da adaptação do texto para atualidade.
CATARSE:
Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor deve propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou nessas aulas, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual. Um texto curto, de uma lauda, é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado.
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar aos alunos que essa leitura detalhada dos textos de Machado de Assis, a experiência em contar suas próprias histórias e a ação de recortar partes das histórias para contar de uma maneira diferente são exercícios para que a leitura seja algo além das palavras. Muito mais do que ler, o importante perante um texto é interpretar a narrativa para apreender melhor seu conteúdo.
Professor! Incentive sua turma e listar o que cada um pode fazer junto aos seus amigos, a família, as pessoas que convivem quando estão ouvindo, assistindo uma narrativa, isto é, que postura cada um pode e deve assumir diante das informações? Esta atividade pode ser registrada em anexo ao texto solicitado.
REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:
Nome | Tipo |
---|---|
Noite de Almirante | Animação/simulação |
Materiais de desenho à escolha do aluno.
Portal do MEC. Machado de Assis, vida e obra: http://portal.mec.gov.br/machado/index.php?option=com_content&task=category§ionid=17&id=34&Itemid=173 acessado em 01/08/2009.
Vídeolog TV. Centenário de Machado do Assis. Disponível em http://videolog.uol.com.br/video.php?id=425904 acessado em 01/08/2009
Aula 1: participação no momento das narrativas; capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa que foi contada por ele; clareza e coerência na narrativa.
Aula 2: apresentação da história; composição; coesão na narrativa.
Aula 3: composição; coesão na narrativa; participação no projeto do grupo; comprometimento com o grupo.
Aula 4: organização do grupo, comprometimento com o trabalho, responsabilidade com as tarefas recebidas, qualidade na pesquisa, articulação das idéias e respeito pelos colegas.
Aula 05: organização do grupo, envolvimento com o trabalho, estudo e adaptação do texto, criação do personagem, expressão corporal, oralidade, postura, etc.
Aula 06: organização do grupo, figurino, maquiagem, domínio do texto, expressão corporal, oralidade, postura, harmonia do grupo com a peça.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/09/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula, veio de encontro ao que eu procurava para melhorar a forma de organização e avaliação em teatro.
24/03/2010
Cinco estrelasGosto muito da forma que você elabora suas aulas, muito antenada com o momento atual e focada no interesse dos alunos, parabéns.