20/09/2014
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Estratégias:
Recursos:
Professor, a carta pessoal é um gênero escrito que possui muitas características compatíveis aos outros tipos de carta, como a argumentativa, a do leitor, e-mail etc. Sendo assim, incentivar a comunicação por esse gênero é uma ação que possibilita a criatividade e ensina a forma de um gênero amplo.
Aula 1 – Motivando o gênero
Imagem disponível em: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/679043/gd/1312312560/Genero-do-discurso-Carta-pessoal.jpg, acesso em 06/09/2014.
Atividade 1
Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e projete a letra da música A carta, de Renato Russo, disponível em: http://www.vagalume.com.br/renato-russo/a-carta.html, duração: 3min55seg. Acesso em 28/08/2014. No site indicado para exibição da letra, tem um botão de comando Play, clique neste botão para o áudio iniciar.
Depois de exibir o áudio e a letra, pergunte aos alunos:
Professor, se necessário, ajude-os dizendo que o título da canção dá uma dica sobre o gênero com o qual dialoga.
Professor, ajude os alunos a entenderem essas questões e as perceberam nas estrofes do poema da canção.
Atividade 2
Imagem disponível em: http://media.uccdn.com/pt/images/3/5/3/img_como_escrever_uma_carta_de_apresentacao_para_um_desconhecido_353_orig.jpg, acesso em 15/09/2014.
Professor, depois disso, anuncie aos seus alunos que a análise que fizeram da letra da canção foi uma introdução para estudarmos o gênero carta. Diga a eles que existem vários tipos de cartas e ramificações deste gênero, como o e-mail, o depoimento, as mensagens instantâneas etc. O tipo de carta que mais se aproxima da canção é a Carta Pessoal. Para provar isso, entregue aos alunos as características do gênero Carta Pessoal.
A estrutura composicional da carta:
Depois disso, entregue aos alunos a carta (adaptada) abaixo e peça para eles reconhecerem os elementos apontados nas características do gênero carta.
Bolívia, 16 de outubro de 1967 Queridos Hildita, Aleidita, Camilo, Célia e Ernesto, Espero vê-los, ainda. Um beijão e um abraço do Papai. Che Guevara - carta aos filhos. Disponível em: http://edutica.blogspot.com.br/2008/10/che-guevara-carta-aos-filhos.html, acesso em: 18/09/2014. |
Peçam aos alunos para anotarem na folha entregue, ao reconhecerem, as características da Carta Pessoal, para checarem as análises oralmente na próxima aula.
Aulas 2 e 3 – Assistindo ao uso da carta pessoal
Professor, para esta aula será necessário locar o vídeo A casa do lago, duração 99min., direção de Alejandro Agresti (The Lake House, 2006).
Inicie a aula pedindo aos alunos para retomarem as análises das características percebidas na aula passada no exemplo de carta pessoal.
Confira com eles, a checagem da estrutura se encontra entre parênteses:
Bolívia, 16 de outubro de 1967 (LOCAL E DATA, CABEÇALHO)
Queridos Hildita, Aleidita, Camilo, Célia e Ernesto, (DESTINATÁRIOS E LINHA DE SAUDAÇÃO)
Se alguma vez tiverem que ler esta carta, será porque eu não estarei mais entre vocês. Quase não se lembraram de mim e os mais pequenos não recordarão nada. O pai de vocês tem sido um homem que atua, e certamente, leal a suas convicções. Cresçam como bons revolucionários. Estudem bastante para poder dominar as técnicas que permitem dominar a natureza. Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir profundamente qualquer injustiça praticada contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Essa é a qualidade mais linda de um revolucionário. Até sempre, meus filhos. (CORPO DO TEXTO)
Espero vê-los, ainda.
Um beijão e um abraço do Papai. (LINHA DE DESPEDIDA E ASSINATURA)
Após essa checagem das análises, informe a seus alunos que eles assistirão a uma história em que a carta é a ponte entre tempos distantes. Para tanto, leve os alunos à Sala de Vídeo e exiba o filme A Casa do Lago, duração 99min. Direção de Alejandro Agresti (The Lake House). Antes de o vídeo começar, diga a eles que o intuito dessa exibição é que eles percebam no filme qual é o fio condutor da narrativa cinematográfica, ou seja, qual é o elemento que é responsável pela comunicação entre os personagens principais; como eles se situam no tempo e no espaço um em relação ao outro; qual é o assunto dos diálogos deles.
Sugestão de site com o filme A casa do lago:
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-j7CLQYB1cC4/Tdh6PaAgnvI/AAAAAAAAAVE/AwmzALGSUiU/s1600/a+casa+do+lago.png, acesso em 06/09/2014.
Aula 4 – Analisando o filme
Professor, motive seus alunos a começarmos a discutir o filme. Para tanto, sugerimos algumas questões:
Professor, ajude-os a entenderem que o filme narra sobre um amor que supera a diferença temporal entre os apaixonados e que a percepção de que eles estão em tempos que se diferem em dois anos configura o relacionamento posto como não convencional. Os elementos comuns ao casal são a cadela e a casa do lago. A conversa foi motivada pela necessidade de a antiga inquilina necessitar que as correspondências dela sejam reenviadas ao seu endereço novo. Como ela não conhecia o novo inquilino, não era possível que usasse de outros suportes para a comunicação, como o telefone ou o e-mail. O conteúdo das cartas sofre modificação gradativa, pois se inicia com a necessidade de informar o novo endereço para remeter as correspondências do antigo inquilino, posteriormente, as incoerências de informação estabelecem uma comunicação esclarecedora e informativa, logo em seguida, eles se apresentam e iniciam um relacionamento a distância, primeiramente como amigos e depois como prentensiosos namorados.
A carta salva ambos por motivos diferentes. Primeiramente, salva a Kate de uma vida solitária ao lado de uma pessoa que ela não ama e, depois, salva Alex de um acidente que impediria o encontro dos dois fisicamente.
Aula 5 – Enviando uma carta
Pergunte a seus alunos se eles praticam a escrita da carta pessoal e se gostam de receber correspondência desse gênero. Seria bom, como no filme, descobrir uma amizade ou, até quem sabe, um romance por meio de uma carta. Logo em seguida, proponha a eles que escrevam cartas pessoais a quem eles desejarem. Entregue a seus alunos papéis de carta e envelopes com selo para postagem. Peça, então, para que eles escolham um destinatário, alguém que eles conhecem e com quem têm muito carinho (pai, mãe, namorado(a), primo(a), amigo(a), vizinho(a), colega etc.), e escrevam para o(a) escolhido(a) e depois levem aos Correios para envio.
Sugerimos que solicite resposta ao seu destinatário, para que seja estabelecida uma dinâmica de correspondência.
Imagem disponível em: https://cdn.tutsplus.com/vector/uploads/legacy/tuts/000_2010/356-mail-icon/00.jpg, acesso em 06/09/2014.
DUARTE, Vânia. Carta Pessoal. Disponível em: http://www.escolakids.com/carta-pessoal.htm, acesso em 05/092014.
(Autor Desconhecido). Carta Pessoal. Disponível em: http://www.ial.br/professor/30553/201146762atividade9944.pdf, acesso em 05/09/2014.
A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e perceber se ele conseguiu dominar o gênero carta pessoal e os processos de interpretação e construção textual.
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