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Tuberculose: saúde, biotecnologia e sociedade

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a solução de problemas de saúde com o desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.
  • Avaliar os riscos de tuberculose decorrentes de fatores ambientais.
  • Distinguir as causas e os sintomas da tuberculose.
  • Realizar campanhas de prevenção da tuberculose.
  • Identificar as etapas na produção de vacinas gênicas contra a tuberculose.
Duração das atividades
7aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema imunológico.

Vacinas.

Noções de genética.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; campanha educativa na escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais; material para produção de cartazes, faixas e folders (cartolinas, tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera etc.).

 

tuberculose 1

Imagem disponível em: http://www.pereirabarreto.sp.gov.br/images/thumbnails/images/2013/02/04/tuberculose1_d546d-359x371.jpg. Acessado em 08/03/2014

Módulo 1- Tuberculose e saúde

Atividade 1- Tuberculose na mídia: assistindo matéria exibida em programa de televisão

Para iniciar o estudo do tema “Tuberculose: saúde, biotecnologia e sociedade”, sugerimos que o professor utilize uma matéria/reportagem exibida em um programa de televisão. Para isso, o professor poderá salvar previamente o vídeo em seu computador e projetá-lo utilizando o data show ou disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais.

Ana Maria Braga SOS Mais Você: alerta sobre a tuberculose. Duração: 22min33seg. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BQ9tmpMparo. Acessado em 08/03/2014.

Atividade 2- Tuberculose na mídia: leitura de matéria divulgada por programa de televisão

Após a atividade 1, sugerimos que o professor projete utilize uma outra  matéria/reportagem divulgada por outro programa de televisão. Para isso, o professor deverá  salvar previamente o texto em seu computador e projetá-lo utilizando o data show ou disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais.

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/tuberculose-detectada-em-thiaguinho-e-comum-entre-jovens-diz-medico.html. Acessado em 08/03/2014.

Atividade 3- Questões para discussão das reportagens

Para discussão das reportagens e resgate dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, o professor deverá digitar, imprimir e entregar aos alunos as seguintes questões para discussão:

  • Tuberculose é coisa do passado? Explique a situação atualmente no Brasil.
  • Quais são os tipos de tuberculose?
  • O que causa a tuberculose?
  • Quais são os sintomas da tuberculose?
  • O que deve ser feito quando se apresentam os sintomas da doença?
  • Por que se tem a ideia de que não haveria mais casos de tuberculose no Brasil? O que tem mudado esta ideia?
  • Como a tuberculose é transmitida? Como se pode prevenir essa doença?
  • Tuberculose pode ser curada? Quais são as condutas?
  •  Quais são os cuidados que se deve ter ao se conviver com alguém que está com tuberculose?

Sugerimos que o professor solicite que cada aluno faça seus registros individualmente para contribuir com a discussão na atividade seguinte e na produção de textos posteriormente, no módulo 2.

 

tuberculose 3

Imagem disponível em: http://cip.ig.com.br/wp-content/uploads/2011/03/tuberculose1.jpg. Acessado em 08/03/2014.

Atividade 4 – Discussão das matérias

A discussão das matérias deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 5 - Fechamento da discussão

Para fechar essa discussão, o professor deverá encaminhar a leitura do texto "Tuberculose", publicado pelo Dr. Dráuzio Varela, disponível em http://drauziovarella.com.br/letras/t/tuberculose/ (acessado em 08/03/2014). O professor deverá disponibilizar o texto impresso para cada aluno para que ele seja colado em seus cadernos. O aluno deverá marcar neste texto, com diferentes cores, os itens que foram discutidos anteriormente, fazendo uma legenda.

 

info tuberculose

Imagem disponível em: http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2013/03/info_tuberculose.jpg. Acessado em 08/03/2014.

 Módulo 2 – Tuberculose: biotecnologia e sociedade

Atividade 1- Pesquisa na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar as questões que considerarem mais importantes.

Textos e endereços para acesso

SILVA, Célio Lopes. Tuberculose: uso da biotecnologia para produção de uma vacina de DNA que previne e cura a doença [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.biotecnologia.com.br%2Frevista%2Fbio10%2Ftuberculose.pdf&ei=QmMgU52NGoqekQeCpICQDA&usg=AFQjCNHDZ93wZz2yrN9pUQRo8kmf-YRgog&sig2=mj8RW7WYpOyb7wTciTOHcg&bvm=bv.62788935,d.eW0. Acessado em 08/03/2014.

FIOCRUZ. Laboratório de bacteriologia da tuberculose. Disponível em: http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/laborat%C3%B3rio-de-bacteriologia-da-tuberculose. Acessado em 08/03/2014.

Vacina gênica contra tuberculose: biotecnologia e vacinas gênicas. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc3.htm. Acessado em 08/03/2014.

Vacina gênica contra tuberculose: tuberculose pode matar 30 milhões. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc4.htm. Acessado em 08/03/2014.

Vacina gênica contra tuberculose: a cura mais próxima. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc1.htm. Acessado em 08/03/2014.

Vacina gênica contra tuberculose: nova vacina consome mais de 10 anos de pesquisas. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc2.htm. Acessado em 08/03/2014.

Vacina gênica contra tuberculose: principais dúvidas sobre a tuberculose. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc5.htm. Acessado em 08/03/2014.

 

FDA

Imagem disponível em: http://setorsaude.com.br/wp-content/uploads/2013/01/FDA-autoriza-novo-tratamento-para-Tuberculose.jpg. Acessado em 08/03/2014

Atividade 2- Discussão da pesquisa e produção de textos

Após o estudo individual, por meio da pesquisa na internet, o professor deverá organizar a turma em grupos de cinco alunos. Este grupo, munido dos registros individuais, deverá discutir o conteúdo pesquisado e produzir um texto sobre o tema "Tuberculose: saúde, biotecnologia e sociedade". O texto deverá ser organizado em três partes: Introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. No desenvolvimento do tema, deverão ser contemplados os tópicos abaixo apontados.

  • A tuberculose nos tempos atuais
  • Sintomas e tratamento da tuberculose
  • Transmissão da tuberculose
  • Vacina gênica contra a tuberculose: pesquisas; avanços; produção; efetividade.

Atividade 3 - Socialização dos textos

Após o término da atividade 2, os textos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 08/03/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.

Atividade 4- Campanha de esclarecimentos e prevenção da tuberculose na escola

Após a construção de todo esse referencial teórico sobre o tema "Tuberculose: saúde, biotecnologia e sociedade”, os alunos estarão aptos a promover uma intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito da doença, suas causas ambientais, tratamento e prevenção, com ênfase nos avanços da biotecnologia nos estudos da vacina gênica.

Deverão confeccionar faixas, folders, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos para o tema. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.

Abaixo, uma sugestão de material que poderá ser feito pelos alunos na campanha de prevenção da tuberculose.

tuberculose 2

Imagem disponível em: http://www.tropical.fm.br/wp-content/uploads/2013/03/2803.jpg. Acessado em 08/03/2014.

Possibilidade de interdisciplinaridade

O professor de Biologia poderá convidar o colega de literatura para que, em suas aulas, trabalhe a abordagem da tuberculose em textos literários. A seguir, uma sugestão de material para orientá-lo neste sentido:

A tuberculose, a poética e literatura no Brasil. Disponível em: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/658/a-tuberculose-a-po-tica-e-literatura-no-brasil.html. Acessado em 18/03/2014.

Recursos Complementares

Como começa a tuberculose e quais os sintomas? Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/tuberculose3.htm. Acessado em 08/03/2014.

FDA autoriza novo tratamento para tuberculose. Disponível em: http://setorsaude.com.br/fda-autoriza-novo-tratamento-para-tuberculose/. Acessado em 08/03/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser os registros, os textos e o material produzidos pelos alunos, individualmente e/ou em grupo, para a campanha de esclarecimentos e prevenção da tuberculose, assim como a desenvoltura dos mesmos durante este processo de sensibilização das pessoas. Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
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