14/09/2013
Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
* Valorizar a diversidade na Educação Infantil;
* Sensibilizar as crianças para as diferenças;
* Trabalhar a história: Orelhas de Mariposa;
* Fazer um painel de registro da diversidade.
A proposta de atividade a seguir não exige conhecimentos prévios a respeito do assunto. Mas, exige do professor uma intervenção qualificada e intencional para que os conteúdos atitudinais presentes na atividade sejam incorporados pelos alunos.
Materiais:
* Data show e Notebook;
* Cartolina;
* Canetinha;
* Tesoura;
* Cola;
* Revistas;
* Tinta;
* Canetinha;
* Tecidos;
* Livro: Orelhas de Mariposa;
* Clip: Cada um tem o seu jeito;
Atividade 1 - Dinâmica da Escultura (30 minutos)
O professor deve propor uma dinâmica para aproximar fisicamente as crianças, de modo que eles possam se tocar, se olhar, e interagir usando os limites e as possibilidades do próprio corpo.
Esta dinâmica estimula a expressão corporal e a criatividade. Além disso trabalha com o respeito às limitações de cada um. Pode ser composta por duplas ou trios.
Uma criança trabalha como escultor enquanto a outra fica estátua (parada). O escultor deve usar a criatividade de acordo com a indicação do professor que pode ser:
Uma estátua bem engraçada!
Uma estátua bem bonita!
Uma estátua assustadora... (E assim por diante).
Fonte: http://www.cdof.com.br/recrea5.htm
Atividade 2 - Clip "Cada um tem o seu jeito" (30 minutos)
O professor deve organizar um lugar para passar o vídeo com a canção da Turma da Mônica "Cada um tem o seu jeito". O professor deve pedir para que as crianças prestem atenção às imagens e ao conteúdo do filme que está passando, com destaque às diferenças presentes em cada criança. Caso o professor não tenha recursos para passa o clip em forma de vídeo, pode ensaiar a música e cantar com as crianças.
"Cada um tem o seu jeito (Turma da Mônica)
A Mônica não leva desaforos para casa
Resolve seus problemas na base da coelhada
Cascão morre de medo de qualquer coisa molhada
E diz para todo mundo que banho é uma furada
Refrão 1:
É isso aí
Cada um tem o seu jeito
Na base da amizade
Trate todos com respeito
Refrão 2:
É isso
Cada um na sua
Que tal juntar a turma
Pra brincar na sua rua
Quando o cebolinha não está falando "elado"
É porque um novo plano está sendo bolado
Magali come de tudo e não acha isso errado
Come qualquer coisa, mas prefere melancia sua fruta favorita
Chico Bento lá na roça vê o mundo sossegado
(repete o refrão)
Marina gosta muito de pintar
Franjinha acha que sabe de tudo
A Deise quando está de fora fica muito chateada
Astronauta vive muitas aventuras lá no espaço
Anjinho tenta se tornar um menino de verdade
E protege a turminha de uma enrascada
(repete o refrão)
A turma da Mônica é um resumo
Do que está acontecendo por aí...
Na terra ou no céu trate todos com respeito
Você também é capaz
Aceite os amigos como são
Para conviver em paz
É só abrir o coração
Nenhuma ofensa é tão grave
Ou problema invencível
A amizade é a chave
Deste plano infalível"
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnA
Atividade 3 - História "Orelhas de Mariposa" (30 minutos)
O professor deve organizar uma roda de histórias em um ambiente aconchegante, com tapetes e almofadas para contar a história de Luisa Aguilar "Orelhas de Mariposa" (vide vídeo em recursos complementares). Depois da história o professor deve problematizar algumas questões com as crianças. Fazendo perguntas do tipo:
- Todos são iguais?
- Por que somos diferentes?
- Podemos ser amigos de todos?
- É certo debochar dos amigos?
- É legal ser diferente!
Atividade 4 - Painel da diversidade: personalizar os bonecos de cartolina (1 hora)
Fazer 1 boneco com cartolina branca ou de papel pardo para cada criança, com o intuito de que elas personalizem de acordo com suas características ou vontade até formar um painel da diversidade. O ideal é que os pequenos tenham canetinhas, tintas, tecidos, lãs, olhos e bocas recortados de revistas disponibilizados para que cada boneco seja único! Quando os bonecos estiverem prontos podem ser colados um ao lado do outro de mãos dadas para simbolizar o respeito e amizade.
Fonte: Acervo institucional NDI - 2013
Site. Diversidade sempre, desde a Educação Infantil. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/diversidade-sempre-427144.shtml
Site. A diversidade na Educação Infantil. Disponível em: http://crescendoeaprendendonapreescola.blogspot.com.br/2012/06/diversidade-na-educacao-infantil.html
Vídeo. Cada um tem o seu jeito. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnA
KLEIN, A. F. Uma proposta bilíngue na Educação Infantil: Libras-Português. Horizontina, 2011. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016212.pdf
Vídeo: Orelhas de Mariposa. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OL2U9Pov7I0
AGUILAR, L. Orelhas de Mariposa. Editora Callis.
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças aprenderam a valorizar e a respeitar as diferenças, se estão sensíveis as limitações deles mesmos e dos outros; se a música e a história foram por ele compreendidas e se o painel da diversidade fez sentido para o grupo. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/04/2014
Cinco estrelasótima vou usar amamhã