19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de ago. 2014.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de ago. 2014.
A partir do trabalho sobre a cultura africana, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito à história dentro do eixo: “Sujeitos Históricos”, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: Alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. MEC, SEB, 2012. p. 32-33.
Professor, pensar na valorização da cultura Afro-brasileira, nos coloca diante de um imenso universo a ser descoberto, ressignificado e reapropriado por nós no nosso dia a dia, para além da sala de aula. É um convite para que percebamos o quanto somos afro-descendentes, afro-brasileiros, não importando a cor da nossa pele ou a marca fenotípica da nossa ascendência. Temos na nossa constituição a grande presença, a grande permanência da África.
Nesse sentido, esta aula objetiva elucidar questões como: a escravidão, as influências africanas na constituição do povo brasileiro, por exemplo: na alimentação, música, linguagem e o respeito às diferenças.
Professor, para iniciar o trabalho abordando o período da escravidão, sugerimos dois livros infantis:
Esse livro fala de uma menina escravizada que encontrou uma botija de ouro e gerou a cobiça de seu dono.
Fonte: Sítio: Blog: “Nedhfebf”. Disponível em:<http://nedhfebf.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
O pano de fundo é a amizade entre duas crianças de grupos sociais distintos.
Fonte: Sítio: “Skoob”. Disponível em:<http://www.skoob.com.br/livro/115721-o_presente_de_ossanha>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Professor, diga à turma que a escravidão foi um episódio muito triste da nossa História. Mas, por causa dos homens e mulheres escravizados que foram trazidos da África, aprendemos sobre culinária, danças, religiões, e nossa cultura ficou bastante enriquecida com este aprendizado. Neste vídeo, vamos assistir e conhecer duas histórias sobre este período.
Fonte: Sítio: “YouTube. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=FatZtsbvlb8>. Acesso em: 12 de Ago. 2014.
Professor, os dois livros contam a história da amizade entre duas crianças no tempo da escravidão. No primeiro livro a amizade torna-se a força para que ambos, a partir de suas realidades sociais, lutassem contra a escravidão. No segundo livro, a cultura africana é vista como instrumento de construção de um povo, portanto, de libertação.
O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo é de suma importância para consolidar as informações adquiridas, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro para nortear o diálogo, os seguintes itens:
A partir do vídeo, peça aos alunos para desenharem e escreverem sobre o que mais acharam interessante nas histórias.
Professor, a grande questão levantada nos textos, além da escravidão, é claro, é a amizade. Seria interessante conversar com os alunos sobre quantos amigos eles têm, o que brincam com seus amigos e o que as fizeram escolher esses amigos.
A amizade entre o escravo e o filho do dono põe em relevo a possibilidade de discussão sobre a escravidão. Como as crianças são pequenas deve-se trabalhar com hipóteses do tipo:
Professor, é bem sabido que a existência da escravidão no Brasil durante quase quatrocentos anos influenciou sua formação cultural. A miscigenação entre africanos, indígenas e europeus é a base da formação populacional do Brasil. Dessa forma, a matriz africana da sociedade tem uma influência cultural que vai além do vocabulário.
Explique à turma que no Brasil, a cultura africana chegou através do tráfico negreiro que trouxe para o país povos da África na condição de escravos. Da mesma forma que os indígenas, os africanos tiveram sua cultura repreendida pelos colonizadores. Mesmo assim, foram eles que ajudaram a dar origem às religiões Afro-brasileiras, e trouxeram muitos de seus costumes para a dança, música, culinária e idioma.
Nesse sentido, solicite à turma que faça uma pesquisa sobre essas influências africanas e posteriormente, para cada influência, proponha um tipo de atividade. Sugerimos:
O fato das escravas africanas terem sido responsáveis pela cozinha dos engenhos, fazendas e casas-grandes do campo e da cidade permitiu a difusão da influência africana na alimentação. São exemplos culinários da influência africana: vatapá, acarajé, pamonha, mugunzá, caruru, quiabo e chuchu. Temperos também foram trazidos da África, como: pimentas, leite de coco e azeite de dendê.
Fonte: Sítio: Culinária no mundo. Disponível em: <http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2011/10/comida-tipica-da-africa.html>.
Fonte: Sítio: “Slide Share”. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/maryalvarenga2/culinria-afro-brasileira-13915539>.
Fonte: Sítio: “Turminha”. Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/cultura-afro-brasileira/influencia-africana-na-culinaria-brasileira>.
Acessados em: 12 de ago. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GwW9tsUcmXM>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Samba, afoxé, maracatu, congada, lundu e capoeira são exemplos da influência africana na música brasileira que permanecem até os dias atuais.
Fonte: Sítio: “Portal da Cultura Afro-Brasileira”. Disponível em: <https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_I.php>.
Fonte: Sítio: “Professora Pauline”. Disponível em:<http://profpauline.wordpress.com/2012/10/29/a-africa-esta-em-nos-musica-afro-brasileira/>.
Fonte: Sítio: “Portal Brasil”. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria>.
Acessados em: 12 de ago. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube. Livros animados: Koumba e o tambor Diambê”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=svm5_lwCcr8>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://vimeo.com/15043708>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Professor, proponha aos alunos a confecção de instrumentos musicais. Como os alunos pesquisaram sobre músicas e danças, os diversos instrumentos musicais perpassaram durante a pesquisa.
Os alunos deverão listar quais instrumentos são de origem africana e depois,com a sua ajuda, irão montá-los.
Aproveite para trabalhar com texto instrucional, para isso mostre-lhes alguns exemplos de texto instrucional e explore a sua estrutura e sua função. Depois, apresente o texto a seguir que orienta como construir um atabaque:
Fonte: Sítio: “A cor da cultura”. Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/MODOSBRINCAR-WEB-CORRIGIDA.pdf>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Fonte: Sítio: “Mundo percussivo”. Disponível em: <http://www.mundopercussivo.com/estudos-e-pesquisas/lista-de-instrumentos/atabaque/>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
A seguir, reserve um momento no Laboratório de Informática, ou se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam acessar a internet e jogarem o jogo: Tocando junto.
Fonte: Sítio: “A cor da Cultura. JOGOS”. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/livros/jogos>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Professor, nessa proposta, ao pesquisar sobre a influência do idioma africano na cultura brasileira, aproveite e trabalhe questões referentes à apropriação do sistema de escrita alfabética com a turma.
Moleque, quiabo, fubá, caçula e angu. Cachaça, dengoso, quitute, berimbau e maracatu. Todas essas palavras do vocabulário brasileiro têm origem africana ou referem-se a alguma prática desenvolvida pelos africanos escravizados que vieram para o Brasil durante o período colonial e imperial. Elas expressam a grande influência africana que há na cultura brasileira.
Fonte: Sítio: “Educação UOL”. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/vocabulario-brasileiro-culturas-africanas-influenciaram-nosso-idioma.htm>.
Fonte: Sítio: “Blog: África no Brasil”. Disponível em: <http://africa-no-brasil.blogspot.com.br/2011/10/palavras-de-origem-africana-ainda.html>.
Acessados em: 12 de ago. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?hl=pt&v=VvjuLW0J8U8&gl=BR>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Solicite que cada aluno crie um acróstico a partir do seu próprio nome com palavras de origem africana.
No sítio: “A cor da cultura”. O Ministério da Educação, tem disponibilizado um dicionário intitulado: Memórias das palavras. Esse dicionário (De A a Z) traz muitas palavras usadas no nosso dia a dia, que são de origem africana.
Para tanto, utilize um projetor de imagens para projetá-lo ou se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet >Mozila Firefox) para que possam ter acesso ao dicionário:
Fonte: Sítio: “A cor da cultura”. Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/Memoria_MEC.pdf>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Peça para os alunos escreverem seu nome na forma vertical, uma letra embaixo da outra. À medida que você passar as palavras, seguindo a ordem alfabética, os alunos analisam se tem aquela letra e escolhe qual palavra irá escrever.
A seguir, peça aos alunos para escreverem o significado das palavras que escolheram para compor o acróstico.
NOME DO ALUNO |
PALAVRA AFRICANA |
SIGNIFICADO |
M |
MOLEQUE |
Menino de pouca idade. Travesso. Bagunceiro. |
A |
AXÉ |
Saudação. Força vital e espiritual. |
R |
RANZINZA |
Rabugento. Teimoso. |
I |
INHAME |
Raiz alimentícia e medicinal. |
A |
ANGU |
Massa de farinha de milho ou mandioca. Angu decaroço: coisa complicada. |
N |
NENÉM |
Criança de colo. |
E |
ERÊ |
Divindade ligada à infância. Criança, em iorubá. |
VARIAÇÃO:
Outra opção seria fazer um glossário de palavras de origem africanas com pelo menos uma palavra de cada letra.
PALAVRA |
SIGNIFICADO |
ILUSTRAÇÃO |
A - AZOEIRA |
Barulhada. Zoeira. |
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B - BAGUNÇA |
Baderna. |
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C - CAÇULA |
O mais novo. |
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D – DENGOSO |
Manhoso. Chorão. |
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E - ERÊ |
Divindade ligada à infância.Criança, em Iorubá. |
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Sugestão de link para o professor:
A cor da cultura é um projeto educativo de valorização da cultura Afro-brasileira.
Fonte: Sítio: “A cor da Cultura”. Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/oprojeto>. Acesso em: 12 de ago. 2014.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente. Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à temática da aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a época da escravidão e também sobre as influências africanas na cultura brasileira. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/09/2014
Cinco estrelasMuitíssimo Interessante, tendo em vista que o nosso Município não trabalha "como deveria" em relação a valorização e importância do NEGRO para nossa CULTURA.