20/05/2014
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos tenham habilidade de leitura e de escrita.
Informações ao professor
Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Espera-se com essa aula que o aluno compreenda o que é arqueologia e que por meio da descoberta de sítios arqueológicos, os historiadores puderam estudar diferentes grupos sociais que viveram em diversas regiões do mundo e que não deixaram nenhum tipo de registro escrito.
Primeiro momento:
Professor, para essa aula, você deverá organizar os alunos em círculo e propor um diálogo para que todos possam falar o que sabem sobre os sítios arqueológicos. É importante que todos falem e ouçam as ideias apresentadas pelos colegas. Nessa idade, é comum eles terem visto imagens de artefatos arqueológicos, como cerâmicas, pinturas rupestres, mas terão dificuldade de associá-las aos sítios arqueológicos. O professor iniciará esse tema com apresentação do Sítio Arqueológico Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado, no sudeste do Piauí. Nesse Sítio Arqueológico, os achados em maior abundância são as pinturas rupestres, que serão também o objetivo em nosso estudo.
Professor, na conversa em roda você poderá fazer as seguintes perguntas:
Esse é um dos sítios arqueológicos mais conhecidos no Brasil, provavelmente algum aluno trará alguma informação sobre esse local. Caso isso não aconteça, iniciar sua aula apresentando a sua localização geográfica. Você poderá utilizar um data show para mostrar o mapa da região aos alunos.
Inicialmente o professor deverá apresentar o mapa do Sítio Arqueológico Serra da Capivara destacando sua localização no Estado do Piauí.
Imagem disponível em: http://www.fumdham.org.br/Mapas/01_Localiza%C3%A7%C3%A3o.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.
Professor, feito essa exposição, questione os seus alunos:
Na medida em que os alunos forem respondendo oralmente as questões, o professor deverá fazer as intervenções necessárias para auxiliá-los a compreender a localização geográfica do sítio arqueológico. Destacar para os alunos que o Sítio Arqueológico da Serra da Capivara está localizado no Estado do Piauí no Brasil que faz parte da América do Sul, como apresentado no mapa acima.
Realizada essa apresentação inicial, organizar as hipóteses levantadas pelos alunos na tentativa de apresentar uma definição de sítio arqueológico.
O que é um sítio arqueológico?
Leia com os alunos o conceito abaixo explorando o sentido e o significado das palavras:
Um sítio arqueológico é um local no qual os homens que viveram antes do início de nossa civilização deixaram algum vestígio de suas atividades: uma ferramenta de pedra lascada, uma fogueira na qual assaram sua comida, uma pintura, uma sepultura, a simples marca de seus passos.
Para conhecer um pouco mais sobre sítio arqueológico acessar o site da Fundação Museu do Homem Americano, disponível em: http://www.fumdham.org.br/parque.asp. Acesso em 03 de maio de 2014.
Segundo momento:
Para essa atividade, informar aos alunos que continuaremos a pesquisa sobre o Sítio Arqueológico da Serra da Capivara voltando a nossa atenção para as pinturas rupestres.
Perguntar aos alunos quem sabe o significado de pintura rupestre. Essa pergunta poderá ser respondida oralmente, sem a necessidade de anotações no caderno, pois tem como objetivo realizar um levantamento diagnóstico da percepção da turma sobre o tema a ser estudado. Em seguida apresentar o significado de pinturas rupestres e um pequeno histórico sobre essas representações gráficas, elaboradas por grupos étnicos que habitaram essas regiões durante a pré-história, isto é, viveram nesses locais há milhões de anos atrás. Esses registros eram utilizados para exprimir um tipo de comunicação social. Concordando com a Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM, "as pinturas e gravuras rupestres são então estudadas com a finalidade de poder caracterizar culturalmente as etnias pré-históricas que as realizaram, a partir da reconstituição de um procedimento gráfico de comunicação que faz parte dos respectivos sistemas de comunicação social." Para saber mais sobre pintura rupestre acesse o site da FUMDHAM. Pinturas Rupestres. Disponível em: http://www.fumdham.org.br/pinturas.asp. Acesso em 03 de maio de 2014.
A seguir, projetar as imagens abaixo, utilizando o aparelho de data show, chamando a atenção dos alunos para cada pintura.
Imagem disponível em: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura08.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura02.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura01.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura05.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura03.jpg. Acesso em 03 de maio de 2014.
Feito essa apresentação, o professor organizará a sala em grupo de cinco alunos e solicitará que cada grupo escolha uma das pinturas rupestres apresentadas acima. Cada grupo deverá informar ao professor e aos colegas a sua escolha e, em seguida dialogar com colegas sobre a pintura e responder as questões propostas abaixo:
Atividade em grupo: Roteiro de questões.
Espera-se que os alunos troquem ideia sobre a imagem selecionada e, em seguida, registrem suas respostas em uma cartolina. Após a finalização das questões propostas, solicitar que os grupos apresentem oralmente os seus trabalhos na sala.
Terceiro momento:
Atividade de pesquisa a ser realizada em casa
Sugestão de site para pesquisa do aluno: Arqueologia Brasileira. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/arqueologia. Acesso em 03 de maio de 2014.
Sugestão de roteiro para pesquisa:
Quarto Momento:
Simulando um Sítio Arqueológico na escola
Professor, para essa atividade é necessário uma organização prévia de um local na escola que pode ser, por exemplo, o parque de areia. Caso não seja possível, escolha um local com terra, para simular um sítio arqueológico. Você deverá enterrar alguns objetos, como moedas, cerâmicas, brinquedos e aguardar o momento de levar os alunos até o local.
Em sala de aula, retomar com os alunos a discussão sobre os sítios arqueológicos e propor que eles se organizem em dupla. Em seguida levantar alguns questionamentos como:
Professor, após as hipóteses dos alunos, sugerir um passeio pelo parque da escola para que eles possam buscar evidências do passado. O professor deverá orientar para que as duplas se espalhem pelo parque e comecem a cavar com pequenas ferramentas de jardinagem ou até mesmo com as próprias mãos em busca de artefatos e ou objetos. À medida que os alunos forem encontrando os objetos, solicitar que façam um relato descrevendo esses objetos, atentando para sua forma, dimensão, cor e qual é a sua finalidade. Informar aos alunos que o registro poderá ser realizado por meio de fotos e filmagens. Para tal, preparar antecipadamente esses equipamentos para a realização desse registro.
Professor, nesse momento você deverá falar um pouco sobre a profissão do arqueólogo. É importante destacar que esse profissional encontra diferentes campos de trabalho como: pesquisas em Museus, docência em Universidades e escavações em sítios arqueológicos. O trabalho do arqueólogo é dividido em etapas, a saber:
Mais informações sobre o trabalho do arqueólogo ver reportagem de Anne Marie Pessis: Como trabalham os arqueólogos? Saiba como os arqueólogos trabalham. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-trabalham-os-arqueologo/ . Acesso em 03 de maio de 2014. Importante ainda, ressaltar, para os alunos, que as descobertas arqueológicas são muito importantes para a História, pois só conhecemos muitas sociedades que não deixaram documentos escritos por meio dos artefatos encontrados pelos arqueólogos.
Quinto momento:
Professor, propor aos alunos que retomem as duplas da atividade anterior para registrar, no caderno de História, as informações sobre os objetos encontrados na atividade de campo. Nesse registro destacar o nome dos objetos, sua materialidade (cor, forma, dimensão). Solicitar aos alunos que relatem sobre o que sentiram sendo arqueólogo por um dia.
O professor poderá pesquisar ainda em: O que é arqueologia pública? Disponível em: http://www.arqueologiapublica.com.br/. Acesso em 17 de maio de 2014.
Professor, a avaliação é processual e gradativa, você deverá ficar atento às facilidades e dificuldades de cada aluno, fazendo as intervenções necessárias para promover a reflexão e o aprendizado. Avalie se o aluno compreendeu o que é sítio arqueológico e pintura rupestre. O envolvimento do aluno em cada atividade e na pesquisa a ser realizada em casa também deverá ser considerado no instrumento de avaliação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!