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AS ROCHAS MAGMÁTICAS EM NOSSO DIA-A-DIA

 

22/09/2009

Autor y Coautor(es)
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ALEXIA PADUA FRANCO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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GETULIO RIBEIRO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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Leila Floresta

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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Hudson Rodrigues Lima

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as rochas magmáticas na natureza terrestre.
- Compreender o processo de formação das rochas magmáticas.
- Reconhecer a utilidade das rochas magmáticas na vida das pessoas.
- Localizar as formações magmáticas na localidade e na região onde vivem os alunos.
- Manipular, de maneira lúdica, as rochas magmáticas disponíveis na localidade e região de sua Escola.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de geografia física, paisagens naturais, paisagens culturais.

Estratégias e recursos da aula
    

A metodologia proposta tem por objetivo despertar o espírito investigativo sobre a realidade, no interior da sala de aula. Assim, é recomendável que o professor estimule os alunos a construírem suas indagações sobre a realidade (problematização), construindo as suas hipóteses, decorrentes de observações pessoais e/ou da vivência com a sua família e com a comunidade. Ao ouvir os alunos é importante considerar as suas observações, problemas e hipóteses; tanto aquelas que são equivocadas para que sejam esclarecidas, quanto aquelas que são corretas e que devem ser valorizadas perante a turma.
Para iniciar as atividades sobre rochas magmáticas, sugerimos lançar questionamentos construídos a partir de situações vivenciadas pelos alunos cotidianamente, como por exemplo:

1. Como surgiu a pedra brita utilizada na construção de casas, de prédios, para pavimentar ruas, avenidas e estradas, calçadas, pisos, etc? Em quais lugares da natureza mais encontramos a pedra brita?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha magmática extrusiva ou vulcânica e rocha magmática intrusiva (plutônica), ao mesmo tempo deve identificar na localidade onde vivem seus alunos os locais onde são extraídos o basalto (rocha extrusiva) e o granito (rocha intrusiva), chamando a atenção para o impacto ambiental deste tipo de extrativismo mineral, à medida em que se criam as chamadas pedreiras para este tipo de exploração econômica.

Basalto - rocha magmática extrusiva

Pedreira de extração do Basalto

Granito - rocha magmática intrusiva

Pedreira de extração do granito em Tremembé - SP

2. Como surgiram as rochas magmáticas?

O professor deve desenvolver a idéia dos processos de formação de rochas e relevos por meio do vulcanismo. Lembrar que parte do magma dos vulcões resfria no interior da Terra e dos solos (rocha intrusiva) e uma parte escorre sobre a superfície terrestre (extrusiva). É importante utilizar-se de ilustração para demonstrar o magma na parte externa do vulcão e o magna no interior dos solos/rochas.

O magma vulcânico resfriando sobre a superfície - rocha extrusiva

3. De onde vem o magma dos vulcões?

Com esta problematização o professor terá a oportunidade de trabalhar a estrutura do Planeta Terra: crosta terrestre, o manto, de onde vem o magma dos vulcões e o núcleo. Para isso, poderá trabalhar com massinhas coloridas. Sugere-se que apresente uma ilustração da estrutura de nosso Planeta e entregue uma base de papel com três círculos concêntricos, sendo o externo mais fino do que o círculo do meio (que deve ser mais largo que o circulo externo e um pouco mais estreito do que o núcleo, que será o círculo do centro). O aluno, então, de posse de massinha amarela, alaranjada e cinza/marron, afixará a cor amarela para representar o núcleo, a alaranjada para representar o manto e a cinza ou marron para representar a crosta. Na seqüência, pede-se a cada aluno que identifique as camadas escrevendo os nomes em uma legenda.

Esquema sobre a estrutura do planeta Terra

Esquema da estrutura do Planeta Terra

Cada professor deve adequar, conforme sua realidade escolar e ritmo próprio, o tempo disponibilizado para o desenvolvimento de cada uma das atividades sugeridas nos itens "Estratégias e recursos de aula" e "Avaliação".

Recursos Complementares

O professor pode consultar os seguintes endereços da internet para auxiliar na execução das aulas:

www.cprm.gov.br  no menu CANAL ESCOLA é possível obter informações de qualidade sobre tudo que se relaciona à Geologia e rocha.

www.geoturismobrasil.com  o menu é interessante pois relaciona a geologia com o cotidiano das pessoas. No menu Livros e Publicações clique em Pedra por Pedra e conheça um jogo interessante sobre o uso das rochas em uma residência.

www.museumin.ufrgs.br  você encontra uma listagem dos principais tipos de rochas.

www.rc.unesp.br/museudpm  você encontra um museu virtual de minerais e rochas.

O professor também pode trabalhar esta temática em conjunto com os conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências abordando o conceito de matéria inorgânica e as suas composições químicas encontradas em minerais. Em Língua Portuguesa, utilizando as questões debatidas para se compor redações ou incentivar a leitura de textos literários com o tema da mineração. Em História, trabalhando a formacão de municípios e estados a partir da atividade mineradora, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho nas mineradoras em diferentes tempos da História do Brasil. Em Matemática, trabalhando o conceito de peso de rochas, tamanho de área mineradora, preços do comércio de rochas, tonelagem da produção mineradora, etc.

Avaliação

Os conteúdos trabalhados com as rochas magmáticas possuem várias possibilidades avaliativas. As descritas abaixo podem ser utilizadas em seu conjunto ou apenas parte delas, conforme o tempo disponibilizado pelo professor:

1. Incentivar o aluno a “colecionar” os tipos de rochas magmáticas encontradas na sua localidade, classificando e descrevendo suas características: nome, cor, textura, utilidade, local de origem, se a rocha é intrusiva ou extrusiva. Vale lembrar que existem várias cores de granito e pode ser encontrado em empresas que comercializam as pedras de revestimento, quando for difícil buscar na própria natureza.

2. Realizar trabalhos de campo, visitando as áreas de extração de rochas magmáticas, particularmente o basalto ou o granito. Neste tipo de atividade deve-se orientar os alunos a coletarem as amostras das rochas magmáticas, observar a forma de extração das rochas, as características ambientais dos lugares de extração , relatos de trabalhadores e proprietários da mineração. Por fim, devem elaborar um relatório sobre o trabalho de campo com as conclusões gerais e pessoais. Incentivar o aluno a ilustrar o relatório com fotografias.

3. Produção de cartazes ilustrados com tipos de rochas magmáticas, identificando o uso delas no dia-a-dia do aluno. Para isso deve conter a imagem do tipo de rocha e fotografia do lugar onde ela foi empregada.

4. Produção de obras de artes plásticas. A turma toda ou grupos de alunos podem construir esculturas com ou sem forma definida. Para isso, os alunos e/ou o professor podem coletar cacos de rochas magmáticas e com a ajuda de cola quente, pode ir colando as peças até formar a escultura desejada. Para concluir, o aluno pode elaborar um texto explicando o que quis expressar com a produção artística e identificando os tipos de rochas magmáticas utilizadas para a sua produção.

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