18/08/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Identificar as perdas e o desperdício de alimentos em diferentes etapas da cadeia produtiva.
Enumerar os alimentos mais descartados, por perdas ou desperdício, ao longo da cadeia produtiva.
Discutir os dados sobre a quantidade de alimentos que vai para o lixo.
Explicar as causas e as consequências das perdas e do desperdício de alimentos.
Apontar medidas sustentáveis para minimizar as perdas e o desperdício de alimentos em diferentes etapas da cadeia produtiva.
Identificar problemas em relação a perdas e desperdício de alimentos na sua cidade.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de textos; montagem e apresentação de trabalhos; produção de vídeos; seminários; pesquisa de campo; coleta e tabulação de dados; produção de relatório de pesquisa; publicação de produções no blog ou site da escola.
Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.
Imagem disponível em: http://www.thinkeatsave.org/images/new/pcomp.jpg. Acesso em 13/08/2014.
Sugerimos que, no início da aula, o professor salve em seu computador imagens como as que indicamos abaixo, monte uma apresentação no programa Power Point e as projete utilizando o aparelho data show.
Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/files/2013/07/RESTOS-COMIDA_OK.jpg. Acesso em 12/08/2014.
Imagem disponível em: http://www.orm.com.br/orm/sgportal/fotos/104826_get-alimentos-desperdicio.jpg. Acesso em 13/08/2014.
Imagem disponível em: http://aluatristonha.files.wordpress.com/2013/06/desperdicio-alimentar-280812-damien-glez-humor-politico-internacional.jpg. Acesso em 13/08/2014.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-UCsPaAcCf40/UrLq78U7GxI/AAAAAAAAFiQ/4T_PM6BjyLE/s1600/Desperdicio+de+frutas.jpg. Acesso em 13/08/2014.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-2--wjaGsK58/TdrYOSEglgI/AAAAAAAAD08/a0neNjqNpwQ/s1600/caminhao-soja.jpg. Acesso em 13/08/2014.
Imagem disponível em: http://www.nopatio.com.br/uploads/2013/01/Relat%C3%B3rio-indica-que-metade-da-comida-produzida-no-mundo-vai-parar-no-lixo.jpg?59dea9. Acesso em 13/08/2014.
Depois de projetar as imagens, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos, a partir de perguntas, como as apontadas a seguir.
1. O que as imagens representam para vocês?
2. Com quais imagens vocês se identificam? Por quê?
3. Que título vocês dariam para esta apresentação?
4. O que cada um de nós tem a ver com estas situações?
5. A quem responsabilizar por situações como estas?
Continuando a introdução do tema, o professor deverá utilizar dois vídeos de curta duração.
Vídeo 1- INSTUTUTO AKATU. Odes Perdiçador. Duração: 30seg Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=npE4QG0xP_I. Acesso em 12/08/2014.
Vídeo 2- REVISTA GALILEU. Desperdício de alimentos. Duração: 2min14seg Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uwXcErXvp1E. Acesso em 12/08/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeo em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.
Após a visualização dos vídeos, o professor deverá pedir aos alunos que escrevam as impressões que tiveram de cada um deles, além de responderem, por escrito, em seus cadernos, a algumas questões como as sugeridas a seguir.
Quais são as etapas das perdas e do desperdício de alimentos?
Por que frutas e verduras estragam e são descartadas?
Quanto do alimento que compramos vai para o lixo?
A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
O professor deverá fechar a discussão dos vídeos utilizando as imagens apontadas a seguir, que revelam dados importantes sobre o desperdício e as perdas de alimentos. Para isto, deverá salvá-las em seu computador pessoal e projetá-las utilizando o aparelho data show. Em sua explanação, o professor deverá abrir espaço para que os alunos se manifestem e, desta forma, se estabeleça um diálogo.
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/An%C3%BAncio.jpeg. Acesso em 13/08/2014.
Imagem disponível em: http://lh4.ggpht.com/-xaizWLottII/Uj0mRiEUeqI/AAAAAAAArSY/c3Bwdgkjx1k/Shot002_thumb%25255B8%25255D.jpg?imgmax=800. Acesso em 13/08/2014.
O Brasil é o 4° maior produtor mundial de alimentos, mas desperdiça 32 milhões de toneladas do que produz em um ano, o que seria suficiente para alimentar, pelo mesmo período, cerca de 25 milhões de pessoas com três refeições ao dia.
Perdemos 44% do que plantamos: 20% durante a colheita, 8% entre o transporte e o armazenamento, 15% na indústria de processamento e 1% no varejo.
Portanto, chega à mesa do brasileiro apenas 56% do que é produzido. Mas a tragédia não para por aí: 20% dos 56% que conseguem chegar à mesa são desperdiçados.
Resultado: apenas 36% da alimentação que produzimos é efetivamente consumida.
Fonte: PARFISAL 5.5. A perda e o desperdício alimentar no Brasil. Disponível em: http://pjpontes.blogspot.com.br/2013/09/a-perda-e-o-desperdicio-alimentar-no.htm. Acesso em 12/08/2014.
Sugerimos que o professor oriente seus alunos a realizarem uma pesquisa de campo por meio de uma visita a locais onde ocorra venda e distribuição de alimentos perecíveis como frutas e verduras.
O professor deverá distribuir os alunos em grupos de cinco componentes e distribuir entre os grupos, os diferentes locais a serem visitados, de acordo com as possibilidades em sua cidade, como, por exemplo: Centrais de Abastecimento (Ceasa, Ceasaminas, Ceagesp, Mercados Municipais, Centros Integrados, dentre outros); supermercados, sacolões, restaurantes, lanchonetes, feiras livres etc. Um dos grupos deverá fazer essa pesquisa em suas casas. Se for possível, um grupo deverá visitar uma fazenda de produção agrícola. Cada grupo poderá entrevistar o número de pessoas que julgar necessário, dependendo do local analisado.
Esta pesquisa terá como objetivo identificar, junto aos estabelecimentos e pessoas que neles trabalham, as seguintes questões:
qual é o tipo de desperdício ou perda de alimentos mais comum neste local?
Qual é o destino destes alimentos descartados?
Quanto de alimento é desperdiçado ou perdido por dia? Como fazem este cálculo?
Por que ocorre o desperdício ou perda de alimentos?
Como e onde estão estes alimentos descartados?
Quais são os alimentos mais presentes no descarte?
Para obterem estas e outras informações que considerarem importantes no momento da visita, os alunos deverão, além de observarem com atenção o ambiente, entrevistar pessoas que ali trabalham ou que estão no espaço observado em busca destes alimentos descartados ou mesmo o pessoal da limpeza que recolhe os alimentos descartados.
Os alunos deverão filmar e documentar os aspectos observados em campo por meio de vídeos, fotos e relatórios. As pessoas entrevistadas e os proprietários deverão autorizar, por escrito, o uso das imagens. Cabe ao professor e à direção da escola elaborar um documento de autorização para que os alunos o apresentem no momento da captação de imagens. Um exemplo de Termo de Autorização de uso de imagem e depoimento, que poderá servir como modelo para a elaboração do documento pela escola, está disponível no endereço: http://eeluciaakemi.blogspot.jp/2012/09/autorizacao-do-uso-de-imagem-e.html. Acesso em 12/08/2014.
O professor deverá entregar aos alunos, digitado e impresso, um roteiro para a entrevista, como o indicado a seguir.
1-Identificação: idade, sexo, profissão.
2- Trabalho: local, atividade e tempo de serviço nesta atividade.
3- Questões da entrevista
1- Qual é a quantidade de alimentos desperdiçados ou perdidos diariamente?
2- Como calculam esta quantidade?
3- Qual é o destino destes alimentos que são descartados?
4- Como e onde estão estes alimentos descartados?
5- Quais são os alimentos mais presentes no descarte diário? Por quê?
Em sala, os alunos deverão se reunir em grupos para organizarem e discutirem os dados coletados.
Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.
Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.
A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.
Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente ampliarem a discussão e elaborarem as conclusões.
Certamente a discussão inicial desencadeará novos questionamentos, que o grupo de alunos deverá formular e registrar como “Novas perguntas”, como as sugeridas a seguir, que poderão ser apontadas pelo professor, caso o grupo não as formule.
Qual é o impacto financeiro do desperdício e das perdas de alimentos?
E o impacto ambiental?
Há uma cultura de desperdício de alimentos em países como o Brasil. Quanto este aspecto cultural contribui para tanto desperdício?
Qual é a relação entre o desenvolvimento econômico, o desperdício e as perdas de alimentos?
Como se dá o desperdício de alimentos ao longo da cadeia produtiva, ou seja, do campo até chegar ao consumidor?
O que acontece, em termos de desperdício, após o alimento chegar às mesas dos consumidores?
Que medidas devem ser tomadas para minimizar as perdas de alimentos ao longo da cadeia produtiva?
O que os consumidores podem fazer para diminuir o desperdício de alimentos?
Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/que_desperdicio_abre325x167.jpg. Acesso em 13/08/2014.
Em busca de respostas para as questões anteriormente formuladas e de complementação daquelas já respondidas, sugerimos que os alunos leiam uma edição especial do portal ECODesenvolvimento sobre o tema desperdício de alimentos. São reportagens que mostram como se dão as perdas, do campo, onde os alimentos são produzidos, até o destino final - o consumidor - e o descarte dos restos. Além disso, apontam atitudes sustentáveis, para diminuir o desperdício de alimentos, adotadas por diversos setores da sociedade.
INTITUTO ECODESENVOLVIMENTO. Do campo à cidade - Soluções para o desperdício de alimentos. [PDF]. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/biblioteca/guiasefolhetos/do-campo-a-cidade-solucoes-para-o-desperdicio-de#ixzz3ACoCdJiH. Acesso em 12/08/2014.
No mundo inteiro 1,3 bilhão de toneladas de alimentos vão parar no lixo todos os anos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Isto representa um terço de tudo o que é produzido no mundo e escorre pelo ralo, desde a produção até a venda e consumo. No Brasil, essa perda chega a 39 mil toneladas diárias.
A situação é tão grave que a instituição lançou, no início do ano, uma campanha intitulada Pensar, Comer, Conservar – Diga não ao desperdício. “Nas regiões industrializadas, quase metade da comida descartada – cerca de 300 milhões de toneladas por ano – ainda está própria para o consumo, o equivalente a toda a produção de alimentos da África Subsaariana, suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas”, disse o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, que é brasileiro.
Agora, com base na campanha da FAO, o Instituto EcoDesenvolvimento acaba de lançar o especial Do campo à cidade: soluções para o desperdício de alimentos. Disponível para download gratuito, a publicação traz muitas informações importantes sobre o assunto.
São histórias, entrevistas com especialistas, estatísticas e, sobretudo, soluções contra o desperdício de comida. A começar pela produção dos alimentos no campo, passando pela logística de distribuição no Brasil e a comercialização.
Um capítulo foi especialmente dedicado a iniciativas e programas criativos de aproveitamento de alimentos que são descartados pelos consumidores. São frutas, verduras e legumes com aparência pouco atrativa nas feiras e supermercados, por estarem amassados ou com manchas.
A publicação também relaciona dicas valiosas para produtores rurais e, principalmente, para os consumidores evitarem esse desperdício nosso de cada dia.
Fonte: CAPELAS JR, AFONSO. Contra o desperdício de comida. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/contra-o-desperdicio-de-comida/. Acesso em 12/08/2014.
Imagem disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/junho/biblioteca-do-campo-a-cidade-solucoes-para-o/imagem. Acesso em 13/08/2014.
Os alunos deverão ler os textos e registrar as respostas às questões formuladas na atividade 2 do módulo anterior. Deverão registrar também informações que considerarem relevantes e buscar responder à outras questões anteriores que não estejam ainda respondidas satisfatoriamente. Os alunos deverão registrar as suas impressões ao ler cada texto, fazendo uma síntese do mesmo, além de responderem às questões.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador e imprimi-los entregando uma cópia impressa aos alunos.
A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões anteriormente formuladas pelos alunos e pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Após a discussão, o mesmo grupo de três alunos deverá produzir um texto no qual registrem as sínteses dos textos lidos, as respostas às questões propostas e as impressões pessoais sobre os mesmos. Neste texto, os alunos deverão estabelecer relações entre o referencial teórico e os dados coletados em sua pesquisa de campo, revisitando seus registros em busca de informações coincidentes e divergentes. Este texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação e, posteriormente deverá ser utilizado na discussão dos dados no relatório da pesquisa.
Para ampliar ainda mais os conhecimentos dos alunos e responder a perguntas formuladas ao longo da proposta e ainda sem respostas, sugerimos que façam pesquisas na internet sobre as perdas e desperdícios de alimentos ao longo da cadeia produtiva. Abaixo, sugerimos quatro temas de pesquisa e indicamos alguns textos de referência para cada um deles. O professor deverá distribuir os alunos em 8 grupos, de modo que cada dois grupos estudará e apresentará um mesmo tema.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar para cada grupo, uma cópia impressa dos textos inerentes ao seu tema.
Cada aluno deverá ler os textos e fazer registros:
RÁDIO ONU. Países desenvolvidos são responsáveis por 56% das perdas de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Paises-desenvolvidos-sao-responsaveis-por-56-das-perdas-de-alimentos. Acesso em 12/08/2014.
_____________. Confusão nas embalagens faz 90% dos norte-americanos desperdiçar alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Confusao-nas-embalagens-faz-90-dos-norte-americanos-desperdicar-alimentos. Acesso em 12/08/2014.
FACHIN, Patrícia. O desperdício de alimentos no Brasil: entrevista especial com Walter Belik. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/531110-desperdicio-de-alimentos-no-brasil-os-resultados-sao-uma-incognita-entrevista-especial-com-walter-belik-. Acesso em 12/08/2014.
STRINGUETO, Kátia. Como e por que evitar o desperdício. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/como-evitar-desperdicio-seguranca-alimentar-bons-fluidos-752309.shtml. Acesso em 12/08/2014.
FAO. Estudo destaca consequências do desperdício de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Estudo-destaca-consequencias-do-desperdicio-de-alimentos-. Acesso em 12/08/2014.
BEZERRA, Paula. Pnuma e FAO contra o desperdício de alimentos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/pnuma-fao-desperdicio-alimentos-731728.shtml. Acesso em 12/08/2014.
AGENCIA BRASIL. Desperdício de alimentos causa prejuízos de US$ 750 bi. Disponível em: http://noticias.orm.com.br/noticia.asp?id=671933&|desperd%C3%ADcio+de+alimentos+causa+preju%C3%ADzos+de+us$+750+bi#.U-qBQ2O--zo. Acesso em 12/08/2014.
FAO. Desperdício de alimentos tem consequências no clima, na água, na terra e na biodiversidade. Disponível em: http://www.rlc.fao.org/pt/imprensa/noticias/desperdicio-de-alimentos-tem-consequencias-no-clima-na-agua-na-terra-e-na-biodiversidade/. Acesso em 12/08/2014.
IPEA. Desperdício - Custo para todos: alimentos apodrecem enquanto milhões de pessoas passam fome. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1256:catid=28&Itemid=23. Acesso em 13/08/2014.
FERRO, Rogério. Conheça as frutas de cada estação. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Conheca-as-frutas-de-cada-estacao. Acesso em 12/08/2014.
RÁDIO ONU. Combate à fome passa por monitorar desperdício de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Combate-a-fome-passa-por-monitorar-desperdicio-de-alimentos. Acesso em 12/08/2014.
_____________. Cartão vermelho para o desperdício de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Cartao-vermelho-para-o-desperdicio-de-alimentos. Acesso em 12/08/2014.
EQUIPE AKATU. Desperdício em restaurantes é usado em combate à fome infantil. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Desperdicio-em-restaurantes-e-usado-em-combate-a-fome-infantil. Acesso em 12/08/2014.
VITAE CIVILIS. Desafio Cresça: você contra o desperdício e a fome. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Desafio-Cresca. Acesso em 12/08/2014.
BERNAL, Patrícia. Fome de justiça. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/luciana-chinaglia-quintao-ong-banco-alimentos-desperdicio-comida-combater-fome-694075.shtml?func=2. Acesso em 12/08/2014.
BEZERRA, Paula. Pnuma e FAO contra o desperdício de alimentos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/pnuma-fao-desperdicio-alimentos-731728.shtml. Acesso em 12/08/2014.
RÁDIO ONU. Países desenvolvidos são responsáveis por 56% das perdas de alimentos. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Paises-desenvolvidos-sao-responsaveis-por-56-das-perdas-de-alimentos. Acesso em 12/08/2014.
______________. Dez coisas que você precisa saber sobre a fome em 2013. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Dez-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fome-em-2013. Acesso em 12/08/2014.
EQUIPE AKATU. Desperdício de alimentos: 26,3 milhões de toneladas são perdidas por ano. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Desperdicio-de-alimentos-263-milhoes-de-toneladas-sao-perdidas-por-ano. Acesso em 12/08/2014.
_____________. Alface, tomate e pão de forma são os mais desperdiçados. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/O-que-e-sustentabilidade-Alface-tomate-e-pao-de-forma-sao-os-mais-desperdicados. Acesso em 12/08/2014.
INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. O desperdício de alimentos no Brasil: entrevista especial com Walter Belik. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/531110-desperdicio-de-alimentos-no-brasil-os-resultados-sao-uma-incognita-entrevista-especial-com-walter-belik-. Acesso em 12/08/2014.
Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram o mesmo tema deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.
Imagem disponível em: http://comidanarede.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Pa%C3%ADses-desenvolvidos-s%C3%A3o-os-maiores-respons%C3%A1veis-pela-perda-de-alimentos.jpg. Acesso em 13/08/2014.
Terminada a discussão e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados. Deverão também fazer associações entre o conteúdo pesquisado na internet e os dados coletados no trabalho de campo.
Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens. As imagens captadas no trabalho de campo deverão ser utilizadas, assim como outras buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
De posse de todas as informações obtidas ao longo desta proposta e das imagens coletadas no módulo 2, os alunos que compõem o grupos da pesquisa de campo deverão se reunir para produzir um vídeo sobre o tema. O vídeo deverá conter imagens, música e texto, que representem a realidade pesquisada no módulo 2, além de uma síntese do conteúdo estudado ao longo desta proposta. Este material deverá mostrar o olhar dos alunos sobre esta questão após este estudo.
Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser apresentados para a turma e o professor e, posteriormente, publicados em blog ou site da escola.
Abaixo listamos algumas referências contendo orientações para a produção de vídeos. O professor poderá escolher uma delas para orientar seus alunos ou disponibilizar todas e possibilitar a eles a escola de quais instruções seguir.
QUEIROZ, Luciano de. Como fazer vídeos com suas fotos. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mz8fHGHU5fM. Acesso em 13/08/2014.
SAMPAIO, Jorge. Como fazer vídeos com fotos [e música]. Disponível em: http://safepctuga.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-videos-com-fotos.html. Acesso em 13/08/2014.
FURTADO, Teresa. Como editar minhas fotos online para criar um vídeo sem instalar nada. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video-com-fotos-e-musica.html. Acesso em 13/08/2014.
Após a realização da montagem das apresentações e os vídeos, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo os socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Para obter mais informações sobre como organizar e realizar um seminário, o professor poderá consultar o material indicado abaixo.
NOVA ESCOLA. Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 13/08/2014.
Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da pesquisa de campo anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser retomadas, neste momento.
O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.
Para que se possa redigir um relatório é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos resultados por ela alcançados.
Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:
1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.
2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução.
3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Aqui devem ser compilados todos os textos e síntese produzidos pelos alunos ao longo da proposta.
4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação de grupos; leitura de textos; visualização e discussão de vídeos; pesquisas na internet; pesquisa de campo; entrevistas; levantamento, tabulação e análise dos dados; resolução de questões de estudo/pesquisa; debates.
5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.
6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.
7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso). Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 13/08/2014.
Toda a produção dos alunos nas atividades anteriores deste módulo deverá ser enviada ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 13/08/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor e os alunos deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-a8xsKBvH618/UAowwmLTFtI/AAAAAAAAIRA/qsEUw6d5zeQ/s640/Evitando+Desperd%C3%ADcio+de+Alimentos1.jpg. Acesso em 13/08/2014.
SPRICIGO, Poliana Cristina. Perdas Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças. Disponível em: http://poscolheita.cnpdia.embrapa.br/perdas-pos-colheita-de-frutas-e-hortalicas. Acesso em 12/08/2014.
VILELA, Nirlene J. et al. O peso da perda de alimentos para a sociedade: o caso das hortaliças. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362003000200002. Acesso em 12/08/2014.
SOARES, Antônio Gomes. Desperdício de Alimentos no Brasil – um desafio político e social a ser vencido. [PDF]. Disponível em: http://www.ctaa.embrapa.br/upload/publicacao/art-182.pdf. Acesso em 12/08/2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) a pesquisa de campo; ii) as sínteses de estudos de textos e os textos produzidos ao longo da proposta; iii) as apresentações do conteúdo pesquisado na internet em forma de seminário; iv) os vídeos produzidos em grupos; v) os relatórios de pesquisa.
Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
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