20/05/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Registros de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Citopatologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Nutrição e Dietética |
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.
Avaliar os riscos para a saúde de se tomar Sol sem proteção.
Apontar os cuidados que se deve ter ao se expor ao Sol.
Orientar-se para a exposição ao Sol na medida certa.
Distinguir os aspectos favoráveis de se tomar Sol dos malefícios que a exposição ao mesmo pode acarretar.
Identificar os protetores solares como fatores determinantes na prevenção do câncer de pele.
Relacionar o Sol com a produção de vitamina D e desta com a osteoporose.
Enumerar os possíveis benefícios da vitamina D para o organismo humano.
Apontar os possíveis problemas causados pela deficiência de vitamina D no organismo humano.
Indicar medidas preventivas contra a osteoporose.
Realizar campanhas de esclarecimentos sobre os benefícios do Sol e cuidados ao se expor a ele.
Tecido ósseo.
Pele.
Noções básicas de anatomia e fisiologia humana.
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; seminários; júri simulado; campanha educativa na escola.
Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais; revista on line; material para produção de cartazes, faixas e folders (cartolinas, tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera etc.).
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=
tbn:ANd9GcRoM9c4jyOqDsr9j0d-9S0XKpgAAskK9TD1B8fTzGRs_sUXteRd5A. Acesso em 28/04/2014.
Para iniciar o estudo do tema sugerimos a leitura do gibi da turma da Mônica intitulado "O Sol e a sua pele", disponível em: http://projetosolamigodanossapele.blogspot.com.br/2013/11/revista-da-turma-da-monica-pele-e-o-sol.html. Acesso em 28/04/2014.
Imagem retirada pela autora do gibi "O Sol e a sua pele". Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-bGubIYIB47I/Un5v8gWgzsI/AAAAAAAAAD4/yPG_mlD53Vo/s1600/SCAN0024.JPG. Acesso em 28/04/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar a revista on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente o gibi em seu computador e disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais. O professor poderá ainda projetar o gibi utilizando o aparelho data show ou disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.
O professor deverá entregar uma cópia digitada das questões para discussão enumeradas abaixo, para que os alunos possam fazer seus registros após lerem a história em quadrinhos.
1. Enumere os benefícios do Sol para a vida e para a saúde humana.
2. Enumere os danos que o Sol pode provocar no organismo humano.
3. Qual é o melhor horário para se expor ao Sol?
4. Qual é o pior horário para se expor ao Sol?
5. O que devemos fazer quando temos que nos expor ao Sol?
6. Tomar ou não tomar Sol? O que você acha?
A discussão da história em quadrinhos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos compostos por 3 alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. Ao longo da discussão, professor e os alunos deverão se posicionar colocando para o grupo novas questões sobre o que mais gostariam de saber sobre o tema.
Imagem disponível em: http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/como-tomar-sol-com-protecao-1/como-tomar-sol-com-protecao-4.jpg. Acesso em 28/04/2014.
Tendo como referência as informações já apresentadas na atividade anterior e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.
Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear os temas abaixo especificados. O grupo deverá ter liberdade para escolher a leitura de quaisquer textos selecionando aqueles que abordem o seu tema; porém, cada grupo deverá consultar, no mínimo, cinco fontes. Cada aluno deverá ler os textos e fazer registros:
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar para cada grupo, uma cópia impressa dos textos inerentes ao seu tema.
1. Sol e produção de produção de vitamina D.
2. Vitamina D e prevenção de doenças.
3. Sol e câncer de pele.
4. Sol, vitamina D e osteoporose.
5. Protetores solares.
6. Como e quando tomar Sol?
Imagem disponível em: http://imgms.alexandria.abril.com.br/6/protecao-solar.jpg. Acesso em 28/04/2014.
BERTELLI, Chris. Sol, um aliado da saúde. Disponível em: http://saude.ig.com.br/bemestar/sol+um+aliado+da+saude/n1237979018762.html. Acesso em 28/04/2014.
BEM ESTAR. Tomar sol é fundamental para o corpo obter vitamina D, explica especialista. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/tomar-sol-e-fundamental-para-o-corpo-obter-vitamina-d-explica-especialista.html. Acesso em 28/04/2014.
VARELLA, Dráuzio. Vitamina D. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/drauzio/vitamina-d/. Acesso em 28/04/2014.
_____________. Vitamina D na prevenção de doenças crônicas. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/drauzio/vitamina-d-na-prevencao-de-doencas-cronicas/. Acesso em 28/04/2014.
THE NYT. Falta de vitamina D é associada a 12 doenças. Disponível em: http://saude.ig.com.br/bemestar/falta-de-vitamina-d-e-associada-a-12-doencas/n1597729039608.html. Acesso em 28/04/2014.
ABRANCHES, Carolina. Vitamina D pode proteger contra câncer, diabetes e artrite. Disponível em: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=4533. Acesso em 28/04/2014.
ESTADÃO. Vitamina D diminui risco de Mal de Parkinson. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vitamina-d-pode-diminuir-risco-de-mal-de-parkinson,580642,0.htm Acesso em 28/04/2014.
SZIVOS, Sandra. Vitamina D é essencial para ativar o sistema imunológico. Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=vitamina-d-ativa-sistema-imunologico&id=5087. Acesso em 28/04/2014.
AGÊNCIA FAPESP. Deficiência de vitamina D aumenta o risco de hipertensão em mulheres. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/11198. Acesso em 28/04/2014.
DIÁRIO DA SAÚDE. Tomar sol influencia absorção de medicamentos pelo corpo. Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=sol-absorcao-medicamentos-pelo-corpo&id=6278. Acesso em 28/04/2014.
VARELLA, Dráuzio. Câncer de pele. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/cancer/cancer-de-pele/. Acesso em 28/04/2014.
_______________. Carcinoma basocelular da pele. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/cancer/carcinoma-basocelular-cancer-de-pele-nao-melanoma/. Acesso em 28/04/2014.
DIÁRIO DA SAÚDE. Benefícios de tomar Sol superam risco de câncer de pele. Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=beneficios-tomar-sol-superam-risco-cancer-pele&id=8820. Acesso em 28/04/2014.
DISSAT, Cristina. Prevenção da Osteoporose: A Dose Ideal. Disponível em: http://www.endocrino.org.br/prevencao-da-osteoporose-dose-ideal/. Acesso em 28/04/2014.
VARELLA, Dráuzio. Osteoporose. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/osteoporose-2/. Acesso em 28/04/2014.
BEM ESTAR. Exercícios físicos, cálcio e sol fazem bem aos ossos e evitam osteoporose. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/exercicios-fisicos-calcio-e-sol-fazem-bem-aos-ossos-e-evitam-osteoporose.html. Acesso em 28/04/2014.
SAÚDE! OSTEOPOROSE: prevenção. Disponível em: http://saude.abril.com.br/especiais/osteoporose/conteudo_138625.shtml. Acesso em 28/04/2014.
BEM ESTAR. Saiba como tomar sol na medida certa e usar o autobronzeador. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/saiba-como-tomar-sol-na-medida-certa-e-usar-o-autobronzeador.html. Acesso em 28/04/2014.
GUIDO, Vanessa. Agentes antienvelhecimento e bloqueadores de UV. Disponível em: http://www.quimicaonline.net/?p=1717. Acesso em 28/04/2014.
PAIVA, Flávia Cerqueira. Vitamina D, exposição solar e protetor solar. Disponível em: http://www.saudederme.com.br/vitamina-d-exposicao-solar-e-protetor-solar/. Acesso em 28/04/2014.
VARELLA, Dráuzio. Brasileiros sofrem com deficiência de vitamina D por falta de exposição ao sol. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/noticias/brasileiro-sofre-com-deficiencia-de-vitamina-d-por-falta-de-exposicao-ao-sol/. Acesso em 28/04/2014.
VARELLA, Dráuzio. Proteção solar ideal não é possível apenas com bloqueadores. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/cancer/protecao-solar-ideal-nao-e-possivel-apenas-com-bloqueadores/. Acesso em 28/04/2014.
DIÁRIO DA SAÚDE. Exagero no uso de filtros solares causa deficiência de vitamina D. Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=exagero-uso-filtros-solares-causa-deficiencia-vitamina-d&id=8525. Acesso em 28/04/2014.
AMORIM, Cláudia. Vida ‘indoor’ e filtro solar em excesso são causas do aumento de insuficiência de vitamina D. Disponível em: http://ela.oglobo.globo.com/beleza/pele/vida-indoor-filtro-solar-em-excesso-sao-causas-do-aumento-de-insuficiencia-de-vitamina-d-11828803. Acesso em 28/04/2014.
Imagem disponível em: http://ela.oglobo.globo.com/incoming/11828829-e0c-d1c/FT500A/unnamedjpg.jpg. Acesso em 28/04/2014.
Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram o mesmo tema deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.
Imagem disponível em: http://www.nucleovital.com.br/wp-content/uploads/2013/12/pele1-1110x400.jpg. Acesso em 28/04/2014.
Terminada a discussão e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados.
Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Para o fechamento desta proposta, sugerimos que seja utilizada a dinâmica “Júri Simulado” abordando a seguinte questão: tomar Sol é uma atitude saudável ou um risco à saúde humana?
As instruções para a prática desta dinâmica pode ser encontrada em sítios como o indicado a seguir.
MACEDO, Giélia Silva. Dinâmicas: como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acesso em 28/04/2014.
Após a construção de todo esse referencial teórico sobre o tema, os alunos estarão aptos a promover uma intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito da importância do Sol para a saúde, esclarecendo seus benefícios e os cuidados que se deve ter ao se expor a ele.
Deverão confeccionar faixas, folders, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos para o tema. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.
Imagem disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/bronzeamento-praia-1.jpg. Acesso em 28/04/2014.
TEIXEIRA, Thaisa de Mattos; COSTA, Célia Lopes da. Papel da vitamina D no lúpus eritematoso sistêmico. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732012000400010. Acesso em 28/04/2014.
VITAMINA D- BRASIL. 10 sintomas de deficiência de vitamina D que você precisa reconhecer. Disponível em: http://vitaminadbrasil.org/2013/02/23/10-sintomas-de-deficiencia-de-vitamina-d-que-voce-precisa-reconhecer/. Acesso em 28/04/2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) as apresentações, em forma de seminário, do conteúdo pesquisado na internet; ii) o material produzido pelos alunos, individualmente e/ou em grupo, para a campanha na escola, assim como a desenvoltura dos mesmos durante este processo de sensibilização das pessoas.
Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
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