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Influência da Cultura Africana no Brasil

 

19/08/2014

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Respeitar e valorizar a cultura Afro-Brasileira;
  • Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade brasileira;
  • Identificar algumas influências africanas na cultura brasileira: culinária, música, dança e vocabulário;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de ago. 2014.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de ago. 2014. 

A partir do trabalho sobre a cultura africana, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito à história dentro do eixo: “Sujeitos Históricos”, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

 

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Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: Alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. MEC, SEB, 2012. p. 32-33.

 

Bate papo com o professor

 

Professor, pensar na valorização da cultura Afro-brasileira, nos coloca diante de um imenso universo a ser descoberto, ressignificado e reapropriado por nós no nosso dia a dia, para além da sala de aula. É um convite para que percebamos o quanto somos afro-descendentes, afro-brasileiros, não importando a cor da nossa pele ou a marca fenotípica da nossa ascendência. Temos na nossa constituição a grande presença, a grande permanência da África.

Nesse sentido, esta aula objetiva elucidar questões como: a escravidão, as influências africanas na constituição do povo brasileiro, por exemplo: na alimentação, música, linguagem e o respeito às diferenças.

 

1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para iniciar o trabalho abordando o período da escravidão, sugerimos dois livros infantis:

 

  • A botija de ouro de Joel Rufino – Ilustrações Zé Flávio.

 

Esse livro fala de uma menina escravizada que encontrou uma botija de ouro e gerou a cobiça de seu dono.

 

 a botija de ouro

Fonte: Sítio: Blog: “Nedhfebf”. Disponível em:<http://nedhfebf.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

  • O presente de Ossanha de Joel Rufino - Ilustrações Maurício Veneza.

 

O pano de fundo é a amizade entre duas crianças de grupos sociais distintos.

 

o presente

Fonte: Sítio: “Skoob”. Disponível em:<http://www.skoob.com.br/livro/115721-o_presente_de_ossanha>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

Professor, diga à turma que a escravidão foi um episódio muito triste da nossa História. Mas, por causa dos homens e mulheres escravizados que foram trazidos da África, aprendemos sobre culinária, danças, religiões, e nossa cultura ficou bastante enriquecida com este aprendizado. Neste vídeo, vamos assistir e conhecer duas histórias sobre este período.

 “A botija de ouro” e o “O presente de Ossanha”.

 

livros animados

Fonte: Sítio: “YouTube. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=FatZtsbvlb8>. Acesso em: 12 de Ago. 2014.

 

Professor, os dois livros contam a história da amizade entre duas crianças no tempo da escravidão. No primeiro livro a amizade torna-se a força para que ambos, a partir de suas realidades sociais, lutassem contra a escravidão. No segundo livro, a cultura africana é vista como instrumento de construção de um povo, portanto, de libertação.

O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo é de suma importância para consolidar as informações adquiridas, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro para nortear o diálogo, os seguintes itens:

  •  O que cada aluno achou das histórias?
  •  Você já viu alguma história parecida?
  •  O que vocês sabem sobre a escravidão?
  •  O que mais chamou a atenção?

 

A partir do vídeo, peça aos alunos para desenharem e escreverem sobre o que mais acharam interessante nas histórias.

 

Professor, a grande questão levantada nos textos, além da escravidão, é claro, é a amizade. Seria interessante conversar com os alunos sobre quantos amigos eles têm, o que brincam com seus amigos e o que as fizeram escolher esses amigos.

A amizade entre o escravo e o filho do dono põe em relevo a possibilidade de discussão sobre a escravidão. Como as crianças são pequenas deve-se trabalhar com hipóteses do tipo:

 

  • Se vocês vivessem no tempo da escravidão o que fariam para ajudar a libertar os escravos?

 

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, é bem sabido que a existência da escravidão no Brasil durante quase quatrocentos anos influenciou sua formação cultural. A miscigenação entre africanos, indígenas e europeus é a base da formação populacional do Brasil. Dessa forma, a matriz africana da sociedade tem uma influência cultural que vai além do vocabulário.

Explique à turma que no Brasil, a cultura africana chegou através do tráfico negreiro que trouxe para o país povos da África na condição de escravos. Da mesma forma que os indígenas, os africanos tiveram sua cultura repreendida pelos colonizadores. Mesmo assim, foram eles que ajudaram a dar origem às religiões Afro-brasileiras, e trouxeram muitos de seus costumes para a dança, música, culinária e idioma.

Nesse sentido, solicite à turma que faça uma pesquisa sobre essas influências africanas e posteriormente, para cada influência, proponha um tipo de atividade. Sugerimos:

 

CULINÁRIA

 

O fato das escravas africanas terem sido responsáveis pela cozinha dos engenhos, fazendas e casas-grandes do campo e da cidade permitiu a difusão da influência africana na alimentação. São exemplos culinários da influência africana: vatapá, acarajé, pamonha, mugunzá, caruru, quiabo e chuchu. Temperos também foram trazidos da África, como: pimentas, leite de coco e azeite de dendê.

 

Sítios para a pesquisa:

 

Fonte: Sítio: Culinária no mundo. Disponível em: <http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2011/10/comida-tipica-da-africa.html>.

Fonte: Sítio: “Slide Share”. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/maryalvarenga2/culinria-afro-brasileira-13915539>.

Fonte: Sítio: “Turminha”. Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/cultura-afro-brasileira/influencia-africana-na-culinaria-brasileira>.

Acessados em: 12 de ago. 2014.

 

Vídeo:

culinaria

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GwW9tsUcmXM>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

 

MÚSICA/DANÇA

 

Samba, afoxé, maracatu, congada, lundu e capoeira são exemplos da influência africana na música brasileira que permanecem até os dias atuais.

 

Sítios para a pesquisa:

 

Fonte: Sítio: “Portal da Cultura Afro-Brasileira”. Disponível em: <https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_I.php>.

Fonte: Sítio: “Professora Pauline”. Disponível em:<http://profpauline.wordpress.com/2012/10/29/a-africa-esta-em-nos-musica-afro-brasileira/>.

Fonte: Sítio: “Portal Brasil”. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria>.

Acessados em: 12 de ago. 2014.

 

Vídeos:

diambe

Fonte: Sítio: “YouTube. Livros animados: Koumba e o tambor Diambê”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=svm5_lwCcr8>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

tambor

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://vimeo.com/15043708>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

INSTRUMENTO MUSICAL: TRABALHANDO COM TEXTO INSTRUCIONAL

 

Professor, proponha aos alunos a confecção de instrumentos musicais. Como os alunos pesquisaram sobre músicas e danças, os diversos instrumentos musicais perpassaram durante a pesquisa.

Os alunos deverão listar quais instrumentos são de origem africana e depois,com a sua ajuda, irão montá-los.

Aproveite para trabalhar com texto instrucional, para isso mostre-lhes alguns exemplos de texto instrucional e explore a sua estrutura e sua função. Depois, apresente o texto a seguir que orienta como construir um atabaque:

 

texto

Fonte: Sítio: “A cor da cultura”. Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/MODOSBRINCAR-WEB-CORRIGIDA.pdf>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

atabaque

Fonte: Sítio: “Mundo percussivo”. Disponível em: <http://www.mundopercussivo.com/estudos-e-pesquisas/lista-de-instrumentos/atabaque/>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

 

A seguir, reserve um momento no Laboratório de Informática, ou se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam acessar a internet e jogarem o jogo: Tocando junto.

 

jogo tambor

Fonte: Sítio: “A cor da Cultura. JOGOS”. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/livros/jogos>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, nessa proposta, ao pesquisar sobre a influência do idioma africano na cultura brasileira, aproveite e trabalhe questões referentes à apropriação do sistema de escrita alfabética com a turma.

 

VOCABULÁRIO

 

Moleque, quiabo, fubá, caçula e angu. Cachaça, dengoso, quitute, berimbau e maracatu. Todas essas palavras do vocabulário brasileiro têm origem africana ou referem-se a alguma prática desenvolvida pelos africanos escravizados que vieram para o Brasil durante o período colonial e imperial. Elas expressam a grande influência africana que há na cultura brasileira.

 

Sítios para a pesquisa:

 

Fonte: Sítio: “Educação UOL”. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/vocabulario-brasileiro-culturas-africanas-influenciaram-nosso-idioma.htm>.

Fonte: Sítio: “Blog: África no Brasil”. Disponível em: <http://africa-no-brasil.blogspot.com.br/2011/10/palavras-de-origem-africana-ainda.html>.

Acessados em: 12 de ago. 2014.

 

Vídeo:

 

palavras

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?hl=pt&v=VvjuLW0J8U8&gl=BR>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

Atividade: Acróstico a partir de palavras africanas

 

Solicite que cada aluno crie um acróstico a partir do seu próprio nome com palavras de origem africana.

No sítio: “A cor da cultura”.  O Ministério da Educação, tem disponibilizado um dicionário intitulado: Memórias das palavras. Esse dicionário (De A a Z) traz muitas palavras usadas no nosso dia a dia, que são de origem africana.

Para tanto, utilize um projetor de imagens para projetá-lo ou se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet >Mozila Firefox) para que possam ter acesso ao dicionário:

 

memoria um   memoria dois

memoria trersefds  memoria quatro

Fonte: Sítio: “A cor da cultura”. Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/Memoria_MEC.pdf>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

Peça para os alunos escreverem seu nome na forma vertical, uma letra embaixo da outra. À medida que você passar as palavras, seguindo a ordem alfabética, os alunos analisam se tem aquela letra e escolhe qual palavra irá escrever.

 

acrostico

 

A seguir, peça aos alunos para escreverem o significado das palavras que escolheram para compor o acróstico.

 

NOME DO ALUNO

PALAVRA AFRICANA

SIGNIFICADO

M

MOLEQUE

Menino de pouca idade. Travesso. Bagunceiro.

A

AXÉ

Saudação. Força vital e espiritual.

R

RANZINZA

Rabugento. Teimoso.

I

INHAME

Raiz alimentícia e medicinal.

A

ANGU

Massa de farinha de milho ou mandioca. Angu decaroço: coisa complicada.

N

NENÉM

Criança de colo.

E

ERÊ

Divindade ligada à infância. Criança, em iorubá.

 

 

VARIAÇÃO:

Outra opção seria fazer um glossário de palavras de origem africanas com pelo menos uma palavra de cada letra.

 

PALAVRA

SIGNIFICADO

ILUSTRAÇÃO

A - AZOEIRA

Barulhada. Zoeira.

 

B - BAGUNÇA

Baderna.

 

C - CAÇULA

O mais novo.

 

D – DENGOSO

Manhoso. Chorão.

 

E - ERÊ

Divindade ligada à infância.Criança, em Iorubá.

 

F

 

 

G

 

 

H

 

 

I

 

 

J

 

 

K

 

 

L

 

 

M

 

 

N

 

 

O

 

 

P

 

 

Q

 

 

R

 

 

S

 

 

T

 

 

U

 

 

V

 

 

W

 

 

X

 

 

Y

 

 

Z

 

 

Recursos Complementares

Sugestão de link para o professor:

A cor da cultura é um projeto educativo de valorização da cultura Afro-brasileira.

Fonte: Sítio: “A cor da Cultura”. Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/oprojeto>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à temática da aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a época da escravidão e também sobre as influências africanas na cultura brasileira. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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  • GARDENIA CAVALCANTE DE MEDEIROS GUERRA, ESCOLA MUL EVANILDO MARIANO DOS SANTOS , Rio Grande do Norte - dijo:
    gardeniacmedeiros@gmail.com

    16/09/2014

    Cinco estrelas

    Muitíssimo Interessante, tendo em vista que o nosso Município não trabalha "como deveria" em relação a valorização e importância do NEGRO para nossa CULTURA.


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