Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo com o alfabeto: as vogais e consoantes

 

21/07/2014

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver habilidades de leitura;

·         Identificar as letras do alfabeto;

·         Identificar no alfabeto as letras do próprio nome e do nome dos colegas;

·         Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra;

·         Identificar as vogais pelo som;

·         Reconhecer nomes de pessoas e objetos que se iniciem com a vogal estudada;

·         Identificar nomes próprios de pessoas que comecem com a vogal  e consoante;

·         Diferenciar vogais de consoantes;

·         Formar palavras usando as vogais e consoantes por meio de jogos e brincadeiras;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno as letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar vogais e consoantes. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 12 de jul. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 12 de jul  2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Explorando os nomes

Professor,  inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma lista de nomes de pessoas mais usados neste ano. Promova um diálogo com os alunos sobre os nomes. Eles oferecem uma importante ferramenta para trabalharmos com a escrita, principalmente o alfabeto, pois tem uma grande relevância na vida de cada um, tornando a aprendizagem significativa para o aluno.

 

Lista de nomes

Fonte: Sítio: "UOL. Nomes Para Bebês 2014 – Confira Nomes Mais Escolhidos, Dicas e Opções". Disponível em: <http://not1.xpg.uol.com.br/nomes-para-bebes-2014-confira-nomes-mais-escolhidos-dicas-e-opcoes/ >. (Neste sítio você encontrará dicas de nomes de crianças mais usados em 2014.). Acesso em: 10 de jul. 2014.

·         Você conhece alguém com esses nomes?

·         O que usamos para escrever esses nomes?

·         Você conhece todas as letras do nosso alfabeto?

·         O alfabeto é importante? Por quê?

Professor, converse com os alunos apresentando o alfabeto, utilize as letras móveis e ordene-as em ordem alfabética. Explique o que é ordem alfabética, uma forma convencional de organizar as informações escritas usadas em diferentes portadores de textos com funções diversas, cientifica ou de uso cotidiano. O domínio da sequência alfabética funciona como suporte a escrita em dicionário, catálogo, agenda, listas telefônicas ou outras.

Como atividade de registro no caderno de Língua Portuguesa. Selecione alguns nomes de crianças e peça aos alunos para colocá-los em ordem alfabética.

 

  1. Leia os nomes e coloque-os em ordem alfabética.

QUADRO DE NOMES

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

2. Separe os nomes das meninas na primeira coluna e dos meninos na segunda.

MENINOS

MENINAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

3. Destaque a letra inicial de cada nome, colorindo com o lápis vermelho.

4. Escreva uma lista em ordem alfabética com os nomes dos colegas da turma, organizando-a em duas partes:

NOME DE MENINOS

NOMES DE MENINAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Professor, nesse momento apresente alguns jogos aos alunos a fim de desenvolver o sistema alfabético de escrita na turma.

Caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam aprender brincando com o vídeo da TV escola. Peça que acesse o jogo “O Crachá do Lucrão” através do laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

 

Priscila

Fonte: Sítio: "Portal do Professor. TV Escola. Jogo: O crachá do Lucrão". Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/?random=1404905913749>.(Neste sítio você poderá criar o seu próprio crachá, digitando as letras do seu nome e depois terão que encontrar as sílabas que estão faltando do nome de outros personagens.). Acesso em: 10 de jul. 2014.

 

2ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Em seguida, prepare a história “No reino das letras felizes” da autora Heck. Você poderá dramatizar, montar fichas sequenciadas para apresentar a história aos alunos de maneira lúdica e criativa, usar as próprias letras móveis ou se preferir utilize projetor.

 

ABC

Fonte: Sítio: "Slideshare. O reino das letras felizes". Disponível em: <http://pt.slideshare.net/TaniaRaquel/no-reino-das-letras-felizes>. (Neste sítio você encontrará disponível a história infantil do alfabeto.). Acesso em: 12 de jul. 2014.

 

Logo após a história, faça questionamentos com os alunos sobre:

  • Por que as letras não estavam felizes?
  • Qual foi a letra que teve um plano? E qual foi o plano?
  • Como elas se comportaram no baile?
  • O que as letras descobriram para serem felizes?

Professor, providencie algumas fichas móveis para os alunos num primeiro momento manusearem e brincarem com as letras. Depois, organize com eles um cartaz colocando todas as letras do nosso alfabeto. Destaque as vogais de outra cor.

 

alfabeto

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Logo após, questione-os:

  • Qual a ordem que estas letras foram organizadas?
  • Vocês perceberam alguma diferença entre as letras?
  • Como são chamadas as letras que estão escritas na cor vermelha? E as escritas em preto?
  • Para que servem essas letras?

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Diferenciar letras de números e outros símbolos;
  • Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
  • Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).

Organize a turma em grupos e solicite que recortem de revistas e jornais figuras de objetos, brinquedos, alimentos que se iniciem com as vogais que são: a, e, i, o, u. Em seguida, peça que elaborem cartazes contendo as figuras encontradas e a escrita da palavra dessa imagem.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam os cartazes usando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “As Vogais”.

 

vogais

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Professor, crie um momento para socialização dos cartazes, cada grupo poderá mostrar a imagem e ler a palavra. A cada apresentação registre no papel Kraft ou cartolina as palavras que se iniciam com as vogais, sem repetir nenhuma. Depois, exponha no mural da sala de aula.

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, proponha um momento de diálogo com os alunos e explique que, para formar palavras, as consoantes e as vogais se juntam e formam as sílabas. A vogal é o fonema obrigatório na formação da sílaba. As consoantes também fazem parte da sílaba, mas não possuem o peso fonêmico que as vogais exercem. Podemos construir palavras só com vogais, mas não podemos fazê-lo só com consoantes. Como: Oi!     Ei!     Ai!       Ui!       Eu.

Prepare um cartaz com a música "Sapo na beira do rio" e apresente aos alunos, você poderá formar uma roda e inserir o nome dos alunos ao cantar a música.

 

Música

Fonte: Sítio: "Educação em Destaque. Atividades com as consoantes". Disponível em : <http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/08/atividades-com-as-consoantes.html>.  (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades com consoantes.). Acesso em: 14 de jul. 2014.

 

Professor, como forma de registro disponibilize as atividades no caderno de Língua Portuguesa.

 

  1. Circule no texto o nome do personagem principal da música e escreva: ________________________
  2. Leia algumas palavras da música e depois complete com as vogais e consoantes que estão faltando.

 

quadro palavras

3. Complete as palavras acima com as vogais e consoantes que estão faltando.

 

tabela

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

                4. Vamos formar outras palavras no troca – troca das consoantes e vogais?

   5. Substitua as letras das palavras em destaque e formem outras palavras. Veja o exemplo:

SAPO

Troca o S pelo P                     PAPO

Troca o O pelo A                    _______________

Troca o P pelo C                     _______________

Boca

Troca o C pelo L                    _______________

Troca o B e C pelo L              _______________

Troca o B pelo M e o C pelo L ______________

 

Professor, converse sobre o significado das palavras formadas e crie um banco de palavras no mural da sala de aula.

Para aumentar o banco de palavras, você poderá organizar com os alunos uma brincadeira, na qual cada aluno receberá uma ficha previamente preparada com algumas letras - consoantes e vogais escritas em letra de forma maiúscula. A mesma deverá ser fixada na camisa de cada um com uma fita crepe. Os alunos deverão se misturar andando pela sala, e ao sinal do professor, se juntam com os colegas formando de acordo com os comandos:

·         As vogais

·         As consoantes

·         As palavras com sílabas simples. Mas, não pode repetir as palavras dos outros colegas.

Professor, faça as intervenções quando julgar necessário. É importante ir anotando no quadro ou em cartolina as palavras montadas pelos alunos, a fim de fixar no mural da sala de aula. Converse com os alunos sobre as dificuldades e as facilidades encontradas nas brincadeiras. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sugestões de links para os professores:

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar as letras do alfabeto; identificar no alfabeto as letras do próprio nome e do nome dos colegas; identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; reconhecer as vogais pelo som; identificar nomes próprios de pessoas que comecem com a vogal  e consoante; diferenciar vogais de consoantes; formar palavras usando as vogais e consoantes por meio de jogos e brincadeiras; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.