19/08/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
MÓDULO 1
ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZANDO PARA ESTUDO DO TEMA
Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QvkwDH_ewWo Acesso em: 19 ago 2014.
- De que se trata o causo?
- Como é a linguagem usada pelo contador ?
- Como seria o causo se ele fosse contado com a norma culta da língua.
- O sentido seria o mesmo?
- Despertaria risos e gargalhadas da plateia, como as mostradas no vídeo?
· Pergunte, ainda, aos alunos se eles:
- Já tinham ouvido algum causo.
- Conhecem outras pessoas que contam causos.
- Será que algum aluno sabe contar causos?
- Conte um causo para a turma, professor.
ATIVIDADE 2 - RELATO X CAUSO
Causo é uma história (representando fatos verídicos ou não), contada de forma engraçada, com objetivo lúdico.Muitas vezes apresentam-se com rimas,trabalhando assim a sonoridade das palavras.São conhecidos também como causos populares e já fazem parte do folclore brasileiro.
Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/causo/ Acesso em: 19 ago 2014.
Relato é uma forma narrativa cuja extensão é inferior à da novela. Por isso, o autor de um relato deve sintetizar o que é mais relevante e enfatizar aquelas situações que são essenciais para o desenvolvimento da história. Os relatos podem ser fictícios (como um conto ou uma epopeia) ou pertencer ao mundo da não-ficção (como as notícias jornalísticas).
Disponível em: http://conceito.de/relato Acesso em: 19 ago 2014.
. Podemos escrever um causo da mesma maneira que falamos? · Quais recursos o autor usa para deixar o texto com características de um causo? · O que é necessário conhecer, antes de escrever um causo? · Que características o texto lido tem que ajudam o leitor entender melhor a história? |
·
ATIVIDADE 3 - CARACTERÍSTICAS DO CAUSO NO DATASHOW
SLIDE 1
Disponível em: http://jleitores.blogspot.com.br/2013/01/genero-textual-causos-populares.html Acesso em: 19 ago 2014.
SLIDE 2
Os causos são histórias fantásticas que podem ser engraçadas ou assustadoras, mas que devem ser contadas obedecendo a algumas regrinhas: um causo, para ser bem contado, tem que conferir às palavras entonação, ritmo e até mesmo sotaque e expressões interioranas. Esses elementos são fundamentais para capturar a atenção de quem ouve e provocar as mais diferentes sensações.
SLIDE 3
No Brasil, o povo mineiro tem fama de bons contadores de causos, mas esse gênero não fica restrito apenas a algumas regiões, pois o causo agrada a gaúchos e baianos.
MÓDULO 2
ATIVIDADE 1 - LENDO UM CAUSO
O CAUSO DO CAIXEIRO-VIAJANTE
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Recontando Contos Populares
Há muito tempo, esta história foi narrada por um caixeiro-viajante; e, na época, tido como verídica. Entrou para a oralidade popular e, hoje, já é ouvida em diferentes localidades do Brasil. Vou recontá-la, porém nas minhas letras.
Quando eu era viajante, tinha sempre de andar a cavalo (não havia estradas de automóveis e, portanto, sequer autos de aluguel ou ônibus) e levava sempre em minha companhia um guia.
Entre os muitos que tive, havia um, muito curioso e perguntador, que tinha por costume de me dar o tratamento (aliás, indevido) de doutor. Cansei de adverti-lo que não era doutor, mas o homenzinho não se consertava. De momento a momento estava ele a dizer-me: seu doutor pra aqui, seu doutor pra acolá.
Certa vez viajávamos num município distante. Íamos silenciosos pela estrada fora. O dia estava lindo e o céu azul com muitas nuvens que se moviam preguiçosas.
De repente pergunta-me o guia:
— Por que será, seu doutor, que as nuvens não têm sossego e andam sempre de um lado para outro?
Sorri, e lhe respondi:
— Ora essa! Pois você não sabe que as nuvens são, como os homens, ambiciosas e invejosas e procuram tomar o lugar uma das outras, pensando ser, o lugar das outras, melhores que os delas?
— Lá isso é verdade seu doutor. Bem diz o ditado: “A galinha do vizinho é sempre mais gorda do que a minha”.
— Pois então?
— Tá certo!
®Sérgio.
Texto disponível em; http://www.recantodasletras.com.br/contos/2508531 Acesso em: 19 ago 2014.
Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-genero-causo-sala-aula.htm Acesso em: 19 ago 2014.
OBS: No final das aulas, peça aos alunos que registrem todas as descobertas sobre os CAUSOS em um cartaz que possa ser consultado posteriormente.
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