14/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
A princípio, não é necessário nenhum. Porém, faz-se relevante que o aluno tenha vivenciado os instrumentos e a formação da roda de capoeira.
Atividade 1: Capoeira: uma história de pai para filho.
Recursos: Curta metragem – Maré Capoeira
Link alternativo: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4683
O documentário revela aspectos muitos interessantes no que diz respeito a prática da capoeira, uma vez que o mesmo possibilita sua compreensão enquanto prática social, histórica e cultural. Ao contar sua história de vida com a capoeira, o personagem Maré Capoeira, explicita uma riqueza de informações: seu contexto histórico, sua realização em grupo, seu vocabulário, seus praticantes, dentre outras coisas, além de exibir imagens que podem servir de referência para os(as) alunos(as) que nunca tiveram um contato com a prática da capoeira. Nestes aspectos, iniciar a prática da capoeira tendo o filme e a experiência dos alunos(as) como referências, ajudará os(as) professores(as) a introduzir à temática e a enriquecer suas aulas posteriores.
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Professor(a), introduza o assunto com os alunos perguntando o que sabem a respeito da capoeira. Pergunte-os: É um Jogo? É um Esporte? É uma Dança? É uma Luta? Quem trouxe a capoeira para o Brasil? O que caracteriza sua prática?, dentre outras perguntas. Exiba o documentário e destaque as imagens, as falas e as ações de João (Maré Capoeira) no momento em que ele conta sua história. Peça para os(as) alunos(as) registrarem as principais falas do protagonista Maré Capoeira. Professor(a) dê ênfase às imagens, às músicas, aos instrumentos e aos movimentos que aparecem no filme. Nesse momento acrescente novas informações.
Após exibir o documentário, faça uma roda com os(as) alunos(as) e inicie a atividade 2, como descrita abaixo.
Atividade 2: Aprendendo o vocabulário do jogo e seus movimentos
Duração: aproximadamente 60 minutos
Descrição: Após o documentário, em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) irá pedir para que os alunos comentem o filme. Pondere as colocações e acrescente novas informações. Aos alunos que já possuem contato com a capoeira, deixe-os relatarem suas experiências: onde praticam ou já praticaram; com quem; quais as influências; quais movimentos sabem fazer, etc. Em relação aos movimentos, peça-os para demonstrar aos colegas. Isso é uma ótima referência para os colegas. Posteriormente, deixe os alunos demonstrarem/reproduzirem movimentos que eles recordam terem observados nos filme.
Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) destacará o movimento da ginga. Na sua fala ponderará as seguintes características da Ginga: é o principal movimento de deslocamento na Capoeira. Ela é a base de todos os outros movimentos que são realizados pela Capoeira. Através da ginga se estabelece uma harmonia entre os movimentos de ataque, defesa, variações no deslocamento, foreios (movimentos de flexibilidade ou acrobáticos). Movimento cadenciado pelo ritmo do berimbau. (Fonte: Cadernos Pedagógicos. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf
Longo em seguida, o(a) professor(a) irá ensinar o movimento da ginga.
Nesse momento pergunte se algum aluno sabe realizar o movimento da ginga e peça para que o mesmo realize e tente ensinar aos colegas. Caso não haja, o professor poderá utilizar a seguinte estratégia: desenhar no chão com giz três círculos próximos um do outro, como na figura abaixo:
Fonte: Cadernos Pedagógicos. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf
Logo, o aluno colocará cada pé nos dois círculos da frente. Para começar a ginga, deslocará um pé de cada vez no circulo que está atrás. Destaque o movimento dos braços: Pé atrás corresponde à mão do mesmo lado do corpo para frente. Deixe os alunos explorarem o movimento da forma que quiserem. Peça aos alunos para desenhar os círculos onde eles desejam realizar a ginga.
Após a Ginga, o(a) professor(a) apresentará as características da Esquiva: são os movimentos de defesa. Ao contrário do que acontece em outras lutas, o Capoeira não bloqueia os movimentos de ataque de seu companheiro, ele se esquiva, sai dos golpes do outro jogador procurando um caminho para dar continuidade ao jogo. As esquivas são realizadas em função dos movimentos de ataque.
No momento seguinte, o(a) professor(a) irá perguntar se algum aluno sabe realizar o movimento e pedirá para que o mesmo realize e tente ensinar aos colegas. Caso não haja, o professor poderá demonstrar movimentos como as figur as abaixo:
Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf
O último movimento a ser apresentado é o golpe meia lua de frente. A meia lua de frente é um golpe de ataque, que, assim como os outros (rabo de arraia, queixada, armada, etc), são ações que podem ser aplicados com a cabeça, mãos, cotovelos, joelhos e pés.
Para a realização do movimento, o(a) professor(a) poderá pegar uma cadeira ou cone e pedir para que os alunos passem a perna por cima do objeto, fazendo o movimento de meia lua.
Atividade 3: Roda de Capoeira
Após os(as) alunos(as) vivenciarem os movimentos proponha uma roda de capoeira.
Obs. Durante o momento da aprendizagem da ginga, da esquiva e dos golpes de ataque, deixe que os alunos criem e recriem os movimentos.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aprendizagem pode ser realizada em qualquer espaço da escola. Deixe e incentive os alunos a usarem os desenhos de diferentes formas.
Quanto ao Corpo do Colega: O(A) professor(a) deve incentivar os(as) alunos(as) a ensinarem os colegas algo que aprendeu ou sabe. Elabore duplas para a realização dos movimentos vivenciados.
Quanto ao Material: para a aprendizagem dos movimentos utilize cadeiras, cones de tamanhos diferentes e bambolês. No momento do filme peça aos alunos que registrem falas do protagonista João (Maré).
Nome | Tipo |
---|---|
Mare capoeira | Vídeo |
Músicas, letras, apostilas e outros materiais de referência:
http://ube-164.pop.com.br/repositorio/35645/meusite/musicas-mp3.html
Professor(a), no momento da aula faça as seguintes perguntas a si mesmo sobre o andamento da aula, tais como: os(as) alunos(as) se interessaram pelo tema proposto? como se comportaram ao observarem o documentário? quais experiências os(as) alunos(as) possuem com a capoeira? como foram os relatos do documentário pelos alunos(as)? como os alunos se expressaram corporalmente durante os movimentos propostos? se relacionaram com os colegas? ensinaram uns aos outros? deram sugestões? questionaram a respeito do tema? o que os alunos estão aprendendo com minha aula?, dentre outras que possam ser formuladas.
Ao final, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi a proposta da aula. Dialogue com os alunos a partir dos registros do filme. Faço perguntas sobre a aula, como exemplos: Como foi realizar os movimentos? O que acharam do filme? Peça sugestões aos alunos para a aula posterior.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/10/2010
Cinco estrelasOtima aula,
20/09/2010
Cinco estrelaseu achei otimo e preciso aprender por gue eu vou fazer uma peça là na escola e to procurando com mais guatro amigos e preciso de ajudar...obrigado
24/03/2010
Cinco estrelasolha sua aula esta completa, eu não acrescentaria nada.esta excelente! parabens!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a sua aula interessante toda a dinamica, principal que abre o espaço para que um aluno possa participar, trazendo um conhecimento que este ja conhece e pode passar para outros mostrando que não somente nós professores somos os detentores do saber.