03/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
vocesabia%252F14-de-marco-dia-da-poesia%3B640%3B384
MÓDULO 1
ATIVIDADE 1 - Definição de poesia
O professor deverá iniciar a aula, apresentando para os alunos uma definição de poesia, que pode ser a seguinte:
Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.
No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.
Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e que definem a métrica de uma poesia.
A métrica de um poema consiste na utilização de recursos literários específicos que distinguem o estilo de um poeta.
Os versos livres não seguem nenhuma métrica. O autor tem liberdade para definir o seu próprio ritmo e criar as suas próprias normas. Esse tipo de poesia é também designada por poesia moderna, na qual se destacam elementos do modernismo.
A poesia em prosa também dá autonomia ao autor para compor um texto poético não constituído por versos (desde que haja harmonia, ritmo e a componente emotivo inspirada pela poesia).
Depois de lida a definição acima com os alunos, o professor deverá solicitar que falem um pouco sobre o assunto. Deverá coloca os alunos em um círculo e perguntar:
O professor deverá deixar os alunos falarem. Mesmo aqueles que não gostarem de poesia deverão falar e serem ouvidos.
ATIVIDADE 2 - Pesquisando sobre poesia
1. Peça a eles que entrem nos seguintes sites:
e de outros que o professor preferir.
ATIVIDADE 3 - Aprendendo sobre verso e estrofe
É importante aproveitar a oportunidade para trabalhar com os alunos verso e estrofe. Prepare slides com o conteúdo abaixo para mostrar a eles:
SLIDE 1
Em um poesia, o verso corresponde a cada uma das linhas que o constituem. É o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”. |
SLIDE 2
Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. Eles podem ser medidos através de técnicas de metrificação e classificados quanto ao número de sílabas métricas (ou sílabas poéticas). As sílabas métricas são diferentes das sílabas gramaticais. |
SLIDE 3
Em português, a tonicidade das palavras determina o número de sílabas métricas. A contagem dos sons dos versos vai até a última sílaba tônica de cada verso. Exemplo de versos de 7 sílabas (heptassílabo ou Redondilha maior): |
Na/que/la/ nu/vem/ na/que/la Man/do/-te/ meu/ pen/sa/men/to Que/ Deu/s se o/cu/pe/ do/ ven/to |
ATIVIDADE 4
http://www.mensagenscomamor.com/poemas_e_poesias_de_clarice_lispector.htm Acesso em: 19 mar. 2014.
Clarice Lispector
O que me tranquiliza é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.
O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete não transborda nem uma fração
de milímetro além do tamanho de uma cabeça de alfinete.
Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte do que existe com essa exatidão nos é tecnicamente invisível.
O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas.
Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição.
Professor, oriente os alunos:
1. Façam uma leitura silenciosa do texto.
2. Respondam:
- O que é a perfeição para você?
- Precisão tem o mesmo significado de perfeição?
3. Pense no título da poesia: PRECISÃO.
- Procure no dicionário os significados da palavra precisão. Escolha a acepção que melhor contribui para o sentido do texto.
4. Entrem nos sites de busca e leiam a biografia de Clarice Lispector. Vocês sabiam que ela tinha as mãos queimadas?
MÓDULO 2
ATIVIDADE 1- Recitando poesias
O professor deverá propor aos estudantes que façam um recital de poesias. Para tanto, deverá levá-los para o Laboratório de Informática para que escolham as poesias em sites específicos.
Primeiro, ajude-os a escolherem os autores. Dê uma lista para que cada um escolha o seu preferido.
Depois de selecionados os autores, os alunos escolherão as poesias a serem recitadas.
LISTA DE AUTORES:
CASTRO ALVES
MÁRIO QUINTANA
MÁRIO DE ANDRADE
CECÍLIA MEIRELES
AUGUSTO DOS ANJOS
CORA CORALINA
FERREIRA GULLAR
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE e outros da preferência do professor.
ATIVIDADE 2 - Treinando para recitar
Professor, acesse os sites para complementar suas aulas.
Leia os artigos abaixo e reflita mais sobre o tema.
Professor, para a avaliação, grave a declamação dos alunos no recital. Depois do recital, passe a gravação para os estudantes e peça que cada um faça a sua autoavaliação. Eles devem observar:
1. altura e entonação de voz,
2. gestual,
3. inibição,
4. expressão.
Com a autoavaliação, os alunos poderão, de uma próxima vez, tentar melhorar sua performance.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/04/2014
Cinco estrelasExcelente aula! Parabéns
O que é Poesia: