Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os panfletos e suas informações: uma leitura especial

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o que são panfletos;
  • Identificar as caraterísticas do gênero textual panfleto;
  • Conhecer a função dos panfletos em nosso dia a dia;
  • Elaborar panfletos a partir de conteúdos estudados;
  • Desenvolver a habilidade de leitura;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Os panfletos e suas informações: uma leitura especial

 

Professor, o trabalho com panfletos em sala de aula favorece o contato consciente e crítico com este gênero textual, que perpassa a vida cotidiana dos alunos. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Os panfletos e suas informações: uma leitura especial

 

Você sabia? Tratar temas da atualidade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a interação dos alunos com textos diversificados e auxiliam nos processo de comunicação em sala de aula e o envolvimento da turma.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17-28, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de jun. 2014.

 

Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Leve para a sala de aula alguns panfletos de propaganda de sua região. Se possível, entregue um para cada aluno e peça para que os alunos analisem as informações no mesmo. Caso você não encontre os panfletos, você poderá providenciar a cópia do panfleto abaixo:

 

Aula3.1_junho_2014

Fonte: Sítio: “ITS Brasil”. Disponível em: <http://www.itsbrasil.org.br/infoteca/alimentacao-saudavel/12-passos-para-uma-alimentacao-saudavel>. Acesso em: 04 de jun. 2014.

 

Após instigar a turma a refletir sobre o conteúdo do panfleto, faça um diálogo sobre algumas questões:

 

  • Para que servem os panfletos?
  • Em que eles nos ajudam?
  • Quando precisamos fazer um panfleto?
  • Como deve ser feito um panfleto?
  • Quais os elementos que o compõe?
  • Quais os lugares que mais utilizam panfletos?

 

Agora, disponibilize uma cópia do panfleto para cada aluno e peça que recortem as partes do panfleto:

 

  • Escrita;
  • Imagens.

 

Em seguida, peça que utilizem o caderno de Língua Portuguesa e cole cada parte e abaixo da mesma escreva a importância dela para a compreensão do panfleto.

Depois, peça que a turma crie algumas dicas para construção de um panfleto. Para isso, cada aluno poderá falar uma dica e você registra em uma cartolina, para depois afixá-la no mural da sala de aula. Veja algumas ideias:

 

  • Ter um conteúdo específico a ser divulgado;
  • Utilizar frases curtas;
  • Colocar imagens que representem o conteúdo, porém inserir uma ou duas imagens.

 

Professor, agora faça uma investigação com a turma no sítio referido acima para que descubram os 12 passos para uma alimentação saudável. Para isso, peça que cada aluno se expresse dizendo o que sabe sobre ter uma alimentação saudável e em seguida consultem o sítio para realizar a leitura do texto online. Os alunos poderão registrar as descobertas no caderno de Ciências.

 

  Conversa com os familiares: descobrindo sobre os panfletos!

Vigilancia 1.3

Como atividade de casa, proponha que os alunos conversem com seus familiares sobre o que sabem sobre panfletos e quais eles já conhecem. Se possível, peça que os alunos levem para a escola panfletos que tenham em casa.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome a atividade de casa e possibilite um momento de troca de ideias sobre as descobertas dos alunos. Peça que mostrem os panfletos que trouxeram de casa. É importante auxiliar os alunos a lerem os panfletos de forma que compreendam a mensagem transmitida e também que possam formar uma opinião própria sobre os mesmos.

 

Professor, acesse o sítio abaixo e peça que os alunos leiam o panfleto online sobre vacinação. Instigue-os a observarem alguns aspectos como:

 

  • Para qual público o panfleto foi criado?
  • Qual o seu objetivo?
  • Quais informações são relevantes?
  • Qual a importância das imagens para a compreensão da mensagem?

 

Aula3.2_junho_2014

Fonte: Sítio: “Mundo do Sítio”. Disponível em: <http://blog.mundodositio.globo.com/2013/04/24/qual-a-importancia-da-vacinacao/>. Acesso em: 04 de jun. 2014.

 

Agora, assista com a turma à propaganda online anunciando sobre a campanha de vacinação contra a gripe. Para isso, a turma poderá acessar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Você também poderá projetá-lo, utilizando um Data Show, ou leve-os até o Laboratório de Informática:

 

Aula3.3_junho_2014

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TPGgdAgog8U>. Acesso em: 04 de jun. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo e ler o panfleto, faça um momento de diálogo com a turma a partir das questões abaixo:

  • Qual a diferença entre as duas propagandas?
  • Com qual você se identificou mais?
  • O que mais gostou em cada uma?
  • O que você mudaria?
  • Qual foi melhor para entender mais sobre o que estava sendo anunciado?

 

Após o diálogo, organize os alunos em duplas e peça para recriarem o panfleto inicial, porém agora anunciando uma campanha de vacinação para animais. A turma poderá fazer uma pesquisa no sítio sugerido abaixo e descobrir mais sobre a vacina contra raiva para cães e gatos. Peça para que criem um panfleto para divulgar a importância da vacina para os animais.

 

Aula3.4_junho_2014

Fonte: Sítio: “Mundo do Sítio”. Disponível em: <http://www.animaiseciapalmital.com.br/orientacoes_1.php>. Acesso em: 04 de jun. 2014.

 

Depois que a turma construir o panfleto, faça uma brincadeira com o grupo. Peça que as duplas troquem de panfletos e leiam o panfleto recebido. Em seguida, terão como desafio apresentar para a turma o panfleto recebido. É importante que tentem descobrir a escolha das imagens e também o que a outra dupla registrou pela escrita. Assim, poderão avaliar o trabalho do colega e também dar dicas do que poderia ser incluído ou mesmo retirado.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Um panfleto e uma ação do público: ler livros

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique para a turma que os alunos terão como desafio escolher um livro na biblioteca e fazer a leitura do mesmo no grupo. Se a escola dispuser de um livro para cada aluno do grupo, cada um poderá realizar a leitura individualmente, porém você pode propor outras formas de leitura do livro, como cada aluno realizar a leitura de uma parte do livro.

 

Em seguida, os alunos devem criar um panfleto para divulgar o livro pela escola e para isso, deverão conhecer muito bem a história. Explique para a turma que poderão:

 

  • Utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Neste programa, os alunos poderão fazer a parte escrita do trabalho e criar as imagens a partir do programa KolourPaint, que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
  • Recorrer a folhas de papel em branco, revistas para recorte, canetinhas e outros materiais.
  • Fazer o próprio desenho e a parte escrita em uma folha de papel;
  • Dentre outras possibilidades.

Professor, é importante que a turma retome os elementos básicos que precisam compor um panfleto:

  • Utilizar uma linguagem objetiva e clara;
  • Criar um título que chame a atenção do leitor e esteja relacionado ao que está divulgando;
  • Colocar aproximadamente duas imagens relacionadas ao que se está divulgando;
  • Informar o local em que se podem encontrar os livros para leitura;
  • Dar alguma dica de algo interessante no livro para ser lido, de forma a deixar o leitor interessado em procurar o livro para ler;
  • Prestar atenção no tipo de letra utilizada, que seja legível e em cores que chamem a atenção.

Professor, após todos terminarem, faça um momento de troca de ideias na turma para que os próprios colegas descubram mais sobre outros livros.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Os cuidados na divulgação: vamos panfletar!

 

Professor, explique para a turma que os alunos deverão fazer apenas um modelo de panfleto e que depois serão feitas cópias para serem distribuídas pela escola.

Com o material pronto, converse com a turma sobre como será feita a panfletagem. Escolha um horário, que poderá ser no horário de lanche das outras turmas, ou mesmo passarem de sala em sala. Algumas questões importantes para serem discutidas com a turma para o momento da panfletagem:

  • Evitar sujar o chão com os papéis, entregando nas mãos dos outros colegas;
  • Cuidar do material para que não amasse ou mesmo suje;
  • Entregar e pedir que o colega leia e não apenas dar o panfleto.

Professor, se possível registre este momento, para isso utilize os laptops Classmate do Projeto UCA, acesse WCan, ou uma máquina fotográfica digital no modo filmar. Depois, assista com os alunos como foi a panfletagem e a reação dos alunos que receberam os panfletos. Questione-os se o trabalho atingiu o objetivo proposto. Para consolidar o trabalho faça um relatório coletivo, resgatando com eles o que aprenderam com estas atividades.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio Ciência Hoje. Disponível em: < http://chc.cienciahoje.uol.com.br/no-lixo-comum-nao/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Entre-rios”. Disponível em:<http://www.entreriosjornal.com.br/colunas/1517/panfleto_um_genero_textual_do_nosso_cotidiano >. Acesso em: 05 de jun.  2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal é perceber a autonomia dos alunos frente à leitura e a diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.