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A Revolta do Vintém (1879/1880)

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o termo vintém associado ao réis, moeda em circulação no Brasil até 1942.
  • Compreender os principais aspectos relacionados à eclosão e culminância da revolta.
  • Analisar como a Revolta do Vintém foi tratada em dois periódicos da época, no período entre dezembro de 1879 e janeiro de 1880.
  • Estabelecer uma análise comparativa entre a Revolta do Vintém e as manifestações populares ocorridas no Brasil em 2013.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O contexto social, político e econômico do Brasil no II Reinado (1840-1889).

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Interpretação de fontes escritas.
  • Interpretação de fontes imagéticas.
  • Atividade com áudio (Episódio do Programa Escola Brasil).
  • Produção de Painel Temático.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • PowerPoint ou programa similar.
  • Aparelho para reprodução de som.
  • Material para a produção do painel temático.

 

 

Módulo 1- Introdução:  As moedas que o Brasil já teve

 

Professor, antes de iniciar as atividades relacionadas ao tema desta aula, desenvolva com os alunos uma aula introdutória para que eles discutam o termo vintém, relacionando-o à moeda em vigor no período em que ocorreu a revolta no Rio de Janeiro (1878/1879).

 

Atividade 1

 

Pergunte aos alunos: você já ouviu falar no termo vintém? O que ele significa?

 

Ouça as respostas e, em seguida, proponha a eles  o trabalho com o recurso abaixo:

 

 

Episódio do Programa Escola Brasil. Entre outros temas, analisa a história das moedas do Brasil. Confira a ficha técnica do recurso no link do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=346 (Acesso em: 12/04/2014).

 

O recurso (áudio) tem duração de 28 minutos, mas o tema que interessa à aula inicia-se aos 18 minutos. Os apresentadores, de forma lúdica, falam sobre a história da moeda brasileira, desde o século XIX aos dias atuais.

O professor deverá reproduzir o áudio do programa para os alunos, em sala de aula. Após a reprodução, é importante que os alunos conversem sobre o conteúdo do recurso, apontando o que ele acrescenta em relação ao questionamento feito no início da atividade. Em seguida, eles devem anotar, no caderno, as principais ideias do áudio.

 

Atividade 2

 

a. Proponha aos alunos a leitura e observação atenta da matéria abaixo, publicada na Revista Mundo Estranho:

 

Imagem disponível em:

http://marcoslaskavelozo.blogspot.com.br/2012/07/curiosidades-quantas-moedas-o-brasil-ja.html

(Acesso em: 12/04/2014)

 

b. Em seguida, os alunos devem relacionar o conteúdo do material da revista com o áudio analisado anteriormente. Chame a atenção deles para a cronologia da história da moeda no Brasil, focalizada no recurso, bem como para a cédula representativa de cada moeda: réis (século XIX), cruzeiro (anos 40), cruzeiro novo (anos 60), cruzeiro (anos 70), cruzado (anos 80), cruzado novo (anos 80), cruzeiro (anos 90), cruzeiro real (anos 90), real (atual).

 

c. Para auxiliar os alunos na resposta da questão "O que significa vintém?", proponha a consulta a um dicionário online ou impresso:

 

       Vintém

 

Imagem disponível em:  http://aulete.uol.com.br/vintém

(Acesso em: 12/04/2014).

 

d. A partir dos recursos utilizados na atividade, os alunos entenderão a relação do vintém com a moeda que vigorou no Brasil até 1942: o réis. O professor poderá propor um aprofundamento do estudo, particularmente em relação às questões econômicas e políticas que levaram a mudanças na moeda ao longo da história do Brasil.

 

 

Módulo 2 - A Revolta do Vintém no Rio de Janeiro (1879/1880)

 

Atividade 1

 

A Revolta do Vintém em periódicos da época: "O Mequetrefe" e "Revista Ilustrada"

 

Orientações para a atividade:

 

a. Inicialmente, disponibilize  para os alunos textos que tragam uma visão geral sobre a Revolta do Vintém (ou indique fontes para que eles mesmos selecionem textos que tratem do tema):

 

Texto 1

"A Revolta do Vintém foi um movimento de contestação popular que reivindicava o fim da cobrança do imposto no valor de vinte réis (um vintém) aos passageiros dos bondes. O “imposto do vintém”, como ficou conhecido pelos contemporâneos, foi instituído pelo ministro da Fazenda Affonso Celso de Assis Figueiredo na tentativa de conter o déficit orçamentário do governo imperial. O imposto consistia na cobrança da taxa de um vintém às empresas de transporte pela estimativa do movimento dos passageiros, valor este que só posteriormente seria repassado para as passagens. As companhias alegaram impossibilidade de efetuar o pagamento por estimativa, o que levou o governo a decidir, com o apoio do parlamento, que a cobrança do tributo seria feita diretamente aos usuários. (GRAHAM: 1980)".

Texto 2

"No dia 28 de dezembro de 1879, a capital do Império viu algo inédito desde 1863, quando o Brasil rompeu relações com a Inglaterra por conta da Questão Christie: a multidão protestando na rua. A manifestação aconteceu no campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em frente ao palácio imperial. Cerca de cinco mil pessoas, lideradas por um militante republicano, o médico e jornalista Lopes Trovão, reuniram-se para entregar a d. Pedro II uma petição solicitando a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano, ou seja, bondes puxados a burro". (...)

 

 

O Texto 1 completo está disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2011/trabalhos/6.pdf

O Texto 2  completo está disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/a-guerra-do-vintem

Acesso em: 12/04/2014

 

 

b. Os alunos devem acessar os textos nos links indicados e fazer uma leitura individual e atenta dos mesmos. Nesse primeiro contato com o tema, eles devem organizar, no caderno, um quadro com os principais dados relativos à revolta, fornecidos pelas fontes:

 

Denominação da revolta:

Onde e quando ocorreu:

Causas imediatas que levaram à eclosão da revolta:

Sujeitos sociais participantes da revolta:

O tratamento dado pelas autoridades instituídas à revolta:

Como a revolta terminou:

 

 

c. Em seguida, proponha aos alunos que consultem, no site da Hemeroteca Digital Brasileira, periódicos da época, tais como "O Mequetrefe" e "Revista Ilustrada", para que observem se e como os mesmos noticiaram os acontecimentos que envolveram a revolta entre 28 de dezembro de 1879 e 04 de janeiro de 1880. A partir da atividade, os alunos devem observar como a Revolta do Vintém foi tratada nos dois periódicos e que tipo de material foi produzido para a abordagem do movimento.

 

d. Os alunos, divididos em duplas, devem analisar as publicações no período de ocorrência da revolta.

 

Link para "O Mequetrefe": http://hemerotecadigital.bn.br/acervo-digital/mequetrefe/709670

(Acesso em: 12/04/2014)

No link indicado, o número 196 do ano de 1879 e o número 1 do ano de 1880, por exemplo, trazem informações e posicionamento da revista em relação à revolta.

Confira dois exemplos de referências à Revolta do Vintém na revista, "O Mequetrefe":

 

Mequetrefe 1

Mequetrefe 2

No texto publicado no periódico, intitulado "A propósito do vintém", o autor expõe a sua opinião sobre a revolta, colocando-se claramente a favor dos manifestantes e contrário ao governo, o que pode ser observado, por exemplo, na afirmação:

"Não fazemos questão do vintém pelo vintém em si,
pelo valor do vintém ; levantamo-nos sim contra esta
pressão vexatória, contra esse despotismo, contra essa
extorsão iniqua feita ao povo que, nenhuma culpa tem
da má direcção que o governo imprime à marcha do
paiz. Quem esbanja os dinheiros públicos, não somos
nós, não é o povo em cima de .cujos hombros descarregam toda o peso dos impostos".

( No. 196, p.3, 27/12/1879)

Disponível em:

O periódico traz uma representação (por meio de desenhos com legendas) dos acontecimentos que marcaram o confronto entre manifestantes e policiais nas ruas do Rio de janeiro, durante a revolta.

No acesso à página, oriente os alunos a utilizarem a ferramenta do navegador (Zoom), para que possam observar a representação em todos os seus detalhes.

( No. 01, p. 4-5, 03/01/1880)

 

 

 

 

http://memoria.bn.br/pdf/709670/per709670_1879_00196.pdf   http://memoria.bn.br/pdf/709670/per709670_1880_00001.pdf

Acesso realizado em: 12/04/2014

 

Link para a "Revista Ilustrada": http://hemerotecadigital.bn.br/acervo-digital/revista-illustrada/332747

No link indicado, os números 188 e 189 trazem informações e posições relacionadas à revolta. Confira os exemplos abaixo:

 

Ilustrada 1 Ilustrada 2

Na imagem reproduzida acima, destaca-se o poema cuja temática é o imposto do vintém, além de opiniões que expressam o posicionamento dos editores da revista acerca da revolta.

( No. 188, p. 3, 27/12/1879)

A capa da Revista Ilustrada de 01/01/1880 traz uma representação do ano velho (à esquerda, se afastando) e o ano novo (representado pela criança à direita), repercutindo os acontecimentos do dia, no qual ocorreram confrontos entre a polícia e os manifestantes, os quais levaram algumas pessoas à morte.

Na legenda, se pode ler:

"Pobre anno novo fluminense! Logo no seu primeiro dia, ficou com a sua camisinha salpicada de sangue! Foi a herança do velho e ruim anno de 1879!

( No. 189, p. 1, 01/01/1880)

http://memoria.bn.br/pdf/332747/per332747_1879_00188.pdf

 

http://memoria.bn.br/pdf/332747/per332747_1880_B00189.pdf

 

Acesso realizado em: 12/04/2014

 

e. Após o trabalho inicial de observação das publicações pelos alunos, é interessante que o professor coordene o processo de divisão do material que será analisado, para que diferentes materiais sejam contemplados no estudo e para que cada dupla fique responsável pelo trabalho de análise e apresentação de, no  mínimo, uma matéria publicada nos periódicos.

 

f. Os alunos não devem ficar restritos aos exemplos acima mencionados. Existe um rico material sobre a revolta a ser explorado nas duas publicações. Para a análise das publicações pelas duplas, a sugestão é que seja feita uma ficha com a descrição e análise de cada material selecionado (textos informativos ou analíticos, charges, poemas, desenhos com legendas relativos aos enfrentamentos de rua etc):

 

Data:

Tipo de material veiculado pelo periódico:

Autor (se estiver disponível) e página:

Informações fornecidas:

Posicionamento do autor em relação à revolta:

Observações da dupla (alunos) sobre a publicação:

 

g. Em data previamente marcada, as duplas devem socializar as suas conclusões com os colegas. É interessante utlizar o PowerPoint ou programa similar nas apresentações, para que seja possível apresentar o material analisado, copiado da fonte, e a ficha com as informações e posicionamento das duplas.

 

 

Módulo 3 - A relação entre a Revolta do Vintém e as manifestações populares no Brasil atual

 

Em junho de 2013, milhares de pessoas foram às ruas em manifestações ocorridas em várias cidades brasileiras. No início, o principal alvo era o aumento das tarifas relativas ao transporte público. Entretanto, com o desenrolar dos protestos, outras reivindicações foram anexadas à pauta dos manifestantes, revelando que a insatisfação vinculava-se ao contexto político e econômico da sociedade brasileira atual e, portanto, não se restringia aos 0,20 centavos (valor do aumento das passagens de ônibus aprovado na época).

 

Neste módulo, o objetivo é que os alunos discutam:

 

É possível estabelecer uma relação entre a Revolta do Vintém (1879/1880) e as manifestações populares ocorridas no Brasil em 2013?

O que os dois movimentos possuem em comum?

Quais são as principais diferenças entre eles?

Qual o significado político dos dois movimentos, ocorridos em períodos distintos?

 

Atividade 1

 

Para iniciar a discussão, os alunos devem retomar os acontecimentos que marcaram as manifestações populares ocorridas no Brasil, a partir de junho de 2013. A proposta é que eles reúnam fontes (jornais, revistas, postagens na internet etc) que abordem a temática e façam um debate sobre o conteúdo delas.

 

Orientações para a atividade:

 

a. Abaixo indicamos uma sugestão de material encontrado na internet (infográfico e artigo), mas ressaltamos que é importante estimular os alunos a selecionarem, eles mesmos, fontes para a discussão da temática. O trabalho de seleção de fontes, sob a orientação do professor, é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes.

 

 

Manifestações 1         Manifestações 2

Disponível em: http://www.iinterativa.com.br/infografico-dados-da-primavera-brasileira/

Acesso em: 12/04/2014

 

b. Na fonte indicada, acima, os alunos encontrarão um infográfico e um artigo que tratam das manifestações populares de 2013 no Brasil, os quais abordam as seguintes questões:

 

  • O que foi o movimento.
  • As principais reivindicações dos manifestantes.
  • O custo do transporte público para trabalhadores de diferentes lugares do mundo.
  • A repercussão do movimento nas redes sociais.
  • Estimativas do número de participantes que mobilizaram as manifestações em diferentes cidades brasileiras.
  • A repercussão do movimento pelo mundo.
  • A História se repete: a relação das manifestações de junho de 2013 com a Revolta do Vintém.

 

 

c. Após uma leitura individual e atenta dos materiais selecionados, os alunos devem debater as principais questões apontadas nas fontes.

 

Atividade 2

 

O que dizem os estudiosos em relação a possíveis semelhanças e diferenças entre os protestos atuais e a Revolta do Vintém?

 

Orientações para a atividade:

 

a. O professor poderá imprimir o texto abaixo indicado ou solicitar que os alunos o acessem pela internet:

 

Texto comparação

Disponível em:

http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/duas-revoltas-o-mesmo-proposito-rio-de-hoje-a-guerra-do-vintem-contra-aumento-da-passagem-8779375

Acesso em: 12/04/2014

 

b. No texto, os alunos poderão observar a análise comparativa entre os dois movimentos, a partir da perspectiva colocada pelos historiadores José Murilo de Carvalho, Marcos Breta e Sandra Graham. Após uma leitura atenta, oriente-os a registrar, por escrito, os pontos em comum observados.

 

c. No texto "Revolta do Vintém, o passe livre do século 19", em texto assinado por Marcus Lopes, encontramos o seguinte posicionamento:

 

É muito difícil - tirando o foco de que a razão que deu início ao protesto foi o aumento no preço do transporte urbano - traçar paralelos entre o que aconteceu na década final do império e as manifestações que começaram a ocupar as ruas das principais cidades brasileiras em junho.

"Ambos tiveram como estopim o aumento do custo das passagens do transporte público, depararam-se com reações violentas da polícia e a questão inicial dos transportes apontou para outros problemas enfrentados pela população", afirma Batalha. "Mas na Revolta do Vintém as lideranças políticas tiveram papel essencial, enquanto que o processo recente é muito mais horizontalizado", diz o historiador.

 

Confira o texto completo em:

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/revolta-vintem-versao-passe-livre-seculo-19-748808.shtml

Acesso em: 12/04/2014

 

d. Os pontos comuns entre as duas manifestações populares, citados no texto, já foram abordados anteriormente. Entretanto, o historiador Claudio H. M. Batalha aponta uma diferença importante quando afirma: "Mas na Revolta do Vintém as lideranças políticas tiveram papel essencial, enquanto que o processo recente é muito mais horizontalizado".

Questione os alunos a respeito da afirmação do historiador, orientando-os a apontar, a partir das fontes analisadas, as lideranças políticas presentes na Revolta do Vintém e o significado da palavra "horizontalizado" em referência aos protestos atuais. As conclusões dos alunos devem ser anotadas no caderno.

 

Atividade 3

 

Produção de painel temático

 

Orientações:

 

a. Os alunos deverão organizar, em sala de aula, um painel com o tema: " A relação entre a Revolta do Vintém e as manifestações populares no Brasil atual".  O painel deverá contemplar as questões trabalhadas nos Módulos 2 e 3, buscando focalizar, sobretudo, uma análise comparativa entre os protestos ocorridos no século XIX e as manifestações atuais.

 

Importante: Incentive os alunos a trazerem para o painel algumas de suas análises e conclusões relativas ao trabalho realizado com os periódicos "O Mequetrefe" e "Revista Ilustrada", na Atividade 1 do Módulo 2.

 

b. Será necessário utilizar papel de grandes dimensões ou outro material que possa ser fixado na parede da sala. Sobre ele serão expostos: pequenos textos, infográficos, charges, poemas etc.

 

c. O planejamento do material a ser exposto deve ser feito antecipadamente. Os alunos deverão ser divididos em grupos. Cada grupo deverá focalizar uma determinada questão (ver questões propostas ao longo do Módulo 3) e reunir (ou produzir) materiais sobre ela, para o painel.

 

d. Atenção, é preciso ter objetividade na organização do painel: os textos devem ser curtos (palavras, expressões, frases), as imagens sempre com legendas e outros materiais distribuídos adequadamente, de forma a chamar a atenção dos leitores sem incorrer em inflação visual!

 

e. O painel deverá ser exposto em lugar apropriado na escola, para que a comunidade escolar possa ter acesso ao trabalho desenvolvido pelos alunos.

 

Para esta atividade, é importante contar com a colaboração do professor de  Artes, o qual poderá orientar os alunos na produção do painel.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ensinar a pensar Áudio
Recursos Complementares

Para os alunos:

 

Revolta do Vintém. Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiab/revolta-vintem.htm

 

Para os professores:

 

O motim do vintém e a cultura política do Rio de Janeiro em 1880. Sandra Lauderdale Graham. http://www.anpuh.org/revistabrasileira/view?ID_REVISTA_BRASILEIRA=21

 

História e Política em Canções, Poemas e Crônicas Publicadas no Rio de Janeiro no Tempo da Revolta do Vintém. Silvia Cristina Martins de Souza. http://www.cih.uem.br/anais/2011/trabalhos/6.pdf

 

Acesso realizado em: 12/04/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas, produção de slides, produção de painel temático, debates e anotações no caderno.

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