15/08/2014
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
- Identificar o histórico e a trajetória dos BRICS.
- Reconhecer a caracterização política, social, econômica, cultural e tecnológica dos países membros.
- Identificar estratégias de aproximação utilizadas pelos países emergentes como tentativa de expansão e consolidação de sua atual condição política internacional.
- Reconhecer a (in)expressividade dos países emergentes e sua influência na atual ordem mundial.
Ordem mundial: definição e histórico
Blocos econômicos: definição, identificação e localização dos principais blocos da atualidade
Relações internacionais: definição
Geopolítica: conceito
O professor de Inglês deverá ser convidado a participar desta aula.
O professor deverá dividir a turma em cinco grupos, entregando uma das fontes de pesquisa relacionadas abaixo para cada um deles. As fontes poderão ser impressas, acessadas pelos aparelhos eletrônicos pessoais ou no laboratório de informática. Um dos grupos acessará a fonte em língua inglesa, com orientações do professor de Inglês.
Fonte 1. BRICS lançar novo banco e fundo monetário: http://www.dw.de/brics-launch-new-bank-and-monetary-fund/a-17789608
Fonte 2. A reunião de cúpula dos BRICS e a criação de um banco para os países em desenvolvimento: http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/conversas-cruzadas/2014/07/conversas-cruzadas-reuniao-cupula-dos-brics-criacao-banco-para-paises-desenvolvimento-bloco-14-07-2014/86895/
Fonte 3. BRICS: Challenging the global economic order: http://www.aljazeera.com/programmes/insidestory/2013/03/201332855326683703.html
Fonte 4. Rumo a uma nova arquitetura financeira global: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Rumo-a-uma-nova-arquitetura-financeira-global/6/31390
Fonte 5. Banco dos Brics tem potencial de virar o jogo, diz economista dos EUA: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/07/140710_banco_brics_lk.shtml
Roteiro para o trabalho em grupo:
Os alunos deverão ler, interpretar e trocar ideias entre si, procurando retirar as informações mais relevantes da leitura. Como forma de ampliar a compreensão do assunto, deverá ser proposto um diálogo dirigido, com a participação de toda a turma e do professor, para que os alunos possam expor suas interpretações e esclarecer suas dúvidas.
Após essa etapa deverão responder as questões propostas no Quadro 1.
Quadro 1. Conhecendo os BRICS
1. Localizar no mapa mundi os países que formam os BRICS.
2. Preencha o quadro com informações básicas sobre os componentes dos BRICS.
3. Pode-se dizer que os BRICS formam um bloco econômico? Explique.
4. Em relação à formação e à trajetória dos BRICS, responda: a) Qual é a origem dessa sigla? b) Por que os países que compõem esse grupo vêm ganhando expressão no cenário mundial? c) Aponte algumas características comuns aos países membros. d) Aponte diferenças, que marcam a identidade de cada um deles.
5. Em julho de 2014, num encontro em Fortaleza, Ceará/Brasil, os governantes dos cinco países membros deram um importante passo para o fortalecimento das relações entre si. a) Quais são os objetivos da criação do Banco dos BRICS? b) Que tipo de cooperação buscam os países envolvidos entre si mesmos? Quais estratégias pretendem utilizar para alcançar tais objetivos? c) O grupo tem pretensões ambiciosas em relação à geopolítica global. Por que pretendem propor mudanças no Conselho de Segurança da ONU?
6. Quais dificuldades poderão encontrar os países membros para consolidar seus objetivos tanto nas relações entre si quanto nas suas propostas mais ambiciosas quanto à geopolítica global? |
Para a socialização dos resultados a turma deverá formar um único grupo. A apresentação das respostas será também o momento da troca de informações e de opiniões sobre o conhecimento em construção.
Nesta atividade, a turma será dividida em cinco grupos. Por sorteio, os temas do Quadro 2 serão desenvolvidos com o objetivo de caracterizar os cinco países membros dos BRICS, identificando: localização geográfica, capital, população, moeda, bandeira, PIB, IDH, renda per capita, forma de governo, condicionantes físicos (relevo, hidrografia, clima, vegetação), recursos naturais, principais atividades econômicas, áreas de concentração industrial, desenvolvimento tecnológico, principais impactos ambientais da atualidade, desigualdades sociais, entre outros aspectos.
As informações deverão ser sintetizadas num cartaz elaborado em cartolina branca ou em papel pardo. Além dos dados sugeridos no parágrafo anterior, cada cartaz deverá conter um pequeno mapa mundi com a localização do país pesquisado; imagens ilustrativas (retiradas de jornais, revistas ou internet); quadro síntese contendo dados como língua, moeda, bandeira, PIB, número de habitantes, IDH, principais atividades econômicas, destaques tecnológicos, aspectos culturais etc.; fontes de pesquisa, e outras informações que o professor julgar relevante.
Quadro 2. Caracterização e representação dos países membros dos BRICS
Os cartazes deverão ser fixados em uma das paredes da sala, formando um painel que servirá como cenário de fundo para a próxima atividade.
Cada grupo deverá indicar um representante para a composição de uma mesa redonda. Se possível, os estudantes escolhidos poderão apresentar algum objeto, vestimenta, ou manifestações culturais típicas do país que representam, tais como, música, obras de arte etc. Na mesa redonda, cada representante dos grupos fará exatamente o papel dos governantes, que defendem a consolidação dos BRICS, como uma estratégia política para ampliação e consolidação da liderança de cada um dos cinco membros no cenário mundial.
Cada expositor terá cerca de cinco minutos para apresentar seu “discurso oficial”. Em seguida, deverá ser aberto um debate, com a participação da turma.
Sugestões de perguntas a serem feitas aos expositores. Como se trata de um debate de cunho pedagógico, qualquer estudante poderá fazer ou responder perguntas.
- A formação dos BRICS ocorreu após as observações do economista Jim O´neill, chefe do grupo financeiro Goldman Sachs, e não por visão dos próprios membros. Como se explica esse fato? - O banco recém criado pelos BRICS seria um opositor do Banco Mundial ou do FMI? - Os cinco países membros têm um forte histórico de desigualdades sociais. Como esse banco teria que atuar para promover equidade e justiça social? Elas são prioridades para os atuais governantes? - Os países tradicionalmente centrais na economia e na política internacional não têm dado muito destaque à movimentação dos BRICS. Quais hipóteses poderiam explicar essa suposta indiferença? - Qual é o papel da política nas relações internacionais? - Para você, que é jovem, a formação dos BRICS faz alguma diferença? Por que?
|
Por se tratar de um tema aberto, o professor deverá considerar as colocações dos alunos, estando atento para que as suas interferências só aconteçam quando forem identificados equívocos ou desvios conceituais.
Exposição oral: debate. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26714
O Brasil e a cooperação sul-sul em três momentos: http://www.funag.gov.br/biblioteca/dmdocuments/Cooperacao_sul_sul.pdf
O debate em sala de aula: http://universo-cultural.com.br/index.php/atividades-prontas/357-como-realizar-debates-em-sala-de-aula
O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo e a argumentação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!