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Cirurgia bariátrica e emagrecimento

 

18/06/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar em que consiste uma cirurgia bariátrica.

  • Distinguir os diferentes tipos de cirurgia bariátrica.

  • Identificar as situações nas quais há recomendação médica para realizar uma cirurgia bariátrica.

  • Discutir os prós e os contras de se fazer uma cirurgia bariátrica.

  • Exemplificar casos de cirurgia bariátrica e seus desdobramentos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de textos;  publicação de produções no blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.

 

cirurgia emagrecimento

Imagem disponível em: http://www.cirurgiaplasticanet.com/fotos/cirurgia-bariatrica.jpg. Acesso em 11/06/2014.

 

Módulo 1- Peso, sobrepeso e obesidade

Atividade 1- Calculando o IMC

Para introduzir o estudo deste tema sugerimos que os alunos calculem seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é referência para categorizar as pessoas em: peso ideal; sobrepeso ou obesidade.

Se houver condições, os alunos deverão ser pesados e medidos na escola.

Interdisciplinaridade

Esta atividade poderá ser realizada em parceria pelos professores de Educação Física, Biologia e Matemática.

Para fazer os cálculos, exercitando os conhecimentos matemáticos, o professor deverá seguir a fórmula indicada no site Cálculo IMC - Como calcular o meu IMC? Disponível em: http://www.calculoimc.com.br/como-calcular/. Acesso em 08/06/2014.

 

Os cálculos poderão ser feitos manualmente ou numa calculadora on line, como a disponibilizada nos endereços abaixo. Esta calculadora mostra se a pessoa está em dia com a sua saúde, uma vez que o Índice de Massa Corporal (IMC) é uma referência utilizada por muitos médicos.

 

G1. GLOBO. BEM ESTAR. Calcule se você está no seu peso ideal. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/calcule-se-voce-esta-no-seu-peso-ideal.html. Acesso em 08/06/2014.

 

CÁLCULOIMC.COM.BR. Calcular o meu IMC online. Disponível em: http://www.calculoimc.com.br/. Acesso em 08/06/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o endereço diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o material em seu computador e disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor deverá disponibilizar cópias impressas de questões norteadoras para os registros e discussão das informações contidas neste material on line.

Questões para discussão

  • Qual é o seu peso ideal?

  • Em qual categoria você se encaixa, de acordo com seu IMC?

  • Quando uma pessoa é classificada como obesa, tendo como referência o seu IMC?

  • Se você está com sobrepeso ou obesidade, o que faria para perder peso?

Atividade 2- Discussão das questões

A discussão deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de quatro alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer uma síntese das considerações do grupo e apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Certamente, dentre outras possibilidades como, por exemplo, a reeducação alimentar e a realização de atividades físicas regulares, a cirurgia bariátrica poderá ser apontada como solução para o emagrecimento rápido. O professor deverá enfatizar este procedimento e fechar a discussão falando deste recurso cada vez mais utilizado por pessoas obesas para perder peso rapidamente.

Em sua fala, o professor deverá acrescentar novos questionamentos, como os sugeridos a seguir, que lhe possibilitarão perceber os conhecimentos prévios dos alunos e aguçar a curiosidade deles sobre a cirurgia bariátrica.

  • Em que consiste esta cirurgia?

  • Quando ela é indicada?

  • Quais são as vantagens desta cirurgia? E as desvantagens?

Módulo 2- Fundamentação teórica

Atividade 1- Informações sobre obesidade: texto e vídeos

O professor deverá orientar os alunos a navegarem pela página abaixo indicada, assistindo aos vídeos e lendo os textos especificados disponibilizados ao longo do texto.

G1. GLOBO. BEM ESTAR. Cirurgia bariátrica deve ser a última opção para quem precisa emagrecer. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/cirurgia-bariatrica-deve-ser-o-ultimo-recurso-para-quem-precisa-emagrecer.html. Acesso em 08/06/2014.

Nesta matéria é enfatizado que o número de operações aumentou quase 90% nos últimos 5 anos no Brasil. Porém, o paciente deve tentar perder peso primeiro com mudança de hábitos.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos/textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

Todos os alunos deverão ler o texto, ver os vídeos e fazer registros de acordo com as questões para discussão.

Questões para discussão

  • Como a cirurgia bariátrica está acontecendo no Brasil?

  • A cirurgia bariátrica deve ser a primeira opção quando a pessoa quer perder peso? Explique.

  • Quando ela é indicada?

  • Quais são as doenças decorrentes da obesidade?

  • Qual é o passo a passo pra se preparar para esta cirurgia?

  • Em que consiste a cirurgia bariátrica?

  • Quais são os tipos mais comuns de cirurgia bariátrica?

  • Quais são os possíveis resultados desta cirurgia?

 

 

cirurgia bariátrica

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/wJsod39Ojq7eg00KzWYjcQQCp8E=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/07/cirurgiabariatrica2.jpg. Acesso em 08/06/2014.

Atividade 2- Discussão

A discussão do texto e dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de quatro alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer uma síntese das considerações do grupo e apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3- Rodada de leituras

Tendo como referência as informações já apresentadas na atividade anterior e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet, em revistas ou outros materiais de divulgação por meio de jornalismo científico.

Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis.

O professor deverá distribuir os alunos em oito grupos e sortear os textos abaixo especificados. Os mesmos textos serão estudados por dois grupos. Cada aluno deverá ler os textos e fazer registros de acordo com os itens a seguir.

 

  1. Informações que considerar mais importantes.
  2. Informações polêmicas ou conflitantes.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e  disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar para cada grupo, uma cópia impressa dos textos inerentes ao seu tema.

Textos e endereços para acesso.

Grupos 1 e 5

Texto 1- SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA. Cirurgia bariátrica e metabólica: mitos e verdades. Disponível em: http://www.sbcb.org.br/cbariatrica.php?menu=12. Acesso em 08/06/2014.

Texto 2- MENDES, Priscilla. SUS gasta R$ 488 mi em um ano com doenças ligadas à obesidade. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/sus-gasta-r-488-milhoes-por-ano-com-doencas-ligadas-obesidade.html. Acesso em 08/06/2014.

 

Grupos 2 e 6

Texto 1- BERTELLI, Chris. 17 dúvidas sobre redução de estômago respondidas por médicos. Disponível em: http://saude.ig.com.br/minhasaude/17-duvidas-sobre-reducao-de-estomago-respondidas-por-medicos/n1597191764400.html. Acesso em 08/06/2014.

Texto 2- G1. GLOBO. BEM ESTAR. Balão intragástrico reduz apetite e só é eficiente com mudança de hábitos. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/07/balao-intragastrico-reduz-apetite-e-so-e-eficiente-com-mudanca-de-habitos.html. Acesso em 08/06/2014

 

Grupos 3 e 7

Texto 1- SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA. 10 Coisas que Você Precisa Saber sobre Cirurgia Bariátrica. Disponível em: http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-cirurgia-bariatrica/. Acesso em 08/06/2014.

Texto 2- G1. GLOBO. BEM ESTAR. Metade dos obesos que reduzem o estômago volta a engordar. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/metade-dos-obesos-que-reduzem-o-estomago-volta-engordar.html. Acesso em 08/06/2014.

 

Grupos 4 e 8

Texto 1- G1. GLOBO. BEM ESTAR. Especialista explica os tipos de cirurgia bariátrica oferecidos pelo SUS. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/especialista-explica-os-tipos-de-cirurgia-bariatrica-oferecidos-pelo-sus.html. Acesso em 08/06/2014

Texto 2- GLOBO.COM/BEM ESTAR. Os prós e contras da redução de estômago. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/bem-estar-pensando-leve/2012/02/29/os-pros-e-contras-da-reducao-de-estomago/. Acesso em 08/06/2014.

 

obesidade

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/V3QgZgfLV38SKuRTFfEk9Y5WHlk6_pyB0pibFkOnyx1Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/07/11/obesidade.jpg. Acesso em 08/06/2014.

Atividade 4- Discussão dos textos

Discussão 1- Terminada a leitura e os registros, os alunos que leram o mesmo texto deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo temático, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.

 

Discussão 2- Depois desta primeira discussão, os alunos deverão ser distribuídos em novos pequenos grupos de quatro componentes, onde esteja presente um representante de cada grupo anterior. Cada aluno deverá apresentar aos demais o consolidado do que foi registrado e discutido pelo seu grupo que leu o mesmo texto.

Atividade 5- Produção de textos

Os mesmos alunos do grupo da discussão 2 da atividade anterior deverão produzir um texto tendo como referência os consolidados apresentados pelos componentes deste grupo.

O tema do texto deverá ser: cirurgia bariátrica e emagrecimento. O texto deverá ser organizado em três partes: introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. No desenvolvimento do tema, deverão ser contemplados os tópicos abaixo apontados.

  • Em que consiste esta cirurgia?

  • Quando ela é indicada?

  • Quais são as vantagens desta cirurgia? E as desvantagens.

 

Os textos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola, juntamente com a enquete produzida no módulo 3.

Atividade 6- Júri simulado

Para o fechamento desta proposta, sugerimos que seja utilizada a dinâmica “Júri Simulado” abordando a seguinte questão: Cirurgia bariátrica é a melhor solução para o emagrecimento?

As instruções para a prática desta dinâmica pode ser encontrada em sítios como o indicado a seguir.

MACEDO, Giélia Silva. Dinâmicas: como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acesso em 08/06/2014.

Módulo 3- Produzindo novos conhecimentos e socializando

Atividade 1- Enquete

Sugerimos que os alunos façam uma enquete na escola, para saber o que as pessoas pensam sobre a cirurgia bariátrica. Para isso, deverão fazer uma pergunta que tenha resposta direta. Os alunos deverão deverão ser organizados em grupos de cinco componentes que elaborarão esta pergunta e as opções de resposta.

Um exemplo está disponibilizado na imagem a seguir, que já traz o resultado da enquete; um modelo que poderá ser seguido pelos alunos para a apresentação dos resultados.

enquete

 

Imagem disponível em: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/02/29/enquete_bariatrica.jpg. Acesso em 11/06/2014.

Atividade 2 - Aplicação dos questionários e tabulação dos dados

Os alunos deverão coletar os dados utilizando uma tira de papel onde estejam impressas a pergunta e as opções de resposta. Cada participante da enquete deverá ler a pergunta e marcar com um "X" uma das opções de respostas. O papel com a resposta deverá ser devolvido ao aluno que deverá adicioná-la aos de seus colegas de grupo, para a tabulação destes dados.

Os cinco alunos do mesmo grupo deverão realizar a tabulação dos dados. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática e/ou de laboratório de informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 3- Socialização dos textos e da enquete

O resultado da enquete, assim como os textos produzidos pelos alunos, deverá ser salvo em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação.

O resultado da enquete, antecedido dos textos produzidos no módulo 2, deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 08/06/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.

Recursos Complementares

PEZZUTTO, Ana Carolina. Pesquisas indicam que obesidade está ligada ao consumo de bebidas açucaradas. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/pesquisas-indicam-obesidade-esta-ligada-ao-consumo-bebidas-acucaradas-703201.shtml. Acesso em 08/06/2014.

ABRAMOVAY, Ricardo. O sobrepeso humano. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/muito-alem-da-economia-verde/o-sobrepeso-humano/. Acesso em 08/06/2014.

REVISTA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Consequências fisiológicas, psicológicas e metabólicas da cirurgia bariátrica http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000200004. Acesso em 10/06/2014

OLIVEIRA, Verenice Martins; LINARDI, Rosa Cardelino; AZEVEDO, Alexandre Pinto de. Cirurgia bariátrica – aspectos psicológicos e psiquiátricos. Disponível em: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol31/n4/199.html. Acesso em 10/06/2014

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: os registros, os textos; o desempenho dos alunos no júri simulado; a produção da enquete e a socialização na rede.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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