21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
· Desenvolver habilidades de leitura;
· Identificar as letras do alfabeto;
· Identificar no alfabeto as letras do próprio nome e do nome dos colegas;
· Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra;
· Identificar as vogais pelo som;
· Reconhecer nomes de pessoas e objetos que se iniciem com a vogal estudada;
· Identificar nomes próprios de pessoas que comecem com a vogal e consoante;
· Diferenciar vogais de consoantes;
· Formar palavras usando as vogais e consoantes por meio de jogos e brincadeiras;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno as letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar vogais e consoantes. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 12 de jul. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 12 de jul 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Explorando os nomes
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma lista de nomes de pessoas mais usados neste ano. Promova um diálogo com os alunos sobre os nomes. Eles oferecem uma importante ferramenta para trabalharmos com a escrita, principalmente o alfabeto, pois tem uma grande relevância na vida de cada um, tornando a aprendizagem significativa para o aluno.
Fonte: Sítio: "UOL. Nomes Para Bebês 2014 – Confira Nomes Mais Escolhidos, Dicas e Opções". Disponível em: <http://not1.xpg.uol.com.br/nomes-para-bebes-2014-confira-nomes-mais-escolhidos-dicas-e-opcoes/ >. (Neste sítio você encontrará dicas de nomes de crianças mais usados em 2014.). Acesso em: 10 de jul. 2014.
· Você conhece alguém com esses nomes?
· O que usamos para escrever esses nomes?
· Você conhece todas as letras do nosso alfabeto?
· O alfabeto é importante? Por quê?
Professor, converse com os alunos apresentando o alfabeto, utilize as letras móveis e ordene-as em ordem alfabética. Explique o que é ordem alfabética, uma forma convencional de organizar as informações escritas usadas em diferentes portadores de textos com funções diversas, cientifica ou de uso cotidiano. O domínio da sequência alfabética funciona como suporte a escrita em dicionário, catálogo, agenda, listas telefônicas ou outras.
Como atividade de registro no caderno de Língua Portuguesa. Selecione alguns nomes de crianças e peça aos alunos para colocá-los em ordem alfabética.
__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 2. Separe os nomes das meninas na primeira coluna e dos meninos na segunda.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
3. Destaque a letra inicial de cada nome, colorindo com o lápis vermelho. 4. Escreva uma lista em ordem alfabética com os nomes dos colegas da turma, organizando-a em duas partes:
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, nesse momento apresente alguns jogos aos alunos a fim de desenvolver o sistema alfabético de escrita na turma.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam aprender brincando com o vídeo da TV escola. Peça que acesse o jogo “O Crachá do Lucrão” através do laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Fonte: Sítio: "Portal do Professor. TV Escola. Jogo: O crachá do Lucrão". Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/?random=1404905913749>.(Neste sítio você poderá criar o seu próprio crachá, digitando as letras do seu nome e depois terão que encontrar as sílabas que estão faltando do nome de outros personagens.). Acesso em: 10 de jul. 2014.
2ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Em seguida, prepare a história “No reino das letras felizes” da autora Heck. Você poderá dramatizar, montar fichas sequenciadas para apresentar a história aos alunos de maneira lúdica e criativa, usar as próprias letras móveis ou se preferir utilize projetor.
Fonte: Sítio: "Slideshare. O reino das letras felizes". Disponível em: <http://pt.slideshare.net/TaniaRaquel/no-reino-das-letras-felizes>. (Neste sítio você encontrará disponível a história infantil do alfabeto.). Acesso em: 12 de jul. 2014.
Logo após a história, faça questionamentos com os alunos sobre:
Professor, providencie algumas fichas móveis para os alunos num primeiro momento manusearem e brincarem com as letras. Depois, organize com eles um cartaz colocando todas as letras do nosso alfabeto. Destaque as vogais de outra cor.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Logo após, questione-os:
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).
Organize a turma em grupos e solicite que recortem de revistas e jornais figuras de objetos, brinquedos, alimentos que se iniciem com as vogais que são: a, e, i, o, u. Em seguida, peça que elaborem cartazes contendo as figuras encontradas e a escrita da palavra dessa imagem.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam os cartazes usando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “As Vogais”.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, crie um momento para socialização dos cartazes, cada grupo poderá mostrar a imagem e ler a palavra. A cada apresentação registre no papel Kraft ou cartolina as palavras que se iniciam com as vogais, sem repetir nenhuma. Depois, exponha no mural da sala de aula.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha um momento de diálogo com os alunos e explique que, para formar palavras, as consoantes e as vogais se juntam e formam as sílabas. A vogal é o fonema obrigatório na formação da sílaba. As consoantes também fazem parte da sílaba, mas não possuem o peso fonêmico que as vogais exercem. Podemos construir palavras só com vogais, mas não podemos fazê-lo só com consoantes. Como: Oi! Ei! Ai! Ui! Eu.
Prepare um cartaz com a música "Sapo na beira do rio" e apresente aos alunos, você poderá formar uma roda e inserir o nome dos alunos ao cantar a música.
Fonte: Sítio: "Educação em Destaque. Atividades com as consoantes". Disponível em : <http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/08/atividades-com-as-consoantes.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades com consoantes.). Acesso em: 14 de jul. 2014.
Professor, como forma de registro disponibilize as atividades no caderno de Língua Portuguesa.
3. Complete as palavras acima com as vogais e consoantes que estão faltando.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
4. Vamos formar outras palavras no troca – troca das consoantes e vogais?
5. Substitua as letras das palavras em destaque e formem outras palavras. Veja o exemplo:
SAPO
Troca o S pelo P PAPO
Troca o O pelo A _______________
Troca o P pelo C _______________
Boca
Troca o C pelo L _______________
Troca o B e C pelo L _______________
Troca o B pelo M e o C pelo L ______________
Professor, converse sobre o significado das palavras formadas e crie um banco de palavras no mural da sala de aula.
Para aumentar o banco de palavras, você poderá organizar com os alunos uma brincadeira, na qual cada aluno receberá uma ficha previamente preparada com algumas letras - consoantes e vogais escritas em letra de forma maiúscula. A mesma deverá ser fixada na camisa de cada um com uma fita crepe. Os alunos deverão se misturar andando pela sala, e ao sinal do professor, se juntam com os colegas formando de acordo com os comandos:
· As vogais
· As consoantes
· As palavras com sílabas simples. Mas, não pode repetir as palavras dos outros colegas.
Professor, faça as intervenções quando julgar necessário. É importante ir anotando no quadro ou em cartolina as palavras montadas pelos alunos, a fim de fixar no mural da sala de aula. Converse com os alunos sobre as dificuldades e as facilidades encontradas nas brincadeiras.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Sítio: "A Leitura e a Escrita. ABC da Passarada". Disponível em: <http://leituraescritaalunos.blogspot.com.br/2009/06/abc-da-passarada.html>. (Neste sítio você encontrará um texto com nomes de animais que se iniciam com o alfabeto muito divertido para se ensinar vogais e consoantes.). Acesso em: 14 de jul. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar as letras do alfabeto; identificar no alfabeto as letras do próprio nome e do nome dos colegas; identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; reconhecer as vogais pelo som; identificar nomes próprios de pessoas que comecem com a vogal e consoante; diferenciar vogais de consoantes; formar palavras usando as vogais e consoantes por meio de jogos e brincadeiras; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!