20/12/2013
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Domínio dos conceitos de Meio Ambiente e Problemas Ambientais.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo. O contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Com o desenvolvimento tecnológico o dia a dia da população foi sendo gradativamente modificado com a inserção de novos produtos que passaram a ser consumidos e utilizados com a intenção de proporcionar um maior conforto, mas tais produtos provocam impactos no meio ambiente que inicia com a sua produção e vai até o seu descarte. Partindo desta premissa, converse com os alunos sobre os equipamentos utilizados no dia a dia da família. Propomos o seguinte roteiro.
Solicite que aos alunos que entrevistem um adulto da família com o objetivo de conhecer os equipamentos que fazem parte do dia a dia da família e que recurso é utilizado para seu funcionamento. Sugere-se as perguntas abaixo que podem ser modificadas tendo como referência o lugar em que vivem:
Imagem 1: Pilhas e Baterias
Disponível em: http://media2.picsearch.com/is?rkWBs4FX_Iln372NjXu1aHxHPqXYvQAF62Hceyy_9Us&height=199
Acesso em: novembro de 2013
Comentário: As pilhas e as baterias são dispositivos que produzem corrente elétrica de maneira simples. A pilha é um sistema formado por apenas uma unidade e a bateria é formada por um conjunto de pilhas ligadas em série.
SEGUNDO MOMENTO
Comentário: O descarte de pilhas e baterias usadas deve ser feito em locais específicos de coleta seletiva, que as encaminham aos fabricantes ou a empresas especializadas em reciclagem, dando assim uma destinação final ambientalmente adequada.
As pilhas e baterias não podem ser descartadas junto com o lixo doméstico, pois, quando depositadas no solo, com o passar do tempo, ocorre a corrosão da blindagem da pilha e o seu conteúdo, formado por metais tóxicos, se derrama , provocando a contaminação do solo, das plantas, do lençol freático.
Para continuar a atividade, nas escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), os alunos poderão utilizar o equipamento em sala. A atividade também poderá ser desenvolvida no Laboratório de Informática da Escola ou em sala pelo professor que necessitará de um Datashow para projetar as informações para os alunos acompanharem. Com o computador conectado a internet, acesse o link http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/como-e-feita-a-reciclagem-de-pilhas-e-baterias-900-info.shtml que apresenta um infográfico sobre como as pilhas e baterias são descarregadas para que não prejudique o Meio Ambiente. Caso não tenham acesso a internet reproduza o material abaixo.
Imagem 2: Descarregando as baterias
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/como-e-feita-a-reciclagem-de-pilhas-e-baterias-900-info.shtml
Acesso em: novembro de 2013
TERCEIRO MOMENTO
Convide os alunos a organizarem uma campanha de conscientização da necessidade de não jogar pilhas e baterias no lixo doméstico. Para isso o trabalho deverá ser desenvolvido em três etapas:
PRIMEIRA ETAPA
SEGUNDA ETAPA
Imagem 3: Coletor alternativo de pilhas e baterias
Disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSL7Y3fcyocj99C68pogByrlmJSy61ZutpvE4QqkeuszfXngg40Qw
Acesso em: novembro de 2013
TERCEIRA ETAPA
No dia combinado os alunos deverão visitar as salas de aula da escola e distribuir os folders e apresentar o coletor alternativo de pilhas e baterias que ficará localizado nas salas de aula e em pontos estratégicos da escola para que a comunidade escolar deposite e o descarte seja feito no lugar correto. Para isso, quando necessário, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente do município em que vivem para que recolha as pilhas e baterias e faça o descarte de forma correta.
Comentário: Professor(a) desenvolva esta atividade em parceria com a disciplina de Artes, que poderá contribuir com a confecção do coletor alternativo de pilhas e baterias, com Português, na produção dos folders e, com Ciências, para ampliar as discussões sobre as questões que envolvem a poluição do Meio Ambiente.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Pilhas e baterias: funcionamento e impacto ambiental
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a01.pdf
Acesso em: novembro de 2013
Pilhas e baterias: usos e descartes X impactos ambientais
Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/aas/_indefinidopilhasebateria.arquivo.pdf
Acesso em: novembro de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/04/2014
Cinco estrelasmuito interessante e prático pois pretendo por na escola um coletor de pilhas e baterias de celulares, em nosso bairro não tem posto de coleta e muito utilizam pilhas não recarregáveis.
12/01/2014
Quatro estrelasAdorei a criação desta aula! Trabalho teórico, prático e usando a interdisciplinalidade. Além de envolver atividades da vivência da maioria dos alunos. Parabéns pela criação! Um abraço