Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A ação antrópica do homem em relação à água

 

27/08/2008

Autor y Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Refletir sobre a ação antrópica e a conseqüente tendência de escassez de água com qualidade suficiente para os objetivos do uso humano. Compreender de que forma a reciclagem natural pode ser prejudicada por processos de degradação irreversíveis e fazer a relação com a sociedade em que vive.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os ciclos da água, multiuso da água, sistemas de drenagem.
Estratégias e recursos da aula

1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO

Iniciar as atividades com a atividade 1, logo a seguir, dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre a ação antrópica do homem em relação à água. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios sobre o tema proposto. A seguir anote quais as curiosidades dos estudantes sobre o tema proposto.


2. PROBLEMATIZAÇÃO:

Diante das questões levantadas pela turma, vamos definir as que são mais significativas para o estudo da ação antrópica do homem na água. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma a iniciar o tema e levantar novos questionamentos:

• Dimensão científica: O que é ação antrópica? Quais as conseqüências das modificações feitas pelo homem para a água potável? O que é reciclagem natural e como ela ocorre?
• Dimensão histórica: Analisando a história do uso da água, como o homem vem modificando a natureza e quais as alterações mais perigosas para a humanidade.
• Dimensão social: Que interferência a ação antrópica provoca na sociedade brasileira?
• Dimensão econômica: Qual o custo da água para a população brasileira? Tem o mesmo custo em todos os lugares do país?

3 INTRUMENTALIZAÇÃO:

Atividade 1:

Inicie as atividades com a música Planeta Água de Guilherme Arantes, pode ser utilizado um arquivo de áudio ou vídeo como este disponível no youtube: http://br.youtube.com/watch?v=ULRodq4hJk0


Se necessário ouvir novamente o vídeo ou trechos dele, de tal forma que o estudante perceba que o homem vem inte rferindo no ciclo natural da água.

Atividade 2:

A seguir apresentamos endereços na web como sugestão para que elabore um texto, de acordo com o nível de aprendizagem de sua turma, onde o estudante se apropriará dos conceitos de ação antrópica na água, reciclagem natural, seu histórico, o custo da água para a população brasileira.

Para pesquisa do professor:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/523/imagens/aula4_site_planeta_sustentavel.jpg


O texto será apresentado à turma, realizado o seu estudo, através de uma exposição dialogada, utilizando-se apresentação de imagens (pode-se selecionar imagens na internet e salvá-las no formato jpeg, gravá-las em cd para transmiti-las na TV) para ilustrar o tema. Durante a apresentação relacione as questões levantadas pelos estudantes durante a prática inicial do conteúdo e a problematização.

Ativ idade 3:

Sugerimos a seguinte atividade coletiva: solicite aos estudantes que procurem em jornais, revistas, calendários, imagens significativas sobre o uso devido e indevido da água e os seguintes materiais: cola, tesoura, régua, cartolina, lápis, pincel.
Reúna a turma em grupos, de acordo com o material dos alunos:

  • O grupo que trouxe imagens grandes, tipo calendários, podemos montar quebra-cabeça. Passar cola em toda a extensão do verso da imagem, de preferência usando um pincel, colar na cartolina. Espere secar para traçar com a régua e o lápis, no verso da c artolina o desenho do quebra cabeça, depois recortar.
  • O grupo do jornal poderá selecionar imagens e reportagens para montar um informativo, escrevendo pequenas notícias das atividades ocorridas em sala de aula, as proposições dos grupos para fazer a sua parte, no sentido de utilizar corrente a água. Este informativo será fixado no edital da sala.
  • O grupo que trouxe pequenas imagens pode montar um cartaz, selecionando imagens negativas e positivas, ou seja, o ideal e o errado no uso da água. Também pode montar placas, como as de sinais de trânsito, colocando um círculo com uma tarja transversal para indicar quando uma ação está errada e fixar as placas dentro da escola.

Depois de concluída a atividade, cada grupo apresenta o seu trabalho para turma.

Atividade 4:

Jogo: No Templo dos Mil Chás

Esta atividade foi baseada no livro de Celso Antunes - Manual de Técnicas de Dinâmicas de Grupo de Sensibilização de Ludopedagogia. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995. P. 156-157.

O emprego deste jogo exige por parte do professor os seguintes preparativos iniciais: reunir diversos tipos de ervas secas, chás e frutas, tais como erva-doce, erva-cidreira, hortelã, orégano, carqueja, maçã, cascas de laranja...
Antes de iniciar o jogo deve contar uma lenda sobre um templo oriental onde o aprimoramento interno passava pelo sensorial, e assim todos os iniciados precisariam conhecer o paladar das ervas ao redor do templo. Após a lenda, fala de cada uma das ervas conseguidas e solicita que os participantes as experimentem, mastigando lentamente um pequeno fragmento de cada uma procurando identificá-la.
Pode-se estabelecer uma verdadeira competição entre as equipes participantes. As ervas podem ser passadas em forma de chá, obrigatoriamente frio e sem açúcar. O importante nesses jogos é a criança aprender que devemos desenvolver e aprimorar as nossas sensações.
Sugerimos que acrescente a es ta atividade a água filtrada, água mineral, água de poço artesiano, água da torneira, água do filtro de barro para que a criança também perceba que água tem diferentes sabores.
Podemos aproveitar e solicitar que as crianças identifiquem os diferentes odores, tanto dos chás, como das ervas, das frutas, da água, neste caso podemos trazer águas com diversos odores, para que as crianças percebam quando uma água pode ser imprópria para o consumo alimentar. Também podemos demonstrar como nós contaminamos a água em nossa casa com produtos de limpeza, entre outros.
Ao final da atividade as crianças podem fazer o registro através de frases e desenhos.


4 CATARSE:

É chegado o momento em que o aluno se aproxima da solução do problema inicial. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes poderão elaborar o seu texto, seja na forma de uma redação, de uma história, de um desenho livre, um texto que expresse a síntese da aula. Este texto, também, poderá ser elaborado coletivamente.

5 PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:

Junto com a turma, organize um cartaz, para ser afixado no edital da escola com as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.
 

AUTO-AVALIAÇÃO

É chegado o momento de refletirmos sobre o nosso trabalho. Oriente o estudante para ler atentamente os critérios abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
 

Como você, situa-se diante das seguintes questões?

INICIANTE (4,0 pontos): Apenas leu e pesquisou os sites sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas
APRENDIZ (6,0 pontos): Leu e navegou pelos sites e apresentou as atividades.
PROFISSIONAL (8,0 pontos): Demonstrou bom domínio do assunto e apresentou ótimas sugestões para serem incorporadas na comunidade.
MESTRE (10,0 pontos): Demonstrou excelente domínio do assunto e apresentou sugestões sensacionais para resolver os problemas ambientais.
 

Recursos Complementares
Indicamos o site do RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação, onde apresenta uma animação em flash sobre o ciclo da água, no seguinte endereço: http://www.rived.mec.gov.br/atividades/ciencias/ciclo/obj_ped_ciclo_das_aguas.swf, uma oportunidade de rever este conteúdo com seus estudantes. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Vamos assistir a este vídeo sobre a preservação do planeta, disponível no Youtube em: http://br.youtube.com/watch?v=-Suk6xARzWU&eurl=http://portales.educared.net/certameninternacional/blog/agua/category/El+agua+en+el+siglo+XXI
Avaliação
A avaliação também será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à ação antrópica do homem em relação à água e como o ser humano pode colaborar para minimizar estes problemas ambientais. O professor acompanhará a leitura das produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • dulce helena, C.Estadual Reitor MiguelCalmon , Bahia - dijo:
    dulcehs2@hotmail.com

    28/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom


  • Francisca Batista Vieira Monteiro, EMEF MANOEL BATISTA DE SANTANA , Paraíba - dijo:
    francinaldarg@hotmail.com

    01/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante essa sugestão de aula, vou adaptar e dar na minha sala de aula. Que bom ter colegas como você! beijos


  • katianefreitas, EEEFM PIONEIRA , Rondônia - dijo:
    katianefascacibas@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    voce esta de parabens pela aula , pratica e teoria juntos em busca de conhecimento


  • ROSANGELA MENTA MELLO, WOLFF KLABIN C E E FUND MEDIO NORMAL , Paraná - dijo:
    rosangelamenta@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.


  • Eliane Socorro da Costa, Escola Caic Antonio Pace , Mato Grosso do Sul - dijo:
    elianesocorro01@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei eesa sugestão de aula, sou professora que resido em Aquidauna-Mato Grosso do Sul, Portal do Pantanal, e ando muito preocupada com o rumo da águas pantaneiras.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.