22/04/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Biotecnologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Explicar o processo de fermentação.
Identificar os processos fermentativos que ocorrem na produção de bebidas.
Apontar o emprego de alguns processos de fermentação.
Mostrar a reação que ocorre com os açúcares para formação dos produtos de fermentação.
Identificar as leveduras presentes no fermento biológico como responsáveis pela fermentação.
Reações químicas.
Noções de química orgânica.
Classificação dos seres vivos: reinos Monera e Fungi.
ESTRATÉGIAS
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo de textos; atividades experimentais e elaboração de relatórios.
Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais; microscópios; fermento biológico; açúcar; água morna; água de cal ou Hidróxido de Cálcio; filtro; funil; garrafas de PET; béquer ou similar; rolhas; tubos de vidro; mangueira de borracha.
Sugerimos que o professor inicie a discussão projetando imagens de embalagens de fermentos, como as apresentadas a seguir, utilizando o aparelho de data show.
Imagem disponível em: http://www.perfecta.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/01/pao-frances1.jpg. Acessado em 16/03/2014.
Imagem disponível em: http://supercidade.com/wp-content/uploads/2013/03/dica-uva-e-vinho-11.jpg. Acessado em 16/03/2014.
Imagem disponível em: http://agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2012/07/Etanol11012010202134.jpg. Acessado em 16/03/2014.
Imagem disponível em: http://www.pontofrio-imagens.com.br/html/conteudo-produto/371/2257016/imagens/conjunto-para-cerveja-oxford-yma2-7000-cristal-1.jpg. Acessado em 16/03/2014.
Enquanto projeta as imagens, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos a partir de observações e de indagações como as sugeridas a seguir:
Após os alunos se manifestarem trazendo seus conhecimentos prévios, o professor deverá ponderar que estes são produtos obtidos por fermentação. E indagar:
Em busca de conhecimentos sobre fermentação os alunos deverão acessar os textos indicados a seguir, lê-los e registrar as informações que considerarem mais relevantes. O professor deverá entregar uma cópia digitada de alguns itens que deverão ser contemplados nestes registros. Estes registros deverão ser enviados ao professor, por e-mail, para avaliação. Posteriormente, serão utilizados para a composição dos relatórios das atividades experimentais.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda imprimir os textos e distribuir uma cópia de cada texto para cada aluno.
Fermentação. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica3.php. Acessado em 15/03/2014.
Fermentação alcoólica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fermenta%C3%A7%C3%A3o_alco%C3%B3lica. Acessado em 15/03/2014.
A fermentação alcoólica e o vinho. Disponível em: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/fermentacao-alcoolica-vinho.asp. Acessado em 15/03/2014.
Qual é a diferença entre bebida destilada e fermentada? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-bebida-destilada-e-fermentada. Acessado em 15/03/2014.
Significado da palavra fermentação.
O que é fermentação.
Processo químico da fermentação.
Processo biológico da fermentação.
Produtos oriundos do processo de fermentação.
Microrganismos participantes no processo de fermentação.
Empregos da fermentação alcoólica.
Diferenças dos processos de fermentação na produção dos vinhos e das cervejas.
A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
O professor deverá fechar essa discussão enfatizando conceitos, fórmulas, exemplos, processos etc. Sugerimos abaixo um exemplo de síntese para este fechamento, mas o professor poderá fazer o seu próprio material utilizando o power point.
URZEDO, Cairo; MORONE, Gustavo; PONTES, Isabela; SIMÃO, Luana; SÉRGIO, Mário; SCHOLTEN, Thiago. Fermentação alcoólica. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-n7ddyv2bNYJ:docentes.esalq.usp.br/luagallo/bioquimica%2520dinamica/fermentacao%2520alcoolica.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acessado em 23/03/2014.
Ao terminar sua explanação, sugerimos que o professor estabeleça um diálogo com os alunos, lançando algumas perguntas sobre curiosidades a serem respondidas a partir de conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores.
Deverá deixar que eles raciocinem e procurem responder baseados nos conhecimentos adquiridos.
Como a uva se transforma em vinho?
Por que a champanhe tem bolhas?
Como é feita a cerveja sem álcool?
Por que a cerveja congela na mão do garçom?
Depois que os alunos tiverem discutido na tentativa de responder às questões, o professor deverá escrever no quadro o endereço a seguir, onde encontrarão as respostas corretas.
MERGUIZZO, Marco Aurélio. 9 perguntas (e respostas) sobre bebidas alcoólicas. Disponível em: http://super.abril.com.br/alimentacao/bebidas-443897.shtml. Acessado em 15/03/2014.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_67Tn1oZ5oOY/SwV-6-T3nvI/AAAAAAAAAEo/8Zlfbj3qEEc/s1600/tanques+fermenta%C3%A7%C3%A3o.jpg. Acessado em 15/03/2014.
Neste módulo, sugerimos experimentos que, observando as normas de segurança, deverão ser realizadas no Laboratório de Química/Biologia com a supervisão direta do professor. O número de grupos de alunos a serem formados dependerá dos recursos que o professor dispuser para um acompanhamento direto.
O professor deverá providenciar cópias impressas dos roteiros destas aulas, uma vez que isso facilita na execução. Nas atividades 2 e 3 os roteiros estão disponíveis on line; o professor poderá imprimi-los ou digitá-los fazendo as adaptações que considerar necessárias, uma vez que contêm procedimentos, discussão e resultados.
Após a realização das atividades experimentais, os alunos deverão fazer um relatório de cada uma, digitando-os no Word. Estes relatórios deverão ser enviados ao professor por e-mail, para avaliação.
Leveduras. Imagem disponível em: http://elementosqf.files.wordpress.com/2007/11/leveduras.gif?w=497. Acessado em 13/12/2010.
Experimento 1- Leveduras do fermento de pão: observação ao microscópio
Material
Lâminas, lamínulas, canudinhos e mistura preparada de água, açúcar e fermento biológico (pão).
Procedimento
O professor deverá preparar, no início da aula, uma mistura de água morna, açúcar e fermento biológico.
Instruções para os alunos
a) Pegue uma lâmina de vidro e coloque sobre ela, usando o canudinho, uma gota da mistura já preparada (água morna, açúcar e fermento biológico).
b) Cubra a lâmina com a lamínula e observe ao microscópio. Faça o desenho das leveduras observadas.
Discussão (sugestão de questões a serem abordadas)
a) O que são as leveduras?
b) Durante a observação das leveduras ao microscópio, o que mais chamou a sua atenção?
c) Qual foi o motivo da utilização do açúcar na mistura?
Experimento 2- FERREIRA, Cristina; MONTES, Ronaldo. A química da produção de bebidas alcoólicas [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CEIQFjAD&url=http%3A%2F%2Fqnesc.sbq.org.br%2Fonline%2Fqnesc10%2Fexper1.pdf&ei=_JQoU-P8Jcr6kQfRpYDICw&usg=AFQjCNGEzJlAoFLXDrHRRi8qm2VYythBXw&bvm=bv.62922401,d.eW0. Acessado em 15/03/2014.
Experimento 3- Fermentação: como os fungos fazem bebida alcoólica. Disponível em: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=552&FERMENTACAO+COMO+FUNGOS+FAZEM+BEBIDA+ALCOOLICA. Acessado em 15/03/2014.
Este material tem o passo a passo, em páginas sequenciais e uma versão completa em PDF. Para acessá-la, basta clicar em PDF, quando abrir a página.
Cada grupo deverá produzir um relatório de cada atividade experimental. Sugerimos a seguir um de roteiro para essa produção.
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.
INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. As questões para discussão estão apontadas no roteiro da aula.
CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.
REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, deverão ser citados.
Os aspectos históricos e culturais relacionados ao uso e produção bebidas fermentadas poderão ser mais amplamente trabalhados com os alunos numa parceira com o professor de História. A seguir, uma sugestão de material a ser explorado nesta proposta interdisciplinar.
Biotecnologia: história. Disponível em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/biotecnologia/Histor.htm. Acessado em 15/03/2014.
Imagem disponível em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/biotecnologia/Imagens/Figura03.jpg. Acessado em 15/03/2014.
ALCARDE, André Ricardo. Fermentação. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_105_22122006154841.html. Acessado em 15/03/2014.
ANDRADE, Jerusa S.; PANTOJA, Lílian; MAEDA, Roberto N. Melhoria do rendimento e do processo de obtenção da bebida alcoólica de pupunha (Bactris gasipaes Kunth). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000400007. Acessado em 15/03/2014.
DIAS, Disney Ribeiro; LIMA, Luiz Carlos Oliveira; SCHWAN, Rosane Freitas. Metodologia para elaboração de fermentação de cajá [PDF]. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar_url?hl=pt-BR&q=http://www.scielo.br/pdf/cta/v23n3/18835.pdf&sa=X&scisig=AAGBfm3RCf1E4TwbnBFNyjiCjB4Ds-LPrw&oi=scholarr&ei=_4cpU5DhCdGdkQfJpIGADw&ved=0CCoQgAMoAjAA. Acessado em 15/03/2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
As produções escritas, individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos, poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa.
Os relatórios produzidos pelos alunos deverão ser avaliados quantitativamente.
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