20/09/2014
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Estratégias:
Recursos:
Professor, os contos machadianos são referência da literatura brasileira em âmbito mundial, portanto, trabalhar a leitura de um deles e estimular releituras da obra é uma maneira de revitalizar na memória de um povo a sua própria história. Para esta sequência de aula, sugerimos que solicite uma reserva de espaço em um museu da cidade, a fim de que os alunos tenham a possibilidade de apresentarem seus trabalhos para além da comunidade escolar.
Aula 1 - Lendo Machado de Assis
Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e solicite que pesquisem no Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 01/09/2014, sobre o brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis. Para tanto, separe a sala em duas equipes de buscas: uma ficará responsável pela pesquisa de informações biográficas e a outra equipe ficará responsável pela pesquisa bibliográfica do autor.
Professor, a dinâmica de iniciar a pesquisa no buscador da Google é uma semente lançada em um solo fértil, pois o site reunirá informações diversas sobre o tema pesquisado e possibilitará ao aluno ler vários artigos e escolher qual melhor lhe convém ou contempla. Motive-os a vasculharem os links disponibilizados na pesquisa Google e inicie-os na rotina de um pesquisador.
Proposta é que grupos de alunos promovam outra forma de narrar o conto machadiano, respeitando os elementos da narrativa do texto primeiro.
Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/lingua-portuguesa/contos_jovens_machado_de_assis.jpg, acesso em 06/09/2014.
Depois da pesquisa feita, solicite que os alunos façam anotações em seus cadernos sobre os dados que encontraram.
Informe a seus alunos que essas anotações comporão uma exposição sobre o autor, no museu da cidade, e por isso devem conter informações importantes sobre a biografia e bibliografia do autor.
Assim que os alunos tiverem reunido as informações, peça para que as equipes se reúnam e estabeleçam a organização para confecção de slides sobre suas frentes de pesquisa. Informe a eles que primeiramente devem rascunhar em seus cadernos os slides, decidir quais informações serão comportadas em cada slide e se há alguma que será descartada. Cada equipe deve confeccionar uma apresentação de slides.
Aula 2 - Construindo a apresentação sobre Machado de Assis
No Laboratório de Informática e peça para que os alunos deem continuidade ao trabalho da aula anterior. Agora, eles devem usar dos recursos do Power Point para elaborarem as apresentações.
Professor, se necessário, instrua-os a assistirem o tutorial Power Point 2010 (aula 2) para iniciantes - Formatando e animando o texto, duração 19min49seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-2AjBaRjlDw, acesso em 01/09/2014.
Peça aos alunos para salvarem no pen drive a apresentação de cada grupo com o nome Machado de Assis - Biografia e Machado de Assis - Bibliografia, respectivamente. Depois que eles terminarem esse processo, faça um semicírculo com seus alunos e peça para que cada grupo apresente o seu trabalho. Após a essa dinâmica, possibilite que eles troquem informações e estratégias para deixarem suas apresentações mais dinâmicas e atrativas para pleitearem um espaço no museu da cidade.
Aula 3 - Lendo Uns Braços
Imagem disponível em: http://www.ceobooks.com.br/media/produtos/Sem_937.gif, acesso em 18/09/2014.
Distribua para os alunos o conto Uns Braços de Machado de Assis, que pode ser acessado no documento em PDF com o título Várias Histórias, disponível em: http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn005.pdf, acesso em 01/09/2014.
Solicite aos alunos para fazerem uma roda de leitura: cada aluno deve ler um parágrafo do conto. Esta dinâmica favorece à interação dos alunos na leitura.
Professor, depois da leitura, possibilite aos alunos que discutam literariamente o texto, para tanto, sugerimos as seguintes perguntas:
Ajude os alunos a perceberem as especificidades machadianas (personagens profundos, temática tabu, texto conciso etc.) e como o autor traça a narratividade para retratar o cotidiano de uma sociedade patriarcalista, preconceituosa e tradicionalista com criticidade e fruição. Solicite a eles que façam uma breve anotação em seus cadernos sobre os tópicos motivadores, para que tenham material concreto para comparar o texto do Machado de Assis com a releitura que será trabalhada.
Aula 4 - Conhecendo releituras
Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo e exiba uma releitura do conto Uns Braços, disponível no site da TV Escola, lembre-se para acessá-lo é necessário estar logado. Especiais Diversos - Uns braços, duração 37min44seg, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4853, acesso em 01/09/2014.
Depois que assistirem ao curtametragem, peça aos alunos para novamente discutirem a obra. Sugerimos que utilize como motivação as questões anteriores, usadas com o conto Uns Braços.
Após todos terem percebidos que os elementos da narrativa (enumerados nas questões) foram respeitados e, seus alunos terem percebido uma relação entre as obras, o conto e o curtametragem, diga a eles que esses traços permitem que chamemos esta última de releitura da primeira.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Pu4QmVBO8sw/TDsEkYCFneI/AAAAAAAAAsE/2uXLXFJ_d-c/s400/Uns+Bra%C3%A7os.jpg, acesso em 06/09/2014.
Aula 5 - Criando uma releitura
Sugerimos que os alunos se reúnam em grupos com, aproximadamente, 5 integrantes e o grupo elabore uma releitura da obra Uns Braços de Machado de Assis.
Professor, sugerimos que os alunos releiam o conto e decidam se querem criar um poema, uma imagem, uma escultura, uma caricatura para os personagens, uma história em quadrinhos para recontar a história, enfim, que elaborem um material artístico capaz de representar o texto. Acompanhe o processo de criação do rascunho da manifestação artística que eles propõem e peça para que, em casa, eles se reúnam para realizar a obra.
Sugerimos que as produções feitas em papel sejam digitadas ou digitalizadas, impressas em tamanho A3 e emolduradas para que o durante a exposição no museu nada passe desapercebido do público.
Aula 6 - Montando a exposição
Professor, leve seus alunos ao museu onde acontecerá a exposição e discuta com eles qual a melhor forma de posicionamento das obras deles. Depois de entrarem em acordo, levando em consideração as adequações de sonoridade, luminosidade e espaço para cada proposta deles, acompanhe a montagem do espaço pelos alunos. Convide à comunidade escolar e cultural da cidade para apreciarem os trabalhos artísticos dos alunos.
MENDES, Iba. AUDIOLIVRO: "Uns Braços", de Machado de Assis (conto). Duração de 20min50seg.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pgYhmF4tKr0, acesso em 05/09/2014.
OLIVEIRA, Marillia Raeder Auar.Uns Braços - Interpretação e crítica. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xcnlf/16/12.htm, acesso em 05/09/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a capacidade do aluno para realizar pesquisa; a sua disponibilidade, iniciativa e colaboração no trabalho em grupo e a valorização da busca de informações em sites de pesquisa.
No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, verificar, através da produção do material exposto e da intervenção do aluno nas discussões se houve aprendizado sobre a vida do autor; a compreensão do aluno sobre a obra estudada e se apresentou progresso no que se refere ao domínio das relações entre obras e suas releituras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!