Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SOMOS TODOS IGUAIS?

 

14/09/2013

Autor y Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Valorizar a diversidade na Educação Infantil;

* Sensibilizar as crianças para as diferenças;

* Trabalhar a história: Orelhas de Mariposa;

* Fazer um painel de registro da diversidade.

Duração das atividades
Atividade 1 - Dinâmica da Escultura (30 minutos); atividade 2 - Clip "Cada um tem o seu jeito" (30 minutos); atividade 3 - História "Orelhas de Mariposa" (30 minutos); atividade 4 - Painel da diversidade: personalizar os bonecos de cartolina (1 hora).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta de atividade a seguir não exige conhecimentos prévios a respeito do assunto. Mas, exige do professor uma intervenção qualificada e intencional para que os conteúdos atitudinais presentes na atividade sejam incorporados pelos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Materiais:

* Data show e Notebook;

* Cartolina;

* Canetinha;

* Tesoura;

* Cola;

* Revistas;

* Tinta;

* Canetinha;

* Tecidos;

* Livro: Orelhas de Mariposa;

* Clip: Cada um tem o seu jeito;

Atividade 1 - Dinâmica da Escultura (30 minutos)

O professor deve propor uma dinâmica para aproximar fisicamente as crianças, de modo que eles possam se tocar, se olhar, e interagir usando os limites e as possibilidades do próprio corpo.

Esta dinâmica estimula a expressão corporal e a criatividade. Além disso trabalha com o respeito às limitações de cada um. Pode ser composta por duplas ou trios.

Uma criança trabalha como escultor enquanto a outra fica estátua (parada). O escultor deve usar a criatividade de acordo com a indicação do professor que pode ser:

Uma estátua bem engraçada!

Uma estátua bem bonita!

Uma estátua assustadora... (E assim por diante).

Fonte: http://www.cdof.com.br/recrea5.htm

 

Atividade 2 - Clip "Cada um tem o seu jeito" (30 minutos)

O professor deve organizar um lugar para passar o vídeo com a canção da Turma da Mônica  "Cada um tem o seu jeito". O professor deve pedir para que as crianças prestem atenção às imagens e ao conteúdo do filme que está passando, com destaque às diferenças presentes em cada criança. Caso o professor não tenha recursos para passa o clip em forma de vídeo, pode ensaiar a música e cantar com as crianças.

"Cada um tem o seu jeito (Turma da Mônica)

A Mônica não leva desaforos para casa

Resolve seus problemas na base da coelhada

Cascão morre de medo de qualquer coisa molhada

E diz para todo mundo que banho é uma furada

Refrão 1:

É isso aí

Cada um tem o seu jeito

Na base da amizade

Trate todos com respeito

Refrão 2:

É isso

Cada um na sua

Que tal juntar a turma

Pra brincar na sua rua

Quando o cebolinha não está falando "elado"

É porque um novo plano está sendo bolado

Magali come de tudo e não acha isso errado 

Come qualquer coisa, mas prefere melancia sua fruta favorita

Chico Bento lá na roça vê o mundo sossegado

(repete o refrão)

Marina gosta muito de pintar

Franjinha acha que sabe de tudo

A Deise quando está de fora fica muito chateada

Astronauta vive muitas aventuras lá no espaço

Anjinho tenta se tornar um menino de verdade

E protege a turminha de uma enrascada

(repete o refrão)

A turma da Mônica é um resumo

Do que está acontecendo por aí...

Na terra ou no céu trate todos com respeito

Você também é capaz

Aceite os amigos como são

Para conviver em paz

É só abrir o coração

Nenhuma ofensa é tão grave

Ou problema invencível

A amizade é a chave

Deste plano infalível"

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnA

 

Atividade 3 - História "Orelhas de Mariposa" (30 minutos)

O professor deve organizar uma roda de histórias em um ambiente aconchegante, com tapetes e almofadas para contar a história de Luisa Aguilar "Orelhas de Mariposa" (vide vídeo em recursos complementares). Depois da história o professor deve problematizar algumas questões com as crianças. Fazendo perguntas do tipo:

- Todos são iguais?

- Por que somos diferentes?

- Podemos ser amigos de todos?

- É certo debochar dos amigos?

- É legal ser diferente! 

1

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=orelhas+de+mariposa+livro&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=uB0qUuunAZKK9ASo3IHYDA&ved=0CDMQsAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgrc=QLTtfl4KbGqeqM%3A%3BvXVQUeBOTOJAiM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fundacaobunge.org.br%252Fsemear-leitores%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F05%252F6700829G1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fundacaobunge.org.br%252Fsemear-leitores%252F%253Fp%253D1011%3B250%3B250

 

Atividade 4 - Painel da diversidade: personalizar os bonecos de cartolina (1 hora) 

Fazer 1 boneco com cartolina branca ou de papel pardo para cada criança, com o intuito de que elas personalizem de acordo com suas características ou vontade até formar um painel da diversidade. O ideal é que os pequenos tenham canetinhas, tintas, tecidos, lãs, olhos e bocas recortados de revistas disponibilizados para que cada boneco seja único! Quando os bonecos estiverem prontos podem ser colados um ao lado do outro de mãos dadas para simbolizar o respeito e amizade.

2

Fonte: Acervo institucional NDI - 2013

Recursos Complementares

Site. Diversidade sempre, desde a Educação Infantil. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/diversidade-sempre-427144.shtml

Site. A diversidade na Educação Infantil. Disponível em: http://crescendoeaprendendonapreescola.blogspot.com.br/2012/06/diversidade-na-educacao-infantil.html

Vídeo. Cada um tem o seu jeito. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnA

KLEIN, A. F. Uma proposta bilíngue na Educação Infantil: Libras-Português. Horizontina, 2011. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016212.pdf

Vídeo: Orelhas de Mariposa. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OL2U9Pov7I0

AGUILAR, L. Orelhas de Mariposa. Editora Callis.

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças aprenderam a valorizar e a respeitar as diferenças, se estão sensíveis as limitações deles mesmos e dos outros; se a música e a história foram por ele compreendidas e se o painel da diversidade fez sentido para o grupo.  Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • karine, Secretaria de Assistência Social , Minas Gerais - dijo:
    vinkarese@hotmail.com

    07/04/2014

    Cinco estrelas

    ótima vou usar amamhã


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.