19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações em mapas geográfico da cidade. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 11 de jun. 2014.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de jun. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, por meio de uma roda de ideias converse com os alunos sobre o conhecimento que eles têm sobre a rua onde moram. Disponibilize um fragmento do livro “ A rua do Marcelo” da autora Ruth Rocha e faça a leitura do mesmo.
Fonte: Sítio: "Geografia de rua - A rua do Marcelo". Disponível em: <http://www.edicoessm.com.br/files/pnld/2013/ma/geo/Reproducao_capitulo_2_ano_mag.pdf>. (Neste sítio você encontrará páginas de um livro com informações sobre a rua e o trânsito de uma cidade.). Acesso em: 14 de jun. 2014.
Logo após, faça questionamentos:
A rua é o lugar onde pessoas a pé ou em um veículo se movimentam para chegar no lugar que se deseja. Ela é o nome mais comum de uma via de circulação.
A maioria das ruas recebem um nome e as casas que se localizam nas ruas recebem um número. Esses elementos fazem parte de um endereço.
LOCALIZANDO MINHA RUA
Professor, converse com a turma sobre a importância de um endereço completo, com ele localizamos o lugar que procuramos, seja uma residência, um estabelecimento comercial, dentre outros.
No endereço completo deve conter:
Oriente os alunos a preencherem o quadro das informações sobre o seu endereço, em seu caderno de Geografia.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Em seguida, elabore uma lista com os alunos contendo o endereço de toda a turma. A lista é um gênero textual importante, pois faz parte do cotidiano dos alunos, em casa e na escola. Explore sua função e características textuais.
Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam sua lista utilizando o programa KWord seguindo os passos: KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da escola para apreciação de todos.
NOME DO ALUNO |
ENDEREÇO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte da imagem: Acervo própria autora.
A HISTÓRIA DA SUA RUA
Pesquise com seus familiares a história sobre a rua em que você mora.
Com a ajuda de um adulto, realize uma pesquisa para descobrir informações sobre a sua rua.
Anote os detalhes mais relevantes. Em seguida, escreva um pequeno texto relatando as informações coletadas. Registre no caderno de Geografia suas descobertas.
Professor, cabe a você de acordo com a realidade dos seus alunos, solicitar que utilizem os recursos tecnológicos disponíveis, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrarem, através de fotos e ou filmagens, as características da sua rua. Se não for possível, solicite que pesquisem em revistas e jornais imagens que representem a sua rua e tragam no mínimo, um recorte para a sala de aula. O aluno também poderá fazer um desenho.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Escrevendo cartas
Professor, explique aos alunos que a carta é um gênero textual que permite ao remetente comunicar qualquer tipo de assunto, ou seja, através dela podemos dar uma opinião, pedir algo, esclarecer um assunto, divulgar produto e contar novidades.
Convide-os para elaborarem uma carta que deverá conter as informações pesquisadas da sua rua, fotos, imagens e desenhos que representem esse espaço. Essa é uma oportunidade para se trabalhar com esse gênero em sala de aula. Apresente a estrutura que compõe uma carta e explique como deverão escrever uma carta para um colega da sala de aula contando como é a rua onde moram.
Fonte: Sítio: "Sugestões escolares diversas – atividades escolares, projetos, textos, artigos e mais". Disponível em: <http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br/2011/02/atividades-com-cartas.html>. (Neste sítio você encontrará diversas sugestões de atividades para trabalhar com seus alunos.). Acesso em: 14 de jun. 2014.
Professor, depois que as cartas estiverem escritas oriente os alunos a preencher o envelope como no modelo a seguir:
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, após a orientação da escrita das cartas faça um sorteio ou cada aluno escolhe para quem enviar a carta, desde que nenhum aluno fique sem um colega para trocar as informações. Em seguida, cabe a você professor recolher as cartas e colocá-las no correio.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Socializando
Professor, proponha um momento para a socialização e leitura das cartas que cada aluno recebeu. Peça que formem um círculo e apresentem suas cartas, fotos, vídeos, recortes, desenhos. Depois, questione: existem semelhanças e diferenças nas ruas de cada um?
Realizando um passeio pelas ruas da nossa cidade, percebemos que elas são diferentes. Existem ruas estreitas com muito ou pouco movimento de veículos e pessoas. Outras são largas e movimentadas. Algumas são asfaltadas ou não.
Há ruas com muitos pontos comerciais ou somente aquelas residenciais e também outras industriais.
Professor, apresente as imagens abaixo ou utilize as fotos pesquisadas pelos alunos para que possam comparar as semelhanças e diferenças entre elas. Utilize um projetor multimídia para projetá-las.
Fonte: GARCIA, Wanessa. A Escola é nossa. Geografia 1º ano. São Paulo: Scipione, 2001. p. 92.
De acordo com o que você observou nas imagens das ruas responda em seu caderno de Geografia: 01-Em sua opinião qual das imagens acima você escolheria para morar? Por quê? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 02- Qual das ruas observadas mais se parece com a rua que você mora? Justifique. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 03- O que mais lhe agrada na rua que você mora? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 04- Tem algo que você não gosta na rua que você mora? Se tiver o que é? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 05- Se pudesse mudar alguma coisa na sua rua o que mudaria? Justifique sua resposta. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ |
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
As ruas são diferentes e se modificam com o tempo, pesquise algumas ruas que você conhece da sua cidade nos tempos antigos.
Professor, promova uma pesquisa com os alunos nos sítios abaixo e descubra sobre os materiais que são usados para a fabricação dos sapatos.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar no sítio abaixo, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Sítio: "Skyscrapercity. com. Uberlândia - Um pouco da história desta grande cidade". Disponível em :<http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=102731326 >. (Neste sítio você encontrará várias imagens antigas de algumas ruas da cidade de Uberlândia.). Acesso em: 15 de jun. 2014.
Logo após, elaborem cartazes com as imagens pesquisadas das ruas antigas de sua cidade, exponha-os no mural na sala de aula.
TRABALHO DE CAMPO
Professor, proponha um trabalho de campo com a turma pelas ruas pesquisadas em sua cidade e fotografe as modificações ocorridas com o passar do tempo. Para isso, o professor precisa de autorização dos pais dos alunos e da direção da escola.
Organize com os alunos as orientações para o passeio:
1. Estabeleça as regras do passeio.
2. Elabore um roteiro de observações com perguntas e curiosidades sobre as ruas.
Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
É importante que você prepare o ambiente da sala de aula ao retornar para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações realizadas durante o passeio.
Ao voltar para a escola coloque as fotos no mural juntamente com as outras e comparem as semelhanças e diferenças ocorridas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente ou projete a tirinha em quadrinho ou se preferir ela poderá ser impressa colada em cartolina ou papel Kraft.
Fonte: MELLO, Laércio de. Projeto Eco Geografia: 3° ano. Curitiba: Positivo, 2011. p. 41.
Posteriormente, questione-os:
Professor, converse com os alunos sobre o que significa Saneamento Básico que é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo. Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população. Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado.
Pensando nisso, peça aos alunos para observarem se esse tipo de serviço é realizado em sua rua e anotem na ficha a seguir:
SERVIÇOS PRESTADOS NA RUA ONDE MORO
|
|
Água tratada |
( ) sim ( ) não |
Esgoto |
( ) sim ( ) não |
Coleta de lixo |
( ) sim ( ) não |
Limpeza das ruas |
( ) sim ( ) não |
Iluminação pública |
( ) sim ( ) não |
Segurança |
( ) sim ( ) não |
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
A Rua e o trânsito
Pelas ruas e estradas podemos observar pessoas e veículos se movimentando de um lugar para o outro. A essa movimentação damos o nome de trânsito. Algumas ruas são muito movimentadas e devido a isso o trânsito precisa ser organizado.
Professor, peça aos alunos que observem o último quadrinho a seguir e discutam:
Fonte: MELLO, Laércio de. Projeto Eco Geografia: 3° ano. Curitiba: Positivo, 2011. p. 41.
Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam assistir ao vídeo que retrata alguns cuidados que devemos ter no trânsito, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Fonte: Sítio: "Smartkids – TV Smartkids –Trânsito". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/cuidados-no-transito.html >. (Neste sítio você encontrará uma animação infantil sobre as regras e os sinais de trânsito.) . Acesso em: 14 de jun. 2014.
Professor, depois de assistir e discutir as ideias principais do vídeo peça aos alunos que façam uma lista dos sinais de transito que aparecem na rua que moram, caso eles percebam que necessite de outros sinais que não existem na sua rua represente por meio de desenhos e traga para sala de aula para mostrar aos colegas e explicar porque você acha que é necessário à presença desses sinais de trânsito na sua rua.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam os desenhos dos sinais de trânsito, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração.
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: "Smartkids – Jogos – Trânsito memória". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-transito.html>. (Neste sítio você encontrará um jogo da memória relacionado ao trânsito.) . Acesso em: 14 de jun. 2014.
Sugestões de links para os professores:
Sítio: "Smartkids - especiais – cuidados no trânsito". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-cuidados-no-transito.html>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre os cuidados que devemos ter no trânsito.) . Acesso em: 14 de jun. 2014.
Sítio: "Espaço Educar Blog – Atividades sobre a rua - Os profissionais que trabalham na rua, noções de espaço na rua e no bairro , organização. Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/12/atividades-sobre-rua-os-profissionais.html>. (Neste sítio você encontrará textos e atividades sobre a rua. ) . Acesso em: 14 de jun. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; produzir pequenos textos; ler e interpretar histórias; descrever as características da rua em que mora; reconhecer o endereço da sua casa; identificar os tipos de comércio que existem na sua rua; localizar a sua rua no mapa da cidade; perceber que existem diferenças semelhanças entre as ruas da cidade; identificar as transformações que ocorrem com o tempo; pesquisar sobre os serviços públicos de seu bairro; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo; respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!