20/05/2014
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Campo e a cidade como formações socioespaciais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
- Investigar e avaliar a situação da escola no campo.
- Analisar e debater sobre as dificuldades e conquistas da educação do campo.
- Pesquisar sobre políticas atuais para a educação do campo.
- Valorizar a educação do campo.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Esta aula visa sensibilizar os alunos para a questão da educação do campo, das diferenças e semelhanças entre a escola urbana e a escola do campo, bem como analisar e debater sobre esta modalidade de educação.
Aula 1
a) Para iniciar o estudo sobre a Educação do Campo, mostre imagens de escolas da zona rural.
Imagem disponível em: http://www.fjc.org.br/fotos_secretarias/14f03dc4283ebe69821c45f6e95a589a.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/011.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://iilp.files.wordpress.com/2012/08/escola-rural.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.
Promova o debate:
1 - Como são as escolas situadas em pequenas vilas, comunidades quilombolas e favelas?
2 - Quais recursos você imagina que essas escolas têm?
3 - O que você imagina que falta nestas escolas?
Aulas 2 e 3 - conhecendo a realidade de uma escola no campo
Nesta aula, os alunos assistirão a um vídeo sobre a realidade de uma escola, suas dificuldades e conquistas. Em seguida, haverá um trabalho de campo a ser feito. O objetivo do vídeo é a sensibilização dos alunos para este público que é atendido em escolas na zona rural.
a) Leve a turma para a sala de vídeo ou providencie aparelhos de TV e DVD para a sala de aula.
b) Exiba para a turma o vídeo "Educação no campo" da Série "Caminhos da escola" da TV Escola, duração de 50 min, mas exibir até os 14min15seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1438. Acesso em 03 de maio de 2014.
Sinopse
"Caminhos da Escola" vai até a zona rural de Araraquara para mostrar como é a rotina de uma escola do campo. Alunos e professores da Escola Municipal Hermínio Pagotto contam sobre a diversidade e o diferencial dessa escola e falam do preconceito que sofrem por serem do campo.
c) Durante a exibição, solicite que os alunos foquem a sua atenção nas questões abaixo para depois respondê-las:
1 - O que os alunos que emigraram das escolas do campo para as escolas da cidade dizem sobre esta experiência?
2 - Quais as desvantagens apresentadas pela professora sobre a escola do campo?
3 - Qual o diferencial da escola do campo de Araraquara?
4 - O que é a cozinha experimental da escola?
5 - O que eram os pés-vermelhos?
6 - Quais realidades sobre crianças do campo são apresentadas com relação ao acesso à Educação?
Imagem disponível em: http://files.travessiaonline.webnode.com.br/200000175-3f81141751/projeto%20horta%201.JPG. Acesso em 18 de maio de 2014.
d) Na sequência, peça que os alunos construam em Word uma tabela sobre as diferenças entre a Escola Urbana e a Escola do Campo.
Percentuais |
Escola urbana |
Escola do campo |
Número de alunos |
|
|
Número de professores |
|
|
Recursos materiais |
|
|
Recursos financeiros |
|
|
Transporte dos alunos |
|
|
Relações interpessoais |
|
|
|
|
e) Este quadro será publicado em blog ou socializado por e-mail entre os alunos.
Aula 4
Nesta aula, promova o debate sobre as dificuldades da escola do campo, as realidades existentes no Brasil, os recursos, a qualidade desta educação.
1 - Organize a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
2 - Apresente a proposta de pesquisar sobre a realidade destas escolas.
3 - Para cada grupo, apresente uma temática a ser pesquisada:
- grupo 1: os indicadores sociais da escola do campo
- grupo 2: os recursos da escola do campo
- grupo 3: a formação dos professores da escola do campo
- grupo 4: os investimentos da escola do campo
Sugestão de artigo de FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Disponível em: http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2012/1/413_546_publipg.pdf. Acesso em 18 de maio de 2014.
Sugestão de publicação do INEP sobre educação do campo: A educação no Brasil rural, disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B9D3260AB-4731-47E4-B8F8-20F669F3172F%7D_miolo_1_educacao_brasil_rural.pdf. Acesso em 19 de maio de 2014.
Sugestão de publicação do INEP intitulada Panorama da educação no campo, disponível em: http://www.red-ler.org/panorama-educacao-campo.pdf. Acesso em 19 de maio de 2014.
4 - Feita a pesquisa, os alunos farão um vídeo ou documentário sobre os resultados da pesquisa.
5 - Este vídeo ou documentário pode ser publicado em um blog ou no site da escola.
Sugestão de site com instruções sobre como fazer um vídeo ou documentário:
- site Tela Brasil com oficinas de documentário, disponível em: http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/sala/documentario. Acesso em 19 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://www.telabr.com.br/themes/default/img/home_nova/logo-tela-brasil.gif. Acesso em 19 de maio de 2014.
1 - Sugestão de matéria sobre essa temática: NOVA ESCOLA. Contrastes da Educação no Brasil: Cidade x Campo. Duração: 4min11seg. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/video-contrastes-educacao-brasil-cidade-campo-rural-723472.shtml. Acesso em 04 de maio de 2014.
2 - Sugestão de filme sobre o resgate de alunos que abandonam a escola por diversas dificuldades. Filme dirigido por Yimou Zhang “Nenhum a menos” (1998), duração 1h46min. Disponível em: http://pfpnsfemovie.blogspot.com.br/2012/05/nenhum-menos.html#!/2012/05/nenhum-menos.html. Acesso em 18 de maio de 2014.
Avalie a interação dos alunos com o assunto e o quanto conseguem perceber as discrepâncias entre estas duas realidades: a escola urbana e a escola do campo. Para esta avaliação, o professor pode promover um fórum ou um debate sobre a temática. Neste momento, faça também uma avaliação das realidades: as dificuldades e conquistas da educação do campo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!