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Genética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 2

 

16/10/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre Genética (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Genética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar as páginas  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/898/atividade3/atividade3.htm (Figura 1) e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/24091/hipotese%20de%20Mendel%20para%20o%20cruzamento%20dihibrido.swf?sequence=1 (Figura 2), por meio das quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre a 1ª Lei de Mendel.

Vale destacar que ambas as páginas são autoexplicativas: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

Figura 1: Problema de Jacó

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Fonte: Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/898/atividade3/atividade3.htm(Acesso em 05 de out. 2013)

Figura 2: A hipótese de Mendel

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Fonte: Disponível: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/24091/hipotese%20de%20Mendel%20para%20o%20cruzamento%20dihibrido.swf?sequence=1(Acesso em 06 de out. 2013)


Segundo momento: Criando um Wiki

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um wiki, ou seja, um texto colaborativo, para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito, especificamente, da 1ª Lei de Mendel, na aula Genética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo, que tratam dos tutoriais para a criação de um wiki.

Figura 3: O que é um Wiki? (4:08)

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Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c (Acesso em 06 de out. 2013)

Figura 4: Tutorial WIKI passo a passo (4:05)

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Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU(Acesso em 06 de out. 2013)


Comentário: Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação do wiki possa ser consolidado.

Observação:

O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Após a apresentação dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Genética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação do wiki.

Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.

Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://wiki.zoho.com/login.do?serviceurl=%2Fregister.do (Acesso em 06 de out. 2013), para que os mesmos criem o wiki da turma.

Figura 5: Wiki

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Fonte: Disponível: https://wiki.zoho.com/login.do?serviceurl=%2Fregister.do  (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Inscritos no wiki, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aulaGenética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.

Assim, a construção de um texto colaborativo sobre a 1ª Lei de Mendel contribuirá para a socialização do conhecimento de toda a turma referente ao tema da aula.

Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar no wiki da turma e fazer correções ou observações por meio de posts caso haja necessidade. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem no wiki da turma para explorar mais esse recurso digital.

Observação: A criação dos wiki poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.


Terceiro momento: Explorando o Conhecimento

Preparação do Ambiente:

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

1- Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:

a)      100% vv, verdes;

b)      100% VV, amarelas;

c)       50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;

d)      25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;

e)      25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.


2 - Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.

I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.

II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.

III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.

Das afirmações acima está (estão) correta (s):

a)      I, apenas

b)      II e III, apenas

c)       III, apenas

d)      II, apenas

e)      I, II e III.

 

3 - Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:

Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células ­­­­­­­­­­­_________________, com _________ cromossomos cada uma.

Excluir uma alternativa.

a)      2n, 20, 02, 2n, 20.

b)      Diploide, 10, 04, haploides, 05.

c)       Diploide, 46, 04, haploides, 23.

d)      n, 10, 02, 2n, 05.

e)      Haploide, 05, 04, n, 20.

f)       2n, 30, 04, n, 15.


4 - De acordo com a primeira lei de Mendel confira as afirmações abaixo e marque a que apresentar informações incorretas.

a)      Em cada espécie de ser vivo o número de cromossomos é constante, e isso ocorre porque na formação dos gametas esse número é reduzido à metade e depois, na fecundação, restabelece-se o número inicial.

b)      Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro.

c)       Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo “puro”), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo “híbrido”).

d)      Um mesmo caráter pode apresentar duas ou mais variáveis, e a variável de cada caráter é denominada fenótipo.

e)      O termo “genótipo” pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada gene em particular.

Gabarito:

 

1 – c

O enunciado nos diz que as ervilhas verdes são homozigóticas com genótipo recessivo (vv), e que as ervilhas amarelas são heterozigóticas com genótipo dominante (Vv). Ao cruzarmos esses indivíduos teremos:

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A partir da resolução acima podemos concluir que 50% dos descendentes possuem genótipo Vv, ou seja, cor amarela, e os outros 50% possuem o genótipo vv, ou seja, cor verde.

2 - b

A alternativa I está errada porque os caracteres dos pais são transmitidos aos filhos através de informações contidas nos gametas (espermatozoide e óvulo) do pai de da mãe.

3 - c

Por meiose, uma célula diploide com 46 cromossomos formará 4 células haploides, com 23 cromossomos cada uma.
 

4 - c

Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo “puro”), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo “híbrido”).
 

Fonte: Disponível: http://exercicios.brasilescola.com/biologia/exercicios-sobre-primeira-lei-mendel.htm (Acesso em 05 de out. 2013)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Texto: “Escrita colaborativa”, site Wikipedia
Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_colaborativa(Acesso em 06 de out. 2013)

Artigo: “A produção colaborativa de textos em ambientes virtuais de aprendizagem”, site UERJ
Disponível: http://www.educacao.uerj.br/SemanaEducacao2008/Trabalhos/arq234.pdf (Acesso em 06 de out. 2013)

Sugestões de links para alunos:

Texto: “Comunidade Virtual de Práticas”, site UFBA
 Disponível: http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/discuss.php?d=94961(Acesso em 06de out. 2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, no desempenho na elaboração e na criação do wiki.

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