21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 10 de jul. 2014.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Informação ao professor
Professor, a “nossa novidade” será o relato de nossa viagem de férias a Caldas Novas, mas este é apenas um pretexto para o desdobramento de atividades significativas de leitura e de escrita, além de trabalharmos a curiosidade das águas quentes, originárias da região de Caldas Novas Goiás.
A cidade de Caldas Novas é um dos mais importantes pólos turísticos do estado de Goiás e tende a se tornar um grande pólo turístico internacional. Sua infraestrutura hoteleira conta hoje com mais de 80 hotéis, das mais diversas categorias, desde os mais sofisticados até os mais simples, todos dotados de piscinas termais para uso de seus hóspedes. Além das águas quentes, atração principal da cidade, existem outros pontos turísticos que merecem destaque: Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Parque das Primaveras, Jardim Japonês além da lagoa quente.
Sítio: "Revista Turismo". Disponível em: <www.revistaturismo.com.br/dicasdeviagem/caldasnovas.htm>. Acesso em: 01 de jul. 2014.
A HORA DA NOVIDADE: UM FIM DE SEMANA RELAXANTE
Sensibilizando os alunos
Professor, inicie sua aula com a roda da novidade. Proponha que cada aluno faça um relato oral sobre uma viagem bem legal que tenha feito. Ouça os alunos. Se posicione na roda e quando for a sua vez participe com a ajuda de um fantoche de mão ou um boneco, como se o boneco estive relatando algo. Dê a ele o nome de Kiko ou outro nome que acharem pertinente, para que tenham proximidade com o boneco e que este possa acompanhar a turma neste estudo.
Nesta aula relataremos a nossa viagem a Caldas Novas, Goiás, mas você poderá adaptar para sua realidade, relatando a sua viagem real ou imaginária.Diga que foi a um lugar bem legal, com piscinas, onde a água destas piscinas são bem quentinhas e que dizem que esta água tem inclusive propriedades medicinais, ou seja, ajudam no trato de algumas enfermidades. Diga que se trata da cidade de Caldas Novas no estado de Goiás. Pergunte se algum deles conhece a cidade e ouça os relatos. Diga que trouxe um texto com algumas curiosidades sobre Caldas Novas e leia com eles o texto.
Fonte: Sítio: “Ateliê do Professor”. Disponível em: <http://www.ateliedoprofessor.com.br/produtos/27>. Acesso em: 09 de jul. 2014.
Esclareça que o texto a seguir foi publicado em novembro de 2001 na Revista Turismo e questione sobre eventuais dúvidas que possam ter em relação ao assunto. Caso a cidade ou região que você visitou não tenha nenhuma matéria publicada sobre ela, elabore você mesmo um texto informativo para explorá-lo com os alunos.
Caldas Novas - nov/01
A origem das águas de Caldas Novas remonta a 600 milhões de anos quando um vulcão, hoje extinto, ainda expelia lavas incandescentes, cinzas e gases. Esteve em atividade por milhares de anos até se extinguir completamente. Com o passar do tempo, a erosão provocada pelas fortes chuvas e pelo vento, foi corroendo as bordas da cratera até aterrá-la completamente.
O calor e a grande pressão interna dos gases acumulados abriram rachaduras na base da montanha e por elas eram expelidos vapor d'água formando "gêiseres". Com a diminuição da atividade vulcânica e da pressão dos gases internos, os jatos de vapor também diminuíram e finalmente passaram apenas a jorrar água quente pelas trincas nas rochas em três locais distintos, distantes alguns quilômetros uns dos outros: Caldas Velhas, Pirapitinga e Caldas Novas.
Somente em 1722 é que estas águas quentes foram descobertas. Quem as encontrou foi o sertanista Bartolomeu Bueno da Silva, filho do bandeirante Anhanguera, que procurava ouro e pedras preciosas. Não encontrou os tesouros desejados, mas descobriu as fontes termais de maior vazão em todo o mundo!
Hoje, a cratera do vulcão é a Serra de Caldas; Caldas Velhas formam as fontes do município do Rio Quente, compreendendo o complexo turístico da Pousada do Rio Quente; Pirapitinga é onde se encontra a Lagoa Quente e Caldas Novas deu nome à cidade da qual estamos tratando.
Fonte: Sítio: “Revista Turismo”. Disponível em: <www.revistaturismo.com.br/dicasdeviagem/caldasnovas.htm>. Acesso em: 01 de jul. 2014.
1) Faça um quadro com dois espaços em um papel kraft. De um lado registre o que a turma aprendeu e de outro lado as dúvidas que surgiram, a partir do texto que trabalhou.
JÁ APRENDI |
TENHO DÚVIDAS |
|
|
2) Disponibilize revistas e outros materiais para recorte e peça que os alunos montem um painel com várias imagens da região de Caldas Novas Caldas ou da região do local que você visitou.
3) Escolha juntamente com a turma a imagem que melhor representa a região e façam juntos, uma releitura da imagem. Disponibilize para esta atividade guache e giz de cera em cores variadas.
4) Procure em um dicionário o significado das palavras:
Incandescentes: _____________________________________________________________________________________________________________________________________
Gêiseres: _____________________________________________________________________________________________________________________________
Vazão: _______________________________________________________________________________________________________________________________
Expelir: ______________________________________________________________________________________________________________________________
Pesquise utilizando fontes variadas sobre a região de Caldas Novas.
1) Localização;
2) Principal atividade econômica;
3) Curiosidades;
4) Origens das águas quentes;
5) Propriedades medicinais.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO CALDAS NOVAS
Professor, inicie a aula com o Kiko ( boneco), dizendo que ele está muito curioso para ver o que foi descoberto sobre a cidade que ele amou conhecer. Para dinamizar o trabalho divida a turma em cinco grupos. Cada grupo ficará com um tema correspondente aos itens pesquisados na atividade de casa do dia anterior. Sugira que os grupos troquem informações. Auxilie e faça as intervenções necessárias em cada grupo.
Fonte: Acervo do próprio autor. Trabalho de grupo, atividade desenvolvida pelo professor Rones. 10 de jul. 2014.
Após a organização do grupo, reserve um tempo para a socialização das informações e apresentação dos temas para toda a turma.
1) Como foi constatado pelos estudos a principal atividade econômica da cidade é o turismo. Assim, criem uma frase divulgando a cidade.
2) Com base no estudo feito e nas informações apresentadas proponha a construção de um texto coletivo .
Professor, caso não tenha trabalhado o conceito de adjetivo faça uma pequena introdução. Você pode, como nas outras atividades, adequar esta atividade para o seu passeio, ou seja para a região que visitou.
O que é Adjetivo:Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição etc. Exemplo: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição). |
Sítio: “Significados.com”. Disponível em: <http://www.significados.com.br/adjetivo/>. Acesso em: 11 de jul. 2014.
3) Leia a frase abaixo e substitua a palavra grifada por um adjetivo.
A lagoa de Piratininga, também chamada de “Lagoa Quente”, é um dos pontos turísticos mais bonitos de Caldas Novas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Caldas Novas, o fenômeno das águas quentes
Professor, a versão sobre a existência de um vulcão extinto a milhares de anos na região de Caldas Novas até os dias de hoje desperta curiosidade e muita especulação. No entanto, estudos mostraram que as águas quentes são um fenômeno natural que nada tem a ver com vulcão. O quadro “Tô de folga” do Jornal Hoje da emissora de TV Rede Globo exibiu uma reportagem sobre o assunto.Professor se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o vídeo do YouTube “Tô de folga- Caldas Novas e Rio Quente, Goiás”.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hgcDBCMwezA>. Acesso em: 11 de jul. 2014.
Conversando sobre o tema
Após a realização da experiência faça uma roda de conversa sobre o tema: O que acharam mais interessante, o que aprenderam e o que pensam sobre a origem das águas quentes?
1) Represente através de um desenho o fenômeno que acontece em Caldas Novas.
|
2) De acordo com a reportagem, qual é a média de turistas que visitam a cidade por ano? _________________________________________________________________________________________________
3) Escreva por extenso o número acima: _________________________________________________________________________________________________
4) A reportagem mostra duas formas de se chegar a cidade . Quais são elas? _________________________________________________________________________________________________
5) Explique o fenômeno das águas quentes.__________________________________________________________
6) A reportagem mostrou uma curiosidade da região. Conte com suas palavras. _________________________________________________________________________________________________
7) Voltar ao quadro da atividade nº 1 “Já aprendi / tenho dúvidas”, do 1º Momento e terminar o preenchimento, utilizando os dados de que dispõe.
Socializando
Professor, depois que trabalhar todas as atividades relativas ao tema, ou seja, a viagem que você explorou, proponha que os alunos construam cartazes para expor no mural da escola e divulgar o que aprenderam. Este é um gênero textual muito utilizado na escola e de grande importância, pois além de ter uma função comunicativa relevante, ele possibilita um trabalho de escrita significativo.
Proponha que os alunos se organizem em grupos para construírem os cartazes.
Utilizem imagens da cidade ou região que exploraram.
Façam desenhos e destaquem o que tem de melhor.
Lembre-os de registrarem os nomes dos componentes do grupo, o objetivo do trabalho e a data de realização, depois façam a exposição no mural da escola.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas ao uso do dicionário; desenvolveram habilidades de pesquisa; conheceram mais sobre o gênero textual reportagem; aprenderam a localizar uma informação explícita; interpretaram as reportagens; e conseguiram ampliar seu conhecimento sobre adjetivos. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!