22/04/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Biotecnologia |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Sistema imunológico.
Vacinas.
Noções de genética.
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; campanha educativa na escola.
Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais; material para produção de cartazes, faixas e folders (cartolinas, tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera etc.).
Imagem disponível em: http://www.pereirabarreto.sp.gov.br/images/thumbnails/images/2013/02/04/tuberculose1_d546d-359x371.jpg. Acessado em 08/03/2014
Para iniciar o estudo do tema “Tuberculose: saúde, biotecnologia e sociedade”, sugerimos que o professor utilize uma matéria/reportagem exibida em um programa de televisão. Para isso, o professor poderá salvar previamente o vídeo em seu computador e projetá-lo utilizando o data show ou disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais.
Ana Maria Braga SOS Mais Você: alerta sobre a tuberculose. Duração: 22min33seg. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BQ9tmpMparo. Acessado em 08/03/2014.
Após a atividade 1, sugerimos que o professor projete utilize uma outra matéria/reportagem divulgada por outro programa de televisão. Para isso, o professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e projetá-lo utilizando o data show ou disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais.
Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/tuberculose-detectada-em-thiaguinho-e-comum-entre-jovens-diz-medico.html. Acessado em 08/03/2014.
Para discussão das reportagens e resgate dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, o professor deverá digitar, imprimir e entregar aos alunos as seguintes questões para discussão:
Sugerimos que o professor solicite que cada aluno faça seus registros individualmente para contribuir com a discussão na atividade seguinte e na produção de textos posteriormente, no módulo 2.
Imagem disponível em: http://cip.ig.com.br/wp-content/uploads/2011/03/tuberculose1.jpg. Acessado em 08/03/2014.
A discussão das matérias deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Para fechar essa discussão, o professor deverá encaminhar a leitura do texto "Tuberculose", publicado pelo Dr. Dráuzio Varela, disponível em http://drauziovarella.com.br/letras/t/tuberculose/ (acessado em 08/03/2014). O professor deverá disponibilizar o texto impresso para cada aluno para que ele seja colado em seus cadernos. O aluno deverá marcar neste texto, com diferentes cores, os itens que foram discutidos anteriormente, fazendo uma legenda.
Imagem disponível em: http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2013/03/info_tuberculose.jpg. Acessado em 08/03/2014.
Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.
Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar as questões que considerarem mais importantes.
SILVA, Célio Lopes. Tuberculose: uso da biotecnologia para produção de uma vacina de DNA que previne e cura a doença [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.biotecnologia.com.br%2Frevista%2Fbio10%2Ftuberculose.pdf&ei=QmMgU52NGoqekQeCpICQDA&usg=AFQjCNHDZ93wZz2yrN9pUQRo8kmf-YRgog&sig2=mj8RW7WYpOyb7wTciTOHcg&bvm=bv.62788935,d.eW0. Acessado em 08/03/2014.
FIOCRUZ. Laboratório de bacteriologia da tuberculose. Disponível em: http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/laborat%C3%B3rio-de-bacteriologia-da-tuberculose. Acessado em 08/03/2014.
Vacina gênica contra tuberculose: biotecnologia e vacinas gênicas. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc3.htm. Acessado em 08/03/2014.
Vacina gênica contra tuberculose: tuberculose pode matar 30 milhões. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc4.htm. Acessado em 08/03/2014.
Vacina gênica contra tuberculose: a cura mais próxima. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc1.htm. Acessado em 08/03/2014.
Vacina gênica contra tuberculose: nova vacina consome mais de 10 anos de pesquisas. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc2.htm. Acessado em 08/03/2014.
Vacina gênica contra tuberculose: principais dúvidas sobre a tuberculose. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc5.htm. Acessado em 08/03/2014.
Imagem disponível em: http://setorsaude.com.br/wp-content/uploads/2013/01/FDA-autoriza-novo-tratamento-para-Tuberculose.jpg. Acessado em 08/03/2014
Após o estudo individual, por meio da pesquisa na internet, o professor deverá organizar a turma em grupos de cinco alunos. Este grupo, munido dos registros individuais, deverá discutir o conteúdo pesquisado e produzir um texto sobre o tema "Tuberculose: saúde, biotecnologia e sociedade". O texto deverá ser organizado em três partes: Introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. No desenvolvimento do tema, deverão ser contemplados os tópicos abaixo apontados.
Após o término da atividade 2, os textos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 08/03/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.
Após a construção de todo esse referencial teórico sobre o tema "Tuberculose: saúde, biotecnologia e sociedade”, os alunos estarão aptos a promover uma intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito da doença, suas causas ambientais, tratamento e prevenção, com ênfase nos avanços da biotecnologia nos estudos da vacina gênica.
Deverão confeccionar faixas, folders, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos para o tema. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.
Abaixo, uma sugestão de material que poderá ser feito pelos alunos na campanha de prevenção da tuberculose.
Imagem disponível em: http://www.tropical.fm.br/wp-content/uploads/2013/03/2803.jpg. Acessado em 08/03/2014.
O professor de Biologia poderá convidar o colega de literatura para que, em suas aulas, trabalhe a abordagem da tuberculose em textos literários. A seguir, uma sugestão de material para orientá-lo neste sentido:
A tuberculose, a poética e literatura no Brasil. Disponível em: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/658/a-tuberculose-a-po-tica-e-literatura-no-brasil.html. Acessado em 18/03/2014.
Como começa a tuberculose e quais os sintomas? Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/tuberculose3.htm. Acessado em 08/03/2014.
FDA autoriza novo tratamento para tuberculose. Disponível em: http://setorsaude.com.br/fda-autoriza-novo-tratamento-para-tuberculose/. Acessado em 08/03/2014.
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